UNIJUI-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS - Departamento de Ciências Sociais Projeto de iniciação de Pesquisa – CNPq.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
POLÍTICAS PÚBLICAS DE/COM/PARA A JUVENTUDE Projeto de Extensão
Supremo Tribunal Federal - STF
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Vamos contar D U De 70 até 99 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
João Lúcio de Azevedo ESALQ/USP, UMC, UCS, CBA
POBREZA E RAÇA NO SÉCULO 21
Professor – Dejalma Cremonese
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL CIÊNCIA POLÍTICA Fonte: Outhwaite, W. & Bottomore, T. (1996) Dicionário do pensamento.
Cidadania, Confiança e Instituições democráticas
DCS – Departamento de Ciências Sociais Projeto de Extensão
Perfil das Famílias Beneficiárias do Programa Bolsa Família
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
MISSÕES ESTADUAIS.
Economia dos EUA (agropecuária)
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Informação em Saúde Suplementar
Para cada criança Saúde, Educação, Igualdade, Proteção FAZENDO A HUMANIDADE AVANÇAR.
Análise Econômica Lucro Real Nívea Cordeiro 2011.
cve Coordenação de Vigilância Epidemiológica
REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo Legislação educacional do IFES Plano de Metas.
PADRÕES DE PARTICIPAÇÃO POLÍTICO-SOCIAL EM ÂMBITO LOCAL: UM ESTUDO DA CULTURA POLÍTICA DE IJUÍ – RS SURVEY - CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
RELATÓRIO DE PESQUISA PERFIL DO TURISTA DE EVENTOS EM RECIFE - PE 2006.
Quem é o jovem brasileiro?
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Renda até 2 SM.
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
República Federativa do Brasil Reforma do Estado, Investimento e Poupança Públicos MINISTRO GUIDO MANTEGA São Paulo, 14 de setembro de 2004 I FÓRUM DE.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Fonte:Elaboração da SPE/MF a partir da base de dados de Barro & Lee (2000)
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Bolha Posição de máx. W2 Ponto de Estagnação
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD 2007
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 05.
Os números a seguir, representam as notas de
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
O Perfil Socioeconômico das Famílias Atendidas pelo Bolsa Família
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
ENCONTRO DOS JUIZES DA FAMÍLIA II ENCONTRO DOS JUIZES DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE Sistematização da Pesquisa realizada com os Magistrados MARÇO/2004.
Projeto Medindo minha escola.
OS PROBLEMAS DA REGIÃO NORDESTE
ESTUDO DE CASO DE UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA PARA IDOSOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ANDRÉ–SÃO PAULO: ASPECTOS SÓCIOECONÔMICOS E FINANCEIROS PROF.
Cruz Alta Nossa Velha - Nova Parte 51 CRUZ ALTA VISTA DO ESPAÇO – Parte
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas)
CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Atuação do Terceiro Setor: Relações Sustentáveis? Sustentabilidade da Sociedade Civil & Sustentabilidade das Organizações da Sociedade Civil Mário Aquino.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Nível de Serviço ANO III – Nº 09.
3ª PESQUISA DE REMUNERAÇÃO
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
LEILÃO nº 3/2014 Dia 12 de setembro, às 14 horas.
PAUTA: 1.- EDUC 2.- INADIMPLÊNCIA 3.- PERSPECTIVAS ECONÔMICAS
Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Capital Social no RS: Diferenças Regionais Pedro Silveira Bandeira Setembro de 2012.
Transcrição da apresentação:

UNIJUI-UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL DCS - Departamento de Ciências Sociais Projeto de iniciação de Pesquisa – CNPq CAPITAL SOCIAL, CIDADANIA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL NO RIO GRANDE DO SUL: UM ESTUDO COMPARATIVO Pesquisador: Dr.Dejalma Cremonese Site: XIII Jornada de Pesquisa Ijuí – setembro de 2008

Apresentação: Título do Projeto: Capital social, cidadania e desenvolvimento regional no Rio Grande do Sul: um estudo comparativo entre cidades Coordenação: Dejalma Cremonese Instituição: Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Departamento/Alocação: Ciências Sociais e Mestrado em Desenvolvimento

Temas transversais do projeto: Capital Social, Cidadania, Democracia e Desenvolvimento Cidades estudadas: Ijuí (Corede Noroeste Colonial), Sananduva (Corede Nordeste), Porto Alegre (Corede Metropolitano e Delta do Jacuí) e Novo Hamburgo (Corede Vale dos Sinos) Metodologia: Revisão bibliográfica e análise dos resultados de 4 surveys (aplicados nos 4 municípios entre os anos de 2005 e 2007)

Objetivo Geral: •Contribuir para uma melhor compreensão dos fatores de natureza política, social e cultural que se encontram associados às desigualdades econômicas atualmente observadas entre as regiões do Rio Grande do Sul.

