DOCUMENTOS UTILIZADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os caminhos da gestão da saúde em MS
Advertisements

Funções Essenciais de Saúde Pública: a experiência em Goiás
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
Saúde e Segurança no Trabalho
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto dos Indicadores da Atenção Básica
Departamento de Apoio à Descentralização – DAD/SE/MS Agosto de 2005
Descentralizando a Saúde para o Desenvolvimento Regional
Diretoria de PlanejamentoControle e Avaliação do SUS
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
“Funções Essenciais de Saúde Pública” nas Américas
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
Congresso de Gestão Pública Gestão Compartilhada do Planejamento Francisco José Pinheiro Vice-Governador do Estado do Ceará
A formação profissional técnica de
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
POLÍTICA ESTADUAL DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE - PGETS
Pacto pela Saúde no Estado de São Paulo: Avanços e Desafios
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
PLENÁRIA FINAL.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
O nutricionista contemporâneo: muito além da prescrição da dieta...
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Autor (apresentador): Júlio Strubing Müller Neto
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGENDA DE PRIORIDADES DA ANVISA PARA 2007 Reunião da Câmara Setorial de AlimentosBrasília 07/02/2007.
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Cooperação ENSP/ FIOCRUZ/ SES/ RJ
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Avaliação na Atenção Básica
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
PES – Plano Estadual de Saúde
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
APRESENTAÇÃO: AVANÇOS DO PACTO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Indicadores de Saúde Gestão em Saúde Pública
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
P LANEJAMENTO DE SERVIÇO DE SAÚDE : PANEJA - SUS.
VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Planos Municipais já.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Maior integração entre.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS  Estímulo à produção de conhecimento.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
Fórum da Região Sudeste Ciclo de Debates em VISA - Desafios e Tendências.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Oficina 2: O Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nos Municípios, SC. GESTÃO por RESULTADOS: o processo de planejamento no SUS. GESTÃO por RESULTADOS:
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Secretaria Estadual de Saúde de Tocantins
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA SAÚDE 2º. QUADRIMENTRE DE 2012 ANÁLISE QUADRIMESTRAL DO RELATÓRIO DE GESTÃO DEMONSTRATIVO DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA/FINANCEIRA.
Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DOS EIXOS NORTEADORES DA ELABORAÇÃO DO PLANO ESTADUAL DE SAÚDE E PPA

DOCUMENTOS UTILIZADOS PLANO DE GOVERNO MARCONI PERILLO; EIXOS ESTRATÉGICOS DEFINIDOS PELA ALTA GESTÃO DA SES/GO; PACTOS PELA SAÚDE; RESULTADO DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS FESP / SUS 2011 NA GESTÃO ESTADUAL DA SES/GO – INDICADORES PRIORIZADOS; INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO DO SUS; ORIENTAÇÕES DO PLANO PLURIANUAL PPA 2012-2015 / SEGPLAN.

DOCUMENTOS UTILIZADOS PLANO DE GOVERNO MP PRESSUPOSTOS: - CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL; - REALIDADE DO ESTADO DE GOIÁS; - NECESSIDADES E ANSEIOS DA POPULAÇÃO; - AGENDA DE PROJETOS ESTRUTURANTES E DE DESENVOLVIMENTO.

DOCUMENTOS UTILIZADOS PLANO DE GOVERNO MP TIPIFICAÇÃO - PLANEJAMENTO GLOBAL; -PLANEJAMENTO REGIONAL E PÓLOS DE DESENVOLVIMENTO; PLANEJAMENTOS SETORIAIS; PLANEJAMENTO SEGMENTADO.

DOCUMENTOS UTILIZADOS PLANO DE GOVERNO MP EIXOS ESTRATÉGICOS: - Estratégia Radical na Educação, Saúde, Segurança e Proteção Social; - Estruturação de uma nova Administração Pública (reconstrução e inovação); - Revitalização e ampliação da infra-estrutura para transformar Goiás no maior pólo de Desenvolvimento do Brasil.

PRINCIPAIS EIXOS ESTRATÉGICOS DA SES/GO (DAR EXS. FOTOS) transformar Goiás no maior pólo de Desenvolvimento do Brasil. ESTRUTURAÇÃO DE UMA NOVA ADM. PÚBLICA ESTRATÉGIA RADICAL NA SAÚDE 1) MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO; 2) FORTALECIMENTO DAS AÇÕES DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO; 3) MELHORIA DE GESTÃO DAS UNIDADES PRÓPRIAS; 4) POTENCIALIZAR A COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS; 5) HUMANIZAÇÃO.

DOCUMENTOS UTILIZADOS INSTRUMENTO PARA AVALIAÇÃO DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS DE SAÚDE PÚBLICA – FESP 2011 OBJETIVO: - FORTALECER AS FUNÇÕES ESSENCIAIS QUE COMPETEM AO ESTADO NA PERSPECTIVA DE MELHORAR A PRÁTICA DE SAÚDE PÚBLICA E CONSTRUIR INSTRUMENTOS CAPAZES DE AVALIAR A ATUAL SITUAÇÃO, IDENTIFICANDO ÁREAS CRÍTICAS QUE PRECISAM SER FORTALECIDAS E REFORÇAR AS LIDERANÇAS DAS AUTORIDADES SANITÁRIAS EM RELAÇÃO AO SISTEMA DE SAÚDE;

DOCUMENTOS UTILIZADOS FUNÇÕES ESSENCIAIS DE SAÚDE PÚBLICA – FESP 2011 FESP Nº 1 - MONITORAMENTO, ANÁLISE E AVALIAÇÃO DA SITUAÇÃO DE SAÚDE NO ESTADO; FESP Nº 2 - VIGILÂNCIA, INVESTIGAÇÃO, CONTROLE DE RISCOS E DANOS À SAÚDE; FESP Nº 3 - PROMOÇÃO DA SAÚDE; FESP Nº 4 - Participação social em saúde. FESP Nº 5 - Desenvolvimento de políticas e capacidade institucional de planejamento e gestão pública da saúde; FESP Nº 6 - Capacidade de regulamentação, fiscalização, controle e auditoria em saúde.

