Plano Pastoral Considerações Pr. Itaniel Silva itaniel@terra.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A vocação é um ponto de referência
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
“Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” 1 Co 9:22
FACULDADE BATISTA DE TEOLOGIA DISCIPLINA: LIDERANÇA
RVA – Artigos: 32 e 33 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 29 Subsídio
COMPROMISSO CRISTÃO.
A VOCAÇÃO.
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
Prontos para falar I Pedro estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós..
Missão Continental.
D. Jacinto Bergman - I Congresso ABP
A PALAVRA DE DEUS NA VIDA E NA MISSÃO DA IGREJA O Sínodo propõe avaliar os frutos da Dei Verbum (40 anos) Os resultados da renovação bíblica A difusão.
Oração 15º encontro.
CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’
VISÃO DO DISCIPULADO: Um preço a ser pago Pra. Eliene Canté.
A Alegria do Evangelho.
Bem-vindo/a.
Pr. Wellington Barbosa Associação Sul Paranaense.
Em busca da ovelha perdida. Jo
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
“Embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas”. I Coríntios 9:19.
VOCAÇÃO É O ENCONTRO DE DUAS LIBERDADES:
PROGRAMAS PRINCÍPIOS X A cada apresentação o público deseja algo novo e com mais qualidade. PROGRAMAS O que é uma igreja baseada em programas? É.
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
A primeira comunidade constitui o prelúdio do nascimento da Igreja; a presença da Virgem contribui para lhe delinear o rosto definitivo, fruto do dom.
A casa de Deus é uma instituição sem fronteiras, formada por homens e mulheres, unidos pela Palavra, motivados por uma esperança, incumbidos de um.
8. SEGUINDO O EXEMPLO DE DORCAS HOJE
TU ÉS O CRISTO DE DEUS. O FILHO DO HOMEM DEVE SOFRER MUITO.
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
Cristologia = “Conhecimento” de Jesus Como conhecer Jesus?
30/05/2009 Percorrendo o itinerário da vida da Virgem Maria, o Concílio Vaticano II recorda a sua presença na comunidade que espera o Pentecostes: “Tendo.
Espiritualidade do Catequista
Maria Modelo de Oração.
Chiara Lubich – Novembro de 2009
Pastoral da Educação e da Cultura
Igreja: Família de Deus
Dons Espirituais: Chaves Para o Ministerio
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
Segunda Parte.
IGREJABATISTABRASILERIA
Seminário sobre dons da Maranata Cuidado e Proteção á família – ICO 13
“Vós sois Meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando”. Jo 15:14.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
Consagração da Vida Ministerial
QUEM TEM OUVIDOS OUÇA! 13 DE JULHO º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
A verdadeira espiritualidade
Assessoria Ministério da Identidade e -- antonio frutuoso -- Casa da Juventude do Paraná.
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Nos ensinar nos fazer compreender nos endireita nos ajuda  A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro,
17 E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram.
DUPLAS MISSIONÁRIAS GUIA DE CAPACITAÇÃO.
5º DOMINGO DA PÁSCOA 18 DE MAIO DE 2014 Atos 6,1-7 Salmo 32 (33) 1 Pedro 2,4-9 Jo 14,6.
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Eu sou a Videira.
6. Uma comunidade adoradora
12 DE SETEMBRO DE 2015 Religião de verdade, que agrada a Deus, o Pai, é esta: cuidem dos necessitados e desamparados que sofrem e não entrem no esquema.
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
Formação Catequética Catequista.
Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) Documento da CNBB
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
BREVÍSSIMAS CONSIDERAÇÕES.... O que importa é sermos úteis naquilo que nos é colocado a fazer. Para sabermos qual é a vontade de Deus para a nossa vida,
Como poderei, eu, ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura sem sair da minha cidade, do meu país? Como cumprir minha missão se não estou.
EVANGELIZANDO A 1000 CONDIÇÕES ATUAIS QUE FACILITAM A EVANGELIZAÇÃO DA SOCIEDADE.
No grande Conflito, cada um deve seguir a um dos dois líderes em disputa. Seguir a Jesus nos faz «companheiros de armas», companheiros que lutam juntos.
Introdução à Carta SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL Primeira credencial: “Servo de Jesus Cristo”. (1.1). Servo, do grego “doulos” significa escravo. Pertencer.
“Permanecei na cidade” (Lc 24,49). O ponto de partida Uma realidade que nos interpela: a cidade e a diocese (v. relação de abertura da Assembléia) “Nosso.
PARÓQUIA, TORNAR-TE O QUE TU ÉS!
Na sexta-feira depois da oitava da festa do Corpo de Deus, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus. Na Bíblia fala-se muito do coração: é.
O que jamais deveríamos esquecer? 1 Coríntios Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis 15/03/2009.
Transcrição da apresentação:

Plano Pastoral Considerações Pr. Itaniel Silva itaniel@terra.com.br

Modo da Gestão Espiritual Parte Modo da Gestão Espiritual

Organizando a igreja através de áreas de ação

Área de LITURGIA Área de LOGÍSTICA Área de DISCIPULADO Área de EVANGELISMO

Para cada área Um primeiro ancião Um ancião conselheiro Anciãos adjuntos – Relacionados de acordo com sua identificação com a área

