Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os Grandes Biomas Terrestres
Advertisements

Os climas no mundo (2ª parte)
A Rússia e a CEI 1 - Área: 17,1 milhões de Km2 2 - Limites Geográficos
Ensino Médio 3ª Série. Geografia..
VEGETAÇÃO.
Clima e Vegetação da América
Vegetação Geografia.
PAISAGENS CLIMATOBOTÂNICAS
Colégio Cor Jesu – 6º Ano Professor Rodrigo Salomão Aula 02
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E SUAS INFLUÊNCIAS NO MUNDO DESENVOLVIDO
EUROPA.
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
Europa – paisagens naturais e problemas ambientais
PAISAGENS NATURAIS DO PLANETA
Europa – Aspectos Gerais
Domínios morfoclimáticos
Europa Clima e Vegetação
Tema 4 Clima e Vegetação do Continente americano Livro páginas 74 a 79.
Domínios Naturais I e II
REVISÃO 2PRP GEOGRAFIA 9 ANO
Intervenções Ambientais – Prof. Adriano
EUROPA – Un II Física Limites da Europa:
CAPÍTULO 4 – AMÉRICA ANGLO-SAXÔNICA
Capítulo 7 Debatendo questões da população europeia
ASPECTOS FÍSICOS,ECONÔMICOS E SOCIAIS
Capítulo 6 Natureza e espaços geoeconômicos da América Latina
Mudanças climáticas e evolução do Homem
Professor Luiz Felipe Geografia
EQUIPE: MARIANA, LARISSA, Mª ALICE, YAN, FELIPE E JOÃO PEDRO. – 6º A
Revisão para prova de Geografia
Professora Carol/Geografia
Climas e Formações Vegetais no Mundo
Correção das atividades
Prof. Arnaldo Geografia trilobita.org.br/arnaldo
União Européia: Sonho ou Realidade
EUROPA: Aspectos Naturais
Naturezas européias Planícies, Planaltos e montanhas
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS NO MUNDO
Europa: aspectos físicos
O continente Europeu: Político
Domínios Naturais I e II - Estrutura Geológica; - Relevo; - Clima; - Vegetação - Elementos Naturais. Obs.: Possuem características próprias mas nunca estão.
Geografia GERAL e geopolítica
O continente Europeu: Físico
Os domínios naturais do continente europeu:
EUROPA UNIDADE II CAPÍTULOS 4, 5 E 6.
Tipos de Vegetação e ocorrência na América.
Continente europeu Aspectos gerais Localização: * Hemisfério norte
AULA 5 CONTINENTE EUROPEU.
GEOGRAFIAGROTH.
Ásia – Climas Profº Valdinei.
Regiões ou zonas climáticas do planeta
Atividade sobre a Economia Europeia
Geografia – Profª Bruna Andrade e Elaine Camargo
Alterações Climáticas As alterações climáticas costumam ocorrer através dos tempos, tanto por causas naturais como por ações humanas. Ultimamente a Terra.
Europa : Características Físicas
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 09.
As grandes paisagens vegetais da Terra
RELEVO EUROPEU De maneira geral, no relevo europeu predominam as baixas altitudes, devido as grandes extensões de planícies. Embora haja grandes cadeias.
Revisão Percursos 13 ao 16.
UNIÃO EUROPÉIA.
DOMÍNIOS CLIMATOBOTÂNICOS
Continente europeu A Europa se encontra localizada totalmente no hemisfério norte. As principais fronteiras do continente europeu em relação aos aspectos.
Grandes formações vegetais.
As grandes paisagens vegetais da Terra e as Questões ambientais
2015/16 VEGETAÇÃO BRASILEIRA EMERSON MODESTO.
Revisão para a prova.
CARACTERÍSTICAS NATURAIS
E UROPA. A LGUMAS R EGIONALIZAÇÕES DA E UROPA 1ª) Europa Setentrional Países que fazem parte da Europa Setentrional: Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca.
Capítulo 5- Europa: um velho continente ou um continente velho? Professora: Débora Resende Cordeiro.
ÁSIA.
Transcrição da apresentação:

Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização Gabarito 2ª etapa Capítulo6 Europa - Aspectos físicos e regionalização

