Exercícios sobre os capítulos 1 e 2.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I-Juca-Pirama 1. No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos – cobertos de flores, Alteiam-se os tetos da altiva nação; São muitos seus filhos,
Advertisements

. Não é fazer ____________
Dois modos de ler a Bíblia.
Luiz Fernando Verissímo.
1 Samuel 24,3-21 Naqueles dias, Saul tomou consigo três mil homens escolhidos em todo o Israel e saiu em busca de Davi e de seus homens, até os rochedos.
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Carta do Padre Fábio de Mello
ESTAR SOZINHO....
Vença as preocupações Mateus 6. 33, 34.
Na vida temos que ter atitude.
Quatro Meses Clique para avançar.
Provérbios de Salomão Capítulo 2 Bíblia Viva
SALMOS, Capítulos 99 a 101 Deus, o Rei poderoso
Professora Camile Baccin
Aula 1- Discurso Profª. Ana Paula.
VIDA É AMOR HOME PAGE APRESENTA: “A DOR DO ABANDONO”
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Ética e Moral na formação dos filhos
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Cap. 3 – Conhecimento de mundo
Encontro Com som Clique para mudar
Nada na vida acontece em vão
Jesus é a VIDA João
EDIÇÃO VERÃO 2009 / /12/200915/01/ /12/200922/01/ /01/201029/01/2010 AGENDA: (3ª EDIÇÃO)
Algumas funções do sangue:
Charges É um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidas;
NUNCA DESISTA!.
A BORBOLETA E O CAVALINHO
Palavra de Vida Março de 2008.
REUNIÃO DA AREPE CAMPANHA DAS PEDRAS DE VITÓRIA DO JORDÃO
A Paixão de Cristo Segundo o Evangelho de Lucas
Você já pensou em si mesma hoje?
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
SALMO 35 Tu livras o fraco dos inimigos fortes demais para ele!
Jesus é a VIDA João
Curativos Para Um Coração Partido
A GRAVIDEZ DA AMIZADE -Slides Automático -.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Cap. 6 – Trabalhadores, uni-vos!
Quatro Meses.
Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria. Salmo NVI
Redigindo a opinião do grupo.
“Quem é o Rei da glória? O Senhor forte e valente, o Senhor valente nas guerras.” Sl 24.8.
Súplica pela proteção divina
“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa...
Curativos.
Salmos, cap 117 e 118 Louvor a Deus, o Senhor LEIA A BÍBLIA
Medite agora neste lindo texto bíblico: SALMO 56
Capítulo 38 A ajuda de Deus no sofrimento Salmo de Davi SALMO,
Medite agora neste lindo texto bíblico: Provérbios 18
Você será abençoado ao ler, meditar e praticar
MULHER Autor : Desconhecido ligue o SOM.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Salmo 28 Bíblia Viva SALMO DE DAVI, Oração e súplica.
Seção 10 (Capítulos 44 e 45) “Se lidardes com eles no espírito de Cristo, seus braços enlaçarão o vosso pescoço; eles se humilharão diante do Senhor.
UM CAPITÃO EM FÚRIA A carne milita contra Deus
Você já pensou em si mesma hoje. Tem certeza
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Equipe:Daniel Danilo Elias Lacerda Felipe Louriel Renato
Os cristãos têm um amor muito grande à Maria por justas razões. Nenhum cristão vê em Maria uma deusa nem a põe em pé de igualdade com Deus. Quem pensa.
A construção do sentido
UM JEITO DIFERENTE DE PRODUZIR COM MATÉRIA PRIMA RECICLÁVEL
Você tem o privilégio de ler agora uma porção linda das Sagradas Letras, os Salmos 1 e 2, na versão Bíblia Viva da Editora Mundo Cristão Leia Medite Passe.
1-De acordo com Descartes:
Transcrição da apresentação:

Exercícios sobre os capítulos 1 e 2. 1) Na tirinha, há traço de humor em: a) “Que olhar é esse, Dalila?” b) “Sorte! Pensei que fosse conjuntivite!” c) “Olhar de tristeza, mágoa, desilusão...” d) “Olhar de apatia, tédio, solidão...” e) “Romeu e Dalila” 2) A atitude de Romeu em relação a Dalila revela: a) compaixão b) companheirismo c) Insensibilidade d) revolta

3) ENEM: Os transgênicos vêm ocupando parte da imprensa com opiniões ora favoráveis ora desfavoráveis. Um organismo ao receber material genético de outra espécie, ou modificado da mesma espécie, passa a apresentar novas características. Assim, por exemplo, já temos bactérias fabricando hormônios humanos, algodão colorido e cabras que produzem fatores de coagulação sanguínea humana. O belga René Magritte (1896 - 1967), um dos pintores surrealistas mais importantes, deixou obras enigmáticas. Caso você fosse escolher uma ilustração para um artigo sobre os transgênicos, qual das obras de Magritte, abaixo, estaria mais de acordo com esse tema tão polêmico?

a) b) e) C) d)

4.(ENEM/2009) O artesanato traz as marcas de cada cultura e, desse modo, atesta a ligação do homem com o meio social em que vive. Os artefatos são produzidos manualmente e costumam revelar uma integração entre homem e meio ambiente, identificável no tipo de matéria-prima utilizada. Pela matéria-prima (o barro) utilizada e pelos tipos humanos representados, em qual região do Brasil o artefato acima foi produzido? a) Sul. b) Norte. c) Sudeste. d) Nordeste. e) Centro-Oeste.