AGRUPAMENTO DOS MINISTÉRIOS Conforme sua vocação mais acentuada

II. Parte - Plano pastoral O que levar em conta ao elaborar um plano pastoral para uma igreja diferenciada

I. Crescimento espiritual II. Expansão do reino III. Inconformidade IV. Esperar mais do potencial da igreja

Espiritualidade e Missão Definem o que é a igreja

Esta é a perspectiva do plano Um planejamento deve comunicar a clara impressão de que a igreja ainda não é o quadro definitivo - inconformidade É necessário redesenhar a maneira de viver a fé, de pregar a fé e de esperar Jesus voltar Esta é a perspectiva do plano

Eu sonho com uma igreja nova. Nova não quer dizer fazer de novo. Quer dizer redescobrir algo que já existiu, mas de repente se perdeu – algo que apenas precisa ser achado, espanado e recuperado.

Mas ainda não atingiu o ideal de Deus. A igreja é de Deus. Ela é amada por Deus. É dirigida por Deus. Mas ainda não atingiu o ideal de Deus. Ela pode ser muito mais do que é. Ela pode fazer muito mais do que faz. Ela pode abalar muito mais do que abala. Ela pode ocupar muito mais espaço do que ocupa.

O espaço aberto para o seu plano é a distância entre o que a igreja é e o ideal de Deus para ela.

A Necessidade da Hora Entender os tempos para saber o que fazer I Cr. 12.32 Entender os tempos para saber o que fazer Entender claramente a distância entre a igreja e a comunidade Falar menos para dentro e mais para fora Ocupar o seu espaço

A igreja apostólica conhecia sua época Sabia claramente a distância entre ela e a comunidade Compreendia que sua vocação era ocupar o seu espaço Cruzou os limites missionários – Definiu sua missão

A influência de Constantino A igreja era estatal; O mundo oficialmente era cristão; A comunidade servia à igreja; A igreja voltou-se para dentro e passou a servir a si mesma; Esta mentalidade exerce influencia na igreja até hoje; Corremos o risco de falar mais para para dentro e menos para fora; Esperamos que a comunidade venha até nós e aprenda conosco.

Nossa mentalidade é esperar que nossos vizinhos venham até nós, aprendam nossos modos e hábitos e entrem em nossa cultura. “Os que buscam esconder sua religião, ocultando-a dentro de muros de pedra, perdem valiosa oportunidade de fazer o bem. Por meio das relações sociais, o cristianismo se põe em contato com o mundo. Todo o que recebeu divina iluminação deve, lançar luz sobre o caminho dos que não conhecem a Luz da Vida” DTN, 98.3.4

Conhecer e entender os tempos para saber o que fazer Para penetrar na cultura; Descobrir seus padrões de pensamento; Aprender sua linguagam; Entender seu jeito; Conhecer seu coração; Dar um testemunho relevante e aceitável

Perigos de recusar entender os tempos Funcionar como se nada estivesse errado - falar para si mesma; Conhecer e amaldiçoar o fracasso moral e espiritual dos tempos modernos trabalhando para inverter a maré do mal – luta fútil; Esforço para defender a verdade e a igreja da investida secular - construção de paredes para manter os perigos espirituais do lado de fora. “O evangelho é o poder de Deus” Rm. 1.16);

O cristianismo defensivo é uma armadilha paralisante - Além de não nos engajar no mundo, do qual Cristo disse que deveriamos ser o sal e luz, produz cristãos voltados para si mesmos, com pouca visão para com a comunidade. The Once and Future Church: Reinventing the Congregation for a New Mission Frontier Loren Mead

Se a igreja deixar de entender os tempos, ela passará a falar para si mesma e consequentemente sua influência será cada vez menor.

Crescimento espiritual Estratégia para que a missão da igreja seja relevante e aceitável na comunidade At. 1.8 Mt. 24.14

Ações pastorais Prover do púlpito nutrição pela pregação da Palavra Elaborar cultos inspiradores Realizar eventos especiais de reavivamento Pregar séries temáticas Implementar um plano pessoal de intercessão Discipulado Alimentar o hábito da comunhão Motivar o compromisso com a Escola Sabatina.

O ministério pastoral está enraizado na encarnação de Cristo Somos servos daquele que entrou em nosso mundo e assumiu o fardo da humanidade, a fim de nos resgatar. A motivação central de um ministério pastoral da encarnação é o amor de Cristo II Co. 5.14

Em seu ponto básico, nossa vocação exige que nos encarnemos em nossas igrejas e comunidades. Isso significa que: Devemos compreender nosso povo e sua cultura tão bem que devemos pensar seus pensamentos e sentir os gritos de seus corações.

Mas viver a encarnação é uma coisa ainda mais profunda do que a indentificação com as pessoas e a compreensão profunda de seu mundo. A encarnação é sacrificial – Custou-Lhe a vida; O ministério pastoral custa-nos a vida também; Somos chamados para viver nossa vida para Cristo e sua igreja; Por isso o ministério é doloroso; O dom de uma vida é uma questão do coração; Damos nossa vida e coração às pessoas;

Esta não é uma posição confortável O pastor é o homem que vive entre o Senhor e alguém – a fim de levar a Palavra de Deus em uma das mãos, enquanto na outra levamos os fardos, os sofrimentos daquela pessoa; Esta não é uma posição confortável Rm. 9.3