Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca Aguiar da Beira

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

de lamentação - Imprecatórios (I)
Nilo Menezes – Lógica de Programação –
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Material pedagógico Multiplicar x 5 Clica!
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Capa Disciplina: Ajustamento de Observações
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Bibliográfica Disciplina de Metodologia da Pesquisa Profª Tereza Yoshiko Kakehashi 1.
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
FOLHA DE CÁLCULO 1.
Sumário Bem ou serviço compósito = dinheiro Exercícios 2 Exercícios 3.
Ludwig Krippahl, 2009 Programação para as Ciências Experimentais 2008/9 Teórica 6.
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Curso de ADMINISTRAÇÃO
A escrita dos Números..
SARESP 2008 Escala de Proficiência
EXPRESSÕES ARITMÉTICAS
FUNÇÃO MODULAR.
Aula 4 Nomes, Vinculações, Tipos e Escopos
O que é 5(S)? ? 5(S) É a prática de hábitos que permitem mudanças nas relações... É a base de qualquer programa de qualidade. 1.
EXEMPLOS DE ESTRUTURAS PROTENDIDAS
Questionário de Avaliação Institucional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Provas de Concursos Anteriores
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Renda até 2 SM.
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM)
Programa Ler e Escrever
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
(CESPE/ Técnico Judiciário do TRT 17ª Região/ES) O Superior Tribunal de Justiça entende que o candidato aprovado em concurso público dentro do limite.
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
1 António Arnaut Duarte. 2 Sumário: primeiros passos;primeiros passos formatar fundo;formatar fundo configurar apresentação;configurar apresentação animação.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
Dulce Pereira Cristina Raimundo Marisa Costa 10 julho 2013.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Avaliação Educacional
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Plataforma Brasil – Submissão de pesquisa
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Estudo dos Gases Prof. Fabio Costa.
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
Medidas educativas para alunos com NEE
Irradiações 1- Definição 2- Mecânica da Irradiação
Projeto Medindo minha escola.
C ORROPIOS, C ARDINCHAS E C ÃES G RANDES O LIVRO de José Paixão em imagens – com pistas de leitura propostas por por www.joraga.net.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
CÁLCULO MENTAL Conjunto de saberes e processos mentais que um indivíduo mobiliza, objectiva e subjectivamente para: Desenvolver estratégias pessoais de.
DIEGO RICARDO DE ARAUJO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO INSTITUTO DE CIÊNCIA EXATAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Seleção de Características.
Computação Gráfica Aula 3 Transformações Geométricas
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Máquina de Turing Universal
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
AM020C A interface entre Meio Ambiente, Sociedade e Economia Indicadores de produtividade e empregabilidade da agricultura do Brasil. Aluna Andressa Santos.
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Transcrição da apresentação:

Ação de Sensibilização Adequações Curriculares Individuais e Adequações no Processo de Avaliação Agrupamento de Escolas Padre José Augusto da Fonseca Aguiar da Beira 25-03-2014 João Adelino Matias Lopes dos Santos

Duas folhas iguais em toda a criação. “Não há, não, Duas folhas iguais em toda a criação. Ou nervura a menos ou célula a mais, Não há de certeza, duas folhas iguais.” António Gedeão (1958)

Objetivos da ação de sensibilização - Enquadrar os alunos com necessidades educativas especiais de caráter permanente. - Analisar as medidas educativas de adequações curriculares individuais e de adequações no processo de avaliação. - Identificar formas de operacionalizar as medidas de adequações curriculares individuais e de adequações no processo de avaliação.

Necessidades educativas especiais (…) alunos com limitações significativas ao nível da atividade e participação num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais, de caráter permanente, resultando em dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social. (n.º 1 do art.º 1.º do DL 3/2008)

Necessidades educativas especiais As necessidades educativas especiais resultam da interação de uma grande variedade de fatores, uns inerentes à criança, outros ao meio e outros relacionados com as respostas dadas pela escola.

Adequações curriculares individuais?!!!!

