Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Advertisements

Mata de S.Bartolomeu Bragança Escola Secundária Miguel Torga Bragança
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Bosque de A-dos-Melros
Envolvente da Barragem de Queimadela
Braga E,B 2 e 3 de Lamaçães Braga, Braga Ana Marques, Ciências Naturais Bosque do Bom Jesus do Monte 9º ano, 4 alunos.
Alverca/ Calhandriz (na estrada para À- dos – Melros)
QUELUZ – MASSAMÁ – SINTRA - LISBOA
Baltar Colégio Casa-Mãe Paredes - Porto 8º ano - 15
Matinha de Queluz Queluz, concelho de Sintra, distrito Lisboa
Solarengos Alcinda Maria da Costa Anacleto
Escola Básica de Ribeira do Neiva Azões, Concelho de Vila Verde, Distrito de Braga M. Dores S. Fernandes; Área de Projecto Bosque do Borrainho 7º ano;
QUINTA DA GANDRA FRAZÃO EB 2,3 DE FRAZÃO FRAZÃO - PORTO
Alcobaça (39º / 8º w) Escola Secundária c/ 2º e 3º Ciclos D. Pedro I Alcobaça - Leiria M.ª Conceição Aurélio, Maria Beja e Ana Rego – Ciências.
Monte do Castelo Barbudo, Vila Verde Escola Secundária de Vila Verde
39º 35 34,32 N e 9º 03 06,23 Externato Dom Fuas Roupinho Nazaré - Leiria Manuel António Águeda Sequeira (Ciências Naturais) Susana Margarida Ferreira Andrade.
Guimarães Colégio do Ave Guimarães - Braga 1 – Ciências Naturais Topo Montanha Penha 8º - 26 alunos.
TRILHO DO PORTELO - BALTAR
Bacia Hidrográfica da Ribeira de Tabãos
Terreno baldio no vale do Douro
Alguns princípios fundamentais a considerar:
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
Os Macroinvertebrados sobre o nível de poluição do rio Zêzere?
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
DO GRUPO DE TRABALHO DA ESCOLA EB 2,3 DE SOBREIRA
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
Matinha de Queluz Queluz - Sintra
Departamento do Ensino Secundário
Nome do bosque Localização Serra dos Candeeiros - Bezerra
Queimadela - Fafe Escola Secundária de Fafe Fafe - Braga José Salsa; Rui Cunha; Celeste Moniz Envolvente da Barragem de Queimadela 8º Ano – 11 alunos;
Santarém Março a Julho de 2007
Mata de Nª Sr.ª dos Remédios Lamego
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Tibães - Braga Escola Básica 2,3 de Cabreiros - Agrupamento de Escolas Braga Oeste BRAGA Justina Vilaça - L. Portuguesa (D curso) Jorge Garcia e Susana.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Alto de Segade Freguesia de São Torcato
Bosque do estudante Rua do Estudante – Olival – V. N. Gaia
Boavista de Baixo - Aljubarrota Escola Secundária com 2º e 3º Ciclos – D. Pedro Alcobaça/Leiria Ciências Naturais/Programa Eco-Escolas – Maria Beja da.
Rochas dominantes Calcário.
Área com cerca de 10ha situada entre a escola e o Rio Sousa. Sobreira, Paredes. Escola EB 2,3 de Sobreira Sobreira, Porto Fernando Monteiro e Corina Esteves.
Lordelo - Paredes Escola Secundária C/ 3º Ciclo de Vilela Vilela – Paredes - Porto Miguel Viana – Ciências Físico-Químicas; Cristina Calvão – Ciências.
Serra da Boa Viagem, entre Vale de Anta e Miradouro da Bandeira
Monte de São Bartolomeu (São Brás)
O Bosque da Sobreira Sobreira Formosa
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
Bosque do Pisão de Cima Concelho de Cascais, Freguesia Alcabideche
Loures Colégio Cesário Verde Lisboa Prof. Inês Manso, Área Projecto Parque Municipal do Cabeço de Montachique 7º ano – 14 alunos.
Calendário Escola EB 2,3 Dr. Nuno Simões Vila Nova de Famalicão - Braga Natália Ferraz (CFQ e FC); Helena Rego (CN); Sérgio Freitas (GEO e AP). S. Miguel-o-Anjo.
Estrada para Bucelas Bosque de Bucelas 8.º Ano – 20 alunos Escola EB 2,3, Alto do Moinho Unhos – Loures - Lisboa Marta Castro – Ciências Naturais.
40º10’14.48’’N - 8º42’55.07’’W 24m ESCOLA PROFISSIONAL AGRICOLA AFONSO DUARTE MONTEMOR -o-VELHO - COIMBRA Florbela Leite – Projectos em Ambiente; José.
Mata Municipal do Bombarral
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Mata da Quinta do Roço Airães - Felgueiras E.B. 2,3 de Airães
40º13'37,42''N 7º36'37,42''W Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Paúl Paúl – Covilhã – Castelo Branco Paula Pires (CN), Fernando Machado (CN) Bosque da.
Lugar de Areia – Árvore – Vila do Conde EB1/JI de Areia - Árvore Árvore – Vila do Conde - Porto Fátima Silva – Todas Bosque Areia-Árvore (folha 96 da Carta.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Santa Maria da Feira Largo António Sérgio Santa Maria da Feira - Aveiro Maria Marilita Guedes de Melo – Ciências Naturais Floresta do Castelo de Santa.
Vascões, Paredes de Coura E. B. 2,3/S de Paredes de Coura Paredes de Coura, Viana do Castelo Cecília Pereira e Fátima Pereira Giesteira – Corno de Bico.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos Carvalhos, Pedroso (V. N. de Gaia) Escola Secundária de Carvalhos Carvalhos, Pedroso, Vila Nova de Gaia Helena Fonseca (C.N.) com a colaboração de António Lopes (Geografia), Maria do Carmo Monteiro (E.V.) e Sérgio Martins (C.N.). 8º ano, 60 alunos + 7º ano, + de 60 alunos

Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos Carvalhos, Pedroso (V. N. de Gaia) Introdução: O projecto foi desenvolvido durante as aulas de Ciências Naturais e em colaboração com outros professores de outras disciplinas, sendo interdisciplinar e transversal ao currículo. Privilegiaram-se actividades diversificadas e as saídas de campo com as 3 turmas participantes. Enquadramento do projecto: Projecto Educativo da Escola “Servir, educar, inovar” ; Programa Eco-Escolas e Ano Internacional das Florestas. Objectivos Gerais (de acordo com o Projecto educativo de escola): Suscitar a participação activa dos Pais e Encarregados de educação na vida da Escola. Suscitar a participação activa das instituições do meio local na vida da Escola. Contribuir para a formação integral dos alunos. Proporcionar a consolidação, o aprofundamento e o domínio de saberes, instrumentos e metodologias que fundamentem uma cultura humanista, artística, científica e técnica e favoreçam a definição de interesses e motivações próprias. Fomentar uma cultura de liberdade, participação, reflexão, qualidade e avaliação. Contribuir para o desenvolvimento sustentável, através da definição de uma política ambiental para a Escola.   Objectivos Específicos: Valorização dos bosques enquanto reservatórios de biodiversidade, fontes de recursos e abrigo para seres vivos, depuradores de poluentes e como factor de prevenção da erosão dos solos. Familiarização com os elementos básicos de caracterização dos bosques, nomeadamente os factores que condicionam as suas características; Aquisição de conhecimentos básicos sobre a flora e a fauna do país; Identificação dos factores que ameaçam os ecossistemas florestais; Elaboração de medidas de preservação dos bosques. Bosque do Lar Juvenil de Carvalhos Carvalhos, Pedroso (V. N. de Gaia) Escola Secundária de Carvalhos Carvalhos, Pedroso, Vila Nova de Gaia Helena Fonseca (C.N.) com a colaboração de António Lopes (Geografia), Maria do Carmo Monteiro (E.V.) e Sérgio Martins (C.N.). 8º ano, 60 alunos + 7º ano, + de 60 alunos

