Pesquisa em Serviço Social

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Transcrição da apresentação:

Pesquisa em Serviço Social O que é pesquisa? Por que fazer pesquisa? O que é necessário para fazer uma pesquisa? Por que elaborar um projeto de pesquisa? Quais os elementos de um projeto de pesquisa? Como formular um problema de pesquisa? O que são hipóteses? Como podem ser classificadas as hipóteses? Como chegar a uma hipótese? Como classificar uma pesquisa?

O que é pesquisa? “Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas ” (Gil). Pesquisar é procurar respostas para inquietações, ou para um problema; “Atividade básica das ciências na sua indagação e descoberta da realidade. É uma atitude e uma prática de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente” (Minayo);

Por que fazer pesquisa? Razões de ordem intelectual – pesquisas acadêmicas. Gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Razões de ordem prática – pesquisas elaboradas para a solução de problemas práticos. Gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais

O que é necessário para fazer uma pesquisa? Qualidades pessoais do pesquisador 1 – conhecimento do assunto a ser pesquisado 2 – curiosidade 3 – criatividade 4 – integridade intelectual 5 – atitude autocorretiva 6 – sensibilidade social 7 – imaginação disciplinada 8 – perseverança e paciência 9 – confiança na experiência Recursos humanos, materiais e financeiros

Por que elaborar um projeto de pesquisa? Por que toda a atividade racional e sistemática – a pesquisa – exige que as ações desenvolvidas ao longo do processo sejam efetivamente planejadas. Planejamento: é a primeira fase da pesquisa. O projeto é o documento que irá explicitar as ações a serem desenvolvidas ao longo do processo de pesquisa. Esclarece acerca do que será pesquisado. Um projeto só pode ser definitivamente elaborado quando se tem o problema claramente formulado, os objetivos bem determinados, assim como o plano de coleta de análise dos dados.

Quais os elementos de um projeto de pesquisa? 1 – Formulação do problema 2 – construção de hipóteses ou especificação dos objetivos 3 – identificação do tipo de pesquisa 4 – operacionalização das variáveis 5 – elaboração dos instrumentos e determinação da estratégia de coleta de dados 6 – determinação do plano de análise dos dados 7 – previsão da forma de apresentação dos resultados 8 – cronograma da execução da pesquisa 9 – definição dos recursos humanos, materiais e financeiros a serem alocados.

Como formular um problema de pesquisa? Segundo o dicionário Aurélio problema significa: - questão matemática proposta para que se lhe dê a solução; - questão não solvida e que é objeto de discussão, em qualquer domínio do conhecimento; - proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções; - qualquer questão que dá margem à hesitação ou perplexidade, por ser difícil de explicar ou resolver; - conflito afetivo que impede ou afeta o equilíbrio psicológico do indivíduo.

Como formular um problema de pesquisa? 1 – Complexidade da questão A formulação de um problema está relacionada à criatividade do pesquisador. Não exige que esse adote procedimentos rígidos e sistemáticos. Por outro lado, a imersão sistemática no objeto, o estudo da literatura existente e a discussão com pessoas que acumulam significativa experiência prática no campo de estudo ajudam muito. 2 – O problema deve ser formulado como pergunta A escolha do tema por si só não constitui um problema. Ao formular perguntas sobre o tema, provoca-se sua problematização. 3 – O problema deve ser claro e preciso Um problema não pode ser solucionado se não for apresentado de maneira clara e precisa. Ex.: “Como funciona a mente?” – Esse problema não pode ser proposto para pesquisa porque não está claro a que se refere. “Que mecanismos psicológicos podem ser identificados no processo de memorização?” – reformulação da pergunta anterior.

Como formular um problema de pesquisa? 4 – O problema deve ser empírico Um problema científico não deve referir-se a valores pois conduzem a julgamentos morais e a considerações subjetivas, invalidando os propósitos da investigação científica, que tem a objetividade como uma das mais importantes características. 5 – O problema deve ser suscetível de solução Para formular adequadamente um problema, é preciso ter domínio dos instrumentos adequados a sua solução. Caso contrário, o melhor será proceder a uma investigação acerca dos métodos de pesquisa necessários. 6 – O problema deve ser delimitado a uma dimensão variável A delimitação do problema guarda estreita relação com os meios disponíveis para investigação.

Tipos de problemas: exemplificações 1 – “Como fazer para melhorar os transportes urbanos?” “O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda?” “Como aumentar a produtividade no trabalho?” 2 – “Qual a melhor técnica psicoterapêutica?” “É bom adotar jogos e simulações como técnicas didáticas?” “Os pais devem dar palmadas nos filhos?” 3 – “Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária?” “A desnutrição determina o rebaixamento intelectual?”

Tipos de problemas: exemplificações 1 - “Como fazer para melhorar os transportes urbanos?” “O que pode ser feito para melhorar a distribuição de renda?” “Como aumentar a produtividade no trabalho?” Nenhum destes constitui rigorosamente um problema científico, pois, sob a forma em que são propostos, não possibilitam a investigação segundo os métodos próprios da ciência. Kerlinger – define os problemas acima como “problemas de engenharia”. Refere-se a como fazer algo de maneira eficiente.

Tipos de problemas: exemplificações 2 - “Qual a melhor técnica psicoterapêutica?” “É bom adotar jogos e simulações como técnicas didáticas?” “Os pais devem dar palmadas nos filhos?” Também não são problemas científicos e sim “problemas de valor”, uma vez que indagam se uma coisa é boa, má, desejável, indesejável, certa ou errada. A pesquisa científica não pode dar respostas a questões de “engenharia” e de valor, porque sua correção ou incorreção não é passível de verificação empírica.

Tipos de problemas: exemplificações 3 - “Em que medida a escolaridade determina a preferência político-partidária?” “A desnutrição determina o rebaixamento intelectual?” Todos esses problemas envolvem variáveis suscetíveis de observação e de manipulação. Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser tidas como testáveis. O problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual.

Exercícios 1) Indique a relevância teórica e prática de uma pesquisa que tenha por objetivo investigar a predisposição que as pessoas possam ter para sofrer acidentes no trabalho. 2) Analise em que medida as atitudes enunciadas abaixo podem ser prejudiciais ao desenvolvimento de pesquisas científicas: Dogmatismo Desinteresse por problemas sociais Impaciência 3) Localize um relatório de pesquisa e identifique as fases seguidas em seu desenvolvimento 4) Estima-se que cerca de 95% das verbas destinadas à pesquisa nos países desenvolvidos são aplicados no campo das ciências naturais. Analise as implicações sociais dessa situação. 5) Desenvolva uma pesquisa que possa ser classificada como pura ou aplicada.