Adequações curriculares individuais

Adequações curriculares individuais Têm como padrão o currículo comum, no caso da educação pré -escolar as que respeitem as orientações curriculares, no ensino básico as que não põem em causa a aquisição das “competências” (metas curriculares) terminais de ciclo e, no ensino secundário, as que não põem em causa as “competências essenciais” (programa) das disciplinas. (n.º 1 do art.º 18.º do DL 3/2008)

Adequações curriculares individuais Questões As adequações curriculares individuais são uma diminuição parcial do currículo? Podem-se reduzir objetivos e conteúdos do currículo do aluno para que ele consiga transitar de ano/nível de ensino? O aluno aprende menos “matéria” do que a turma?

Adequações curriculares individuais As adequações curriculares individuais têm como padrão o currículo comum ou as orientações curriculares e não põem em causa a aquisição das metas curriculares terminais de ciclo (ensino básico) ou de disciplina (ensino secundário). Carecem de um parecer do conselho de docentes ou conselho de turma, conforme o nível de educação ou ensino.

Adequações curriculares individuais Introdução de áreas curriculares específicas que não façam parte da estrutura curricular comum (leitura e escrita em braille, orientação e mobilidade, treino de visão e a atividade motora adaptada, entre outras)

Adequações curriculares individuais Para os alunos surdos com ensino bilingue consistem na introdução de áreas curriculares específicas para a primeira língua (L1), segunda língua (L2) e terceira língua (L3): a) A língua gestual portuguesa (L1), do pré-escolar ao ensino secundário b) O português segunda língua (L2) do pré-escolar ao ensino secundário c) A introdução de uma língua estrangeira escrita (L3) do 3.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário.

Adequações curriculares individuais Podem traduzir-se na dispensa das atividades que se revelem de difícil execução em função da incapacidade do aluno, só sendo aplicáveis quando se verifique que o recurso a tecnologias de apoio não é suficiente para colmatar as necessidades educativas resultantes da incapacidade.

Adequações curriculares individuais Introdução de objetivos e conteúdos intermédios em função das metas curriculares terminais de ciclo ou de curso, das características de aprendizagem e dificuldades especificas dos alunos. (medida aditiva, não subtrativa)

Então, como vamos fazer?

Como elaborar adequações curriculares individuais Introdução de objetivos e conteúdos intermédios em falta - no final do ano letivo, o docente do grupo/disciplina lista os objetivos e os conteúdos programados não adquiridos - no início do ano letivo, na avaliação diagnóstica, o docente do grupo/disciplina identifica os objetivos e os conteúdos ainda não adquiridos imprescindíveis ao processo de aprendizagem - ao longo do ano, o docente do grupo/disciplina deteta se o aluno alcança ou não os objetivos e conteúdos programados para um determinado período

Como elaborar adequações curriculares individuais Exemplo de formulação: 2.º ano de escolaridade: Domínio: Geometria e Medida Objetivo: Contar dinheiro Descritor: 1. Ler e escrever quantias de dinheiro decompostas em euros e cêntimos envolvendo números até 1000. 2. Efetuar contagens de quantias de dinheiro envolvendo números até 1000. Mas, o aluno já domina… - As moedas e notas da área do Euro? - A contagem dos números até 1000? - A relação entre euros e cêntimos?

Como elaborar adequações curriculares individuais

Como elaborar adequações curriculares individuais Mas, será que o aluno já domina o verbo to be?! Já distingue as formas afirmativa, negativa e interrogativa em inglês?! Já domina os tempos verbais?! …?!! Como elaborar adequações curriculares individuais Exemplo de formulação: inglês de 7.º ano de escolaridade Domínio: Léxico e Gramática Objetivo: Compreender formas de organização do léxico e conhecer algumas estruturas frequentes do funcionamento da língua Descritor: 10. Usar os verbos to be, there + to be, to have (got), no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. 11. Usar verbos regulares e irregulares mais frequentes, no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. 12. Usar o verbo to do, como auxiliar, no past simple, nas formas negativa e interrogativa. 13. Usar os verbos no future, com will/won’t + bare infinitive.