Carvalho-alvarinho (Quercus robur) Sobreiro (Quercus suber) Carvalho-alvarinho (Quercus robur) Espécies dominantes: Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) Eucalipto (Eucaliptus) Carvalho-alvarinho (Quercus robur) Austrália, Acácia (Acacia mimosa) Bordo (Acer psudoplatanus) Castanheiro (Castanea sativa) Sobreiro (Quercus suber) Outras espécies: Azevinho (Ilex aquifolium) Vidoeiro (Betula celtibérica) Erva-das-pampas (Cortaderia selloana) Cipreste-português (Cupressus lusitanica) Árvores de fruto: nogueira, pereira, ameixieira, amendoeira, figueira, etc. Azevinho (Ilex aquifolium) Bordo (Acer psudoplatanus)

Sobreiros (Quercus suber) Eucalipto (Eucaliptus) Aspectos relevantes: O Director da instituição tem investido ao longo dos anos na remoção das mimosas e plantação de árvores autóctones como os sobreiros e outro tipo de folhosas. O bosque apresenta-se limpo de vegetação rasteira seca. Existem trilhos traçados no bosque que dão fácil acesso para o estudo das diferentes zonas, quer de talude quer de planalto. Acácia (Acacia mimosa) Erva-das-pampas (Cortaderia selloana)

Insectos (larvas) Fauna observada: Melro-preto (Turdus merula) Pardal-comum (Passer domesticus) Alvéola-branca (Motacilla alba) Insectos variados: moscas, libelinhas, abelhas, formigas, escaravelhos, mosquitos, aranhas, centopeias , etc. Rochas dominantes: Granito de duas micas típico da região nortenha. Eventuais perturbações do bosque: A presença humana é evidente porque o bosque está inserido no espaço privado do Lar Juvenil de Carvalhos, estando situado perto de habitações, de estradas e caminhos e de actividades agrícolas e pecuárias (não realizadas em área florestal). Está também sujeito a limpeza de infestantes e de caminhos. O bosque está bastante intevencionado. Pelas razões apresentadas e pela dimensão dos grupos não foi possível o registo fotográfico de algumas das espécies referidas. Aranha

Preparação do Projecto e das Actividades: Recolha de informação acerca do projecto, inscrição e divulgação aos alunos do mesmo. Escolha do bosque a estudar – área florestal do Lar Juvenil de Carvalhos; pedido de permissão à Direcção do Lar para realizar o projecto.   Actividades antes das saídas de campo: Divulgação do projecto e do bosque a estudar nas turmas do 8º ano. Familiarização dos alunos com conteúdos relativos ao bosque a visitar. Pré-selecção das actividades a realizar. Preparação do material para a visita: folhas de jornal ou saco papel para a recolha de plantas e solo, máquina fotográfica, lupa, bloco de apontamentos, marcadores, guias de árvores, de arbustos e de fauna, carta militar, roupa confortável, fichas de campo, etc. Actividades durante as saídas de campo: Realização da visita orientada pelos itens da ficha, com a divisão das turmas em grupos de 2 – 3 alunos para que cada um fosse responsável pela identificação e estudo de diferentes aspectos do bosque. Recolha de materiais (folhas de plantas, porções de musgos, líquenes e fetos, etc) para a realização do herbário digital. Registos escritos com indicações sobre a colheita (data, local e registo fotográfico). Preparação da saída Orientação do bosque

