FRUTO DO ESPÍRITO SANTO III Fidelidade, Brandura, Temperança

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
JESUS ENCONTRA A SAMARITANA.
Advertisements

A bíblia define bem claramente o assunto da aparência externa do cristão. Mas, infelizmente, muita gente mantém um estranho silêncio sobre o assunto.
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
UM CONVITE IRRECUSÁVEL
JESUS EUCARÍSTICO.
ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS?
JESUS CAMINHO, VERDADE, VIDA.
Fruto do Espírito Santo II Paciência, Afabilidade, Bondade
QUEM DECIDE O QUE É CERTO OU ERRADO NA SUA VIDA?
Caríssimos, Esta é a segunda semana do Tempo Pascal. A Páscoa, segundo Stº Agostinho deve ser celebrada à maneira de um mistério, isto é, os participantes.
A Igreja adianta-se qual o despontar da aurora
Jesus Cristo, Rei do Universo
Vivendo na Santidade Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor. - Hebreus 12:14.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito!
Pensamentos de Santa Teresa de Jesus
e Rumo à Quaresma Em nosso site, você encontrará outros pps relativos ao Tempo da Quaresma.
SANTÍSSIMA TRINDADE.
LIVRES NA OBEDIÊNCIA.
A DIGNIDADE DO CORPO.
NA VONTADE DO CRISTO Texto – Vários Música - Chopin Imagens – Google Formatação - Graziela.
Vida Nova, na Páscoa, em Cristo Site:
"NECESSÁRIO VOS É NASCER DE NOVO"
A SEMENTE: A PALAVRA DE DEUS.
A Presença Real de Jesus
Eucaristia, Força e Vida
JESUS É O SENHOR RESSUSCITADO E MISERICORDIOSO.
Dos sermões de São Pedro Crisólogo, bispo. Sec. IV
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Dos Sermões de Santo Agostinho, bispo
A fé é uma energia espiritual no nosso coração e uma iluminação no nosso psiquismo que nos possibilita crer em Jesus Cristo como verdadeiro Deus e verdadeiro.
Caríssimos, Muitas vezes falamos que não temos fé. Mas a fé é inerente ao batizado porque é dom do Espírito Santo. Entretanto, temos que melhorá-la.
DISCERNINDO A VONTADE DE DEUS
O AMOR DE DEUS NA CRUZ.
FÉ Texto – Bíblia e outros Imagens – Google Formatação – Graziela
“Eu Creio” - “Nós Cremos”
As Bem-aventuranças II
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA RESSURREIÇÃO I
UMA BOA PARCERIA PARA TRANSFORMAR E ABENÇOAR A SUA VIDA
a caridade, a alegria e a paz.
A EFICÁCIA DA PALAVRA DE DEUS.
SOMOS INCRÉDULOS OU TEMOS FÉ.
Caríssimos, Sejamos constantes na prática de todas as virtudes, imitando, de modo particular, o suave Jesus que nos ama com puro amor e deixando-nos.
Frutos Gálatas 5:
PROSSEGUINDO PARA OS NOSSOS ALVOS
1-Salvação ”Senhor, deixe a Salvação florescer dentro dos meus filhos, para que eles obtenham a Salvação de Cristo Jesus, com glória eterna.” (2 Timóteo.
Meus irmãos e minhas irmãs;
E VÓS, QUEM DIZEIS QUE EU SOU?
Escola Permanente de Formação Ministério de Formação
OS FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO.
TEMAS BÍBLICOS.
Atos 4:9-12.
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre...” João
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
Para um Tempo Novo, um coração novo
ATITUDES DE JESUS.
Rezar com a Trindade.
PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA. PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA.
TEMAS BÍBLICOS.
Caríssimos, “Feliz aquele que ficar seduzido pelo mistério da Trindade e se deixar envolver pelo amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Somente.
NOVA EBD LIÇÃO 7.
“Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida...
VINDE A MIM Mateus
Clicar para passagem de slides Ligue o som
Uma Fé plena em Jesus Cristo parte 2. 6 Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado.
MATURIDADE SUSTENTÁVEL AULA – 11 Classe Rumo ao Céu
DEUS CRISTO IGREJA HOMEM VIRTUDES
A ÚLTIMA ESPERANÇA. A ÚLTIMA ESPERANÇA Existem momentos na vida onde tudo parece ir mal!
Efésios 5:18-19 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de.
Transcrição da apresentação:

FRUTO DO ESPÍRITO SANTO III Fidelidade, Brandura, Temperança

“São Tomás de Aquino, em sua Suma Teológica, caracterizou os frutos do Espírito como os últimos e agradáveis produtos da Ação do Espírito Santo em nós. Comparando-os aos frutos que se colhe na ponta dos ramos – resultados da ação de uma seiva vigorosa, com os quais a gente se deleita.”

