INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
Psicologia e práticas educativas.
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
PSICOLOGIA.
Epistemologia genética – Jean Piaget
John Locke Empirismo.
Filosofia Moderna Empirismo e Seus Desdobramentos
Filosofia moderna Kant (Idealismo)
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
BRINCADEIRAS.
Kant.
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
EDUCAÇÃO e seus sentidos
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
Metodologia da Pesquisa
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
Psicologia das faculdades
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana

Teoria Psicogenética de Piaget
Conceitos de aprendizagem
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
Funções Mentais Superiores
Aula 7 Kant e o criticismo.
Teorias do conhecimento
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
Transposição informática e sistema cognitivo
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
A APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM AMBIENTES INFORMATIZADOS
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 02
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Immanuel Kant
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
História geral Introdução ao estudo de história
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
O pensamento moderno: Empirismo e racionalismo
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Racionalismo e empirismo
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
MODELOS PEDAGÓGICOS E EPISTEMOLÓGICOS
CAESP – Filosofia – 2A e B – 20/05/2015
Texto 1 – Testes Psicológicos e técnicas projetivas
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
René Descartes ..
Teoria do conhecimento na história do pensamento ocidental
A EVOLUÇÃO HISTORICA DA PSICOLOGIA
O Iluminismo.
A História da Psicologia e a Educação
Bases Epistemológicas da Ciência Moderna Profa. Dra. Luciana Zaterka
Immanuel Kant
Ética Kantiana.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
TEORIA DO CONHECIMENTO. CONHECIMENTO POSSIBILIDADE Dogmatismo Dogmatismo Sofistas Sofistas Desconsideração da função mediadora do conhecimento Desconsideração.
Psicologia da Educação
Investigando o Saber. Profª Renata Lopes  O que é afinal conhecer? Conforme analisa o filósofo norte-americano contemporâneo, Richard Rorty, na concepção.
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Kant e a Filosofia Crítica
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Transcrição da apresentação:

INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO .DIFERENÇAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Para o behaviorista: um processo de produção de modificações no comportamento observável através do condicionamento A criança está sob o controle do estímulo

INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO .DIFERENÇAS APLICADAS À EDUCAÇÃO Para o construtivista-interacionista: o processo de educação é uma construção de estruturas cognitivas na mente da criança O estímulo está sujeito ao controle da criança

INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO . CONCORDÂNCIAS E DIVERGÊNCIAS O behaviorismo é mais limitado que o interacionismo piagetiano A teoria de Piaget explica os fenômenos descritos pelo behaviorismo O behaviorismo não explica a maioria dos achados de Piaget

INTERACIONISMO X BEHAVIORISMO . CONCORDÂNCIAS E DIVERGÊNCIAS Piaget reconhece a inevitabilidade das sanções, mas tem o efeito de prolongar a heteronomia das crianças A heteronomia pode ser explicada pelo behaviorismo, mas a autonomia só pode ser explicada por uma teoria mais ampla A teoria de Piaget nos leva não a uma rejeição do behaviorismo, mas à sua inclusão numa teoria mais ampla e adequada

EMPIRISMO, RACIONALISMO E A TEORIA DE PIAGET O EMPIRISMO E O RACIONALISMO Para os empíricos(como Locke, Berkeley e Hume) o conhecimento tem a sua origem fora do indivíduo e que é interiorizado através dos sentidos “os sentidos a princípio deixam entrar idéias específicas que ocupam o espaço ainda vazio, e a mente gradativamente se familiariza com algumas delas e as aloja na memória”

EMPIRISMO, RACIONALISMO E A TEORIA DE PIAGET O EMPIRISMO E O RACIONALISMO Para os racionalistas( como Descartes,Spinoza e Kant) a razão é mais poderosa que a experiência sensorial porque nos possibilita saber com certeza muitas verdades que a experiência sensorial nunca poderia averiguar Os racionalistas mostraram que nossos sentidos muitas vezes nos enganam através de ilusões perceptivas

EMPIRISMO, RACIONALISMO E A TEORIA DE PIAGET O EMPIRISMO E O RACIONALISMO Para os racionalistas: A experiência sensorial não pode nos fornecer o conhecimento verdadeiro O poder da razão tem sua origem em alguns conhecimentos e conceitos inatos

A TEORIA DE PIAGET Piaget viu elementos verdadeiros e falsos nos dois campos A observação e a razão não podem ocorrer uma sem a outra

A TEORIA DE PIAGET CONHECIMENTO FÍSICO E LÓGICO-MATEMÁTICO O conhecimento físico refere-se ao conhecimento dos objetos observáveis na realidade externa A fonte do conhecimento físico está nos próprios objetos

A TEORIA DE PIAGET O conhecimento físico: CONHECIMENTO FÍSICO E LÓGICO-MATEMÁTICO O conhecimento físico: A única maneira de a criança descobrir as propriedades físicas dos objetos é agindo sobre eles e refletindo sobre o fato de que os objetos reagem à sua ação O conhecimento físico é parcialmente empírico

A TEORIA DE PIAGET O conhecimento lógico-matemático tem sua fonte inteiramente na criança Tem sua origem na ação mental da criança O conhecimento físico não pode ser construído sem uma estrutura lógico-matemática Uma estrutura lógico-matemática não pode ser construída se não houver objetos no ambiente para a criança relacionar com outros

A TEORIA DE PIAGET TEORIA CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA A teoria de Piaget é interacionista porque: O conhecimento não vem diretamente do ambiente O conhecimento vem da interação entre o objeto do ambiente e o conhecimento que o sujeito traz para a situação

A TEORIA DE PIAGET TEORIA CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA A teoria de Piaget é interacionista porque: Não é o estímulo que automaticamente estimula o sujeito É o sujeito que age sobre o objeto e o transforma quando o observa

A TEORIA DE PIAGET A teoria de Piaget é também construtivista porque: O conhecimento que um sujeito obtém de um objeto depende daquilo que ele já sabe Esse conhecimento é adquirido através de um processo construtivo a partir do interior de cada indivíduo O conhecimento é organizado em torno de duas estruturas: a lógico-aritmética e a espaço-temporal