•ABIMAQ A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, entidade representativa da estratégica indústria brasileira de máquinas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
24/08/12.
Advertisements

Plano de Liderança de Clube
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
NUTRIÇÃO NOS CICLOS DA VIDA
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Apresentação do Projeto
SEMINÁRIO ESTRATÉGIA NACIONAL DE DEFESA E A INDÚSTRIA DE DEFESA
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Mapeando Supply Chain Soluções Conjuntas e Cases
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
Caro Professor, Este material de apoio é gratuito e para uso exclusivo em sala de aula. Não pode ser comercializado. Ele não contém vírus ou qualquer instrumento.
Apresentação em Audiência Pública na Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural Brasília, 17/06/2004 ANFAVEA SEGMENTO DE.
Área de Operações Indiretas
Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior
Pequenos Negócios Móveis Brasilia 2013.
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Movimento Brasil Competitivo
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Movimento Brasil Competitivo
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS
Novas tecnologias para medição
Importações Brasileiras de Insumos Agropecuários
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Empresa Linha Agrícola Linha Industrial Linha Rodoviária
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Ano II Dezembro de 2009 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
PLENÁRIA FINAL.
BENCHMARKING.
ParanáParaná As atividades econômicas predominantes do Estado do Paraná têm se alterado de forma pronunciada, mas ainda mantendo sempre um equilíbrio.
Talentos para Inovação
Reunião Mensal Governança
Farmacêutico Fórum de Tendências Aliança do Brasil Bruno de Paula Rocha São Paulo, 06 de dezembro de 2006.
Título da apresentação. Evolução das exportações de São Paulo Janeiro de 2002 a outubro de 2009 Fonte: MDIC.
Internacionalização das MPE Capixabas Fomento às Exportações
Painel 3: PAIIPME-ABDI 14/06/11
1 Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná Setembro de 2007.
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
Reunião do Comitê Temático de Rede de Disseminação, Informação e Capacitação do Fórum Permanente das Micro e Pequenas Empresas 10 agosto 2011 Brasília-DF.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
CHECK-LIST NR 17.
INDICADORES CONJUNTURAIS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS Dezembro/2010.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
PROGRAMA EXECUTIVO PARA FORTALECIMENTO DA ESTRATÉGIA E INOVAÇÃO BE INVENTIVE SCMC.
INDICADORES CONJUNTURAIS INDÚSTRIA BRASILEIRA DE BENS DE CAPITAL MECÂNICOS JANEIRO A DEZEMBRO DE 2009.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Indústria de Máquinas e Equipamentos 2004 DEEE/ABIMAQ.
Design Bruno Amado Renan Sardinha Marco Aurélio Lobo 29 de maio de 2009.
CALENDÁRIO 2013 MÓDULO II.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR Paraná na Agenda Internacional 29 de setembro de 2003 POLÍTICA BRASILEIRA DE PROMOÇÃO DAS.
1 9 de Julho 2009 BNDES Desempenho 1º Semestre de 2009.
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
Ano IV – JUN/JUL 2010 Balanço Brasil - Estoque inicial, produção, importação, suprimento, consumo e exportação brasileira (Milhões de t). Balanço Mundial.
Indústria de Máquinas e Equipamentos Dezembro de 2006.
1 ABIMAQ Indústria de Máquinas e Equipamentos Indicadores Conjunturais Evolução Janeiro-Dezembro/08 Janeiro de 2009.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS.  Criado em 1994 com o objetivo de auxiliar no processo de internacionalização das empresas catarinenses  É coordenado.
SISTEMA FIEMA FIEMA, SESI, SENAI e IEL. Parceiro das indústrias do Maranhão na busca pela competitividade, tanto no mercado nacional quanto internacional.
Transcrição da apresentação:

•ABIMAQ A Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos – ABIMAQ, entidade representativa da estratégica indústria brasileira de máquinas e equipamentos, priorizando os interesses nacionais aos setoriais e os coletivos aos individuais. •Missão A missão é atuar de forma independente para promover o desenvolvimento sustentado do setor, por meio de produtos, serviços e ações político-institucionais que contribuam para a competitividade sistêmica e empresarial; o financiamento à produção e à comercialização; e o fomento dos negócios nos mercado Nacional e Internacional. •Política da Qualidade da Abimaq Para atender a Missão com ética e credibilidade, a Política da Qualidade da Abimaq é: Agir com prontidão e competência no atendimento das necessidades estruturais e conjunturais da indústria brasileira de máquinas e equipamentos; Oferecer produtos e serviços diferenciados, que, aos Associados, serão fornecidos em condições especiais e, quando cabível, com exclusividade; Adotar processos de trabalho confiáveis, ágeis, voltados a resultados e compatíveis com as melhores práticas. Através de um Sistema de Gestão da Qualidade que compromete o seu corpo diretivo e profissional e promove a eficácia e a melhoria contínua.