Como elaborar adequações curriculares individuais Exemplo de formulação: inglês de 7.º ano de escolaridade Domínio: Léxico e Gramática Objetivo: Compreender (formas de organização d)o léxico e conhecer algumas estruturas frequentes do funcionamento da língua Descritor: Usar o verbo to be, no present simple. Usar o verbo to be, no present simple, na forma afirmativa. Usar o verbo to be, no present simple, na forma interrogativa. Usar os verbos to be no past simple, nas formas afirmativa, negativa e interrogativa. Usar os verbos to be, there + to be, to have (got), no past simple. (…) Nota: Os descritores foram reformulados de forma gradativa.

Como elaborar adequações curriculares individuais Exemplo de formulação: 6.º ano de escolaridade: Domínio da leitura e escrita Objetivo 5: Ler em voz alta palavras e textos. Descritores: Ler corretamente, por minuto, um mínimo de 120 palavras, de uma lista de palavras de um texto, apresentadas quase aleatoriamente. 2. Ler um texto com articulação e entoação corretas e uma velocidade de leitura de, no mínimo, 150 palavras por minuto.

Como elaborar adequações curriculares individuais E se o aluno é disléxico?! E se tem problemas de articulação?! Ler corretamente?! Ler em tempo cronometrado?! Ler “em público” (voz alta)?!

Como elaborar adequações curriculares individuais Exemplo de formulação: 6.º ano de escolaridade: Domínio da leitura e escrita Objetivo 5: Ler (em voz alta) palavras e textos. Descritores: Ler (corretamente), (por minuto, um mínimo de 120) palavras, de uma lista de palavras de um texto, apresentadas quase aleatoriamente. 2. Ler um texto (com articulação) (com alguma) (e entoação corretas) e uma (velocidade de leitura de, no mínimo, 150 palavras por minuto).

Implementação das adequações curriculares individuais Onde? Em contexto de sala de aula. Em apoio pedagógico personalizado fora da sala de aula.

Avaliação da eficácia das adequações curriculares individuais Ao longo do ano, registar as adequações curriculares individuais que o aluno vai atingindo ou superando; No final do ano, identificar as adequações que o aluno não conseguiu atingir ou superar e que se consideram essenciais para o nível ou ciclo seguinte; Trata-se de um processo dinâmico.

Facultam o acesso ao currículo e o sucesso educativo. Síntese As adequações curriculares individuais são práticas e procedimentos nas áreas do ensino, da aprendizagem, da resposta, do contexto, do tempo e do horário. Facultam o acesso ao currículo e o sucesso educativo.

Adequações no processo de avaliação!!

Adequações no processo de avaliação Podem consistir na alteração do tipo de provas, dos instrumentos de avaliação e certificação, bem como das condições de avaliação, no que respeita, entre outros aspetos, às formas e meios de comunicação e à periodicidade, duração e local da mesma. (n.º 1 do art.º 20.º do DL 3/2008)

Resolução de problemas? Leitura? Ortografia? Cálculo? Resolução de problemas? Estruturação frásica? Conhecimentos? Execução de uma tarefa? …? Avaliar…

Alteração do tipo de provas Redução do número de questões Simplificação das questões Escolha múltipla Correspondência (associação de conceitos, imagens, afirmações, sob a forma de coluna…) Preenchimento de espaços Alternativa (verdadeiro/falso) Respostas objetivas Ordenação Composição curta (baseada em análise documental, gráficos, mapas, tabelas, imagens…) Localização de elementos em mapas ou imagens …

Alteração dos instrumentos de avaliação e certificação Modificação da graduação ou dos parâmetros de avaliação Reforço da avaliação prática em detrimento da escrita Não penalização dos erros ortográficos, de construção frásica e de pontuação (Ex: disortografia) Não penalização dos erros de procedimentos matemáticos (troca de sinais, algarismos…) (Ex: discalculia) Numeração dos textos (5 em 5 linhas), na margem esquerda Questões com referência à linha ou linhas onde se situa a resposta Formulação de questões com estrutura familiar Produção de texto com fornecimento de palavras e/ou expressões de enriquecimento vocabular …

