Lane Primo Senac/CE Cassandra Ribeiro Cefet/CE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Encontro com professores
FACULDADE METROPOLITANA
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Comunicação e interação entre os atores responsáveis pela gestão EAD - experiência do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
MOODLE PARA TODOS Projeto EAD-CPD MOODLE UFBA Centro de Processamento de Dados - UFBA.
Ambiente Virtual de Aprendizagem. O AVA é um "espaço fecundo de significação onde seres humanos e objetos técnicos interagem, potencializando assim a.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Metodologia Científica
Bacharelado em Sistemas de Informação
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
SIBELE MARIA SOUZA PEDAGOGA, ESTUDANTE LETRAS/LIBRAS PELA UFSC DO POLO DA USP-SP E ESTUDANTE ALUNA ESPECIAL DA DISCIPLINA NO IEL E NA F.E. DA UNICAMP.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Sensibilização no IF-SC
2006.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Curso de Docência Universitária
Alunos Virtuais Prof.: Beatriz Helena Zanotta Nunes
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
O Papel do Monitor.
Tipos de Tutoria.
O papel do conteudista.
Universidade Estadual de Maringá
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
Novas Funções dos Professores de EAD
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
ORIENTAÇÃO? Silvana de Paula Quintão Scalon
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
GESTÃO DO TRABALHO DOCENTE Profº Walber Rodrigues da Silva
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
A INCLUSÃO/INTEGRAÇÃO DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – UM ESTUDO DE CASO.
Antonia Maria Coelho Ribeiro
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
REDES ACADÊMICAS VIRTUAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico Ambientação em Educação a Distância e Tecnologias Digitais aplicada.
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
Formação continuada ANO 2015
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Transcrição da apresentação:

Lane Primo Senac/CE Cassandra Ribeiro Cefet/CE A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCCs) Lane Primo Senac/CE Cassandra Ribeiro Cefet/CE 13ª ABED - Curitiba/PR - 2007

Como o problema foi analisado? Pensando na situação Como tudo começou? Qual foi o problema? Como o problema foi analisado? O que se descobriu? ? A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução Qual o papel da tutoria na EAD? O que dizem os autores sobre a tutoria na orientação? Quais as experiências de orientação na EAD? Que relações fazer com a situação e lições tirar dessas questões? Quais as recomendações? O que considerar para o futuro? ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs

A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Como tudo começou? ? A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs

Como tudo começou? A pesquisa surgiu a partir da avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) Realizada de abril a junho de 2006 Refere-se a duas turmas dos cursos de especialização lato sensu, uma de Educação Ambiental (EA) e outra de Educação a Distância (EAD), no Senac/Ce.

A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs ? A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Qual foi o problema?

Elaborado no modelo de competências Nota mínima para aprovação = 7 Qual foi o problema? Elaborado no modelo de competências Nota mínima para aprovação = 7 Só para entender... Os cursos de EA e EAD tiveram carga horária de 360 horas-aula cada, totalmente a distância com três momentos presenciais: a aula inaugural uma avaliação presencial e a apresentação do TCC.

Qual foi o problema? Só para entender... ... a natureza do TCC Só para entender... Os TCCs consistiam de projetos de aplicação nas áreas estudadas. O tempo destinado à elaboração sob orientação da tutoria do último módulo foi de 60 horas (2 ½ meses). projetos em que o aluno deve apresentar uma fundamentação teórica para algo concreto a ser realizado

Qual foi o problema? Só para entender... material de apoio Só para entender... Foram disponibilizados no ambiente virtual Aulanet para ajudar na elaboração: Os documentos orientadores O manual para formatação de trabalhos acadêmicos A estrutura do trabalho com informações específicas para cada curso

Qual foi o problema? Só para entender... a dinâmica Só para entender... Durante o período de elaboração: Atividades programadas com tópicos do projeto a serem entregues por semana pelo ambiente virtual. A maior comunicação entre tutor-orientador e aluno foi via e-mail.