Objetivos específicos: •Examinar os fatores que contribuem para produzir e reproduzir as desigualdades regionais no Rio Grande do Sul; •Mensurar e relacionar os níveis de capital social (participação, associativismo, cooperação, confiança e civismo) das cidades estudadas (Ijuí, Sananduva, Porto Alegre e Novo Hamburgo);

•Analisar as características sócio-culturais que contribuem para determinar aquilo que poderia ser denominado de estoque de capital social das regiões gaúchas..

Capital Social •Diferentes tipos de capitais •Conceito que avalia a sociedade a partir das características culturais, de existência de confiança, reciprocidade e solidariedade. •Consideradas como elementos fundamentais para o aprimoramento da democracia, das comunidades, das relações sociais que configuram-se em um impulsionador do desenvolvimento.

Características socioculturais: Tocqueville - Putnam As possibilidades do desenvolvimento estão mais relacionadas ao: •Volume do capital social existente em uma determinada sociedade, do que a fatores econômicos, (laços de solidariedade, reciprocidade, confiança interpessoal e sistemas de participação social). •Estas características socioculturais, contribuem para a construção de bens e serviços que beneficiam a sociedade como um todo. •EUA (Tocqueville e Putnam) e Itália (Putnam)

Para Putnam o que realmente faz a diferença? •Cultura cívica e cultura política. •Ou seja “O contexto cívico é importante para o funcionamento das instituições” •Instituições por melhor que sejam não produzem boa sociedade “boas sociedades ajudam a produzir boas instituições”.

Terreno fértil para o capital social •Cultura cívica intensa •Envolvimento com o que é público •Cooperativismo •Confiança •Reciprocidade •Resultado: Bem público beneficiando a todos

Marshall Direitos Civis Direitos Políticos Direitos Sociais De acordo com José Murilo de Carvalho, no Brasil, a “pirâmide” da cidadania foi colocada “de cabeça para baixo”: Direitos Sociais Direitos Políticos Direitos Civis A cidadania, no Brasil, não foi conquistada pelo povo através de lutas, mas foi “dada” pelo Estado – “Estadania” Cidadania

Democracia Direta (Grécia) Democracia representativa (Liberal Moderna) Teorias Democráticas (século XX) -Teoria das Elites -Teoria Pluralista -Teoria Neomarxista -Teoria Participacionista Democracia: diferentes entendimentos

Desenvolvimento •Sustentável (preservação dos meios) •Qualidade de vida (bem-estar social a todos) •Provisão (hoje) e previsão (amanhã) •Equânime (igualdade) •Alternativo e não concentrador •Além do crescimento econômico

Caracterização dos municípios pesquisados: CIDADEIjuíNovo HamburgoSananduvaPorto Alegre REGIÃO Noroeste ColonialVale do Rio dos SinosNordesteMetropolitana População (Censo IBGE 2007) hab hab hab hab. Área Territorial (Censo IBGE 2007) 689 km2224 Km2505 Km2497 Km2 Densidade Demográfica (FEE, 2006) 115,5 hab/km²1.145,7 hab/km²27,4 hab/km²2.848,6 hab/km² Taxa de Analfabetismo (FEE, 2000) 5,68 %5,01 %8,53 %3,45 % Expectativa de Vida ao Nascer (FEE, 2000) 69,14 anos70,12 anos71,29 anos71,59 anos Coeficiente de Mortalidade Infantil (FEE, 2006) de 9,14 por mil nascidos vivo 10,44 por mil nascidos vivos 12,35 por mil nascidos vivos 12,37 por mil nascidos vivos PIB per capita (FEE, 2005)R$ R$ R$ R$ IDH (FAMURS, 2000)* *O índice vai de 0 a 1 — quanto mais perto do 1, maior o desenvolvimento humano.

