TRANSMISSÃO DE MOVIMENTO CIRCULAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANÁLISE DE TENSÕES EM ENGRENAGENS
Advertisements

Tecnologia de Comando Numérico
Cinemática Movimento uniformemente variado
Super Revisão Cinemática Escalar Básica - Velocidade
Os inversores são circuitos estáticos (não tem partes móveis) que convertem potência DC em potência AC com frequência e tensão ou corrente de saída desejada.
Movimento circular uniforme (MCU)
TRANSMISSÃO DE MOVIMENTOS EM MCU E MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORMEMENTE VARIADO (MCUV) Aula de Física Junho de 2013.
Colégio Ideal Aula de Física Leis de Reflexão da Luz e Espelhos Planos
Engrenagens – Cilíndricas de Dentes retos
Tipos de movimento.
Movimento Circular.
Analisamos o movimento em cada uma das dimensões separadamente
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
Rotação dos Corpos Rígidos
Aulas 23 Técnicas de Manutenção Preditiva Análise de vibração
Movimento Circular Uniforme
Movimento Circular Uniforme
Sistema de transmissão de tratores agrícolas
ENGRENAGENS Universidade Federal de Goiás
Engrenagens.
MATEMÁTICA I Prof. Pedro Augusto Borges
Comprimento de uma Circunferência
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
AMBIENTE MULTIMÍDIA DE SUPORTE À DISCIPLINA DE PÓS-GRADUAÇÃO
AULA TÉCNICA TRANSMISSÃO
Movimento Circular Ednilson Oliveira.
Movimento circular uniforme Vetor posição Velocidade angular
Elementos Flexíveis de Transmissão Prof. Marcelo Braga dos Santos
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO CPT 3 Alunos: Cátia Almeida; Pedro Santos; Telmo Costa Professores: Ana Paula Fernandes;
APLAINAMENTO Processo de usinagem que consiste em obter superfícies planas, em posição horizontal, vertical ou inclinada. As operações de aplainamento.
COMO FUNCIONA A DIREÇÃO DO CARROS
Sistema Elétrico e Transmissão
Processo de construção de dentes de um par de engrenagens.
Elementos máquina I Código: ENG 444 Carga horária: 68 horas
Movimento circular uniforme Ponteiros de um relógio
DEFINIÇÃO Quando um corpo descreve uma trajetória circular, afirmamos que ele executa um movimento circular.       Você já deve ter notado no seu dia.
Aula de Física Movimento Circular.
Vibração Livre de Sistemas de Sistemas Torcionais
POLIAS-CORREIAS E ENGRENAGENS
GRAVITAÇÃO UNIVERSAL Profª Camila Debom.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME
Vetores e movimento em duas dimensões
Equilíbrio de um corpo extenso
As engrenagens ilustradas A,B tem respectivamente raios 0,24 m e 0,32 m e apresentam eixos fixos. A haste CD é acionada pela engrenagem B através de uma.
DINÂMICA: INSTRUÇÕES Faça uma circunferência com cerca de 06 cm de diâmetro. (Diâmetro = soma dos dois raios) 2. No centro da parte inferior (extremidade)
Aula 19 Cinemática Vetorial I Marta Rebuá.
Física Aula 02 - Mecânica.
TRANSFORMAÇÕES DE TENSÕES
Trigonometria 19/11/2009.
Uma moeda de cinco centavos é colocada sobre uma mesa
A bicicleta e a Física Aplique os conceitos estudados em movimento circular uniforme ao funcionamento de uma bicicleta. Física 1 - Movimento circular uniforme.
REVISÃO SOBRE MOVIMENTO CIRCULAR
DIMENSIONAMENTO DO MOTOR (PROJETO INTEGRADOR)
AULA TÉCNICA INSTRUTOR: SCOPINO.
Materiales pra Construir la Geometria
MOMENTO DE INÉRCIA Suponhamos um corpo rígido que gira ao redor de um eixo Cada partícula de massa do corpo rígido descreve uma trajectória circular.
Movimento circular uniforme Ponteiros de um relógio
Movimento Circular Uniforme
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME MCU
Transmissão de movimento circular
A01 Prof. Nilton Ferruzzi Prof. Nilton Ferruzzi.
Movimento circular uniforme (M.C.U)
Cinemática Professor John Disciplina Física A.
Lançamentos e Arremessos
Análise Dinâmica de Mecanismos
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS Circunferência, círculo
Engrenagens - Gears Material didático desenvolvido pelo Profº Valentino Material didático desenvolvido pelo Profº Valentino STRAIGHT SPUR – dentes retos.
Engrenagens - Gears Elementos básicos das engrenagens
Transcrição da apresentação:

