Número de ouro Trabalho realizado por: Alice Cruz nº1 Ana Rita nº5

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Metodologia Filosófica Prof. Nereu R
Advertisements

Escola Secundária Moinho de Maré
O que é Proporção Áurea? Esse rapaz abaixo é o matemático Luca Pacioli que inventou a contabilidade moderna. Em 1509 ele e Leonardo da Vinci publicaram.
Vida e Obra de Pitágoras
Exercicio 1 Dados três valores X, Y e Z, Faça um programa em C para verificar se eles podem ser os comprimentos dos lados de um triângulo e, se forem,verificar.
Recursividade e Iteração Factorial, Fibonacci e Maior Divisor Comum
Universidade Bandeirante de São Paulo Fundamentos da Álgebra
Números Incomensuráveis
A volta aos ideais clássicos e a construção da modernidade
Interpretação dos gêneros bíblicos
O uso e importância da Matemática na sociedade moderna.
MATRIZES Prof. Marlon.
Rodrigo de Toledo (original: Claudio Esperança)
Exemplos de seqüências definidas por recorrência
Conhecendo um Artista:
Portfólios Digitais Nome:Maria Eduarda nº13 Série:7ª Turma:327
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
Os números racionais Com o sistema de numeração hindu ficou fácil escrever qualquer número, por maior que ele fosse.   0   13   35   98  1.024  
Ana Luísa Pires Adaptado por Jose Camilo Chaves
A arte e a mentalidade barroca
MATEMÁTICA Prof. Carlos Alexandre.
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
RAZÃO DE OURO OU NÚMERO DE OURO
Da Vinci “não dá para alterar”
Prof. Roberto Cristóvão
Números de Fibonacci e a Razão Dourada
Thomaz Falcão ,Ana Beatriz Gurgel e Daniel Porto
Trabalho Realizado: Paulo Cruz 11ºD Nº2 Ricardo Moreira 11ºD Nº5
eorema de Pitágoras Teorema de Pitágoras Escola : D. Carlos I
As artes de Leonardo da Vinci
Propriedades da Integral Definidas
Leonardo Pisano Bogollo
Aluna: Jhenifer Oliveira
Colégio Ressurreição Nossa Senhora
Ilydio Pereira de Sá – USS / UERJ
A forma Tudo que observamos tem uma FORMA: uma mesa, uma cadeira, um barco, etc. São formas diferentes umas das outras. Há FORMAS NATURAIS criadas pela.
O triângulo de pascal 2009 Uma viagem na construção das sequências.
O HOMEM DA PRÉ HISTÓRIA.
A degradação e vandalismo
O RENASCIMENTO EUCLIDES GRINÉ Versão de demonstração.
Colégio de aplicação da UFRGS Nomes: Gabriella J., Francine B., Lucas B., Matheus L e Pedro A. Turma: 82 Professora: Fabiana Serres Matéria: Matematica.
Propriedade dos retângulos
RENASCIMENTO Movimento cultural, artístico e filosófico ocorrido na Europa, principalmente durante os séculos XIV, XV e XVI.
BCC 101 – Matemática Discreta I
Tema: Alterações climáticas Trabalho realizado por:
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Maias, Astecas e Incas 1.
Capítulo 2. o nascimento da sociologia
A Arte do Renascimento Trabalho realizado por: Guilherme Pereira nº 14
Uma (maravilhosa) curiosidade Matemática ...
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
O Crescimento na Natureza
Leonardo da Vinci.
Ovar, 1 de Novembro de 2008 Jorge Miguel Caessa de Sousa, nº15 6ºB
Matemática na Natureza
Os pitagóricos e os irracionais
Dept. de Ciência da Computação do IME
Sequências de Números Lousã, 23 de Janeiro de 2008.
CONJUNTOS NUMÉRICOS Projeto INFO
Tema 5: Sequências - Disciplina: MATEMÁTICA
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Número de Ouro e razão áurea Eulina Carolina Fernanda Fernandes.
1. 2 Os processos da álgebra levados para a vida moderna são decisivos muitas vezes, para resumir experiências realizadas ou desenvolver roteiros que.
Números reais O número de ouro.
O Número de Ouro e as Equações do 2.º Grau O Número de Ouro e as Equações do 2.º Grau 9.º Ano.
SÉC. XV RENASCIMENTO. CARACTERÍSTICAS  A redescoberta da arte grega e romana, o estudo científico do corpo humano e a intenção em reproduzir com realismo.
Esta é a sequência dos números naturais.
Transcrição da apresentação:

