Probabilidade Aula 03 Prof. Christopher Freire Souza

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Probabilidade Aula 03 Prof. Christopher Freire Souza Centro de Tecnologia Universidade Federal de Alagoas www.ctec.ufal.br/professor/cfs

Probabilidade - Christopher Freire Souza Objetivo Promover o entendimento de valores de probabilidade e desenvolver habilidades para determinar probabilidades

Conteúdo Fundamentos Contagem Regra da adição Regra da multiplicação Probabilidade - Christopher Freire Souza Conteúdo Fundamentos Contagem Regra da adição Regra da multiplicação Probabilidade através de simulações

Para que? Processos determinísticos Processos estocásticos www.ctec.ufal.br/professor/cfs Para que? Processos determinísticos Satisfeitas algumas condições, comportamento conhecido Ex: Ao colocar água pura para esquentar, qual a chance dela entrar em ebulição a 100oC? Processos estocásticos Comportamento aleatório Ex: Ao puxar uma peça de dominó, qual a chance de ser: A bomba de sena? Uma bomba? Não-bomba? Bomba de sena, caso se queira adivinhar a bomba que seu parceiro comentou ter puxado.

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade Técnica matemática aplicada para medir a chance de ocorrência de um evento

Conteúdo Breve revisão de Análise Combinatória Espaço Amostral Evento www.ctec.ufal.br/professor/cfs Conteúdo Breve revisão de Análise Combinatória Espaço Amostral Evento Probabilidade de um evento (uma bomba) Probabilidade para experimentos não- eqüiprováveis Probabilidade do evento complementar (não-bomba) Probabilidade de ocorrência de dois eventos simultâneos (bomba de sena) Probabilidade de ocorrência de um evento dado que outro já ocorreu (bomba de sena dentre bombas) Probabilidade de coincidências Probabilidade para eventos correlacionados

Análise combinatória Contagem Princípio multiplicativo Fatorial www.ctec.ufal.br/professor/cfs Análise combinatória Contagem Princípio multiplicativo Fatorial Arranjo simples Permutação simples Permutação com repetição Combinação simples

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Contagem Problema: Eric, Elane e Alison disputam uma eleição para representante discente. Quantos resultados diferentes pode ter esta eleição? Er, A, El Er, El, A A, Er, El A, El, Er El, A, Er El, Er, A

Princípio multiplicativo (Contagem sem descrição) www.ctec.ufal.br/professor/cfs Princípio multiplicativo (Contagem sem descrição) Problema: Eu tenho duas calças e quatro camisas e não sabia o que vestir para vir dar esta aula. De quantas formas eu poderia me vestir, considerando que eu não me importo se a calça e a blusa combinam? Uma forma de resolver é multiplicar a quantidade de opções de calça pela de blusa. Assim temos: 2x4=8

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Fatorial É comum, nos problemas de contagem, calcular o produto cujos fatores são números naturais consecutivos de n a 1. n!=n.(n-1).(n-2) .... .3.2.1, sendo n natural e maior que 1. Observe que: n!=n.(n-1)! Assim, 0!=1

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Arranjo simples (Contagem de formas de agrupar elementos sem repetição de elementos) A ordem dos elementos importa Quantos conjuntos de três letras (r =3) podem ser criados com as 26 letras do alfabeto (n=26)? 26 25 24 A n,r = 26.25.24 = 15600

Permutação simples www.ctec.ufal.br/professor/cfs 1 4 7 6 2 8 ? Problema: No passatempo Sudoku, uma única linha de uma matriz 3 x 3 não foi preenchida. Sabe-se que restam apenas os números 3, 5 e 9 como opções. Não havendo uma dica de que número poderia estar em cada “casa”, de quantas formas pode ser preenchida a linha? 1 4 7 6 2 8 ? 3 3 5 3 5 9 5 9 9 P = 3.2.1 = 6 3 2 1 Opções 3 5 9 5 3 9 9 5 3 Pn=A n,n 3 9 5 5 9 3 9 3 5

Permutação com repetição www.ctec.ufal.br/professor/cfs Anagrama extraído do Código da Vinci: “O, Draconian devil! Oh, lame saint” Decifrado para: “Leonardo da Vinci – The Mona Lisa” Problema: Quantos anagramas tem a palavra FERVOROSO?

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Combinação simples Qual o número de maneiras nas quais cinco cartas podem ser selecionadas de uma baralho? A ordem dos elementos não importa 3 4 5 6 7 52 51 50 49 48 C. r! = A

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Espaço amostral Conjunto de todos os resultados possíveis de um experimento aleatório (processo estocástico).

Evento Qualquer subconjunto do espaço amostral. www.ctec.ufal.br/professor/cfs Evento Qualquer subconjunto do espaço amostral. Impossível: Peça com 13 pontos Simples: Peça com zero pontos Certo: Peça com menos que 13 pontos

www.ctec.ufal.br/professor/cfs Evento Complementar: Mais que zero pontos, é o evento complementar do evento zero pontos. Intersecção e união, como na teoria de conjuntos Disjunto (mutuamente excludente): intersecção é nula.