TRANSMISSÃO DE MOVIMENTO CIRCULAR Professora Sabrina Ribeiro

Movimento Circular.        Rodas acopladas a um mesmo eixo têm mesma velocidade angular, mesmo período e mesma freqüência; as velocidades lineares são proporcionais aos respectivos raios. Para rodas acopladas por correia, as velocidades lineares dos pontos das rodas, em contato com a correia, têm o mesmo valor; as velocidades angulares são inversamente proporcionais aos respectivos raios.

Transmissão do movimento Circular. Podemos transmitir o movimento circular de duas formas, como pode ser visto nas figuras ao lado.

Engrenagens As engrenagens de dentes retos são o tipo mais comum de engrenagens. Elas têm dentes retos e são montadas em eixos paralelos. Cada vez que os dentes se encaixam, eles colidem e esse impacto faz muito ruído. Além disso, também aumenta a tensão sobre os dentes. Engrenagens de dentes retos são utilizadas em muitos dispositivos como a chave de fenda elétrica, as figuras que dançam, o relógio de corda, a máquina de lavar roupas e a secadora de roupas. Para reduzir o ruído e a tensão das engrenagens, a maioria das engrenagens de um carro é helicoidal.

Engrenagens de bicicletas Esse tipo de bicicleta ficou popular a partir de 1870, mas foi substituída pela "bicicleta segura" na virada daquele mesmo século. Uma bicicleta construída em 1900 ou 1910 tem quase a mesma aparência de qualquer bicicleta atual: com duas rodas com o mesmo tamanho, dois pedais no meio e uma corrente que conecta os pedais à roda traseira.  Em uma bicicleta daquele tipo, os pedais e a roda dianteira são conectados diretamente, da mesma maneira que em um triciclo de criança. Isso quer dizer que, ao girar os pedais uma vez, a roda gira uma vez. E esse é um jeito bem barato de construir uma bicicleta, mas tem uma desvantagem.

Exemplo: TRICÍCULO Engrenagens de bicicletas Movendo-se duas vezes mais rápido: a 120 rpm, o triciclo se moveria a apenas 9 km/h e a criança ficaria com as pernas cansadas, pois 120 rpm corresponde a muitas pedaladas! Roda dianteira de 40 cm de diâmetro ou 40 * 3,14 = 127 cm de circunferência; A cada giro completo no pedal (e na roda dianteira), o triciclo se move 127 cm para frente. Gira-se a roda dianteira a 60 rpm (ou uma revolução por segundo), então o triciclo move-se a 127 cm por segundo, ou seja, a velocidade não passa de 4,5 km/h. “O principal motivo pelo qual as bicicletas têm engrenagens é que elas permitem reduzir o tamanho das rodas.”

Relações de transmissão Algo fantástico, pois deixa o ciclista subir o morro mais íngreme vagarosamente ou correr quase tão rápido quanto um carro. Exemplo de uma bicicleta normal tem rodas com 66 cm de diâmetro: MARCHA LEVE : A menor relação de transmissão pode ser com uma engrenagem dianteira com 22 dentes e uma traseira com 30 dentes. Isso quer dizer que a relação é de 0,73 para 1 (a roda traseira gira 0,73 vezes a cada pedalada). Em outras palavras, para cada pedalada, a bicicleta se move 152 cm (cerca de 5 km/h se estiver pedalando a 60 rpm).  MARCHA PESADA: A maior relação de transmissão pode ser uma engrenagem dianteira com 44 dentes e uma traseira com 11 dentes. Essa configuração fornece uma relação de 4 para 1. Essa bicicleta vai se mover 828 cm a cada pedalada, e se mantiver 60 rpm, pode atingir a velocidade de 30 km/h ou dobrá-la se duplicar também a taxa de pedalada (120 rpm) chegando aos 60 km/h.

Exercícios O seu período; A velocidade angular; A velocidade linear. b) c)