Malês Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Nas Regiões sul, sudeste e no centro-oeste do Brasil.
Advertisements

A formação do território brasileiro
BAHIA SERGIPE ALAGOAS PERNAMBUCO PARAÍBA RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
Escola Estadual Maria José
Jamaica A Jamaica é uma nação insular localizada no mar das Caraíbas (mar do Caribe), extensa 234 quilômetros de leste a oeste e 80 quilômetros de norte.
Trabalho de história Alunos:Grazielly Aparecida N° 05
REGIÃO NORDESTE.
EVOLUÇÃO DA DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
C O M P L E X G ONO I N O R D E S T.
Região Nordeste.
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
REVISÃO PARA A P1 DE GEOGRAFIA / 3º TRIM.
NORDESTE Com km² de área e um população de habitantes, é a terceira mais extensa e a segunda mais populosa. Conta com 9 Estados e.
Bacias Hidrográficas do Brasil
Cabanagem – 1835 – 1840 (PARÁ) CAUSAS ISOLAMENTO DA PROVÍNCIA DISCORDÂNCIA COM O GOVERNO DE D. PEDRO I OBJETIVOS INDEPENDÊNCIA.
Revolta chibata Nomes: Bruno, Eduardo e Gabriel.B Turma: 82
As Rebeliões Regenciais
Cabanagem Rayane N°23 Sofia N°24 Amanda Inara N°3 Amanda Mello N°2
Capítulo 11 – Por que o período regencial foi tão tumultuado?
DISTRITO FEDERAL.
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Brasil: Divisão Regional (IBGE)
As Rebeliões Regenciais
REVOLTAS REGENCIAIS.
A Hidrografia Brasileira
Hidrografia e Clima.
O NEGRO NO ENGENHO ۩ A solução para se chegar a um custo baixo de produção foi a utilização do trabalho escravo. Os portugueses já exploravam o mercado.
O PERÍODO REGENCIAL 1831 – d. Pedro I abdica- vai para Portugal e deixa seu filho, Pedro de Alcântara, com 5 anos – este deveria assumir o trono.
Planeta Terra >> América Latina >>>
A SOCIEDADE MINERADORA Lavagem do Ouro, de Rugendas, 1835
OS COMPLEXOS REGIONAIS BRASILEIROS
Regiões de Saúde Resolução Normativa – RN nº 259, de 17 de junho de 2011, e suas alterações.
AS REGIÕES BRASILEIRAS
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
Trabalho de geografia Regiões Geoeconômicas
 País com muitos recursos naturais  Um país rico; porém, com muitas pessoas pobres  Falta de educação de qualidade  serviços básicos  baixos salários.
Brasil: Divisão Política
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL
Jonatã; Diully ;Vinicius; Lucas M.;
Região Nordeste -Área 18,25% do território brasileiro
COMPLEXOS REGIONAIS.
Região Nordeste.
RELEVO.
Domínio dos Cerrados Disponível em:
O Sol da Liberdade Integrantes: João Paulo Alexandre Wellingson Pedro Rafael Antônio Gabriel.
TEXTO 1: A história da formação do pensamento sociológico brasileiro
Copa do Mundo Turma 33.
Região Nordeste 18/04/2017.
AS REGIÕES DO BRASIL.
Bacias hidrográficas do Brasil
Demografia Cristiano Almeida.
Rebeliões nas províncias fatores gerais
COMPLEXONORDESTINOCOMPLEXONORDESTINO  Prof.º Fylipe Alves Minikovski Capítulo8 Pág. 131 e 144.
PERÍODO JOANINO E INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
REGIÃO NORDESTE.
Giovanna Maria Clara Caio Matheus Daniel.
O BRASIL E SUAS SUB-REGIÕES
BRASIL COLONIA III PERÍODO POMBALINO
BRASIL PERÍODO COLONIAL
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Eduardo Vilela Série: 5° ano B
Escola: Coopen Aluno: Caio Série: 5°ano A
Região Nordeste/Região Sudeste
Escola: Coopen Aluno: Nicolas Série: 5° ano A
Escola: Coopen Aluna: Maria Eduarda Mendes Série: 5°ano B
Região Nordeste/Região Sudeste
Período Regencial  Menoridade de D.Pedro II  Junho de 1831/1834– Assume o poder a Regência Trina que deveria governar até a maioridade. 
O OURO NO BRASIL.
Trabalho de história nome:Leticia n°12 nome:Paulo n°15 nome:iasmim n° 07 nome:thais n°18 profª:joelma E.E. Braz sinigaglia.
Transcrição da apresentação:

