Boa Tarde Galera.! Estou sem voz hoje, então, teremos uma aula um pouco diferente. Quem tiver dúvidas, pode perguntar, mas por favor, só se for realmente importante. Logo entrego a avaliação de vocês.
Cronograma Elaborei o nosso cronograma até o final deste semestre que irei entregar agora. Reúnam-se nos quartetos.
Projeto Final Deverá ser um Sistema Orientado a Objetos; Sejam Simples, 3 classes de qualidade é melhor do que 20 incompletas. Será feito pelo quarteto e a avaliação é 50% o produto final e 50% perguntas que farei na data da apresentação individualmente.
Idéias para o projeto Final Jogos Simples: Par ou ímpar, jogo da velha, acertar click em um personagem na tela, memória, mini-pac-man, Jogos infantis como reconhecimento de animais na tela e uso do teclado, etc... Sistema: Sistema de Lembretes, cadastro de clientes, gerenciador de senhas, etc... Outros: chat entre máquinas e até onde sua criatividade permitir.
Projeto Final Não é importante ter um sistema perfeito neste momento, vejam como um treino para o TCC. O mais importante aqui é TENTAR e TESTAR. Quanto mais erros cometemos, mais aprendemos. Tentem encontrar algo que vocês gostem em programação e trabalhar nisso, não tenham medo de ousar fazer o mais difícil, é assim que nos desenvolvemos como profissionais e pessoas.
Reúnam-se em Quartetos Podem começar a bolar a idéia do Projeto Final de vocês, o que querem realizar. Iremos estudar Interface Gráfica esta semana e até sexta-feira vou querer que vocês me entreguem um programa que abra o esboço da janela do projeto final de vocês. Não se preocupem, vocês poderão mudar depois, mas é essencial começarmos. Enquanto isso, entrego as avaliações.
Próximo passo – aprender a aprender Como estou sem voz, resolvi adiantar algo que faríamos no final do semestre: “Aprender a aprender”. É simples, cada quarteto deverá entregar até o final da aula um projeto contendo dois exemplos (dica: cada dupla faz um) de algum dos livros disponíveis sobre Interface Gráfica. Pode ser qualquer um dos exemplos de Interface Gráfica, com uma coisinha a mais:
Próximo passo – aprender a aprender Os projetos devem ter todas as instruções COMENTADAS em português da forma mais clara possível. Tentem entender tudo que estiverem copiando. O que não conseguirem, comentem como “não conseguimos entender”, mas não deixe de fazer nenhum comentário. Isto vai valer como 40% do próximo trabalho de vocês que será a entrega do esboço da tela do projeto final, sexta-feira.
Então, peguem os Livros.. E procurem os capítulos sobre Interface Gráfica, escolham dois exemplos que sejam mais interessantes para vocês e desenvolvam. Lembrando, o mais importante serão os comentários além do programa funcionando. Não precisa complicar, a avaliação é pelos comentários e não pela complexidade do código. Podem começar... Vou auxiliar nos grupos.
Na Página da disciplina tem um exemplo de como vocês devem entregar
Boa Sorte.. E, eu sei que é difícil pessoal, mas acredito que vocês podem ir bem além disso, e se fosse fácil, qualquer um fazia.