Campo e potencial eléctricos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Solcar Jorge Novo EPAMG- Escola Profissional e Artística da Marinha Grande Marinha Grande - Leiria º ano do curso Profissional de Electrónica de.
Medida da resistência do circuito de terra
R E S I S T Ê N C I A D E T E R R A Quadro de distribuição
Energia potencial da espira
ESTABILIDADE DE TENSÃO
ELETROSTÁTICA parte 2.
Correção prova cumulativa
Capacitores 1. Capacitores ou Condensadores
ELETRICIDADE.
Física III Eletrostática
Professor Victor Sotero
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO. AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Capacitores, associação de capacitores e dielétricos
Prof. Filipa Vicente
Eletrostática Eletricidade.
Acção de Formação Contínua em Matemática para Professores do 2º Ciclo
Determinando Resistências Elétricas
Aula 3 – Usando o multímetro digital
IVAN SANTOS. CAPACITORES OU CONDENSADORES CAPACITORES OU CONDENSADORES Capacitores ou condensadores são elementos elétricos capazes de armazenar carga.
CSM TAP.
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
TRANSFORMADORES.
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Aula 4 - Principais defeitos em fontes
O Pára-Raio A História e a Física
Potencial elétrico Física Giovanni Ávila.
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Solaico Professor – António Tomás Alunos – Inês Miguel; David Bronze; Fábio Pais, José.
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários
ÁREA PROJECTO.
Aula experimental – Relógio logarítmico
PROFESSOR RODRIGO PENNA
Associação de Resistores
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
1. Na maior parte das residências que dispõem de sistemas de TV a cabo, o aparelho que decodifica o sinal permanece ligado sem interrupção, operando com.
CAMPO ELÉCTRICO O campo gravitacional num ponto no espaço é igual à força gravitacional que age sobre uma partícula de prova (teste) de massa m0 dividida.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
Física Experimental III – aula 6
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito eléctrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
O CAMPO MAGNÉTICO É PARALELO AO PLANO DA ESPIRA Lembrando que 
Física Experimental III – aula 7
DISCIPLINA: FÍSICA 1 PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 3º ANO
Redes de Computadores Transmissão de Dados Digitais André Moreira Março de 2007.
Eletrostática Eletricidade.
2. Circuitos elétricos e eletrónicos
Simulação circuitos 2.3. Intensidade de corrente e choques elétricos 2.4. Resistência elétrica e Lei de Ohm 2. Circuitos elétricos e eletrónicos.
Capacitância Revisando a Física 1 Universidade Estadual do Piauí
Centro Educacional Barreiros
Testes (verificação e validação)
Trabalho da Força Elétrica e Superfície Equipotencial
Eletromagnetismo – Aula 5
ELECTRICIDADE: Capacitores e Dieléctricos Aula – 6
Potencial Elétrico FÍSICA
Daniel Soares de Alcantara
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
Magia sem truques – basta ser Químico Actividades Experimentais.
ELETROSTÁTICA Professor John Disciplina Física C.
TRANSFORMADORES.
A experiência demonstrou que cargas eléctricas em movimento criam, no espaço à sua volta, um campo magnético. Verificou,
Universidade Júnior - Oficinas de Verão Faculdade de Ciências - Química Magia sem truques – basta ser químico!
Frente B: Eletricidade
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO Física Experimental 2 – Ciência da Computação PUC/SP - prof.a Marisa A. Cavalcante Capacitor Qual a quantidade.
CAMPO ELÉTRICO Prof. Bruno Farias
CIRCUITOS CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA III Prof. Bruno Farias.
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Campo e potencial eléctricos TL II.1 - Campo eléctrico e superfícies equipotenciais

Nota introdutória Nesta apresentação são destacados os principais pontos do procedimento a seguir nesta actividade; Sempre que surjam dúvidas aquando da realização da actividade, não hesitar em pedir esclarecimentos com o professor da disciplina.

Nota introdutória O objectivo desta actividade é estudar o campo eléctrico criado por duas placas paralelas e carregadas electricamente; Para atingir este objectivo produz-se um campo eléctrico entre duas placas condutoras e lê-se a diferença de potencial entre as placas e pontos entre situados elas.

O recipiente é colocado sobre uma folha de papel milimétrico para uma melhor orientação dos pontos a recolher; São utilizados 0,5 dm3 uma solução de Sulfato de Cobre 0,5M;

As placas são posicionadas paralelamente e reguladas para a distância pretendida; A fonte é conectada às placas através de fios de ligação com crocodilos; Em seguida regula-se a voltagem para o valor pretendido;

Um dos cabos do multímetro é ligado a uma das placas de cobre Um dos cabos do multímetro é ligado a uma das placas de cobre. O segundo servirá de ponta de prova; O multímetro é regulado para funcionar como voltímetro de corrente contínua;

Definem-se os pontos a medir na segunda folha de papel milimétrico e, mergulhando a ponta de prova, lê-se o valor da ddp, registando-o em seguida; Deve-se repetir a experiência combinando variações da distância entre as placas e diferentes valores de tensão.

Não esquecer de, depois de realizada a actividade, arrumar o material utilizado no local adequado; Depois da recolha de dados, interpretar e tratar os valores, tentando deduzir qual a forma das linhas equipotenciais; Podes encontrar uma descrição do procedimento mais detalhada seguindo o link da filmagem da actividade - vídeo. Para uma exploração minuciosa da actividade podes recorrer à simulação. Bom Trabalho!