Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Projeto CNJ SREI Sistemas de Registro Eletrônico Imobiliário
Advertisements


O papel das entidades na valorização do profissional : Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia – SOBRAFO Mario Jorge Sobreira, MSc Diretor Técnico.
1.
Associação Internacional dos Atuários. Objetivo da Apresentação Significado do IAA; Minha função no IAA; Como o IAA se insere no cenário Brasileiro; Quem.
MOVIMENTO COMPETITIVO SERGIPE Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006 Fórum de QPC – SP – 29 de março 2006.
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
Segurança na Web: Uma janela de oportunidades
Resultados CONBRAI 2012 Desde 1977 o CONBRAI – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna é realizado pelo IIA Brasil e, é considerado o maior evento do.
Instituto Nacional de Tecnologia da Informação Excelência e eficiência construindo o futuro.
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE 29/08/2012
Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
Fórum Arquivos Médicos: Gestão e Pesquisa Científica
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
Vera Lúcia Regina Maria
Prontuário Eletrônico: Conceitos e aplicações Beatriz de Faria Leão

Unimed Tubarão.
Rigoleta Dutra Mediano Dias
O setor de saúde e suas relações – Um desafio para diversos atores
Registro Eletrônico para Acompanhamento Médico de Pacientes em uma UTI Rafael Charnovscki (1), Jacques R. Nascimento Filho (2,3) Giancarlo Bianchin.
Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico Perspectiva da Assespro Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet.
Departamento dos distúrbios do sono
Visão Geral das Normas ISO
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Programa de Educação Médica Continuada do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo Prontuário Eletrônico do Paciente Marcelo Lúcio da Silva.
Fabiano André Vergani
Atenção Humana na Saúde
A Enfermagem na Era da Informática
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Gestão do SPED em Grandes Empresas
Portaria de Treinamento TÍTULO DO TRABALHO
Júlio de Jesus, Coordenador da Rede A Rede de Língua Portuguesa de Avaliação de Impactos um projeto da APAI - Associação Portuguesa de Avaliação de Impactes.
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
... tem por objetivo auxiliar no processo de sustentação, puplicização e defesa de posicionamento do conjunto CFESS/CRESS com a categoria e com a sociedade.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
NORMA BS 8800 E OHSAS Prof Marco Antônio Vezzani
Trabalho de Qualidade de Software
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
DIGES Gilson Caleman Diretor. 2 Atividades -DIGES Programa de Qualificação: - Possibilitou a construção de uma agenda positiva entre todos os atores envolvidos,
Sistemas de informação em planos de saúde: rede credenciada, usuários e ANS André Junqueira Xavier.
GENICES SISTEMA DE ROTULAGEM AMBIENTAL COORDENADO INTERNACIONALMENTE Guy Ladvocat – Fevereiro de 2010.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Em resumo Organização sem fins lucrativos cujo principal objetivo é articular e defender os interesses e as ações das Fundações Estaduais de Amparo à.
01/13 APRESENTAÇÃO.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
TISS Troca de Informações em Saúde Suplementar
Especialização em Gestão de Pessoas
Prontuário Médico Eletrônico CT de Informática em Saúde do CFM
Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting (ISAR) OUTUBRO DE 2014 Palestrante Idésio S. Coelho Jr.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
1 SOCIEDADE VIVER VIABILIZANDO PROJETOS DE VIDA CNPJ /
O HOSPITAL VIRTUAL E PUBLICAÇÕES ELETRÔNICAS Recursos de Informação em Medicina e Saúde para a World Wide Web.
Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização | GesPública SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO SISTEMA COFEN/ Conselhos Regionais SEMINÁRIO ADMINISTRATIVO.
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
Um Projeto de Educação Continuada a Distância para o Médico Brasileiro
Conformação dos Acordos de Cooperação na Biblioteca Virtual em Saúde C. Verônica Mendes Abdala Coord. Serviços de Informação BIREME/OPAS/OMS.
Gestão das Tecnologias da Informação em Saúde: Novas Tecnologias e Novos Renato M.E. Sabbatini UNICAMP Instituto Edumed.
Processo do Trabalho do serviço em enfermagem
NAS – NÚCLEO DE ATENÇÃO À SAÚDE SOU – SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED
BENEDITO BARRAVIERA Presidente da ABEC Professor Titular de Infectologia da UNESP IMPORTÂNCIA DA EDITORAÇÃO CIENTÍFICA E O PAPEL DA ABEC NO CENÁRIO DAS.
REDIRP Red Iberoamericana de Relaciones Públicas DIFUSÃO REDIRP – BRASIL/ARGENTINA 2016.
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
O que é a SUCESU? É uma sociedade civil sem fins lucrativos e sem caráter político-partidário, de representação política dos seus associados e de coordenação,
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
ESTRATÉGIAS DE SAÚDE Desafio da Segurança da Informação.
Transcrição da apresentação:

Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010 III SENASIC Seminário da Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia Visão da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde Marcelo Lúcio da Silva Brasília, 26 de outubro de 2010

O que é a SBIS? Sociedade científica para promoção da Informática em Saúde no Brasil Fundada em 1986 (24 anos) Aproximadamente 1.200 associados Instituição sem fins lucrativos Aberta à participação da comunidade, não há pré-requisitos para se associar Congrega os profissionais que têm relação ou interesse com a Informática em Saúde Representante brasileira na IMIA - International Medical Informatics Association

Objetivos da SBIS Estimular atividades de ensino nos diversos níveis de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico; Promover eventos científicos e outras atividades de divulgação e intercâmbio de idéias e informações; Incentivar a coordenação entre indivíduos e/ou grupos; Contactar e colaborar com a sociedades afins; Contribuir para a elaboração da política de saúde e para a promoção e incentivo na utilização de padrões para a representação da informação em saúde.

CBIS Realiza bienalmente o CBIS - Congresso Brasileiro de Informática em Saúde XII CBIS (2010) 18 a 22-out-2010, em Porto de Galinhas (PE) mais de 800 participantes 12 palestrantes internacionais 10 tutoriais, 04 simpósios, 05 conferências, 09 painéis, 03 fóruns aprox 400 trabalhos apresentados www.sbis.org.br/cbis

Algumas realizações Journal of Health Informatics SBIS News Certificação de Software SBIS-CFM Certificação Profissional (título de Especialista em Informática em Saúde) Cursos e congressos Grupos de Interesse: Certificação e Padrões, Enfermagem, Educação, Telessaúde Participação na Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da ABNT

Principais parcerias CFM - Conselho Federal de Medicina Datasus ANS - Agência Nacional de Saúde Suplementar HL7 Brasil IMIA IMIA-LAC COFEN - Conselho Federal de Enfermagem CFO - Conselho Federal de Odontologia

www.sbis.org.br

Certificação SBIS-CFM Certificação de Sistemas de Registro Eletrônico em Saúde (S-RES) Principais objetivos: Melhorar a qualidade dos softwares de saúde no Brasil Estabelecer requisitos mínimos de segurança, estrutura, conteúdo e funcionalidades Contribuir para a confidencialidade e privacidade das informações de saúde Possibilitar a eliminação segura e legal dos prontuários em papel Aumentar o uso da informática em saúde no Brasil, e em conseqüência, melhorar a eficiência e a eficácia do sistema de saúde brasileiro

Certificação SBIS-CFM Referencial técnico e legal Resoluções do CFM Legislação referente à ICP-Brasil Normas ISO e ABNT Modelo ANSI HL7 Avaliação de conformidade através de auditorias Emissão de Certificados e Selos de Conformidade

Segurança da Informação: Demandas da Área da Saúde Garantir a privacidade dos indivíduos e a confidencialidade de suas informações de saúde Controle de acesso às informações Tráfego seguro dos dados Garantir a legalidade dos documentos eletrônicos na saúde Integridade dos documentos Amparo legal à eliminação do papel Viabilizar a implantação de métodos de segurança com o mínimo de impacto na assistência à saúde Interação: profissional de saúde + paciente + tecnologia

Obrigado! Marcelo Lúcio da Silva marcelo.silva@mandic.com.br SBIS Gerente de Certificação da SBIS marcelo.silva@mandic.com.br SBIS Site: www.sbis.org.br e-mail: sbis@sbis.org.br Certificação Site: www.sbis.org.br/certificacao e-mail: certificacao@sbis.org.br Fórum: sbiscert.forumer.com