PROF: ANDRÉA BENVENUTA ANTONIO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EXAME FÍSICO NEONATAL.
Advertisements

O SISTEMA CIRCULATÓRIO. FUNÇÕES conduz oxigênio para as células, hormônios (que são liberados pelas glândulas endócrinas) para os tecidos, condução de.
O lactente: 29 dias de nascido a 24 meses de idade
Prof. Adriana Amorim Ciências – Cap. 2 8º ano - Colégio MV
Etapas do desenvolvimento
Fisiologia da Circulação
Crescimento e Desenvolvimento na 1ª. Infância
Definição: 29 dias de nascido a 12 meses de idade
Animais de Laboratório
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Células Sanguínea Escola Estadual Angelina Jaime Tebet
TERAPIA DE REPOSIÇÃO HORMONAL – T.R.H.
Sistema Respiratório.
Sistema Respiratório Professora Helena.
SISTEMA RESPIRATÓRIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO Professor: João Paulo.
Primeiros Socorros Camila Sarti
MIDRÍASE Dilatação da pupila. No cadáver, o reflexo pupilar é perdido logo que o tronco cerebral sofre a falência isquêmica. As pupilas geralmente.
A Reprodução.
Hemácias ou Glóbulos Vermelhos Leucócitos ou Glóbulos Brancos
Sinusite Brasília, 19 de outubro de 2013
Enfermagem obstétrica
FISIOLOGIA HUMANA Eduardo Silva..
Sistema Reprodutor.
PARTO RECONHECIMENTO:
Transmissão de vida no Homem
Características do Recém nascido normal
FECUNDAÇÃO É a união do óvulo com o espermatozóide resultando num ovo ou zigoto. Apenas a cabeça do espermatozóide, contendo o núcleo, penetra no óvulo.
Ciências Cap 16. Sistema Reprodutor Prof.:Samuel Bitu.
Cap. 5 – 8º Ano Professor: Samuel Bitu
TRANSMISSÃO DA VIDA A Reprodução Humana CIÊNCIAS da NATUREZA.
TRABALHO DE INSTRUÇÃO DE BOMBEIROS Noções basicas de anatomia
DESENVOLVIMENTO FETAL
CIRCULAÇÃO FETAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE/ESCS/SES
Prof.: Alessandra Casimiro
Professora: Andréia Neves
As funções do corpo humano
ANATOMIA Prof.:CLÉIA BET BAUMGARTEN
SISTEMA EXCRETOR.
Uma Viagem maravilhosa!
A REPRODUÇÃO HUMANA.
Sistema disgestório Guilherme Luis.
O BEBÊ MENOR DE DOIS MESES
Curso Técnico em Enfermagem
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Embriologia pulmonar. Embriologia pulmonar 1° período Embrionário – Desenvolvimento das vias.
O corpo humano sistema reprodutor e sexualidade parte 1
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONARIO HUMANO
Aleitamento Materno.
Departamento de Bioquímica e Imunologia
A adolescência e a sexualidade
Fisiologia do sistema respiratório
Aparelho Circulatório
FISIOLOGIA HUMANA.
DESENVOLVIMENTO EMBRIONÁRIO - FETAL
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
ALTERAÇÕES DO ENVELHECIMENTO Tarsila Cunha. Visão  Diminuição da acuidade visual  Diminuição da capacidade de enxergar com nitidez, principalmente de.
Ciências Naturais – 9.o ano
Síndrome de Patau.
RN - Normal.
Cecília Helena de Siqueira Sigaud
SISTEMA REPRODUTOR FEMININO
Transcrição da apresentação:

PROF: ANDRÉA BENVENUTA ANTONIO O SER CRIANÇA PROF: ANDRÉA BENVENUTA ANTONIO

PERÍODO INFANTIL NEONATAL - NASCIMENTO AOS VINTE E OITO DIAS. LACTÊNCIA – VINTE E NOVE DIAS ATÉ UM ANO. TODDLER – UM ANO ATÉ TRÊS ANOS. PRÉ – ESCOLAR DE TRÊS ANOS ATÉ SEIS ANOS. ESCOLAR – SEIS ANOS ATÉ 11 – 12 ANOS OU PUBERDADE. ADOLESCÊNCIA – PUBERDADE ATÉ 18 ANOS.

RECÉM – NASCIDO E O LACTENTE MEDIDAS – NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, A CRIANÇA PERDE CERCA DE 10% DO SEU PESO AO NASCER. ATÉ O FINAL DO PRIMEIRO ANO, SEU PESO TRÍPLICA E SUA ESTATURAS AUMENTA EM 50%. NESTE PERÍDO, A CABEÇA DO BEBÊ CORRESSPONDE A ¼ DO COMPRIMENTO TOTAL DO CORPO. O PERÍMETRO CEFÁLICO É MAIOR DO QUE O TORÁCIDO E, COM O PASSAR DOS MESES, ESTA RELAÇÃO SE INVERTE.

CABEÇA FONTANELAS: BREGMÁTICA : MAIOR TAMANHO, EM FORMA DE LOSANGO, NA REGIÃO ANTERIOR DO CRÂNIO. LAMBDÓIDE OU OCCIPTAL : TRIANGULAR, NA REGIÃO POSTERIOR. O FECHAMENTO DOS 12 AOS 18 MESES E AO FINAL DO SEGUNDO MÊS, RESPECTIVAMENTE. DENTES: INICIA – SE ENTRE O 6º E O 8º MÊS.

