Educação para a Sustentabilidade: Consumo Consciente como Força Motriz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Localização de Empresas
Advertisements

Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte – Tecnologia em Eventos
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Meio ambiente e desenvolvimento
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
PAPEL DO SETOR GOVERNAMENTAL NA PROMOÇÃO DA ROTULAGEM AMBIENTAL
CONSUMO RESPONSÁVEL e COMÉRCIO ÉTICO E SOLIDÁRIO
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Expectativas socioeconômicas, ambientais e energéticas
Reciclagem e reutilização
Desenvolvimento Sustentável
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
SAÚDE E MEIO AMBIENTE FAÇA VOCÊ MESMO.
AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O PAPEL DO GOVERNO NA SUSTENTABILIDADE DA GESTÃO Claudio Langone.
UTILIZAÇÃO DE AACV NO PROJETO DO PRODUTO para sustentabilidade sócio-ambiental Prof. Dr. Waldir Bizzo Faculdade de Engenharia Mecânica UNICAMP.
POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS Conjunto de ações e normas destinadas a promover e regular a gestão integrada de resíduos de modo a assegurar a seguinte.
Ambiente externo Organização Variáveis Sociais Variáveis Tecnológicas
MARKETING SOCIOAMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE Professor Patrick Nunes Doutorando em Ciência Política Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente.
Desenvolvimento Sustentável Prof Marlon A Santos
Ecologística: a logística da ecologia
19 X Keyna Milena Priscyla Bernardes Victor Ramiscli
RESPONSABILIDADE SOCIAL.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
O DESAFIO PARA O NOSSO FUTURO
SUBGRUPO 01 REBECA TELES LÍGIA DE DEUS
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS
Logística Reversa Impactos ecológicos.
O problema do lixo termina
“Por uma Bahia Limpa” (*) Projeto de Articulação, Mobilização e Divulgação de Ações Limpas para uma Bahia Sustentavelmente Cidadã.
Desenvolvimento e Capacitação: o papel da gestão de pessoas
Impacto da Extração de Matérias Primas da Natureza
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
Unidade 09 Grupo 08D Subgrupo 1 Gabriel Lira de C. Arrais Márcia Caroline Ferreira.
Logística e Ecologia 19Q.
Conceitos Básicos de Estoques
Educação para a Sustentabilidade
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Meio Ambiente e Qualidade de Vida
Oportunidades para a Rotulagem Ambiental
Profª: Cristiane M. Zanini
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Premissas Dados das Microrregiões.
CAMINHO SUSTENTÁVEL A opção consciente
CRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DE PRODUTOS
Fundamentos de economia
CIPA 2013/2014.
Sustentabilidade.
Bruno Rieger Salzano Édio Serafim Filho Pedro F. Angelini Thiago Pessuto Barboza Virgínia Nehmi Vitor Nagata.
Gilberto de Menezes Schittini (Biólogo, M.Sc.) Núcleo de Gestão Ambiental NUGAM / COADI / DIRAF.
Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Mercado Ambiental no Brasil: Desenvolvimento e Perspectiva Ricardo Rose ADERES - Vitória, 24.
Dia do Design Sustentável
Planejamento Estratégico
ISO – IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO
Desenvolvimento sustentável
GUARDIÕES DA VIDA A PRODUÇÃO + LIMPA = CONSUMO SUSTENTÁVEL.
POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Ambiente Natural do Marketing
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
A Engenharia e o Ambiente. 2 TecnologiaxAmbiente É impossível a sobrevivência humana independente de um determinado grau de tecnologia. Discussão: Imagine.
Análise Macroambiental
Lixo Zero – uma jornada para o desenvolvimento sustentável
ASPECTOS DA ROTULAGEM AMBIENTAL
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Dia Nacional de Capacitação em Contratações Públicas Sustentáveis LICITAÇÕES SUSTENTÁVEIS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAL E LEGAL.
Limites do Crescimento Um pouco de história No ano de 1962 um grupo formado por 30 pessoas reuniram-se para discutir os dilemas da sociedade e o futuro.
CRESCIMENTO E INCLUSÃO SOCIAL Vitória-ES, agosto de 2008, Ana Paula Vitali Janes Vescovi.
Transcrição da apresentação:

Educação para a Sustentabilidade: Consumo Consciente como Força Motriz Celso Foelkel www.celso-foelkel.com.br

O Grande Conflito entre Modelo Econômico Vigente e o Uso dos Recursos Naturais

As Verdades Econômicas e Sociais Atuais A economia precisa crescer em taxa anual bem acima do crescimento populacional para gerar empregos e estabilidade; O crescimento populacional continua sem controle e o número de habitantes aumenta por novos nascimentos e por aumento da expectativa de vida dos cidadãos; Todos querem direito ao consumo de bens básicos (alimentação, saúde, educação, etc..) e satisfeitos nesse quesito querem consumir mais supérfluos, uma vez que o consumo de bens e serviços é visto como fato gerador de felicidade pelas pessoas;

As Verdades Econômicas e Sociais Atuais Qualquer crise econômica causa seqüelas enormes na felicidade da população (oferta de empregos, prejuízo no atendimento das necessidades básicas, etc..); Todo consumo representa uso de recursos naturais, muitos não renováveis, outros renováveis, mas a um custo ambiental elevado; Sustentabilidade da forma como se define a mesma é uma meta muito difícil de ser conseguida com base no modelo atual econômico que tem como meta dar felicidade aos cidadãos com base em “consumo ilimitado” de bens e serviços. Exemplo: Censo IBGE...