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 01. Pelo fato de serem vias de integração entre povos como os rios Reno e Danúbio e, consequentemente, rotas de navegação que beneficiam a atividade comercial na região. Essas rotas, por sua vez, favorecem o surgimento de cidades que, como no caso europeu, serviram até de embrião para alguns países. Trata-se de Moscou que, situada às margens de um afluente do Rio Volga (Moscou) veio a ser, posteriormente, a Federação Russa.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 02. O clima europeu divide-se em três grandes domínios: temperado oceânico (úmido), que recebe influência da Corrente do Golfo e torna o inverno da Europa Ocidental pouco rigoroso; temperado continental (também úmido), presente na porção central e oriental, com verões quentes e invernos muito frios e o subtropical ou mediterrâneo, marcado pela ação da massa tropical saariana que, provoca poucas chuvas. No aproveitamento econômico, o maior destaque deve ser dado à região das estepes, Ucrânia e Rússia, principalmente, com um dos solos mais férteis do planeta e é, em sua maioria, ocupada por vastas plantações de trigo.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. a) Como sugere o nome, essa regionalização divide os países de acordo com seu posicionamento geográfico. Desse modo, temos: a Europa Ocidental, Setentrional, Central, Meridional e Oriental. b) Esse critério ultrapassava as barreiras físicas e é assim denominado por conta da disputa ideológica surgida no pós-guerra. Tínhamos então uma Europa capitalista (Europa Ocidental) sob influência norte- -americana e uma Europa socialista (Europa Oriental ou Leste Europeu) que tinha como referência política e econômica a então URSS.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 03. c) Após o fim da bipolarização mundial e com o surgimento da União Europeia, no início da década de 1990, o critério passou a ser a participação ou não na UE. Assim, tínhamos: a Europa dos 27, a dos países que integram a União Europeia; a dos países que não entraram no bloco, a exemplo de Islândia, Noruega, Suíça, Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Macedônia, Albânia e a Turquia; e a Europa cujos países pertencem à CEI, no caso, Rússia, Bielorrússia, Ucrânia, Moldávia, Geórgia, Armênia e Azerbaijão. Critérios para participar da UE: países que têm uma semelhança quanto aos aspectos socioeconômicos e tradições políticos-culturais.

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 04. a) A tundra é constituída por musgos e liquens, plantas de pequeno porte (herbáceas) que ficam a maior parte do ano sob o gelo, surgindo apenas na época do degelo. Já a taiga, também chamada de floresta de coníferas ou boreal é um tipo de vegetação homogênea com espécies perenifólias (as folhas não caem durante uma época do ano) e aciculifoliadas (folhas finas e pontiagudas).

Capítulo6 Testando seus conhecimentos 04. b) Na tundra, podemos observar a poluição costeira que ruma para o Polo Norte, contaminando esse ecossistema, além da produção de petróleo, que provoca derramamento, gerando grande impacto ambiental. A taiga sofre com o processo de desmatamento em grande escala, além da redução das espécies (fauna e flora).

Capítulo6 Atividades propostas 01. Pré-requisitos para entrada na União Europeia. • Ser localizado na Europa; • Todo candidato tem que estar de acordo com os critérios firmados em Copenhague, em 1993; • Estabilidade das instituições, de forma a garantir a democracia, o Estado de direito, os direitos humanos e o respeito e a defesa das minorias; • Existência de uma economia de mercado funcional e capacidade de responder às pressões competitivas e às forças de mercado dentro da comunidade; • Capacidade de cumprir as metas de uma união política, econômica e monetária.

Capítulo6 Atividades propostas 02. I. Vegetação mediterrânea. II. Floresta temperada. III. Estepes. IV. Taiga. V. Tundra. 03. Na Península Escandinava localiza-se a Suécia, na Ibérica, Portugal, e na Balcânica, a Grécia. 04. Essa região está sujeita a intensa atividade sísmica relacionada à instabilidade geológica por se tratar de um encontro de placas tectônicas. 06. F, F, V, F, F

Capítulo6 Mergulhando Fundo 01. Secas e incêndios nos países do sul e chuvas torrenciais nos Alpes e na bacia do Rio Danúbio. 02. Para a WWF, a primeira tarefa deve ser a troca do modelo energético e a substituição dos processos produtivos baseados em combustíveis fósseis - carvão, petróleo ou gás natural - por fontes mais limpas e tecnologias mais eficientes. 03. Porque a maior parte da emissão de gases poluentes que agravam o efeito estufa é dos países desenvolvidos mais industrializados, e a Europa possui quantidade significativa de países nessa condição, por exemplo, a França, a Alemanha e o Reino Unido.

Capítulo6 Mergulhando Fundo 04. Espera-se que o aluno relacione o meio ambiente com a economia, por exemplo: O aumento ou escassez de chuva em uma determinada região refletem na rotina das pessoas. No supermercado, por exemplo, é cada vez mais comum não encontrar algum tipo de fruta ou legume, ou então encontrá-los por um preço muito mais alto do que o habitual. Os fenômenos climáticos considerados extremos, como enchentes, furacões e alagamentos, ficarão cada vez mais intensos e frequentes. Isso pode fazer com que os seguros de casa e de carro fiquem ainda mais caros.