5) ENEM / 2001

Observe e analise a charge:

6) A charge é um tipo de desenho que, num único quadro, apresenta e conclui uma mensagem não-verbal, graças à criatividade do autor. O provérbio, por sua vez, é a mensagem verbal de caráter prático e popular. Abaixo, o provérbio cuja ideia se aproxima da charge é: a) “O homem violento expõe-se ao castigo, se tu o poupas, aumentarás o mal dele.”(Provérbios 19,19) b) “Detesto as vítimas quando elas respeitam os seus carrascos.” (Jean-Paul Sartre) c) “Um crime bem sucedido, e favorecido pela sorte é chamado de virtude.”(Lucius Annaeus Seneca) d) “Se alguém mata um homem, é um assassino. Se mata milhões de homens, é um conquistador. Se mata todos, é um Deus.” (Jean Rostand) e) “A alegria do crime é fugitiva e rápida, como a luz do relâmpago.” (sabedoria popular)

7) A charge – meio de comunicação humorístico – apresenta uma linguagem verbal e nãoverbal. Pode-se dizer que os interlocutores têm uma compreensão da palavra “culpa”. a) em sentido oposto. b) com significados equivalentes. c) em tom pessimista. d) de modo simplista. e) desprovida de clareza.

8) A partir do texto I e seus conhecimentos sobre discurso:   8) A partir do texto I e seus conhecimentos sobre discurso: Identifique a crítica que é feita na tirinha para que o leitor faça a sua reflexão. b) Quais são os elementos ( visuais ou verbais) que fazem com que o leitor consiga interpretar os significados propostos pelo artista?

A coruja e a águia Coruja e a águia, depois de muita briga resolveram fazer as pazes. – Basta de guerra — disse a coruja. – O mundo é grande, e tolice maior que o mundo é andarmos a comer os filhotes uma da outra. – Perfeitamente — respondeu a águia. — Também eu não quero outra coisa. – Nesse caso combinemos isso: de ora em diante não comerás nunca os meus filhotes. – Muito bem. Mas como posso distinguir os teus filhotes? – Coisa fácil. Sempre que encontrares uns borrachos lindos, bem feitinhos de corpo, alegres, cheios de uma graça especial, que não existe em filhote de nenhuma outra ave, já sabes, são os meus. – Está feito! — concluiu a águia. Dias depois, andando à caça, a águia encontrou um ninho com três monstrengos dentro, que piavam de bico muito aberto. – Horríveis bichos! — disse ela. — Vê-se logo que não são os filhos da coruja. E comeu-os. Mas eram os filhos da coruja. Ao regressar à toca a triste mãe chorou amargamente o desastre e foi justar contas com a rainha das aves. – Quê? — disse esta admirada. — Eram teus filhos aqueles monstrenguinhos? Pois, olha não se pareciam nada com o retrato que deles me fizeste… (...)

9) Com base no enredo da fábula de Monteiro Lobato e na teoria sobre discurso, faça o que se pede: Identifique algum tipo de discurso no texto e caracterize-o. b) O último período da fábula foi suprimido de nossa avaliação, nele encontraríamos a moral proposta pelo texto. Construa com suas palavras um período que poderia significar a moral para o fragmento exposto. c) Que reflexão o texto sugere? Explique. d) Que associação pode ser feita em relação aos tipos de contexto estudados em sala?

10)A partir da leitura feita da tela “O homem” marque V ( verdadeiro) e F ( falso) nas assertivas para as leituras da obra segundo a intencionalidade do autor. ( ) I- A obra plástica sugere o processo de humanização do homem, já que temos um homem não “acabado”. ( ) II - O pintor trabalhou o conceito de construção de identidade, onde suas mãos construirão o homem, moldado a partir de suas próprias escolhas.

( ) III - A arte transmite uma idéia radicalmente machista, em que se posiciona a uma construção exclusiva do gênero masculino. ( ) IV - "Essas coisas acontecem desde que o homem é homem!" Essa citação se torna incoerente a uma possível leitura da obra, uma vez que emprega a ideia de imutabilidade humana.

11) Leia um trecho do poema “I-Juca-Pirama”, de Gonçalves Dias.   No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos — cobertos de flores, Alteiam-se os tetos d’altiva nação; São muitos seus filhos, nos ânimos fortes, Temíveis na guerra, que em densas coortes Assombram das matas a imensa extensão. São rudos, severos, sedentos de glória, Já prélios incitam, já cantam vitória, Já meigos atendem à voz do cantor: São todos Timbiras, guerreiros valentes! Seu nome lá voa na boca das gentes, Condão de prodígios, de glória e terror! Vocabulário Coortes: tropas; grupo numeroso de pessoas armadas. Rudos: rudes; primitivos. Prélios: lutas; batalhas; combates. Condão: dom; capacidade especial. Prodígios: coisa sobrenatural, extraordinária.

Caracterize o discurso indianista da poesia de Gonçalves Dias.