Quais as alternativas atuais para minimizar os problemas advindos desse modelo?

Planejamento Populacional Ecoeficiência Consumo Consciente Eco-Design Reciclagem como forma de redução de geração de lixo e de utilização de recursos naturais virgens Tecnologias Limpas

Planejamento Populacional

As Verdades da Ecoeficiência Tudo que usamos mal significa desperdício de recursos naturais e geração de poluição; Redução de desperdícios na produção (uso consciente das matérias primas, energia, etc.); Tudo que está no lixo tem um custo ambiental, social e econômico; A capacidade de se produzir matérias primas para abastecer o consumo crescente pode apresentar limites - por isso minimizar desperdícios é fator chave.

Consumo Consciente

Consumo Consciente O cidadão pode ter papel importante praticando também ele os conceitos de ecoeficiência; Ele precisa saber mais para poder atuar melhor nesse sentido - Educação pela Rede de Ensino e vias Veículos de Comunicação; Existem mecanismos que podem ajudá-lo e um deles consiste nos selos verdes dos produtos.

Selos Verdes

Consumo Consciente - Onde ? Energia elétrica Combustível Escolha de meios de transporte Consumo de alimentos Consumo de água Geração de lixo e separação para reciclagem Uso de produtos por maior tempo (redução na seleção por produtos descartáveis) Participação e engajamento em programas comunitários

Eco-Design Produtos engenheirados para que durem mais; Produtos que permitem upgrades; Produtos com baixo uso de matérias primas e energia; Produtos com baixo nível de geração de resíduos; Produtos não contendo materiais tóxicos ou nocivos à saúde humana ou ao meio ambiente (fauna, flora, ecossistemas, etc.); Produtos recicláveis ou com morte digna, sem deixar passivos.

Reciclagem como forma de redução de geração de lixo e de utilização de recursos naturais virgens Lembrar porém que qualquer reciclagem sempre necessitará de entrada de produtos virgens no sistema para compensar as perdas que necessariamente ocorrem no consumo e processamentos...

Tecnologias Limpas Força movida pela inovação industrial, pela competição entre empresas, setores e nações; Fator que pode ser acelerado pela legislação, pelo consumo consciente e pela aplicação de recursos em P&D.

Tendências nos Consumidores Grandes alterações nos perfis de consumidores:faixa etária, sexo, nível educacional, etc.; Muito foco em: funcionalidade, simplicidade, necessidade emocional, beleza, design, credibilidade, modismo, personalização e identidade, etc.; Focos em preços e condições de pagamento continuam significativos; Atenção crescente nos aspectos ambientais, sociais e na imagem dos produtos;

Tendências nos Consumidores Tipo de materiais usados na manufatura; Impactos do processo produtivo; Imagem do setor produtivo; Impacto na geração de poluição e lixo; Reciclabilidade; Exigência de credibilidade (Fator favorável aos selos verdes); Atenção nas entidades de apoio aos consumidores (INMETRO, PROCON, IDEC, etc.); Altíssima conectividade vias websites de relacionamento.

Forças Atuando sobre os Consumidores Muitas Negativas Medo da pobreza e da falta de emprego; Temor pela degradação ambienta;l Evidente degradação das cidades; Crescimento populacional; Saúde e segurança; Direitos humanos; Decepção com governantes políticos; Foco no presente.

Forças Atuando sobre os Consumidores Algumas Positivas Novos estilos de vida sendo disponibilizados; Expectativa de cidades (ou bairros) mais saudáveis; Maior sentimento de necessidade de preservação da Natureza; Possibilidades de se tornarem cidadãos mais responsáveis; Conscientização mais global sobre temas ambientais; Maior participação comunitária.

Educação para a Sustentabilidade exigirá... Mudanças na educação básica, mas com necessidade de se educar professores antes de tudo; Re-orientação nos padrões educacionais; Desenvolvimento de conscientização pública para a sustentabilidade; Altíssimo nível de comunicação com muita qualidade; Programas comunitários com a participação dos cidadãos (consumidores) ; Desenvolver lideranças verdes nas comunidades com finalidades educadoras e não contestadoras.

Forças alavancadoras para a educação dos cidadãos para o consumo mais consciente ... Compras verdes pelos governos; Uso do poder dos governos nas diretrizes educacionais; Utilização de forças econômicas para alavancar atitudes tanto em empresas como cidadãos: incentivos fiscais, tributação diferenciada,cartões de descontos verdes, etc. Utilização das Agendas 21 dos municípios; Promoção da inovação para a sustentabilidade (tanto a nível de empresas privadas, públicas e entre as comunidades); Divulgar os perigos ambientais, sociais e econômicos da poluição (inclusive a poluição doméstica - sempre esquecida).

Produtos verdes crescerão mas eles não serão presentes de Papai Noel Na verdade, eles dependem apenas de nós mesmos que precisamos ser consumidores conscientes