DOCUMENTOS UTILIZADOS FUNÇÕES ESSENCIAIS DE SAÚDE PÚBLICA – FESP 2011 FESP Nº 7 - Promoção e garantia do acesso universal e eqüitativo aos serviços de saúde. FESP Nº 8 - Administração, desenvolvimento e formação de Recursos Humanos em saúde. FESP Nº 9 - Promoção e garantia da qualidade dos serviços de saúde. FESP Nº 10 - Pesquisa e incorporação tecnológica em saúde; FESP Nº 11 - Coordenação do processo de Regionalização e Descentralização da Saúde .

DOCUMENTOS UTILIZADOS RESULTADO DA APLICAÇÃO DO INSTRUMENTO DE MEDIÇÃO DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS DE SAÚDE PÚBLICA NA SES/GO – FESP 2011

DOCUMENTOS UTILIZADOS INDICADORES PRIORIZADOS PARA O FORTALECIMENTO DAS FESP As intervenções para o desenvolvimento institucional devem estar orientadas à superação das deficiências, apoiando-se nos pontos fortes. Para qualificar o desempenho nos diferentes indicadores como pontos fortes ou fracos, é necessário um valor de referência, por exemplo, 20% acima da média. Os critérios fundamentais para estabelecer essa linha de referência são os seguintes: 1) que não se aceite e consolide as deficiências diagnosticadas; 2) que represente um desafio possível de ser alcançado e um estímulo ao esforço contínuo de aperfeiçoamento.

DOCUMENTOS UTILIZADOS INDICADORES FESP PRIORIZADOS VALOR DE REFERÊNCIA: 0,32; INDICADORES DE RESULTADOS (SELECIONOU-SE OS ABAIXO DE 0,10): 3.1 - Políticas de Promoção da Saúde; 3.2 - Formação de Alianças setoriais e inter-setoriais; 6.1 - Revisão Marco Regulatório; 7.1 - Regulação do Acesso; 10.1 - Desenvolvimento de Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.  

DOCUMENTOS UTILIZADOS INDICADORES FESP PRIORIZADOS INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES (SELECIONOU-SE OS ABAIXO DE 0,32): 5.4 - Capacidade de gestão para cooperação com a esfera federal e a estadual; 6.3 - Conhecimentos, habilidades e mecanismos para revisar, aperfeiçoar e fazer cumprir o marco regulatório. 8.2 - Qualificação, capacitação e educação permanente da força de trabalho no Estado; 9.3 - Capacidade de gestão de qualidade dos serviços de saúde 10.2 - Desenvolvimento da capacidade institucional de pesquisa e incorporação tecnológica .   

DOCUMENTOS UTILIZADOS INDICADORES FESP PRIORIZADOS INDICADORES DE COOPERAÇÃO COM OS MUNICÍPIOS (SELECIONOU-SE OS ABAIXO DE 0,32): 1.5 - Cooperação e apoio técnico aos Municípios para monitoramento, análise e avaliação da situação de saúde; 2.5 - Cooperação e apoio técnico aos Municípios; 3.5 - Cooperação e apoio técnico aos Municípios para fortalecer as ações de promoção da saúde 5.5 - Cooperação e apoio técnico aos Municípios para o desenvolvimento de políticas, planejamento e gestão do SUS;

DOCUMENTOS UTILIZADOS FUNÇÕES ESSENCIAIS DE SAÚDE PÚBLICA – FESP 2011 8.5 - Cooperação e apoio técnico aos Municípios para o desenvolvimento de RH; 11.4 - Cooperação e apoio técnico aos Municípios para o desenvolvimento da regionalização e da descentralização, no âmbito do Estado.

DOCUMENTOS UTILIZADOS MATRIZ DE PLANEJAMENTO MATRIZ DE PLANEJAMENTO EIXO ESTRATÉGICO: INDICADOR FESP: OBJETIVO: DIRETRIZ: AÇÃO META INDICADOR ATIVIDADES RESP. REC. ORÇAMENTÁRIO FONTE PRAZO PROGRAMA RELACIONADO NO PPA

OBRIGADA! ASSESSORIA TÉCNICA DE GABINETE DO SECRETÁRIO: TELEFONE: 3201-3803; E-MAILS: mlcarnelosso@hotmail.com claudiamenezesvidal@gmail.com

“SABEMOS O QUE SOMOS, JUNTOS CONSTRUIREMOS O QUE QUEREMOS SER”. OBRIGADA! “SABEMOS O QUE SOMOS, JUNTOS CONSTRUIREMOS O QUE QUEREMOS SER”. MARCONI PERILLO