Introdução aos gêneros literários

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A literatura, quanto à forma, pode se manifestar em prosa ou verso.Quanto ao conteúdo e estrutura, podemos, inicialmente, enquadrar.
Advertisements

Tipos Textuais Narrativos: Características nos gêneros literários conto e crônica Professora: Eduardo Muniz Disciplina: Língua Portuguesa.
O CONTO.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A Pele do Lobo Artur Azevedo
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
PROFESSORA LÚCIA BRASIL
HISTÓRIA DO TEATRO COLÉGIO ALUB.
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Classicismo.
GÊNEROS LITERÁRIOS: Conjuntos de elementos semânticos, estilísticos e formais utilizados pelos autores em suas obras, para caracteriza-las de acordo com.
OS DIAS SÃO MEUS? “Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia não há nada mais simples. Tem só duas datas – a da minha nascença e a da.
GÊNERO DRAMÁTICO.
A Criação de um roteiro Francisco Malta
AULA PRÁTICA EP 347 ROTEIRO UNICAMP- 2010
GÊNEROS LITERÁRIOS.
Principais características do
CRôNICA.
AS FÁBULAS.
Professora Francisca Barros
Gêneros literários Prof Luiza Monteiro.
Literatura Gêneros literários Eduardo Batista.
Professora: Aíla Rodrigues
Crônica Um gênero do cotidiano.
A origem do teatro.
O TEXTO DRAMÁTICO.
Arte e representação.
Organizado por Andréa Motta
AS CARACTERÍSTICAS DO TEXTO DRAMÁTICO.
Classicismo.
O gênero lírico.
Narração: personagem/ espaço/ enredo
Linguagem literária. Linguagem literária A linguagem literária assumiu, através dos tempos, três formas bem distintas: poema drama relato.
Origem do Teatro Português
Profa. Karen Neves Olivan
Literatura Gêneros Literários.
PARABÉNS!!! Bem vindos... a selva!! E ao último ano de nossas vidas.
Cap. IV Gênero dramático
GÊNEROS LITERÁRIOS.
DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO DENOTAÇÃO – Atribui às palavras significados claros, objetivos, que evocam um único sentido, aceito pelas pessoas como algo convencional.
FIGURAS DE LINGUAGENS Profª. Patrícia.
HUMANISMO
Gêneros Literários Organização das obras literárias por semelhança das estruturas e modo de ver a realidade. A história dos gêneros literários é antiga,
OS GÊNEROS LITERÁRIOS A tradição fixou uma classificação básica em três gêneros, que englobam inúmeras categorias menores comumente chamadas subgêneros:
Módulo 02 Literatura : Gêneros Literários
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
Cap. III Literatura é gênero Parte I Gêneros épico e lírico
CLASSICISMO Renascimento.
Gêneros Textuais Maria Cecília de Salles Freire César
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
Breve História do Teatro
TEORIA LITERÁRIA NOÇÕES BÁSICAS: O QUE É LITERATURA?
Gêneros Teatrais.
Poemas Professora Janete.
GÊNEROS LITERÁRIOS.
A arte e a literatura Prof.ª Jéssica gravino.
COLÉGIO BONFIM TURMA 1001 Correção pag. 22 e 23 – nº 1, 2 e 3
Teatro.
TEATRO.
Professor Jardson Brito
ESTRUTURA NARRATIVA DO DOCUMENTÁRIO
Escola E.B.2,3 Professor Amaro Arantes
Redação gêneros do discurso e gêneros literários
Ensino Fundamental, 8º Ano
Hídrias Dora Ferreira da Silva.
Gêneros Literários.
BREVE HISTÓRIA DO TEATRO
Professor Marcel Matias
Considerações sobre a obra: Postura da Igreja: considera-se autoridade instituída por Deus para julgar o povo. Eliminar a heresia; Discursar em favor da.
Transcrição da apresentação:

Introdução aos gêneros literários Organizado por Andréa Motta www.conversadeportugues.com.br

O que é gênero literário ? É a maneira pela qual os conteúdos literários são organizados, de acordo com suas características estruturais semelhantes.

Quais são os gêneros? A primeira divisão foi feita na Antiguidade por Aristóteles, que escreveu sobre eles na famosa obra Arte Poética. Tradicionalmente, há três gêneros: Lírico Dramático Épico (ou narrativo)

Gênero lírico Na Grécia Antiga, as composições eram acompanhadas de instrumentos de corda, como a lira, de onde provém o nome do gênero.

Características do gênero lírico Predomínio da emoção do “eu lírico”, aquele que fala no texto. Pode ser escrito em verso ou prosa. Não há, necessariamente, o relato de uma história nem de ações encadeadas no tempo. O objetivo do poeta é expressar sentimentos íntimos.

Algumas formas líricas fixas Elegia: poema sobre acontecimentos tristes, muitas vezes enfocando a morte de alguém. Écloga: poema que retrata a vida bucólica, em um ambiente campestre.

Algumas formas líricas fixas Ode: poema que retrata uma espécie de exaltação de valores nobres; caracterizado pelo tom de louvação. Soneto: poema de quatorze versos, organizados em duas estrofes de quatro versos (quartetos) e duas estrofes de três versos (tercetos).

Gênero dramático Drama significa ação, na língua grega, ou seja, o texto dramático é escrito para ser encenado.

Características do gênero dramático Encenação teatral Discurso direto Ausência de um narrador

Algumas formas dramáticas Em sua obra Arte Poética, Aristóteles tratou das duas espécies primordiais do drama: Tragédia Comédia

Características da Tragédia Apresenta ações que despertam temor e compaixão nos espectadores, a fim de alertá-los sobre os vícios dos homens. Na Grécia Antiga, a tragédia trazia a história de homens superiores, de acordo com o conceito aristotélico de imitação.

Característica da Comédia Apresenta ações que têm o objetivo de criticar a sociedade e o comportamento humano por meio do ridículo. A reação esperada é o riso do público.

Outras formas dramáticas Farsa Auto Drama

Outras formas dramáticas Farsa: Surgiu no século XIV. Há poucas personagens e pretende provocar o riso explorando situações cotidianas de maneira caricata.

Outras formas dramáticas Auto: Surgiu na Idade Média. Breve peça de conteúdo religioso ou profano, geralmente em verso. As personagens são representações de entidades abstratas (o pecado, a hipocrisia, a luxúria, a vontade, a piedade).

Outras formas dramáticas Drama: Atualmente, o termo designa toda peça teatral caracterizada pela seriedade, em oposição à comédia.

Gênero épico ou narrativo O gênero épico, na Grécia, apresentava o relato de feitos grandiosos relacionados a personagens históricos. Hoje insere-se no gênero narrativo todo texto que narra uma história por meio de um narrador.

Elementos do gênero narrativo A história é contada por meio de um narrador. As ações dos personagens acontecem no tempo e no espaço. O encadeamento dos fatos narrados forma o enredo.

Algumas formas narrativas Romance Novela Conto Crônica Fábula

Referências bibliográficas ABAURRE, Maria Luiza et alli. Português. 2.ed. São Paulo: Moderna,2004. SARMENTO, Leila L.; TUFANO, Douglas. Português. São Paulo: Moderna, 2004. STALLONI, Yves. Os gêneros literários. Rio de Janeiro: DIFEL, 2001.