Weber e as Organizações Modernas

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Transcrição da apresentação:

Weber e as Organizações Modernas

O que é uma organização? Organização é um grande agrupamento de pessoas, estruturado em linhas impessoais e estabelecida a fim de atingir objetivos específicos. Hoje em dia as organizações exercem um importante papel em nossas vidas. Começamos a fazer parte desta grande rede organizacional desde cedo: nascemos em hospitais, somos registrados em agências estatais, somos educados em instituições de ensino, freqüentamos clubes, trabalhamos em empresas... Dessa maneira, podemos observar que as organizações são benéficas – pois nos inserem no mundo social oferecendo todo respaldo necessário – mas também são maléficas. Por que?

As fronteiras do privado “Sorria, você está sendo filmado.” Já leu isso em algum lugar? Provavelmente sim. A frase – e a nova realidade social que ela traz embutida – pode ser vista como um retrato de nossa sociedade: a vida de cada um é exposta e controlada, mas há certa alegria nisso. A disseminação de tecnologia como câmeras, celulares e internet permite um controle cada vez eficiente sobre os indivíduos. Além disso, o público invade as fronteiras do privado. Vão desaparecendo os espaços indevassáveis, sejam físicos ou subjetivos. Ok, não dá mais para se esconder, mas é um luxo abrir o Google e encontrar tudo. Um olho parece nos acompanhar em toda parte. Teremos chegado à realidade do Grande Irmão (personagem de George Orwell, no livro 1984, que a todos vê e controla)?”

Max Weber e a Teoria da Burocracia Filósofo alemão do séc. XX - Individualista Metodológico. Sociologia centrada na ação social e não nas estruturas. Não acreditava como Karl Marx e Émile Durkheim que as estruturas existiam interna ou independentemente dos indivíduos. As ações formam as estruturas. Escreveu “A ética protestante e o espírito do capitalismo.” Weber sempre utiliza em suas análises sociológicas os tipos ideais que são modelos abstratos não encontrados de forma pura na sociedade. Assim ele os utiliza para descrever as ações sociais e caracterizar a burocracia.

Max Weber e a Teoria da Burocracia Para Weber, as organizações são formas de coordenar as atividades dos humanos. O desenvolvimento das organizações depende do controle das informações de seus indivíduos. Ela precisa de regras escritas para o seu funcionamento e devem ser severamente hierárquicas. Todas as organizações de larga escala, de acordo com Weber, tendem a ser burocráticas por natureza. Alguns autores vêem a burocracia como uma forma de administração eficaz; outros vêem como ineficiência. Weber trilha um caminho entre os dois extremos. De acordo com Weber a expansão da burocracia era inevitável nas sociedades modernas. À medida que as tarefas ganharam maior complexidade, foi necessário um avanço dos sistemas de controle. A burocracia surgiu como uma resposta racional da sociedade.

Tipo Ideal de Burocracia de Weber Existe uma hierarquia definida de autoridade; Regras escritas regem a conduta dos funcionários em todos níveis da organização; Os funcionários trabalham em tempo integral e são assalariados; Existe uma separação entre as tarefas de um funcionário dentro da organização e a vida externa deste ; Nenhum membro da organização possui os recursos materiais utilizados no trabalho.

Questões para reflexão Vocês acreditam que estamos testemunhando o declínio das burocracias ao estilo Weberiano, ou o chamado processo de desburocratização? Ou será que esta burocracia continua presente, mas de forma velada dentro das empresas e da sociedade?

Questões para reflexão As grandes empresas, retratadas pelo documentário “The Corporation” parecem menos burocráticas? O processo produtivo dessas corporações não está relacionado à lógica de maximização dos lucros – mais produtos por homem/hora?

Questões para reflexão Essa flexibilização trabalhista não dissolveu algumas garantias de segurança, como os sindicatos? Será também que ela não fez com que diminuíssem as vagas e nossas garantias de segurança no emprego? Alguns autores afirmam que quando as garantias de segurança são enfraquecidas, os vícios se proliferam. Quais são nossos vícios e doenças hoje?

Questões para reflexão As corporações ganham autonomia frente aos indivíduos e à sociedade – Suas marcas representativas se personificam e se investem de uma autonomia fantasmagórica – Fetichização das mercadorias e de suas marcas. Tais corporações colocam seus interesses e de seus acionistas acima de tudo e de todos (psicopatia – são isentas de qualquer preocupação moral). Não se responsabilizam pelas externalidades (resultado da transação de duas pessoas sobre outra que não participou de tal relação). Em países subdesenvolvidos a venda da mão-de-obra barata (mercadoria da classe trabalhadora, segundo Marx) é o que garante a sobrevivência desta população e o que permite que tais empresas se apropriem do maior lucro possível (salário de um trabalhador representa 0,3% do preço do produto vendido que ele produz). Descaso com a saúde humana e com o meio ambiente. Os Estados Unidos é o país que mais emite gases nocivos na atmosfera e não assina o protocolo de KIOTO (será que este é um sistema fadado a se auto-destruir? Será que o avanço tecnológico não está acabando com o meio-ambiente?).

Questões para reflexão Obedecer ou não um lei é uma decisão orientada mercadologicamente – se os custos e/ou multas geradas pelo descumprimento de uma regra forem menores do que o lucro produzido, opta-se por não seguir a regulamentação jurídica. CEO – Chief Executive Office – A importância de uma postura humanizada, crítica e preocupada socialmente e ambientalmente no exercício da profissão. Privatizações – Estar atento às conseqüências desta crescente onde de privatizações, inclusive dos serviços básicos, como saúde e educação, por exemplo. Esse movimento acompanha a política de maximização de lucros. Algumas empresas poderiam trabalhar com uma margem de lucro menor e obter alguns “benefícios colaterais”, como a manutenção de alguns empregos. “American Way of Life” – Culto à sociedade de consumo. – Atenção voltada para as futilidades dos produtos. Não se procura pensar no custo e na utilidade que as coisas realmente têm. Publicidade ideológica – Manipulação de personalidades – Transformar adultos e crianças em potenciais consumidores.