Qual foi o problema? Só para entender... o perfil da tutoria As tutoras-orientadoras eram Mestres nas suas áreas. Já haviam passado por experiências de orientação de alunos em projetos acadêmicos, na modalidade presencial. Também exerceram papel de tutoras-formadoras ao longo do curso.

Qual foi o problema? Só para entender... o perfil dos alunos Os alunos eram dos estados do Piauí, do Maranhão, de cidades do interior do Ceará e boa parte da capital Fortaleza. Optaram pelo curso a distância por causa: da inexistência de instituições ou programas semelhantes na região onde residiam; de problemas de horário para cumprir agendas presenciais; da oportunidade de aperfeiçoamento através da Internet; Aluna de assentamento

Qual foi o problema? Só para entender... a banca A banca era composta por três examinadores (a tutora-orientadora e mais dois membros). Os membros receberam informações sobre: o curso os objetivos o perfil de conclusão do futuro especialista uma cópia das orientações passadas para os alunos e os critérios a serem observados na análise do trabalho.

Qual foi o problema? Só para entender... Os resultados dos TCCs Só para entender... Foram analisados 40 trabalhos: 26 de Educação Ambiental e 14 de Educação a Distância.

Qual foi o problema? Apesar do resultado das notas ter sido satisfatório, constatou-se nessa empreitada: Aumento da carga de trabalho acima do normal Desgastes e estresse tanto para os alunos quanto para as orientadoras

? A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Como o problema foi analisado?

Como o problema foi analisado? Exploratória, incluindo: análise dos registros e informações, além de pesquisa bibliográfica. Como o problema foi analisado? Iniciou-se uma pesquisa para investigar a origem das dificuldades que obedeceu aos seguintes passos: Estilo de redação e linguagem Normalização Formatação Distrações Incorreções na estrutura do projeto Dificuldades dos alunos e orientadoras Possíveis causas 7. Elaboração das sugestões 1. Tabulação das notas (TCC) 2.Levantamento das considerações dos examinadores 6. Pesquisa bibliográfica 3. Estruturação das não-conformidades 5. Análise das tutoras orientadoras 4. Relatório de resultados preliminares

A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs ? A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs O que se descobriu?

O que se descobriu? Dificuldades dos alunos (na visão das orientadoras ou expressas pelos próprios alunos) Falta de disciplina dos alunos para administrar o tempo. Pouco tempo para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso Leitura dos textos propostos (e outros) insuficiente para formar uma base teórica. Ruídos que afetaram a compreensão do TCC (dúvida entre projeto ou monografia) e sua elaboração (como desenvolver?).

O que se descobriu? Dificuldades dos alunos (continuação) Falta de experiência em pesquisa ou elaboração de trabalhos acadêmicos (na maioria dos casos foi a primeira vez) Constatação de deficiências na formação básica para a redação do trabalho (problemas de redação, fundamentação, articulação de idéias, elaboração de justificativas, entre outras). Dificuldade de acompanhamento do curso. Uma parte dos alunos limitou-se ao cumprimento de tarefas, sem participação e envolvimentos mais profundos.

O que se descobriu? Possíveis causas As informações disponibilizadas foram pouco claras ou não estavam adequadas para o entendimento dos alunos. Os prazos não cumpridos pelos alunos, protelando as atividades, provocaram o atraso do calendário e correrias. Mudança de tutoria que precisou de um tempo para adaptar-se ao curso e ao ritmo dos alunos. Tempo curto para a elaboração do TCC com qualidade.

O que se descobriu? Possíveis causas (continuação) Falta de um planejamento mais eficiente por parte do grupo (tutoria e aluno) Falta de uma orientação básica em metodologia científica para os alunos. Ausência da coordenação durante o período de elaboração do TCC para orientação, de forma a facilitar o processo de alinhamento das ações e comunicação entre tutor e aluno.

