Teologia Fundamental dos homens, fala-lhes e convida-os a

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Transcrição da apresentação:

Aula 7 Fé, encontro com Deus Teologia Fundamental Aula 7 Fé, encontro com Deus

Teologia Fundamental dos homens, fala-lhes e convida-os a Pela Revelação, Deus sai ao encontro dos homens, fala-lhes e convida-os a participar da sua natureza divina e a ser amigos e filhos seus. Pela fé, o homem acolhe a palavra divina e responde ao convite de Deus. Tal como Deus se entrega a ele, sem reservas, o crente entrega-se a Deus com todo o seu coração. Revelação e fé são conceitos correlativos que se reclamam mutuamente.

Teologia Fundamental Distinguem-se duas formas de conhecer: o ver e o crer. Quando vemos algo, chegamos directamente a uma verdade, por demonstração, intuição ou experimentação. Fala-se então de evidência intrínseca. Crer, pelo contrário, significa um conhecimento a que chego indirectamente, por uma evidên-cia extrínseca. Só se pode crer o que não se vê. Quem crê chega a conhecer aquilo que crê, mas não porque seja experi- mentável ou demonstrável para ele, mas porque o é para outra pessoa de quem se fia.

Teologia Fundamental Quando creio, apoio-me noutro para chegar a uma verdade: a testemunha, aquele de quem me fio, deve ser fidedigna; exijo também a credibilidade da mensagem (esta não deve contradizer os conhecimentos seguros que já foram alcançados). 1 2 Em sentido estrito, crer é muito mais que opinar ou supor: é estar completamente convencido da verdade que não se vê. A fé é conhecer com certeza o que não se vê (exemplos na vida ordinária).

Teologia Fundamental Quando se está disposto a crer noutro não só numa situação determinada, mas sempre, sem quaisquer limitações e condições de nenhum tipo, então crê-se em alguém. Não se pode crer em nenhum ser criado: nenhum está de tal modo por cima de outro para que possa constituir-se em autoridade de valor absoluto. Só podemos crer em Deus. Em sentido menos radical, com as reservas próprias de cada caso, podemos crer em pessoas e ter nelas tanta confiança, que estamos seguros da verdade do seu testemunho.

Teologia Fundamental Também no âmbito sobrenatural há um ver e um crer. Depois desta vida, veremos Deus cara a cara. Enquanto estivermos na terra, só podemos crer n’Ele. Conhecemo-lo mediante o testemunho de outro. II-II, q. 4, a. 8, ad 2: “Em iguais condições, ver é mais que ouvir. Mas se aquele pelo qual se sabe algo está muito acima do que se é capaz de ver por si só, neste caso ouvir é mais que ver”. A fé divina faz participar no conhecimento próprio e exclusivo de Deus: põe-nos em contacto com o saber de Deus.

Teologia Fundamental O conhecimento mais ínfimo no plano sobrenatural transcende os conheci- mentos mais elevados que possamos alcançar no plano natural. Uma chispa da fé cristã é muito mais perfeita que todo o saber humano. Um pobre homem que não sabe ler nem escrever, mas que crê em Deus, tem uma sabedoria mais completa que um catedrático ateu. Sabe que há um Criador do mundo, que Deus é Uno e Trino e que somos chamados a viver eternamente felizes com Ele no céu.

Teologia Fundamental No caso da fé sobrenatural, a testemunha que nos traz a mensagem é o próprio Jesus Cristo: é o único que “viu” Deus. A certeza da fé sobrenatural baseia-se na autoridade do mesmo Deus. Mas esta autoridade é, por sua vez, objecto de fé. Jesus Cristo é uma testemunha verdadeira- mente excepcional e única: não se trata só de uma testemunha. Trata-se de crer que esta testemunha realmente é Deus. Para poder crer no que me diz, tenho que crer primeiro n’ Ele. O acto de fé, ainda que razoável, em última instância, é “render” a razão: é radical. Chega até o mais profundo do homem e exige todas as suas forças.

