Condições de Normalidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Curva Normal de Probabilidade
Advertisements

Análise Exploratória de Dados
ESTIMAÇÃO.
Teste de aderência Aula 07 Prof. Christopher Freire Souza
Estatística Básica Utilizando o Excel
Capítulo 6 Estimativas e Tamanho de Amostras
XII Reunião Anual de Registros de Câncer
Análise de Dados.
Distribuição de probabilidade
Testes de Hipótese Definimos a Hipótese
Distribuição de probabilidade
Introdução ao Stata 16 de abril de 2013
Estatística e Probabilidade
Coleta e Modelagem dos Dados de Entrada
Análise Exploratória dos Dados
TESTE DE HIPÓTESES PARA A MÉDIA POPULACIONAL 
Uma avaliação do consumo de energia em rede de sensores sem fio
Módulo 5 – Introdução à Teoria Estatística da Medição
Estatística Descritiva
ANOVA: Análise de Variância APLICAÇÃO.
Passo 4: Definição do número de classes
Centro de massa Prof. Cesário.
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
ESTATÍSTICA “A ESTATÍSTICA é o ramo da matemática em que se recolhe, organiza, representa e trata, os dados relativos a uma determinada população.”
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Estatística.
Curso de Introdução à Metodologia Científica
Probabilidade e Estatística Exemplo da Moeda Balanceada
Métodos Quantitativos Prof. Edson Nemer Site:
Estatística Aplicada Aula 8
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
Matemática Financeira
Análise Descritiva de Dados
Medidas de localização
EME709 – PLANEJAMENTO DO EXPERIMENTO Profa. Sachiko A. Lira.
Distribuição de Probabilidade
Estudo dos gráficos Objetivos: Como construir um gráfico.
Parte III - Separatrizes
TESTE DE HIPÓTESES TESTE t STUDENT
T- Teste: A distribuição t de Student
1 Projeto de Estatística Abalones. 2 Motivação  Aprofundar os conhecimentos na estatística descritiva vistos em aula, descrevendo, analisando e interpretando.
Apresenta:.
Aula 10 - Distribuição normal, distribuição amostral da média
Aula 8A ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Estatística Descritiva. 2 oO que é a estatística ? Para muitos, a estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricos. Os estatísticos são.
Condições de Normalidade
Estatística Descritiva
Associação entre duas variáveis: análise bidimensional
Estatística Aplicada a Administração
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Análise Preliminar dos Dados
TESTE DE HIPÓTESES Hipóteses: Afirmação sobre alguma característica da população que queremos verificar. Existem duas hipóteses: H0: Hipótese nula H1:
Distribuição Normal de Probabilidade
Teste Exato de Fisher Evelyn Souza Paloma Gerlach Ribas
Probabilidade Análise Exploratória de Dados: Medidas de Centro
Matemática Financeira
DISTRIBUIÇÃO NORMAL Estudámos distribuições de probabilidade para variáveis aleatórias discretas. No final do capítulo falaremos da distribuição binomial.
SPSS Guia Prático para Pesquisadores
MEDIDAS DE POSIÇÃO MÉDIAS MODA MEDIANA QUARTIS PERCENTIS.
VARIÁVEL ALEATÓRIA Profa. Ana Clara Guedes. Tomemos o exemplo da variável “peso ao nascer”. A variabilidade dos pesos ao nascer de meninos, com mesma.
Aderência à Distribuições de Probabilidade
CEPZ1 – 2015 – AULA 06 PROFESSORA: BRUNA CAVALLINI E RODRIGUES
Estatística Inferencial. É um processo de tomada de decisão baseado em probabilidades e pode ser de dois tipos: - Estimação de parâmetros – usando a informação.
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
Estatística Aplicada - Componente Prática Ensaio de hipóteses estatísticas Ensaio para µ com  2 conhecido e desconhecido.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Marcos Antonio Estremote – Aula 2.  Estatística Descritiva:  Resumo ou descrição das características importantes de um conjunto conhecido de dados populacionais.
INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MEDIA POPULACIONAL (σ 2 desconhecido ) Sabemos que se o tamanho da amostra for superior a 30 a distribuição amostral das.
Profª Juliana Schivani MEDIDAS.
Utiliza-se a MoP para a análise da assimetria
Transcrição da apresentação:

Condições de Normalidade Aula Prática Condições de Normalidade Teste de Hipótese Prof. Renata M. C. R. Souza Alunos: raaf@cin.ufpe.br dcfq@cin.ufpe.br

Tópicos Abordados Base de Dados Condições de Normalidade Exemplo Teste de Aderência Teste de Hipótese Paramétrico exemplo Não- Paramétrico

Condições de Normalidade Verificar se amostra segue uma distribuição normal ou não Histograma – fazer a análise pela quantidade, ou seja, por linha; Box-Plot – faz a análise por variáveis, ou seja, por coluna. Teste de Aderência.