O que se descobriu? Dificuldades das tutoras-orientadoras Tempo insuficiente para acompanhar todos os alunos durante o plantão de atendimento de duas horas. Sobrecarga de atividades e muitos trabalhos para ler em um curto período. Falta da definição do que é o projeto para o TCC Falta de critérios para o acompanhamento Ausência da Coordenação durante o processo de construção do TCC para as orientações

O que se descobriu? Dificuldades das tutoras-orientadoras (continuação) Dificuldade para acompanhar cada aluno individualmente Falta de formação do tutor com relação a alguns aspectos do TCC Ambiente virtual pouco amigável

O que se descobriu? Possíveis causas (continuação) Ativismo provocado pelo volume de trabalhos para análise e retornos. Não cumprimento dos prazos por parte dos alunos que geraram atrasos. Dimensionamento ineficiente de tempo por aluno x tempo para conclusão. Re-trabalho, pois as alterações solicitadas não eram atendidas. Falta de clareza nas orientações recebidas pelos tutores-orientadores para o desenvolvimento dessa tarefa de acompanhamento do TCC.

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução Qual o papel da tutoria na EAD? O que dizem os autores sobre a tutoria na orientação? Quais as experiências de orientação na EAD? Que relações fazer com a situação e lições tirar dessas questões? Quais as recomendações? O que considerar para o futuro? ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução Qual o papel da tutoria na EAD? ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs

Qual o papel da tutoria na EAD? Formador? Professor? Orientador de aprendizagem? Orientador acadêmico? ? Quem é o professor que trabalha na EAD?

Qual o papel da tutoria na EAD? Não há um consenso Cada instituição adota uma designação que lhe parece ser a mais apropriada, criando significados de acordo com seus regimes internos. ? Quem é o professor que trabalha na EAD?

Qual o papel da tutoria na EAD? Na busca de conceitos a questão era saber: Quais são os que se adequam às funções e/ou papéis do tutor/professor/formador que pudessem ser relacionados à orientação de TCCs?

Qual o papel da tutoria na EAD? Orienta aluno na disciplina em que é responsável Esclarece dúvidas Explica questões relativas aos conteúdos Participa das atividades de avaliação Orienta estudo e a aprendizagem Dá apoio psicossocial Ensina a pesquisar, a processar informações e a aprender Para O professor pode exercer de uma a várias funções, passíveis ou não em uma experiência didática. Três estão relacionadas a esse trabalho, são os papéis de: Professor Formador Professor Tutor Professor Pesquisador Pesquisa e se atualiza em disciplina específica, em teorias e metodologias de ensino/aprendizagem Reflete sobre sua prática pedagógica Orienta e participa da pesquisa de seus alunos Belloni A ação de orientar se faz presente nas três funções o que sugere uma ampliação de seus papéis.

Qual o papel da tutoria na EAD? Que tal uma boa articulação entre o conhecimento do tutor-orientador, suas experiências e competência no uso das ferramentas do ambiente, para melhorar o fluxo do trabalho? Para Diante das novas tecnologias, discute as novas atitudes do professor. Muito mais que um especialista possuidor de conhecimentos e experiências, o seu papel será de orientador das atividades dos alunos, de consultor, de alguém que trabalha em equipe, buscando os mesmos objetivos. Para isso, no processo de aprendizagem a tecnologia a ser usada deverá ser variada e adequada a esses objetivos. Belloni Masseto

Qual o papel da tutoria na EAD? Será que a troca de mensagens não é fria em muitos casos? Como humanizar os ambientes virtuais? Para Há um processo de (re)significação do papel do professor ou orientador acadêmico que utiliza as tecnologias digitais para a interlocução dialógica entre alunos e formadores. São partes de tempos e espaços de cooperação e de troca de afeto, de generosidade e compaixão que humanizam os ambientes virtuais. Belloni Masseto Oliveira Será que a ansiedade do aluno por direcionamentos pode comprometer sua autonomia?

