PROCESSO DE CONSTRUÇÃO. Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“EDUCANDO PARA A LIBERDADE”
Advertisements

Algumas provocações para se pensar DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL
Ministério do Desenvolvimento Agrário
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
CIAT - ÓRGÃO COLEGIADO DO TERRITÓRIO (Provisório)
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
ASSESSORIA DE FORMAÇÃO Atividades: 1.Curso de Capacitação de Monitores e Dirigentes para atuar nos territórios: 15 a 18/03/2007 Público: 01 dirigente;01.
Cooperação e Governança
A Gestão Social pode ser vista como...
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Secretário Nacional de Juventude
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Política Nacional de Assistencia Técnico e Extensão Rural - PNATER
PROGRAMA DE ORGANIZAÇÃO PRODUTIVA DE MULHERES RURAIS
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
5ª Conferência Nacional das Cidades:
SECRETARIA DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO Missão Promover o desenvolvimento rural sustentável do estado do Ceará, com ênfase nos agricultores e agricultoras.
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
REGIMENTO INTERNO DA 3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
I CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
SOBRE O DOCUMENTO-REFERÊNCIA E A FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO PROPOSIÇÕES.
Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural.
II Encontro Nacional de Comitês Territoriais de Mulheres Rurais
Ministério da Cultura. II CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA 2010.
Políticas Publicas de Apoio aos APLs no Brasil
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF Grupo Temático de Juventude Rural Brasília, dezembro de 2009.
 Os Territórios Rurais se caracterizam por:  conjunto de municípios unidos pelo mesmo perfil econômico e ambiental;  ter identidade e coesão social.
Objetivos Específicos:
Plano Plurianual Plano Plurianual
Brasília, agosto de 2012 PRONATEC CAMPO Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
Fórum Nacional de Educação
Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Pesqueira e Aqüícola
1 Qua-07 de Maio de 2014 Uberlândia/MG Seminário 2: Consórcios Públicos de Saneamento Básico: Estruturação, Implantação e Sustentabilidade.
Fórum Brasileiro de Economia Solidária- FBES. O que fundamenta A Constituição Brasileira : “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República.
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Projeto: Construção da Política Nacional Ação: Socialização do Relatório Final da I CNDRSS: informações gerais Brasília/DF junho de 2009.
Brasília/DF junho de 2009 Construção da Política Nacional Política Nacional Brasília/DF 2009.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
 Econômica com destaque para a dinamização das economias locais, basedas nos princípios da economia solidária  Sociocultural, na qual sobressai o reconhecimento.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
ANTECEDENTES HISTÓRICOS
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Objetivos Específicos:
Plano Nacional de Cultura
Ministério da Cultura.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
Objetivo Formular uma Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável e Solidário para o Brasil Rural que contemple as diversidades sociais e regionais.
P RONATEC C AMPO Acadêmicos: Cristiano, Lenise, Jonathan, Rodrigo.
5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
BOAS PRÁTICAS TERRITORIAIS – BPT
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
POLÍTICA DE APOIO À COMERCIALIZAÇÃO, AO ASSOCIATIVISMO E AO COOPERATIVISMO PARA A PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria.
Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural.
POLÍTICA NACIONAL DE ATER - PNATER 2003 a 2014 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SECRETARIA DA AGRICULTURA FAMILIAR DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL PLANO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO BRASIL RURAL.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
18/6/20161 Acordo para o Desenvolvimento Sustentável Compromisso do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e de 73 Organizações da Sociedade Civil.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Transcrição da apresentação:

PROCESSO DE CONSTRUÇÃO

Promoção compartilhada entre Poder Público e Sociedade Civil: Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA e Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável – Condraf Responsabilidade Institucional

HISTÓRICO E PERSPECTIVAS 2ª Conferência: passo adiante na concretização do Desenvolvimento Rural Sustentável como componente fundamental do projeto de desenvolvimento nacional Tem como antecedente a 1ª CNDRSS que afirmou uma nova visão do Desenvolvimento Rural Sustentável para o Brasil, contribuindo para a formulação da Política de Desenvolvimento do Brasil Rural (PDBR)

Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, com metas de curto, médio e longo prazos. Objetivos da 2ª CNDRSS Objetivo Geral Objetivos Articulados Construir Planos Territoriais, Municipais e Estaduais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.

DABATE PARA A CONSTRUÇÃO DAS PROPOSTAS EIXOS GERAISEIXOS TRANSVERSAIS Eixo 1: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia Eixo 5: Autonomia das Mulheres Rurais Eixo 6: Autonomia e Emancipação da Juventude Rural Eixo 7: Promoção do Etnodesenvolvimento Eixo 2: Reforma Agrária e Democratização do Acesso a Terra e aos Recursos Naturais Eixo 5: Autonomia das Mulheres Rurais Eixo 6: Autonomia e Emancipação da Juventude Rural Eixo 7: Promoção do Etnodesenvolvimento Eixo 3: Abordagem Territorial como Estratégia de Desenvolvimento Rural e Promoção da Qualidade de Vida; Eixo 5: Autonomia das Mulheres Rurais Eixo 6: Autonomia e Emancipação da Juventude Rural Eixo 7: Promoção do Etnodesenvolvimento Eixo 4: Gestão e Participação Social Eixo 5: Autonomia das Mulheres Rurais Eixo 6: Autonomia e Emancipação da Juventude Rural Eixo 7: Promoção do Etnodesenvolvimento

Participantes – Conferências Estaduais e Distrital 283 Conferências Territoriais e Intermunicipais Participantes Participantes 670 Participantes 1 Conferência Nacional 8 Conferências Setoriais e Temáticas 131 Conferências Municipais Eventos Preparatórios Mulheres 4 Conferências Livres Participantes 220 Participantes Participantes Participantes

Número de Propostas Sistematizadas 27 Conferências Estaduais e Distrital 283 Conferências Territoriais e Intermunicipais Propostas Propostas 388 Propostas 8 Conferências Setoriais e Temáticas 80 Propostas 1 Conferência Nacional PNDRSS 100 Propostas

Número de Propostas, Estratégias e Iniciativas Previstas para PNDRSS 35 ESTRATÉGIAS 100 PROPOSTAS 2ª CNDRSS + DE 300 INICIATIVAS METAS PNDRSS

Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria de Desenvolvimento Territorial Principais resultados: ElementosResultado Doc de Referência x Doc Base -Possibilitou diálogo com realidades locais; -Ampliou motivação dos participantes para as proposições; -Possibilitou resultados etapa à etapa, invertendo direcionamento tradicional para a Conferência Nacional e Governo Federal Territórios como base da Conferência -Fortaleceu a política de desenvolvimento territorial; -Possibilita qualificação dos PTDRSs Busca por resultados efetivos – Planos locais de DRS -Estímulo ao planejamento local – propostas locais; -Propostas não priorizadas foram sistematizadas em docs locais; -Possibilitou debate sobre o nível de responsabilidade dos entes federativos Paridade de gênero/ 20% Jovens/ 80 representantes dos PCTs -Garantiu a participação igualitária de mulheres e homens na delegação -Aprofundou o debate sobre a importância da participação e papel no DRS; -No caso dos PCTs, vagas garantidas na setorial (80) gerou dificuldade para representação nos Estados – necessidade de avaliar a estratégia Conferências Temáticas e Setoriais -Contribuiu para qualificação das propostas encaminhadas para a Conferência Nacional Temas “transversais” articulado aos temas gerais -Debate integrado ao conjunto do Pleno, de forma articulada