 Entidade nacional, possui cerca de associadas;  Representa cerca de fabricantes em território nacional;  Sede em São Paulo/S.P.;  Possui 09 Regionais, 01 Escritório em Brasília e 01 Escritório em Pequim - China;

Escritório de representação da ABIMAQ na China ESCRITÓRIO DA ABIMAQ EM CARACAS - instalação de escritório da PDVSA dentro da ABIMAQ, e de outro da entidade na estatal venezuelana. Anúncio dessa iniciativa foi feito pelo próprio presidente Hugo Chávez. – Fonte: Informaq - set/08 (Link internet: Informaq - set/08 (Link internet: Internet ativada

•Câmaras Setoriais As Câmaras Setoriais são agrupamentos de fabricantes nacionais associados à ABIMAQ, segundo a natureza, o tipo e a aplicação dos produtos por elas fabricados, podendo ainda as empresas integrar em uma ou mais Câmaras Setoriais. É através das Câmaras Setoriais e das Sedes Regionais que as empresas têm oportunidade de conhecer e participar da Abimaq, por este motivo o nosso trabalho é estratégico para a difusão de novas idéias ou conceitos. O papel das Câmaras Setoriais é o de agregar seus integrantes, seja por suas afinidades ou por seus propósitos e objetivos. Levar a seus membros não só a discussão e a busca de soluções para problemas em comum, mas principalmente a busca de oportunidades, sejam de novos negócios, de mercado ou de desenvolvimento tecnológico. Esse papel é fundamental para o fortalecimento do setor e crescimento das empresas associadas, dentro da política da Abimaq.

Câmaras Setoriais 01. Ar Comprimido e Gases. 02. Bombas e Motobombas. 03. Máqs. e Equips. para Cimento e Mineração. 04. Equips. de Irrigação. 05. Equips. Navais e de Offshore. 06. Fornos e Estufas Industriais. 07. Fabricantes de Ferramentas. 08. Ferramentarias e Modelações. 09. Equips. para Ginástica. 10. Equips. Hidráulicos, Pneumáticos e Automação Industrial. 11. Máqs. e Acessórios para Indústria do Plástico. 12. Equips. para Movimentação e Armazenagem. 13. Máqs. e Acessórios Têxteis. 14. Máqs. e Equips. Gráficos. 15. Máqs. e Equips. para Madeira. 16. Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados da Manufatura. 17. Máqs. e Implementos Agrícolas. 18. Máqs. para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração. 19. Máqs. Rodoviárias. 20. Projetos e Equips. Pesados. 21. Máqs. Equips. Instrumentos para Controle da Qualidade, Ensaio e Medição. 22. Transmissão Mecânica. 23. Válvulas Industriais. 24. Grupo de Trabalho de Motores. 25. Grupo de Trabalho de Vedações. 26. Sindicato nacional das Indústrias de Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental. Informações precisas sobre cada setor industrial, com reuniões periódicas Internet ativada Painel - Serviços & Benefícios

Operações de Comércio Exterior  Consultoria para as operações de exportação e importação;  Apoio para exportar;  Conta com Apoio da APEX – Agência de Promoção de Exportação do Brasil. Apexmaq - Programa de Promoção de Exportação da ABIMAQ O apoio da APEX- Brasil potencializa as iniciativas de promoção comercial internacional do setor (Feiras no Exterior, Rodadas de Negócios e Missões Empresariais), possibilitando redução significativa nos custos Negociações Internacionais  Consultoria para conquista de mercados externos;  Acompanhamento das negociações internacionais em curso;  Elaboração de estudos específicos relativos às tarifas e benefícios concedidos;  Assessoria nas operações rotineiras de importação e exportação (tarifas e origem); Defesa Comercial  Análise e elaboração de processos de defesa comercial com a utilização de instrumentos clássicos (antidumping, salvaguardas e medidas compensatórias);  Ações de inibição e coibição de práticas fraudulentas na importação (subfaturamento, contrabando, etc.). Internet ativada Internet ativada Painel - Serviços & Benefícios

Evolução do Faturamento em Máquinas e Equipamentos (desempenho em 2008 comparado com 2007) Taxa de crescimento real estável em torno de 23,0 % Obs.: faturamento real = faturamento nominal - inflação

Faturamento Bruto Real Desempenho setorial – Jan-Dez 2008 (% acumulado no ano comparado ao mesmo período de 2007)

Exportação de Máquinas e Equipamentos - Jan-Dez/08 Mês:US$ 1.040,06 milhões – queda de 30,9% sobre nov/08 Mês: crescimento de 17,8% sobre nov/08 (sem plataforma) Ano: US$ 12,8 bilhões – crescimento de 21,3% sobre Jan-Dez/07 US$ milhões US$ 862 US$ ,8% Sem Plataforma US$ 623

Exportações de Máquinas e Equipamentos Principais Destinos

Importações de Máquinas e Equipamentos Principais Origens