Aula 01.

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Transcrição da apresentação:

Aula 01

Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GOIÁS Departamento de Computação Informática e Computação Professor: MSc. Mário Oliveira Orsi Cesar Augusto da Rocha Magalhães

EMENTA Introdução às noções básicas da área de informática. Conceituação e construção de algoritmos. Regras de mapeamento e técnicas de documentação de programas. Desenvolvimento de programas

OBJETIVO GERAL Propiciar adequada utilização da ferramenta computacional necessária às atividades profissionais do futuro engenheiro(a).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Conhecer os fundamentos de Hardware e Software que possibilitem o desenvolvimento de aplicações no computador; 2. Familiarizar o aluno com os conceitos e as técnicas de desenvolvimento de algoritmos; 3. Habilitar o aluno a analisar problemas e desenvolver programas em linguagem algorítmica; 4. Capacitar o aluno a mapear algoritmos em uma linguagem de programação.

Programa de Curso Conceitos básicos Conceitos de Hardware/Software; Estrutura de um computador digital; Representação e armazenamento da informação; Histórico, evolução e perspectivas da computação; Arquitetura de um Sistema de computação; Memória, Unidade Central de Processamento, Entrada e Saída, e Periféricos.

Programa de Curso Algoritmos Conceituação Elementos básicos do algoritmo e da programação Constantes; variáveis, expressões aritméticas, lógicas e literais; comandos de atribuição, entrada e saída; estrutura de fluxo sequencial Técnicas de construção de algoritmos e programas Estruturas de controle de fluxo condicionais Estruturas de controle de fluxo de repetição Programação estruturada Mapeamento de algoritmos para uma linguagem de programação

Programa de Curso Estruturas de Dados Sistemas de Numeração Variáveis Compostas homogêneas Sistemas de Numeração O histórico dos sistemas de numeração; Os sistemas decimal, binário, octal e hexadecimal; Conversão entre sistemas

BIBLIOGRAFIA BÁSICA BUENO, André Duarte. Programação Orientada a Objeto com C++.São Paulo, Novatec Editora, 592p., 2003. -http://WWW.lenep.uenf.br/~bueno/apostilas.htm Mizrahi, Victorine Viviane, Treinamento em Linguagem C++, módulo 1 2.ed, São Paulo, Pearson Prentice Hall, 2006 Gottfried, Byron S. Programando em C. São Paulo: Makron Books, 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR Kernighan, Brian W. e Ritchie, Dennis. The C Programming Language. 2ª ed., New Jersey, Prentice Hall PTR, 1988. Apostila: Curso de Linguagem C – UFMG. CPDEE/UFMG. http://www.ppgia.pucpr.br/~maziero/ensino/so/projetos/curso-c/aulas-main.html Schildt Hebert. C Completo e Total. 3ª edição, São Paulo: Makron Books, 1996. Carpenter, V. Learn C/C++ today : http://www.cyberdiem.com/vin/learn.html (uma coleção de referências e tutoriais sobre as linguagens C e C++ ) FARRER, Harry e outros . Programação Estruturada de Computadores: Algoritmos Estruturados. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1999. 3ª Edição. GUIMARÃES, Ângelo de Moura e LAGES, Newton Alberto de Castilho. Algoritmos e Estruturas de Dados. Rio de Janeiro: LTC, 1985.

Os compilador Dev-C++ é gratuito, e pode ser baixado direto dos site: COMPILADORES Os compilador Dev-C++ é gratuito, e pode ser baixado direto dos site: http://www.bloodshed.net

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A nota final do aluno será composta por duas notas (N1 e N2) sendo que: N1 e N2 – Avaliações Teóricas (50%) – Avaliações Práticas (50%) Média Final = 0,4 x N1 + 0,6 x N2 O ALUNO SERÁ APROVADO SE OBTER MÉDIA FINAL MAIOR OU IGUAL A 5.0 E FREQÜÊNCIA SUPERIOR A 75% DE AULAS DADAS (52 AULAS-HORAS).

INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO CMP -1060 Objetivo principal prático: desenvolver o raciocínio lógico Algoritmo

Algorítimo Algorítmo: é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações. Exercício: montar um algoritmo para um criança de 5 anos acender um palito de fósforo Pegue o objeto (caixa de fósforo) Segure firme o lado preto da cx de fósforo Empurre para abrir e ver um palito Pegue um palito Friquicione a extremidade grossa na parte preta

Algorítimo Algorítmo: é a descrição de um conjunto de comandos que, obedecidos, resultam numa sucessão finita de ações. Exercício: montar um algoritmo para um criança de 5 anos acender um palito de fósforo Pegue o objeto (caixa de fósforo) Segure firme o lado preto da cx de fósforo Empurre para abrir e ver um palito Pegue um palito FECHE A CAIXA Friquicione a extremidade grossa na parte preta