Taxa percentual da renda familiar Renda FamiliarTaxa percentual das quatro cidades Até 394,00 10% De R$ 395,00 a R$ 745,00 25% De R$ 746,00 a R$ 1.600,00 38% De R$ 1.601,00 a R$ 2.664,00 15% De R$ 2.665,00 a R$ 4.425,00 8% De R$ 4.425,00 a R$ 8.353,00 3% Acima R$ 8.354,00 0.8%

Nível de escolaridade das cidades:

Escolaridade Percentual de dados cruzados Analfabeto2,8% Ensino fundamental incompleto31% Ensino fundamental completo11,4% Ensino médio incompleto10,5% Ensino médio completo22,9% Ensino superior incompleto10,8% Ensino superior completo9,7% Pós-graduação0,9%

Satisfação com o Regime Democrático

Sobre a democracia : Taxa percentual das quatro cidades Satisfeito 15,2% Pouco Satisfeito47,8% Insatisfeito36,9% Satisfação com o Regime Democrático

Os políticos prometem e depois não cumprem? Taxa percentual das quatro cidades Concorda57,3% Concorda em parte38,3% Discorda4,2%

Todos os políticos são corruptos? Taxa percentual das quatro cidades Concorda41,6% Concorda em parte45,2% Discorda13,1%

O Estado é eficiente na aplicação de recursos públicos

Em relação as pessoas em geral:

Nível de confiança nas instituições públicas, percentuais mais elevados Cidades Instituições Novo HamburgoSananduvaIjuíPorto Alegre Congresso Nacional (dep. federais/senadores) Não confia 54,3%Não confia 49,3%Confia pouco 50,83%Confia pouco 50,4% Governo Federal (presidente e ministros) Confia pouco 44,6%Confia pouco 55,7%Confia pouco 53%Confia pouco 57,6% Assembléia Legislativa (dep. Estaduais) Confia pouco 50,3%Confia pouco 54,3%Confia pouco 53,3%Confia pouco 54,8% Governo Estadual (governador/secretário)s Não confia 49,5 % Confia pouco 58,7 %Confia pouco 54,5 % Confia pouco 54,7 % Câmara Municipal (vereadores) Não confia 44,4 % Confia pouco 54,5%Confia pouco 53,8%Confia pouco 52,3 % Governo Municipal (prefeito/secretários) Confia pouco 42,7 %Confia pouco 50,4 %Confia pouco 50,5 %Confia pouco 54,9 % Judiciário (Juízes/Tribunais) Confia pouco 43,6%Confia pouco 52 % Confia pouco 51,3 %Confia pouco 46,9 % Partidos Políticos Não confia 55,3 % Não confia 53,9 % Não confia 51,5% Não confia 51,9 % PolíciaConfia pouco 50,4%Confia pouco 52,6%Confia pouco 59% Confia pouco 52,3 %

Nível de confiança nas instituições privadas percentuais mais elevados Cidades Instituições Novo Hamburgo Sananduva Ijuí Porto Alegre IgrejaConfia muito - 58,1%Confia muito - 64,7% Confia muito - 60,8% Confia pouco - 41,4% Família Confia muito - 94,8% Confia muito -92,4 % Confia muito - 90% Confia muito - 86,4 % VizinhosConfia muito - 57,3%Confia muito -57,9 % Confia muito - 43% Confia pouco - 54,6% Associações comunitárias Confia muito - 41,6%Confia muito - 52,3% Confia pouco - 50,8%Confia pouco - 48,6% SindicatosConfia pouco - 41,1% Confia muito - 43,9% Confia pouco - 49,5% Confia pouco - 46,4% Meios de comunicação Confia pouco - 44,3%Confia pouco - 47%Confia pouco - 54,3%Confia pouco - 53,2%

Nível de Participação em percentuais: Cidades Novo Hamburgo Sananduva Ijuí Porto Alegre Partidos políticos Não - 82,5%Não - 65,3%Não - 81,5%Não - 81,3% Reuniões políticas Não - 81,2%Não - 58,7%Não - 75,5%Não - 80,5% Comícios Não - 73,7%Já participou 37%Não - 59,7%Não - 74,4% Associações comunitárias Não - 70,6%Sim - 49%Não - 69,4%Não - 78,5% Associações religiosas Não - 48,2%Sim - 66,7% Sim -51,3% Não - 69,6% Associações sindicais Não - 88,5%Não - 51,7%Não - 80,4%Não - 84,4% Conselhos populares Não - 85,6%Não - 68,0%Não - 81,8%Não - 88,8% Organizações não- governamentais ONGs Não - 91,6% Não - 85,5% Não - 90,8% Não - 88,1%