II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREFEITURA MUNICIPAL DE CUBATÃO SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Advertisements

Outros Sistemas de Informações em Saúde
Iv seminário estadual de vigilância do óbito materno infantil
Ações Estratégicas na Atenção Básica
QUALIDADE DA ATENÇÃO BÁSICA
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SANTOS DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
Município de Canoas RS Região metropolitana de POA habitantes
XXIX CONGRESSO NACIONAL DO CONASEMS BRASILIA – JULHO
Estado de Santa Catarina
Palmas, 18 de fevereiro de
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
FIRMINO ALVES III Oficina de Apoio Técnico aos Municípios no desenvolvimento dos processos de trabalho que otimizem a regulação.
Outros Sistemas de Informações em Saúde
FÓRUM SAÚDE DA MULHER NO SÉCULO XXI
SMS - ACI CLIPPING REDE DE PROTEÇÃO À.
Programa de Saúde da Família
Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro Secretaria Municipal de Saúde Coordenação de Saúde AP 5.III Posto de Saúde Prof. Sávio Antunes PSF Antares.
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
Atribuições dos Profissionais da Atenção Básica
Descentralização da Marcação de Consultas e Procedimentos Especializados para as Unidades Básicas de Saúde – Vitória da Conquista.
Saúde Bucal no Município de Jandaia do Sul - PR
Diagnóstico 2012 Situação presente e como poderia/deveria estar.
A ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Como funcionam as unidades de saúde da familia
Proteção Social Básica
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
EXPERIÊNCIA EM SAÚDE DA FAMÍLIA
UBS REPÚBLICA GRUPO SAÚDE DO HOMEM SAÚDE DO HOMEM Com o objetivo de facilitar e ampliar o acesso da população masculina. Em a UBS.
Sistema de Indicadores de Percepção Social
REVISANDO.... REVISANDO... SAÚDE DA FAMÍLIA PSF  Reorganizar a Atenção Básica (Porta de Entrada)  Consolidação do SUS. Ações Individuais e Coletivas.
Maio/2014. Feira de Santana:  Sede da 2ª Dires com 22 municípios  hab. (IBGE, 2011) População Feira de Santana:  hab. (IBGE, 2011)
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
“Intensificação do cuidado para melhoria da adesão ao tratamento de pessoas com Hipertensão Arterial atendidas na atenção primária: ensaio clínico pragmático”
Estratégias de vacinação no município de Novais – SP, 2014
Nova modelagem e financiamento para as Equipes de Saúde da Família Ribeirinhas (ESFR) e Fluviais (ESFF) II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde.
Drª. Elisete Navas Sanches Próspero
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DA REDUÇÃO DA MORTALIDADE MATERNO INFANTIL
Panorama da Avaliação e Monitoramento da Atenção Básica no Brasil
SAÚDE MATERNO INFANTIL
O PRÉ-NATAL É TÃO IMPORTANTE QUANTO O SEU FILHO!
ATENÇÃO A SAÚDE DA CRIANÇA MUNICÍPIO DE CASCAVEL
Área Técnica de Alimentação e Nutrição – ATAN
USF Jardim Peabiru Grupo C Internato 6.º ano Medicina 2009
Saúde na comunidade Prof Rodrigo Bueno. Saúde na comunidade A saúde na comunidade deve contar com o apoio de equipe multidisciplinar. A saúde deve estar.
MARIA AUXILIADORA ZANIN
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Proposta do Distrito Sanitário Leste Novembro 2007
A Estratégia saúde da Família
SELEÇÃO DE INDICADORES
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
TERRITORIALIZAÇÃO UBS Centro CAMBÉ-PR.
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
Desafios da Atenção Básica no município do Rio de Janeiro
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
NÚCLEO DE APOIO DA SAÚDE DA FAMILIA PORTARIA /01/208
OFICINA DE QUALIFICAÇÃO DE FACILITADORES DO NASF
SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL
Indicadores indicadores 37 mantidos 11 modificados 02 acrescidos Indicador do Estado - mantido.
Roteiro para TERRITORIALIZAÇÃO
e-SUS Atenção Básica e os indicadores do 3º ciclo do PMAQ
A SESA tem investido desde 2011 na melhoria da Atenção Primária em todos os municípios, em 2011 instituiu o Programa de Qualificação da APS.
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Redução da Mortalidade Infantil e do Componente Neonatal
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Experiência do Município de Uberlândia. PROGRAMAÇÃO LOCAL 1.Deve considerar os dados do diagnóstico local realizado na fase anterior. 2.Deve envolver.
ATENÇÃO DOMICILIAR. População: habitantes, 3ª maior população do estado. Localização: Nordeste de SC no Médio Vale do Itajaí a 150 km da capital.
GERÊNCIA DA UNIDADE DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE JOINVILLE - SC.
Transcrição da apresentação:

II Congresso de Secretarias Municipais de Saúde das Regiões Norte e Nordeste Como Organizar Atenção Básica para Ribeirinhos- Saúde Além das águas Valdelanda de Paula Alves Manaus, 2014.

Município de Borba O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas, à margem direita do Rio Madeira, distante da Capital do Estado a 215 km via fluvial e 150 km em linha reta. Possui uma área geográfica de 44.452,60 km² (IBGE). A população atual é de 38.073 habitantes (IBGE 2013), desse total, 20.527 residem na zona rural do município.

Cobertura na assistência à Saúde - zona rural do município 240 Comunidades indígenas e não indígenas 02 Unidade Básica de Saúde para Atendimento a População Ribeirinha 01 Unidade Básica de Saúde Fluvial 03 Pólos Indígenas: Pólo Base Kwatá Pólo Base Laranjal Pólo Base Igapó Açu

Implantação das Equipes Ribeirinhas Principais Desafios: As peculiaridades geográficas do Amazonas Vazantes e cheias dos rios Meios de transportes Logística Custos elevados para desenvolver ações. Ex: campanhas de vacinação

Contratação e fixação dos profissionais nas equipes Contratação X Fixação dos profissionais Familiares X Distância Meios de comunicação Vinculo Profissional X Paciente

Grandes Extensões Territoriais X Baixa Densidade Demográfica: Unidade Básica de Saúde para Atendimento a População Ribeirinha -Otacias Batista e Silva: Abrangência da área : Rio Canumã Rio Sucundurí Rio Abacaxis População: 2661 pessoas 581 famílias 06 viagens/ano Duração das Viagens: 12 a 15 dias Vila do Foz Canumã

Unidade Básica de Saúde para Atendimento a População Ribeirinha -Heráclio Emiliano Moda: Abrangência da área : Vila do Axinin Baixo Rio Madeira População: 2232 pessoas 545 famílias 06 viagens/ano Duração das Viagens: 10 a 12 dias Vila do Axinin

Unidade Básica de Saúde Fluvial Igaraçu Abrangência da área : Alto Rio Madeira Rio Madeirinha Rio Autaz Açu População: 3.076 pessoas 745 famílias 09 viagens/ano Duração das Viagens: 12 a 20 dias

Implementação das Ações na Atenção à Saúde da População Ribeirinha Contratação de 81 Agente Comunitário de Saúde (ACS); Fornecido um motor- rabeta a cada ACS para realização das visitas domiciliares; Fornecido uma lancha em cada comunidade pólo para transporte de urgências e emergências; Fornecido a cada ACS Equipamentos de Proteção Individual necessário a realização de suas atividades; Distribuição mensal de combustível aos ACS para que realizem Visitas Domiciliares; Capacitação das Equipes; Estruturação das Unidades Fornecimento de materiais e insumos para o pleno funcionamento das UBS Implantação dos Conselhos Locais de Saúde Fornecido a Comunidade do Axinin uma Ambulâncha para o transporte de urgências e emergência Entregue a Comunidade Foz de Canumã uma Ambulância.

Resultados Obtidos Cobertura de 70% da população Ribeirinha pela Estratégia Saúde da família; Diminuição da Mortalidade Materna-infantil Maior adesão por parte dos Hipertensos e Diabéticos cadastrados; Aumento significativo das Consultas Pré-natal ( 7 ou mais consultas) e puerperais Maior adesão aos exames Citopatológicos do colo do útero Aumento na Cobertura Vacinal Aumento da consultas de puericultura e realização do teste do pezinho Maior adesão as ações de saúde voltadas para do homem e os idosos. Redução dos Casos de Malária Maior participação dos ribeirinhas nas ações em saúde nas ESF.

Obrigada!! VOCÊ NÃO PODE MUDAR O VENTO, MAS PODE AJUSTAR AS VELAS DO BARCO PARA CHEGAR ONDE QUER.. CONFÚSIO saudeborba@yahoo.com.br