Qual o papel da tutoria na EAD? Como “pesquisador em serviço”, será que não se vale do empirismo para sistematização do conhecimento na orientação na EAD? Para O professor que se utiliza das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) é um orientador/gestor do processo de aprendizagem. Ele integra de forma equilibrada a orientação intelectual, a emocional e a gerencial. “É um pesquisador em serviço. Aprende com a prática e a pesquisa e ensina a partir do que aprende” Belloni Será que a pressão de muitas atividades pode gerar ações com pouca reflexão? Masseto Oliveira Moran

Qual o papel da tutoria na EAD? O ativismo, pelo acúmulo de tarefas, pode inibir esse lado pesquisador? Qual a conseqüência? Para Faz parte da natureza prática docente a indagação, a busca, a pesquisa. O professor deve aperceber-se e assumir-se como pesquisador. Belloni Masseto Oliveira Moran Freire

Qual o papel da tutoria na EAD? Está longe de ser um ensinamento instrucional. Para Belloni É um “educador, cuja experiência mais amadurecida interage com a experiência em construção do orientando”. Masseto Oliveira Moran A relação deve ser de diálogo em que as partes interagem, porém mantendo o respeito a autonomia e às personalidades individuais. Freire Severino

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução ! O que dizem os autores sobre a tutoria na orientação? A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs

O que dizem os autores sobre tutoria na orientação? Deve ter uma bagagem de conhecimento nos aspectos político-pedagógicos da EAD e de propostas teórico- metodológicas da qual irá participar. Cuidado com a formação do tutor O que dizem os autores sobre tutoria na orientação? Para A relação de alunos por tutor sugerida é de 20 a 25 para 1. Domínio do processo ensino-aprendizagem e da avaliação curricular. Essa clareza é importante Responsável pela orientação de projetos de aplicação. Emerenciano, Souza e Freitas. Neder Menezes E, S e F

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Quais as experiências de orientação na EAD?

Experiências a distância de Orientação e Disciplina de Metodologia Orosz Orientação ocorreu por e-mail, chat e vídeo ponto-a-ponto. Mestrado em Informática da PUC-Campinas  Resultado positivo  Maior carga de trabalho do tutor no virtual Silva Orientação ocorreu por ambiente virtual, e-mail e chat. Disciplina de Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Trabalhos nos cursos de graduação e pós-graduação pela EAD – UFSC em 2000-2001  Apresentações presenciais  Esclarecimento de dúvidas

Experiências a distância de Orientação e Disciplina de Metodologia Orientação ocorreu por ambiente virtual, e-mail e chat.  Satisfação dos alunos com os resultados do TCC  Vantagens do estudo pela EAD Sugestões de melhoria: Aumento do número de avaliações dos textos Mais aulas presenciais para apresentação das propostas Mais momentos para troca de experiências Outra experiência da disciplina de Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Trabalhos nos cursos de graduação tecnológica ocorreu no Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará – Cefet/CE (em 2006) Silva

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Que relações fazer com a situação e que lições tirar dessas questões?

Que relações e lições tirar? Ao cruzar: As descobertas na observação da situação na EAD no processo de orientação A revisão da literatura com relação ao papel do tutor e Estratégias para melhorar a disciplina do aluno que estuda pela EAD Definição clara das funções do tutor-orientador e da natureza do TCC Verificam-se as necessidades de: Compensar as deficiências de formação do aluno Adequação da relação tempo x número de alunos x carga de trabalho Capacitação do tutor-orientador

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Quais as recomendações?

Quais as recomendações? Incentivar o aluno a ter metas. Planejamento, metodologia científica, tecnologia (+AVA), especificidades do TCC, todo o curso, estratégias para EAD e educação emocional. Redação, aplicativos, entre outros. Criar relações dos exercícios com as idéias do projeto 10. Criação de planos de desenvolvimento 1. Capacitação ou aperfeiçoamento do Tutor-orientador 9. Usar modelos 8. Complementação de estudos 2.Considerar o TCC no planejamento de cada módulo do curso Problemas ou necessidades (possíveis temas) 7. Espaço para mostras resumidas 6. Criar grupos de afinidades 3. Utilizar as normas para citações e referências 4. Inserir atividades de reflexão sobre o TCC 5. Criar espaços para tempestade ou banco de idéias e notícias interessantes Ajuda a organizar as idéias, gera a disciplina Discussão e partilha de interesses comuns A cada final de módulo

! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs Pensando na solução ! A Prática de Orientação a Distância na Elaboração de TCCs O que considerar para o futuro?