Probabilidade de um evento www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade de um evento Problemas: Qual a probabilidade de puxar uma bomba? Qual a probabilidade de puxar uma sena? A probabilidade de puxar uma bomba com menos que 3 pontos, é maior que a probabilidade de puxar uma bomba? Conceito: Razão do número de valores que caracterizam o evento pelo número de valores possíveis, considerando-se: igualdade de chances de ocorrência de valores possíveis excludência mútua entre valores. onde A representa um evento qualquer; P(A), a sua probabilidade de ocorrência; nS, os possíveis resultados de um experimento e; nA, aqueles que denotam o evento. Axiomas fundamentais: 0≤P(A) ≤ 1 P(S)=1 p/ A C B, P(A) ≤ P(B)

Probabilidade em experimentos não-eqüiprováveis www.ctec.ufal.br/professor/cfs . Probabilidade em experimentos não-eqüiprováveis Problema: Como estimar a probabilidade de obter cara numa moeda viciada? Nos casos em que não se conhece o conjunto de valores da população ou as chances de sair cada resultado são diferentes, aproxima-se o valor da probabilidade pela freqüência. Supondo que ao lançar uma moeda viciada 10000 vezes, obtém-se 7310 caras. Assim, a probabilidade de que saia cara ao lançar a mesma moeda é de 73,1%.

Probabilidade do evento união www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade do evento união Problema: Qual a probabilidade de puxar uma sena ou uma quina? n(AUB)=n(A)+n(B)-n(AB) P(AUB)=P(A)+P(B)-P(AB) Se eventos forem mutuamente excludentes, P(AUB)=P(A)+P(B)

Probabilidade do evento diferença www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade do evento diferença Problema: Qual a probabilidade de puxar uma sena sem ser uma bomba? n(A-B)=n(A)-n(A&B) P(A-B)=P(A)-P(A&B) Se eventos forem mutuamente excludentes, P(A-B)=P(A)

Probabilidade de um evento complementar (P(Ac)) www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade de um evento complementar (P(Ac)) Problema: Qual a probabilidade de, ao puxar uma peça, não ser bomba? P(A)+ P(Ac)=P(S) P(A)+P(Ac)=1 P(Ac)=1-P(A)

Probabilidade do tipo “um ou mais” ou “pelo menos um” www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade do tipo “um ou mais” ou “pelo menos um” Qual a probabilidade de ao puxar uma peça ter pelo menos um ponto? A probabilidade do evento união de todos os resultados que atendem o critério de “pelo menos um” equivale à probabilidade do complementar da intersecção do evento nenhum. P(pelo menos um) = 1 – P (nenhum)

Probabilidade condicional www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade condicional Problema: Num jogo de 6 peças, seu parceiro acusou ter puxado apenas uma bomba. Qual a probabilidade de ter sido a bomba de sena? PA(B)=P(A&B)/P(A) PA(B) = dado que ocorreu A, ocorrer B

Probabilidade de eventos simultâneos www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade de eventos simultâneos Problema: Qual a probabilidade de você puxar uma bomba e ela ser de sena? P(AB)=PA(B).P(A) PA(B)=P(AB)/P(A)

Probabilidade de eventos independentes (coincidência) www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade de eventos independentes (coincidência) Qual a probabilidade de puxar uma sena e faltar água? Dado que: P(AB)=PA(B).P(A) Se PA(B)=P(B), P(AB)=P(B).P(A)

Probabilidade indireta de eventos (Teorema da probabilidade total) www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade indireta de eventos (Teorema da probabilidade total) Problema: Qual a probabilidade de não- atendimento de demanda por água de uma cidade (P(A)), se sabe-se que: Existem dois reservatórios (R1=150m3 e R2=187,5 m3 ) que funcionam de forma complementar (B:R1 ativo, Bc:R2 ativo) e isolada (quando um é ativado o outro é desativado) Probabilidades de ativar: P(B)=0,7; P(Bc)=0,3. Probabilidade de superar capacidade: PA(B)=0,3; PA(Bc)=0,1 Dado que:

Probabilidade de eventos correlacionados (Teorema de Bayes) www.ctec.ufal.br/professor/cfs Probabilidade de eventos correlacionados (Teorema de Bayes) Problema: Supondo que, para o caso do problema anterior, a demanda não tenha sido atendida, como estimar a probabilidade de o reservatório 1 ter sido ativado. Ganho de acurácia na estimativa de probabilidade, onde de forma subjetiva se descreve relação entre eventos

Probabilidade através de simulações Probabilidade - Christopher Freire Souza Probabilidade através de simulações Conhecendo-se o processo (formulação conceitual) que descreve um fenômeno (e.g. a relação entre precipitação e vazão), como obter a probabilidade de ocorrência de um valor de vazão? Inserir repetidas vezes, dado de precipitação aleatoriamente definido dentro de uma faixa de valores possíveis, de maneira a obter um histograma Aplicações: Análise de sensibilidade de modelos Análise de incerteza de estatísticas