O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Advertisements

Escola de Formação Política Miguel Arraes
Hegemonia e educação em Gramsci Relações de poder e intelectuais
Sujeitos da EJA 1. Diante do quadro diagnóstico, muitos desafios devem ser enfrentados Formular políticas públicas de Estado.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Saúde: bem público global e direito fundamental
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Atuação do nutricionista no Sistema Único de Saúde
DEFINIÇÕES.
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
GT EMPRESAS SAUDÁVEIS - PRINCIPAIS QUESTÕES LEVANTADAS Ponto de partida: distinção dos modelos de atuação predominantemente centrados no indivíduo daqueles.
O QUE SABER.
Desafio das novas tecnologias
Sociologia e Sociedade: tema, teoria e conceito
Direito humano a alimentação adequada
Indivíduos e sociedade:
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Conversando sobre memória
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
Curso Direito à Memória e à Verdade
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010
José Elias de Almeida EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS Pensando Referenciais para a organização da prática pedagógica José.
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
DIREITOS CULTURAIS ESTADO E SOCIEDADE
Escola Superior de Guerra
CENTRO DE ESTUDOS FOLCLÓRICOS MÁRIO SOUTO MAIOR
CULTURA POPULAR, CULTURA ERUDITA E CULTURA DE MASSA
Discriminação O Racismo
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA. Síntese.
ESTÉTICA Arte e realidade
Introdução ao conceito de ÉTICA
Para Refletir... “Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever, mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar.
Parâmetros Curriculares Nacionais HISTÓRIA
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Curso Direito à Memória e à Verdade
Cultura – conceitos e definições
Autoavaliação Institucional e a CPA
Conafor: perspectivas para o papel do Comfor na implementação e consolidação da Política Nacional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço
Antônio Ruas: Professor Universitário – UERGS, Gestão Ambiental Sanitarista - Escola de Saúde Pública Sociedades, culturas e relação com a natureza.
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
Por que estudar Psicologia?
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL
ÉTICA E LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E EMPRESARIAL
O que é FOLCLORE CONCEITOS Ensino do Folclore
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
MAKOTA CELINHA – KIDEVOLU - GONÇALVES
LIBERDADE RELIGIOSA E DIREITOS HUMANOS
UNIVERSALISMO X RELATIVISMO CULTURAL
I ENCONTRO NACIONAL DE JOVENS GAYS E AIDS DA ARTAGAY JOVEM ‘Construindo uma agenda política, para uma juventude sem AIDS e livre da homofobia’ 27 de maio.
TEMAS TRANSVERSAIS.
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
SEMINÁRIO HISTÓRIA, CULTURA E PATRIMÓNIO
ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
CULTURA.
O que é FOLCLORE Prof. Msc. Gilberto Santiago Ferreira.
ÉMILE DURKHEIM * Idéias influenciadas por Comte.
Multiculturalismo é um termo que descreve a existência de muitas culturas numa localidade, cidade ou país, sem que uma delas predomine. Em.
Transcrição da apresentação:

O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida: www.nilson.pro.br 02/04/2017 O QUE É CULTURA? Noção de cultura como modo de vida: a cultura corresponde ao modo de vida de um povo ou nação, constituindo e expressando o seu modo de sentir, pensar e agir. Esta concepção parte do princípio de que todos os povos ou grupos étnicos possuem cultura e de que nenhuma cultura é superior a outra, colocando em foco as questões da diversidade cultural e da igualdade de direitos para as diferentes culturas

os conceitos de natureza, de sociedade e de humanidade, www.nilson.pro.br 02/04/2017 O conceito de cultura como modo de vida - o modo de sentir, pensar e agir de uma sociedade ou comunidade - aplica-se a todas as práticas, materiais e simbólicas, do grupo ou sociedade em questão: os modos de fazer, as práticas corporais, as crenças, os saberes, Sistema de Educação os gostos, os hábitos e estilos, as artes, a concepção de mundo, os conceitos de natureza, de sociedade e de humanidade, as noções de sagrado, de proibido, de obrigatório, as relações econômicas, políticas e familiares, as religiões, as profissões.

Cultura então seria o modo específico de sentir, pensar e agir de sociedades e comunidades. www.nilson.pro.br 02/04/2017 Encontraríamos indicações do modo de sentir, pensar e agir em todas as práticas sociais: nas práticas que têm fim predominante de sobrevivência material (produção, circulação, troca e consumo de bens e serviços); nas práticas com fim predominante de sobrevivência política (formas de organização e associação para obter e/ou assegurar direitos ou o poder); nas práticas que têm fim predominante de sobrevivência simbólica (formas de expressão e/ou representação, manifestações artísticas, religiosas, filosóficas, folclóricas).

Cultura e identidade coletiva www.nilson.pro.br 02/04/2017 Cultura e identidade coletiva Nesta acepção, como modo de vida, ou modo de sentir, pensar e agir de uma sociedade diante das situações e desafios da existência e das possibilidades de superá-los, a cultura também pode ser pensada como identidade nacional, o que permitiria falar em cultura brasileira, cultura japonesa, etc, e também em termos de identidade regional (cultura sulista, cultura nordestina etc).

www.nilson.pro.br 02/04/2017 A noção de cultura como identidade nacional ou como identidade regional traz consigo o conceito de diversidade cultural, que nos permite perceber que as culturas nacionais não são um conjunto monolítico e único. Assim sendo, é fundamental o respeito, a valorização e o convívio harmonioso das diferentes identidades culturais existentes dentro dos territórios nacionais, o que nos coloca diante da noção de direitos culturais.

as condições de criar e difundir suas expressões culturais; www.nilson.pro.br 02/04/2017 Os direitos culturais fazem parte dos direitos humanos e a dimensão cultural é indispensável e estratégica para qualquer projeto de desenvolvimento. Conforme a Declaração Universal da Diversidade Cultural da UNESCO, os indivíduos e grupos devem ter garantidas: as condições de criar e difundir suas expressões culturais; o direito à educação e à formação de qualidade que respeite sua identidade cultural; a possibilidade de participar da vida cultural de sua preferência e exercer e fruir suas próprias práticas culturais, desde que respeitados os limites dos direitos humanos.

www.nilson.pro.br 02/04/2017 O direito à diferença e à construção individual e coletiva das identidades através das expressões culturais é elemento fundamental da promoção de uma cultura de paz, de modo que devemos reconhecer e valorizar as nossas diferenças culturais como fator para a coexistência harmoniosa das várias formas possíveis de se ser humano.

Ramificações da cultura www.nilson.pro.br 02/04/2017 Relativismo. Etnocentrismo. Identidade. Escola de Frankfurt. Cultura de massa cultura erudita e cultura popular. Sociedade de consumo. Questões de gênero e minorias. Cultura Afro-Brasileira e Africana.