ORGÃO DOS SENTIDOS ORGÃO DOS SENTIDOS – NASCE COM A CAPACIDADE DE ENXERGAR, EMBORA TENHA DIFICULDADE EM FAZER ACOMODAÇÃO VISUAL OS SENTIDOS OLFATIVO, AUDITIVO, GUSTATIVO E TÁTIL ESTÃO PRESENTE DESDE O NASCIMENTO.

PELE É HIDRATADA , ELASTICA E MACIA – FRÁGIL SUSCETÍVEL A INFECÇÕES, IRRITAÇÕES E PERDAS HÍDRICAS. DO SEGUNDO AO QUARTO DIA DE VIDA, PODE ADQUIRIR UM TOM AMARELO, CARACTERIZANDO A ICTERÍCIA FISIOLÓGICA, GERALMENTE BENIGNA E AUTO – REVERSÍVEL. A CRIANÇA NASCE COM A PELE RECOBERTA POR UMA SECREÇÃO ESBRANQUIÇADA, A “VERNIX CASEOSA”, QUE REABSORVIDA ESPONTANEAMENTE NAS PRIMEIRAS 24 HORAS DE VIDA .

LANUGEM – FINOAS PELOS EM TODO CORPO DO RECÉM – NASCIDO QUE DESAPARECEM ATÉ A 32º SEMANA DE VIDA. MILIÁRIA - PONTOS ESBRANQUIÇADOS CONTENDO SECREÇÃO SEBÁCEAS, APARECEM GERALMENTE NO NARIZ E DESAPARECEM EM UMA SEMANA OU DUAS.

TORAX CAIXA TORÁCICA – FORMA QUASE CIRCULAR. INGURGITAMENTO MAMÁRIO – INVOLUI ESPONTANEAMENTE À MEDIDA EM QUE SÃO ELIMINADOS OS HORMÔNIOS MATERNO DO ORGANÍSMO DA CRIANÇA.

SISTEMA RESPIRATÓRIO AO NASCIMENTO A RESPIRAÇÃO DO BEBÊ PASSA A ACONTECER POR MEIO DOS PULMÕES. OS MOVIMENTOS INSPIRATÓRIOS É ESTIMULADOS PELA QUEDA DO OXIGÊNIO, ELEVAÇÃO DO DIÓXIDO DE CARBONO E QUEDA DO PH SANGUÍNEO. GRANDE PARTE DO LÍQUIDO DOS PULMÕES DO FETO É EXPELIDO NO PARTO E O RESTANTE REABSORVIDO PELO ORGANÍSMO, PERMITINDO A ENTRADA DE AOS ALVÉOLOS. A RESPIRAÇÃO É NASAL,IRREGULAR E PREDOMINANTEMENTE ABDOMINAL.

SISTEMA CIRCULATÓRIO VOLÚME SANGUÍNEO – 10% A 12% DO SEU PESO CORPORAL. HEMOGLOBINA E HEMATÓCRITO SANGUÍNEOS SÃO MAIS ELEVADOS.

ABDOMEN AO NASCIMENTO O CORDÃO UMBILICAL É GELATINOSO E DE COR BRANCA – APÓS SER CLAMPEADO, TORNA – SE SECO E NEGRO, CAINDO ATÉ O 10º DIA DE VIDA

SISTEMA DIGESTIVO A CAPACIDADE DO ESTOMAGO AUMEMTA DE 10 MILILITROS AO NASCIMENTO A CERCA DE TREZENTOS MILILITROS COM UM ANO DE VIDA. OS ESFINCTERES ESTOMACAIS, CARDIA E PILORO, ENCONTRAM – SE IMATUROS, PODENDO O CORRER REGURGITAMENTO E VÔMITOS APÓS A ALIMENTAÇÃO NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE VIDA. TRÂNSITO GASTROINTESTINAL RÁPIDO POR ISSO AS EVACUAÇÕES SÃO AMOLECIDAS E NUMEROSAS.

SISTEMA URINÁRIO BEXIGA – CONTÉM URINA QUE PODE SER ELIMINADA IMEDIATAMENTE OU EM 24 HORAS, DILUIDA DEVIDO À IMATURIDADE RENAL, AS MICÇÕES SÃO FREQUENTES,POIS SUA BEXIGA TEM PEQUENA CAPACIDADE.

SISTEMA NERVOSO É IMATURO, MAS OS REFLEXOS PRESENTES PERMITEM A SOBREVIVÊNCIA DOS BEBÊS.

SISTEMA IMUNOLÓGICO ATRAVÉS DA VIA PLACENTÁRIA E DO ALEITAMENTO NATURAL, A CRIANÇA RECEBE ANTICORPOS MATERNO. A PARTIR DO 2º MÊS COMEÇA A PRODUZIR GRADATIVAMENTE SEUS ANTICORPOS.

GENITÁLIA - FEMININA PEQUENOS LÁBIOS – INVOLUEM E SÓ VOLTAM A SE DESENVOLVER NA PUBERDADE. PEQUENOS LÁBIOS E CLÍTORIS – EDEMACIADOS NO PERÍODO NEONATAL, PODENDO HAVER UM PEQUENO SANGRAMENTO VAGINAL NOS PRIMEIROS DIAS DE VIDA, DEVIDO AO HORMÔNIO RECEBIDO DA MÃE.

GENITÁLIA MASCULINA SACO ESCROTAL – PIGMENTAÇÃO MAIS PROXIMA DA COR DEFINITIVA DA CRIANÇA.