Teologia Fundamental No caso da fé cristã, o papel da vontade é essencial. Por razoável que seja a Boa Nova de Jesus Cristo, não há nada que obrigue a crer nela. Como a inteligência jamais chega à evidência intrínseca face à qual não poderia resistir, a vontade deve tomar uma decisão autêntica. A fé não pode ser senão fruto da nossa liberdade. A nossa liberdade não só se expressa na decisão. Decidir é um acto secun- dário da vontade. O seu acto principal é o amor. O querer crer deve enten- der-se no sentido de amar. Creio porque amo. Cremos em Cristo porque o amamos. A fé é, em certo sentido, uma declaração de amor a Deus.

Teologia Fundamental A fé é, ao fim e ao cabo, correspondência ao amor, um encontro entre Deus e o homem. A fé sobrenatural é um saber pessoal: eu sei que Deus é Pai porque o disse Cristo. Esta dimensão pessoal faz que o acto de fé seja sempre misterioso. Não podemos compreender as razões de nenhuma pessoa, nem as nossas, nem as dos outros. Creio porque quero, e quero porque amo. Mas porque é que amo? Porque é que há pessoas que crêem e outras que querem crer, mas não podem?

Teologia Fundamental II-II, q. 6, a. 1, ad 3: “O acto de crer, certamente, depende da vontade de quem crê; mas é necessário que a graça de Deus prepare a vontade do homem para que seja elevada às coisas que estão acima da sua natureza”. A fé não vem de nós, é dom de Deus. Mt 11, 25: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e prudentes, e as revelaste aos pequenos” = Revelação interior, não exterior (a todos): é a aceitação das palavras de Cristo que é dom de Deus que recebem os que estão dispostos a acolhê-lo.

Teologia Fundamental a c Jo 6, 44: “Ninguém pode vir a mim se o Pai não o atrai”. As insinuações divinas produzem-se no mais íntimo do ser humano para suscitar uma resposta generosa. a Trata-se de uma iluminação interior, mediante a qual o conhecimento huma- no se põe em condições de perceber algo que não pode alcançar em virtude da sua própria força. b Logo que se “acende” esta luz, o homem recebe a graça da fé. Alcança uma certeza da verdade da Revelação maior do que as certezas huma- nas. 1 Jo 5, 9: “Se aceitamos o testemunho dos homens, maior é o testemunho de Deus”. c

Teologia Fundamental Segundo Santo Agostinho, o acto de fé consta de três elementos: Assentimento do entendimento: creio que Deus existe e que se revelou a nós. Assentimento da vontade: creio em Deus, fio-me d’ Ele. Ajuda divina que torna possível o abando- no completo: creio em Deus. 1 2 3 Em Cristo, Deus vem o encontro dos homens e n’ Ele têm os homens acesso a Deus. Por isto, Cristo é o centro da fé cristã, o núcleo que irradia a sua luz em todas as direcções e assinala o seu lugar às outras verdades reveladas. Jesus é o Messias enviado por Deus: “Debaixo do céu não nos foi dado outro nome que possa Salvar-nos” (Act 4, 12).

Teologia Fundamental A fé é encontro, comunicação e amizade com Deus em Cristo. Mediante ela, o homem é introduzido na intimidade divina. Então vivemos a vida de um filho de Deus: “sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus” (Gal. 3, 26). Na origem da fé estão presentes a decisão do homem e o dom gratuito de Deus. A iniciativa da nossa salvação está sempre em Deus. É Ele que ama primeiro; é Ele que procura o homem, muito antes de que o homem o procure a Ele. Deus convida, não obriga: quer que homem responda com plena liberdade. Mas a nossa correspondência à graça já é graça.

Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Ficha técnica Bibliografia Estes Guiões são baseados nos manuais da Biblioteca de Iniciação Teológica da Editorial Rialp (editados em português pela editora Diel) Slides Original em português europeu - disponível em inicteol.googlepages.com