Número de ouro Trabalho realizado por: Alice Cruz nº1 Ana Rita nº5 Igor Camanho nº12 Ricardo Castro nº17

Índice: Número de ouro……………………………….………2 Retângulo de ouro……………………………….….....3 Na arquitectura………………………………….......4 Na arte…………………………………………....…..5 Natureza……………………………...........................6 Relação entre Fibonacci e o número de ouro......….....7 Conclusão……………………………………....………8 Bibliografia……………………………………………..9

Número de ouro O Número de Ouro é um número irracional misterioso e enigmático que nos surge numa infinidade de elementos da natureza na forma de uma razão, sendo considerada por muitos como uma oferta de Deus ao mundo.

Retângulo de ouro O Retângulo de Ouro é um objeto matemático muito utilizado em diversas áreas e de grande valor estético que existe para além do reino da matemática, nomeadamente na arte, na arquitetura e na natureza. A relação entre o comprimento e a largura do retângulo de ouro é precisamente a Razão de Ouro. E o seu valor é:

Arquitetura: Pode-se encontrar retângulos de ouro associados a numerosas obras de arquitetura tal como o Parthenon em Atenas, a Catedral de Notre Dame em Paris, e em muitos outros monumentos da antiguidade ou do nosso quotidiano onde se pode notar claramente a utilização de retângulos áureos.

Arte Desde tempos remotos que o número de ouro é aplicado na arte. Na pintura do renascimento destaca-se um dos quadros mais célebres de Leonardo da Vinci : a Mona Lisa que contem traços do retângulo de ouro, podemos também ver isso no corpo humano que apresenta, tal como, na mona lisa traços do retângulo de ouro em vários locais.

Natureza Podemos também observar algumas aplicações do número de ouro na natureza. Os números de Fibonacci podem ser usados para caracterizar diversas propriedades na Natureza. Temos o modo como as sementes estão dispersas no centro das flores, as espirais relacionadas como número de ouro, e muitos outros.

Relação entre Fibonacci e o número de ouro Em 1200, Leonardo Fibonacci (ou Leonardo de Pisa), um matemático que estudava o crescimento das populações de coelhos criou aquela que é provavelmente a mais famosa sequência matemática (a sequência de Fibonacci), tendo-a publicado no seu livro Liber Abaci. A partir de dois coelhos, Fibonacci foi contando como eles se aumentavam a partir da reprodução de várias gerações e chegou a uma sequência onde um número é igual à soma dos dois números anteriores, em que os dois primeiros números são 1 (os 2 coelhos iniciais: o macho e a fêmea): 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13 , 21, ... Aqui é que entra a coincidência! As razões entre um número desta sequência e o que o antecede vão-se aproximando do número de ouro: 1,618. 1:1=1; 2:1=2; 3:2=1,5; 8:5=1,6; 13:8= 1,625; 21:13=1,6184… Estas razões variam, um pouco, mas a média é 1,618, exatamente a proporção do retângulo de ouro. Esta descoberta de Fibonacci abriu uma nova ideia de tal proporção que os cientistas começaram a estudar a natureza em termos matemáticos e começaram a descobrir coisas fantásticas.

Conclusão Com a realização deste trabalho podemos concluir que o número de ouro é um número irracional que está sob a forma de uma razão, já o retângulo de ouro encontra se nomeadamente na arquitetura, na arte e na natureza, ou seja, podemos utiliza-los para fins práticos. Exemplo: Para fabrico de passes, cartões de crédito, construção de prédios, etc. Gostamos de realizar este trabalho , isto porque , adquirimos novos conhecimentos acerca do tema em questão.

bibliografia https://sites.google.com/site/susymcmarques/hist%C3%B3riadophi http://pt.wikipedia.org/wiki/Propor%C3%A7%C3%A3o_%C3%A1urea