Identificação da flora Actividades durante as saídas de campo (cont.): Integração das actividades práticas nos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais mediante o preenchimento de fichas de campo criadas para o efeito. Actividades após as saídas de campo: Actualização dos dados da ficha com base nas recolhas elaboradas no campo e em bibliografia (cartas militares, guias de campo, Internet). Caracterização do bosque, relacionando a sua situação actual com eventuais problemas decorrentes de fogos, intervenções silvícolas, cortes e outras perturbações. Cruzamento de informação recolhida durante o trabalho de campo, pelos grupos de alunos, de forma a obter a caracterização completa do bosque estudado, de forma a compreender de que forma as variáveis (altitude, precipitação, exposição, tipo de solo) determinam o tipo de fauna e flora existente no local. Identificação de soluções com vista à preservação da floresta autóctone. Integração das aprendizagens nos conteúdos curriculares da disciplina de Ciências Naturais de 8º ano. Dificuldades: Gestão do tempo lectivo para a realização de pesquisa complementar ao projecto e de saídas de campo. Identificação de espécies de flora, nomeadamente os carvalhos. Identificação da flora Registo de dados

Divulgação do projecto: Nas turmas: através da integração do mesmo na planificação da disciplina de C.N. do 8º ano. Na escola: através da integração do mesmo no Plano Annual de Actividades Materais produzidos: Frases sobre a gestão das florestas e do ambiente em suporte de papel. Herbário digital Fichas de trabalho de apoio ao desenvolvimento de conteúdos da disciplina Actividades realizadas: Saídas de campo BI da flora e fauna das florestas. Ilustrações científicas sobre a flora e fauna das florestas. Exposição “As nossas florestas” que decorreu, na biblioteca da escola, na última semana do 3º Período Palestra “Floresta: que futuro?” que decorreu, no auditório da escola, no dia 15 de Junho em parceria com os Bombeiros Voluntários de Carvalhos. SITE do Herbário Digital e do Projecto: http://www.wix.com/hfescola/o-bosque-da-escarvalhos Ilustração científica Preenchimento da ficha complementar

Google Earth – recurso que serviu de base à implementação do projecto junto dos alunos

Ficha complementar do projecto para a disciplina de Ciências Naturais de 8º ano., nesta caso preenchida pelos alunos durante a saída de campo.

Concurso “A vida na Floresta” – trabalhos realizados por alguns alunos do 8º ano para concurso.

Projecto “Árvore dos desejos” – projecto desenvolvido junto da comunidade educativa a propósito no Ano Internacional das Florestas em que os participantes formularam desejos em suporte de papel.

Exposição “As nossas florestas” – projecto desenvolvido com o 8º e 7º anos acerca também do Ano Internacional das Florestas , que decorreu na Bibliotecada escola.

Palestra “Floresta: que futuro?”

Vídeo das actividades relacionadas com o projecto apresentado na palestra: “Floresta: que futuro?”

Site elaborado acerca do projecto na Escola.

Avaliação do Projecto: Duração: o projecto decorreu durante o ano lectivo de Novembro a Junho.   Cumprimento dos objectivos: os objectivos propostos foram cumpridos na íntegra. Participação dos alunos: os alunos das turmas A, B e C do 8º ano participaram em mais actividades e nas visitas ao bosque na disciplina de Ciências Naturais; os restantes alunos dos 8º e 7º anos apenas colaboraram na realização da exposição de fauna e flora das florestas portuguesas na disciplina de Educação Visual. De forma geral, os alunos mostraram-se muito interessados e empenhados nas actividades desenvolvidas, sendo este projecto uma mais-valia na aprendizagem dos conteúdos e na motivação para o ensino das Ciências Naturais. Participação dos professores: a colaboração com a disciplina de Educação Visual foi determinante para a elaboração com sucesso da exposição “As nossas florestas e os nossos rios” e na aquisição de competências de ilustração cientifica pelos alunos. A colaboração dos professores mencionados foi importante no sentido da melhor planificação e diversificação de actividades e estratégias de implementação de algumas actividades do projecto. Outros aspectos a considerar: pela importância da sensibilização ambiental e pela grande adesão dos alunos e respectivos pais, é um projecto a ter em conta a continuação do seu desenvolvimento para o próximo ano lectivo