Alteração de formas e meios de comunicação Valorização da oralidade Provas no computador Máquina braille Intérprete de LGP Software específico (daisy) Reescrita das respostas Respostas ditadas Leitura dos enunciados das provas Máquina de calcular sonora Ampliação das provas Internet (plataforma moodle; google drive) …

Periodicidade, duração e local da avaliação Avaliação contínua de caráter global Registos semanais de avaliação Tolerância de tempo na realização das provas e dos trabalhos Provas fracionadas (diferentes momentos) Realização em sala à parte Realização no grupo/turma com apoio de um docente …

Exemplos baseado no trabalho do psicólogo Luís Pereira – CRI da APCV Quero exemplos!!!!! Exemplos baseado no trabalho do psicólogo Luís Pereira – CRI da APCV

Números grandes e destacados Numeração do texto Números grandes e destacados 1 5 10 Consistência na organização da prova Perguntas emparelhadas com cada texto (Linha 1 a 3) Fazer referência à linha do texto

Consistência na organização da prova Perguntas emparelhadas com cada texto

Perguntas de escolha múltipla Evitar muitas opções Perguntas de escolha múltipla Onomatopeia Adjetivação Personificação Ordenar alfabeticamente Evitar opções confusas

Consistência na organização da prova Colocação da lista de palavras após o texto Colocação da coluna mais longa do lado esquerdo

Listagem das palavras em coluna Fornecer ajudas Classifica morfologicamente (diz se são verbos, nomes ou adjetivos) Fornecer ajudas (usar palavras como: escutar; observar; alegremente…)

Dar exemplos de resposta correta como no exemplo: Dar exemplos de resposta correta Exemplo: Eu pintarei os pratos com tinta verde. Eu pintá-los-ei com tinta verde. Dar espaço suficiente para a resposta Exercícios com respostas “não convencionais” 4. Substitui as palavras sublinhadas nas frases pelo pronome adequado. a. Eu pintarei os pratos com tinta verde. Eu ____________ (pintareizios / pintá-los-ei) com tinta verde. Concretizar 4. Substitui as palavras sublinhadas nas frases pelo pronome adequado. Circunda a resposta que achas correta como no exemplo: Exemplo: Eu pintarei os pratos com tinta verde. Eu ____________ (pintareizios / pintá-los-ei) com tinta verde.

Imagens com boa qualidade e explícitas Repetição das palavras o número de vezes que são utilizadas

Imagens e textos úteis

Dar exemplos de respostas corretas como no exemplo: Exemplo: B = (-3,2) A = ( , ); C = ( , ); D = ( , );

Inserir linhas para as respostas na folha da prova Questões mais concretas

Adequação ao perfil do aluno Imagens sem ambiguidade Imagens em número correto e contextualizadas Imagens sem ambiguidade

Evitar ligar com setas (torna-se confuso)

Fornecer, por escrito, o tema dos trabalhos e, se possível, uma estruturação básica dos mesmos, delimitando, por exemplo, as pesquisas a efetuar, a quantidade e o tipo de informação predominante a incluir (visual, texto ou ambas); Indicar temas de trabalhos concretos; Em trabalhos de grupo, procurar que o aluno fique com colegas considerados mais responsáveis e trabalhadores e sugerir ao grupo a estruturação básica da parte a efetuar pelo aluno em causa (à semelhança da sugestão referida em cima);

Avaliação adequada ao perfil de funcionalidade do aluno em concreto Não se trata de facilitismo mas de FACILITAR!

Obrigado pela vossa atenção! Este é o puzzle da vida! Nós somos as peças mais difíceis de encaixar. Mas sem nós, nunca ele estará completo... Obrigado pela vossa atenção!