Malês Andressa Pontes Ribeiro Nº4 Felipe Diniz Nº7 Isabela do Amaral Nº10 Isabelle Maria Nº11 Marcela Vitoria Nº18 Stephanie Moccia Nº25

Malês Introdução A Revolta dos Malês foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos que exerciam atividades livres.

Causas e objetivos da Revolta Os revoltosos, cerca de 1500, estavam muito insatisfeitos com a escravidão africana, a imposição do catolicismo e com a preconceito contra os negros. Portanto, tinham como objetivo principal à libertação dos escravos. Queriam também acabar com o catolicismo (religião imposta aos africanos desde o momento em que chegavam ao Brasil), o confisco dos bens dos brancos e mulatos e a implantação de uma república islâmica.

Desenvolvimento da revolta De acordo com o plano, os revoltosos sairiam do bairro de Vitória (Salvador) e se reuniriam com outros malês vindos de outras regiões da cidade. Invadiriam os engenhos de açúcar e libertariam os escravos. Arrecadaram dinheiro e compraram armas para os combates. O plano do movimento foi todo escrito em árabe.  

Fim Da Revolta Uma mulher contou o plano da revolta para um Juiz de Paz de Salvador. Os soldados das forças oficiais conseguiram reprimir a revolta. Bem preparados e armados, os soldados cercaram os revoltosos na região da Água dos Meninos. Violentos combates aconteceram. No conflito morreram sete soldados e setenta revoltosos. Cerca de 200 integrantes da revolta foram presos pelas forças oficiais. Todos foram julgados pelos tribunais. Os líderes foram condenados a pena de morte. Os outros revoltosos foram condenados a trabalhos forçados, açoites e degredo (enviados para a África). O governo local, para evitar outras revoltas do tipo, decretou leis proibindo a circulação de muçulmanos no período da noite bem como a prática de suas cerimônias religiosas.

Relevo de Salvador(Bahia) O relevo de Salvador é acidentado e cortado por vales profundos. Conta com uma estreita faixa de planícies, que em alguns locais se alargam. A cidade está a 8 metros acima do nível do mar. A capital baiana é dividida em duas partes: a Cidade Alta, a maior delas (e mais recente), e a Cidade Baixa, cortada por faixas litorâneas.

Economia de Salvador (Bahia) °Salvador é cidade pólo na exportação de coco, cantoras de axé (os discos são produzidos em São Paulo), Obina, Berimbaus e sotaques para novelas da globo, destacando-se os sotaques de paraibano, Pernambucano e cearense. O principal produto de importação da cidade são os turistas, vindos principalmente de São Paulo, Rio Grande do Sul, Acre, Espanha, Papua/Nova Guiné e República Tcheca.

Hidrografia Dois rios e seus respectivos vales se destacam no Nordeste: São Francisco: nasce no estado de Minas Gerais e depois ruma para norte atravessando a Bahia, tendo seu vale como limites naturais a Serra do Espigão a oeste e a Chapada Diamantina a leste. A partir de Juazeiro corre para leste, definindo os limites naturais entre os estados da Bahia e Pernambuco, e também entre os estados de Alagoas e Sergipe. Parnaíba: recebe águas de rios dos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Há também outros rios que podemos destacar: Grajaú e Mearim (Maranhão), Jaguaribe e Acaraú (Ceará), Contas e Paraguaçú (Bahia).

A Transportação do Rio São Francisco A transportação do rio São Francisco é um tema bastante polêmico,pois engloba uma suposta tentativa de solucionar um problema que há muito afeta as populações do semi-árido brasileiro a seca;e, ao mesmo tempo, trata-se de um projeto delicado do ponto de vista ambiental,pois ira afetar um dos dois rios mais importantes do Brasil,tanto pela sua extensão e importância na manutenção da biodiversidade quanto pela sua utilização em transportes e abastecimento.