SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: CONSUMO DE ÁGUA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Segurança no Transporte dos Trabalhadores do
Advertisements

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO CONSUMO DE PAPEL A4 E DE PRODUTOS DE LIMPEZA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS Discentes: Bárbara E. P. Mendes Camila.
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NA FCF-USP: RUMO À CERTIFICAÇÃO ISO-14001
Motivos para a empresa melhorar seu desempenho ambiental
Sistemas de Gestão Integrada
Sistemas Integrados de Gestão
Redução do Desperdício de Água
Neiroberto Silva Presidente da Regional São Paulo.
O Programa 5’s na DBD/FMUSP
Como devemos preservar a água?
Visão Geral das Normas ISO
Gestão Ambiental.
ONDE E QUANDO TEVE INICIO A CERTIFICAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL?
Sistema de Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos Orgânicos
Sugestões de ações para implantações
Luiz Carlos Estraviz Rodriguez Renata Evangelista de Oliveira
Instrutor: Objetivos:.
COMISSÃO SETORIAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL SEF
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI BACHARELADO EM HUMANIDADES AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL ISO Alcione Rodrigues Milagres.
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
Projeto: Capacitação em GP
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
PROJETO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO HGB
MPT-Engineering Apresenta
Reuso De Água para Fins Não Potáveis
Fig.01 Pressões sobre a política global da empresa (LINHARES, 2005).
LEVANTAMENTO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS
CETEM SUSTENTÁVEL. Promovendo mudanças. COMISSÃO GESTORA DO PLANO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL (CGPGLS) DO CETEM.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
USO RACIONAL DA ÁGUA 1) Ao escovar os dentes, deixe a torneira fechada e use um copo para enxaguar a boca. Consumo 0,2 litro com torneira aberta.
Prof. Ms.Juliano Ricardo Marques
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL PARA OBRAS DE SANEAMENTO
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
USO DA ÁGUA DA CHUVA EM PRÉDIOS RESIDENCIAIS
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
Escola Estadual Maria José
ISO Quem as fez? O Comité Técnico 207 da ISO é o encarregado de elaborar as 17 normas da série ISO e, para isto, formou 6 subcomités, os quais.
Programa EESC Sustentável USP Recicla
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
COPPE/UFRJ1 O COMPROMETIMENTO DA INOVACAO TECNOLOGICA DA RECICLAGEM DE RESIDUOS DA CONSTRUCAO CIVIL COM A SAUDE AMBIENTAL Claudio Fernando Mahler,D.Sc.,
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Como Economizar? Renato Moreno Munhoz Síndico
Reservatório de água da chuva
Sistema de Gestão Ambiental
AÇÃO CORRETIVA NBR ISO/IEC – 4.10
Tecnologia limpa: Estudo de caso.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Nome: Clarice Formagini Daiana Pauli Daniela Tiecher Jaqueline Bamberg John Lennon Lagemann Lucas Moreira Vivian Lisi Wünsch.
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Wagner Vilas Boas de Souza Ministério da Educação
ISO que bicho é esse? ..
ISO E GESTÃO AMBIENTAL Ana Paula Matias dos Santos
EVOLUÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
4.4 Implementação e Operação
O REUSO DA ÁGUA Projeto de Trabalho Conclusão de Curso – Socio-Ambiental Disciplina: Projetos Sócio-Ambientais Indaiatuba, setembro 2008 Orientadora: Mara.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Uso Racional da Água. Companhia de Saneamento Ambiental de Atibaia - SAAE A SAAE foi criada em 1969, como autarquia, tendo a denominação de Serviço Autônomo.
SILVA, Guilherme Rodrigues Tafelli; SILVA, Maísa Gonçalves; CARMO, Vítor Martins. Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU.
ABNT NBR 16001:2012 José Salvador da Silva Filho.
3 ° VERSÃO - Programa “Poupe na Rede” Vitória – ES, Julho
USO RACIONAL DA ÁGUA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE GUARULHOS-REÁGUA Claudio Medeiros Cristiane Costrov Silva Miras.
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA DA CHUVA EM AGRICULTURA FAMILIAR Marcio A. Nicknig Dieter Wartchow XX Exposição de Experiências Municipais em Saneamento De 16.
Gestão Ambiental Prof. Me. Jaime Frajuca Engenharia de produção
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL: CONSUMO DE ÁGUA Discentes: Bruna Lorencini da Silva; Jéssica Aparecida; Juliana B. Rodrigues; Karla Dias Marques;Leticia P. Lippi; Maria Fernanda O. Sampaio; Marina Guidi; Vytória Piscitelli Cavalcanti e Vinicius de Toledo

Diagnóstico ambiental: Comparação do consumo de água ao decorrer dos meses entre os anos de 2010 a 2012. Em Março de 2011, apontado pela seta, houve início do faturamento da Unidade I - Santa Clara.

Diagnóstico ambiental: Comparação do valor gasto pelo consumo de água entre os anos de 2010 a 2012 (A) e comparação do volume consumido de água entre os anos de 2010 a 2012 (B).

Diagnóstico ambiental: Banheiros Figura 2. Vasos com caixas acopladas e não acopladas na UNIFAL. Figura 1. Torneira automática na esquerda e manual na direita, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL - MG). Figura 3. Mictórios automáticos e não automáticos na UNIFAL.

Diagnóstico ambiental: Laboratórios: Autoclave. Cuspideira. Destilação da água e água Mili Q. Figura 4. Cuspideira modelo.

Diagnóstico ambiental: Outros: Bebedouros: Manutenção. Desperdício de 34%. Lavagem de carro 10 carros por dia. Limpeza. Figura 5. Bebedouro com vazamento.

Aspecto e impacto ambiental: Consumo e desperdício Esgotamento de água Figura 5. Imagem meramente ilustrativa sobre o desperdício de água.

Objetivos e metas: Objetivo: - Reduzir o consumo de água; - Desenvolver uma metodologia que possa ser aplicada futuramente nos outros campus da universidade.   Metas: - Reduzir em 30% o consumo de água em dois anos; - Implantar o sistema nos demais campus da UNIFAL em dois anos;

Plano de Ação: Banheiros Implantação de: - Torneiras automáticas - Caixas de descargas acopladas aos vasos sanitários – 6L - Mictórios automáticos Figura 6. Foto de garrafas na caixa de descarga para reduzir a água bombeada. MANUTENÇÃO

Plano de Ação: Laboratórios Autoclave: juntar materiais. Cuspideira: ligar quando necessário e se possível instalar recicladores de água para cuspideira. Destilação da água e água Mili Q: reutilizar a água usada para fazer água destilada.

Plano de Ação: Outros: Bebedouros: Manutenção e incentivo a uso de canecas e garrafas. Lavagem de carro: Uso de baldes ou mangueiras com pressão. Limpeza: Uso de mangueiras com pressão. Implantar Sistema de Captação de água da chuva.

Figura 07. Esquema de funcionamento de um sistema de aproveitamento da água da chuva (Marinoski, 2007).

Plano de Ação: Outros: Indicador (conta de água); Implantação de reutilização da água. Sistema de gotejamento para irrigação dos jardins. Programas de conscientização dos funcionários, discentes e docentes quanto uso racional de água. Indicador (conta de água);

Implementação e Operação: Autoridade e responsabilidade; Comunicação (palestras, cartazes – conscientização); Documentação e controle de documentos; Atendimento a emergências;

Verificação: Monitoramento e Medição; Avaliação do Atendimento à Legislação; Não conformidades, ações corretivas e preventivas; Auditoria; Análise Crítica (oportunidades de melhoria);