Histograma Histograma simétrico , distribuição Normal A freqüência é mais alta no centro e decresce gradualmente para as caudas de maneira simétrica (forma de sino). A média e a mediana são aproximadamente iguais e localizam-se no centro do histograma (ponto de pico).

Box-Plot O Box-Plot é um gráfico no formato de caixa, cujos limites são o 1º quartil e o 3º quartil, que representam 25% e 75% dos dados respectivamente. Esta caixa é dividida por uma linha, a mediana, que significa 50% dos dados. Existem também dois eixos,ligados à caixa estendendo-se aos extremos, isto é ao menor e ao maior valor dos dados, excluindo os valores discrepantes (outliers). De um extremo ao outro, temos o espalhamento dos dados. Quando a mediana divide exatamente no meio(simetria) a caixa.

Base de Dados - IRIS Problema de Classificação de flores e possui 4 variáveis, são elas: 1. sepal length in cm 2. sepal width in cm 3. petal length in cm 4. petal width in cm 5. class: Iris Setosa Iris Versicolour Iris Virginica http://archive.ics.uci.edu/ml/machine-learning- databases/iris www/~raaf/ESAP

Exemplo – Pratica1.r Pratica1.r Ler os dados da população hist(conjuntos) boxplot(conjuntos)

Exercícios Pratica2.r Pratica3.r Pratica4.r Criar uma amostra de uma classe Pratica3.r Criar amostras usando as três classes Ao final calcular a média Pratica4.r

Teste de Hipótese Caso a amostra seja normal Supõe que a distribuição é normal Teste de Hipóteses paramétricos Student T test P-value – quanto menor melhor para rejeitar H0 Caso a amostra NÃO seja normal Não faz suposição de distribuição de probabilidade Teste de hipótese não paramétricos Wilcoxn test P-value - quanto menor melhor para rejeitar H0

Exemplo Hip1 <- wilcox.test(MEDIA1,MEDIA2,alternative=c("less")) alternative = c("two.sided", "less", "greater") analisar p-value Rej1 = ifelse (Hip1$p.value<0.05,1,0) Hip2 <- t.test(MEDIA1,MEDIA2,alternative=c("less")) Analisar p-value Rej2 = ifelse (Hip2$p.value<0.05, 1, 0) Pratica4.r Testar as duas médias da amostra utilizando teste de hipótese

Condições de Normalidade Teste de Aderência A idéia é de comparar as freqüências observadas com as freqüências esperadas. H0: a amostra é selecionada de uma população que segue uma determinada distribuição. Ha: a amostra não é selecionada de uma população que segue uma determinada distribuição.

Exemplo usando Kolmogorov-Smirnov H0: segue a mesma distribuição normal H1:não segue a mesma distribuição normal X = rnorm(100) e Y=runif(100) hist(X) , hist(Y) ks.test(X,Y) Two-sample Kolmogorov-Smirnov test data: x and y D = 0.55, p-value = 1.458e-13 alternative hypothesis: two-sided Conclusão: Se o p-value menor que o valor D, então rejeita HO e aceita H1.Logo, as distribuições não são iguais

Exemplo usando Kolmogorov-Smirnov H0: segue a mesma distribuição normal H1:não segue a mesma distribuição normal X = rnorm(100) e Y=rnorm(100) hist(X) ,hist(Y) ks.test(X,Y) Two-sample Kolmogorov-Smirnov test data: x and y D = 0.11, p-value = 0.5806 alternative hypothesis: two-sided Conclusão: Se o p-value maior que o valor D, então NÃO rejeita HO.Logo, ?????

Exemplo Prático no R Análise descritiva dos dados Selecione duas amostras www/~raaf/ESAP; setwd("C://Desktop//Disciplina Prof.Renata“) conjunto1 <- read.table("irisA.txt",sep=",“) Análise descritiva dos dados média, mediana, desvio-padrão e variância mean(conjunto1), median(conjunto1) sd(conjunto1) e var(conjunto1)

Exemplo Prático no R Condições de Normalidade Teste de Hipótese Histograma = hist() Box – Plot = boxplot() Teste de Aderência chisq.test ks.test Teste de Hipótese Paramétrico = t.test Não –Paramétrico = wilcox.test

Referencias http://cran.r-project.org/ http://www/~rmcrs/ESAP/arquivos/TestesAderencia.pdf http://cran.r-project.org/