O que considerar para o futuro? A proposta está em processo nas três turmas de 2006 que estão na fase final de elaboração do TCC Até o momento várias recomendações foram aplicadas, com alguns resultados positivos. O banco de idéias ajudou 60% dos alunos de um dos cursos a definir o tema. O uso de modelos otimizou o fluxo de trabalho As citações e referências melhoraram

O que considerar para o futuro? A elaboração do TCC tem necessidades e dificuldades ímpares e particulares. O tutor-orientador precisa estar mais preparado para assumir suas funções e prover as melhorias nos resultados da aprendizagem e dos TCCs. Experiências como essa podem ajudar a gerar novas alternativas para a melhoria desse processo.

Referências Bibliográficas BELLONI, M. L., “Educação a Distância”, Autores Associados, Campinas, SP, pp. 83, 1999. EDUWEB – Aulanet Apresentação. (nd). Disp. em: <http://www.eduweb.com.br/ portugues/ elearning_tecnologia.asp>. Acesso em 31/03/07. EMERENCIANO, M. S. J., C. A. L. SOUZA e L. G. FREITAS, “Ser presença Ser Presença como Educador, Professor e Tutor”, artigo, Universidade Católica de Brasília: 2000 – Disp. em <http://www.abed.org.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/ start.htm?UserActiveTemplate=4abed&infoid=124&sid=120>. Acesso: 16/07/06. FREIRE, P., “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”, Paz e Terra, São Paulo, SP, pp. 29, 33ª Ed, 2006. MASSETO, M. T. in: J.M. Moran, M. T. Masseto e M. A. Behrens, “Novas Tecnologias e mediação pedagógica”, Papirus, Campinas, SP, pp. 142, 10ª Ed., 2006. MENEZES, M. G., “Orientação acadêmica e tutoria nos cursos de graduação a distância – A tutoria no curso de licenciatura em Educação Básica do Núcleo de Educação Aberta e a Distância – NEAD/UFOP”. PGM 3 – Texto 2. Disp. em: http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/boletins2003/edu/tetxt3_2.htm . Acesso em 24/7/06. MORAN, J.M., M. T. MASSETO e M. A. BEHRENS, “Novas Tecnologias e mediação pedagógica”, Papirus, Campinas, SP, pp. 30, 10ª Ed., 2006. NEDER, M. L. C., “A orientação acadêmica na educação a distância: a perspectiva da (res)significação do processo educacional” in: O. Preti, “Educação a Distância Construindo Significado”. Brasília, DF: Plano, 2000. Modelo de ambiente – Disp. em <http://teses.eps.ufsc.br/Resumo.asp?4768>. Acesso em 16/07/06.

Referências Bibliográficas OLIVEIRA, E. G., “Educação a distância na transição paradigmática”, Papirus Campinas, SP, pp. 102. OROSZ , J. C., “Orientação a distância – IA368F: Tecnologias da Infra-Estrutura de Informação em Ambientes Colaborativos de Ensino”, monografia, Universidade de Campinas: Unicamp: 1998. Disponível em http://www.dca.fee.unicamp.br/courses/IA368F/ 1s1998/Monografias/orosz.doc Acesso: 16/07/06. RIBEIRO, A., E. REAL, M. CAPELLA et al, “Planejamento e Avaliação: subsídios para a ação docente”, Ed. Senac Nacional, Rio de Janeiro, pp. 34, 2003. SEVERINO, A. J., “Metodologia do Trabalho Científico”, Cortez, São Paulo, SP, pp. 143-155, 23ª Ed, 1991. SILVA, Cassandra Ribeiro, “Relatório do curso Metodologia Científica na Modalidade Semi-Presencial”, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, documento, 2001. ___, “Relatório de Avaliação da Disciplina Metodologia Científica na Modalidade Semi-Presencial”, Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - Cefet-CE, Fortaleza, CE, documento, 2006.

Vamos seguir Reinventar o espaço Juntos manter o passo Não ter cansaço Não crer no fim Gilberto Gil

Obrigada Lane Primo laneprimo@uol. com. br www. primo. ilhaweb Obrigada Lane Primo laneprimo@uol.com.br www.primo.ilhaweb.net/laneprimo/