Nos diz o Catecismo da Igreja Católica: “Os frutos do Espírito são perfeições que o Espírito Santo modela em nós como primícias da glória eterna.” (CIC 1832)

O fruto da Fidelidade: “São Tomás vê nela a qualidade sobrenatural que inclina a vontade do homem a dar ao próximo tudo o que lhe é devido, sob a forma que for. Noutras palavras, é a justiça perfeita, a justiça no seu mais pleno acabamento.”

“Aquele que é fiel nas coisas pequenas, será também fiel nas coisas grandes. E quem é injusto nas coisas pequenas, sê-lo-á também nas grandes.”(Lc 16,10). Deus espera que, como resultado do fruto da fidelidade produzido em nós pelo Espírito, administremos, de maneira sempre leal e justa, aquilo que nos foi entregue.

“Guarda-te da ira, depõe o furor, não te exasperes, ( “Guarda-te da ira, depõe o furor, não te exasperes, (...) pois serão os mansos os que possuirão a terra, e nela gozarão de imensa paz...” (cf Sl 36, 8.11).

“A Brandura ou Mansidão de que nos fala São Paulo em Gálatas 5,23 tem precisamente por objeto dispor a nossa vontade para suportar as contrariedades com suavidade e sem irritação, isto é, sem dar mostras de impaciência e muito menos de cólera, sem deixar transparecer a menor perturbação. ‘A caridade não se irrita’ (1 Cor 13,5).”

O Fruto da Brandura, se destaca e se define melhor quando o consideramos em relação ao seu oposto: a ira. Parece natural no ser humano essa tendência de reagir às coisas que nos contrariam com um comportamento brusco e, por vezes até violento. Mas não é isso o que Jesus nos ensina: “é a mansidão e não a ira que nos proporciona a bem-aventurança de possuir a terra.”

“Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra!” (Mt 5,5) “Tomai meu jugo sobre vós e recebei Minha Doutrina, porque Eu sou manso e humilde de coração, e achareis o repouso para as vossas almas.” (Mt 11,29)

O fruto da Temperança é traduzido também por auto domínio ou domínio de si mesmo. “É de caráter sobrenatural, e conta necessariamente com a iluminação que a fé proporciona, uma vez que a meta final do seu cultivo não é o alcance de um ascetismo que busca a aprovação dos homens e se esgota em si mesmo, mas a integração progressiva no Corpo Místico de Cristo, pela santidade, que um dia nos proporcionará a aprovação do Senhor.”

O Catecismo da Igreja Católica (nº 1809), falando dela como virtude moral, nos diz: “é a virtude moral que modera a atração pelos prazeres e procura o equilíbrio no uso dos bens criados. Assegura o domínio da vontade sobre os instintos e mantém os desejos dentro dos limites da honestidade.”

“Que o Consolador nos sustente na graça da temperança, para que não nos esqueçamos do equilíbrio diante do prazer e do triunfo, e que a serenidade não nos abandone na hora da provação e da dor.”

Quando o homem deixa atuar o Espírito Santo a sua vida transforma-se numa vida “segundo o Espírito”, numa vida sobrenatural e já não simplesmente humana, mas divina. Isto sucede sempre que o homem se encontra em graça de Deus e não se esquece desse tesouro que leva dentro de si. “Morando na tua alma em graça, o Espírito Santo – Deus contigo - vai dando tom sobrenatural a todos os teus pensamentos, desejos e obras.” ( Caminho nº 273)

“Então a alma converte-se numa árvore boa que se dá a conhecer pelos seus frutos. As ações que leva a cabo revelam a presença do Paráclito, e enquanto causam no homem um deleite espiritual, são chamadas frutos do Espírito Santo. (Suma Teológica).”

“O Pai é glorificado quando produzimos muitos frutos!” cf.Jo 15,8 Textos – Bíblia Sagrada, Edições Theologica – Braga 1990 Comunidade Cristã e Adoração – J. Lange – A. Cushing A ação do Espírito Santo na alma – Alexis Riaud Revistas Brasil Cristão – 2008 Música – Adorar – Ir. Maria Angélica Imagem – Google Formatação - Graziela