Ministério do Desenvolvimento,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transparência e auditoria das dívidas: condição para a Nova Arquitetura Financeira Internacional Simposio Internacional: "Construyendo una Nueva Arquitectura.
Advertisements

PROGRAMA DE FINANCIAMENTO
Secretaria de Comércio Exterior (SECEX).
Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Promovam Variações no Patrimônio - Siscoserv.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS Brasília, 10 de novembro de Mesa Temática 8: APLs de Serviços e Serviços em APLs Centro de.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
UMA ECONOMIA EMANCIPATÓRIA NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Estrutura organizacional Comércio Exterior
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
BARRACÃO INDUSTRIAL.
Diálogos de Futuro: Planejamento Estratégico da Indústria Farmacêutica Nacional O Poder de Compra do Estado como Instrumento para a Promoção do Desenvolvimento.
Movimento Brasil Competitivo
Movimento Brasil Competitivo
Cap. 15- Ativo Permanente e Depreciação
Siscoserv e os impactos no Sistema Tributário Nacional
Ministro Paulo Bernardo
Cadastro de produto Posto de Combustível.
EVOLUÇÃO DA ECONOMIA MUNDIAL E PERSPECTIVAS PARA 2010
Oficina de Exportação de Serviços
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
“FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA”
Oficina de Exportação de Serviços
Prof. Angello Reggio Neto
PIS-COFINS NÃO CUMULATIVO – Receitas Financeiras
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR DEPARTAMENTO DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DO COMÉRCIO.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR SECRETARIA DE COMÉRCIO EXTERIOR FERRAMENTAS DE APOIO AO EXPORTADOR E CULTURA EXPORTADORA ENCOMEX.
Apoio aos Negócios e Financiamentos Gerente de Negócios Internacionais
Oficina de Exportação de Serviços
Objetivo geral A estruturação da Estratégia Brasileira de Exportação tem como intuito o aumento da competitividade brasileira frente ao novo panorama do.
Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio – Siscoserv Encontro Nacional.
Internacional de Serviços
Fórum Permanente das MPEs 5ª Reunião Ordinária do CT Comércio Exterior Coordenador de Governo: Maurício do Val Coordenador da Iniciativa Privada: Valdemar.
Programa de Financiamento às Exportações
9a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 07 de abril de 2011.
Programa de Financiamento às Exportações
Fórum Permanente de Micro e Pequenas Empresas Comitê de Comércio Exterior Brasília – de de 2011.
20ª. Plenária do Fórum Permanente Comitê Comércio Exterior 07 de dezembro de 2011.
9ª. Reunião Extraordinária Comitê Comércio Exterior 27 de outubro de 2011.
12ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 06 de outubro de 2011.
11ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 11 de agosto de 2011.
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Financeiro – Despesas Fixas e Variáveis
Programa de Financiamento às Exportações
Financiamento e Garantias às Exportações Brasileiras Alavancando a Competitividade 33° ENAEX 07 e 08 ago 2014 Luiz Jordão – Vice-Presidente da AEB.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
1 24/11/2009 BNDES O Setor de Software Brasileiro e o Apoio do BNDES Mauricio Neves Departamento de Indústria Eletrônica Área Industrial Banco Nacional.
COMÉRCIO INTERNACIONAL Prof. Uziel Santana
OPERAÇÕES DE COMÉRCIO EXTERIOR
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Setor Têxtil e de Confecção Brasileiro Balanço 2009 e Perspectivas 2010 Apresentação: Haroldo Silva Economista Chefe - ABIT São Paulo, 05 de março de 2010.
ENTIDADES INTERVENIENTES
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
Seguro de Crédito à Exportação
Secretaria de Comércio e Serviços Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior 11 ENCOMEX2009 João Pessoa, 17 de novembro de Oficina.
LIMITES À REVISÃO ADUANEIRA
Setor de Serviços no Brasil
. Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio.
5 – FONTES DE PESQUISA EM COMEX
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
Utilização e Desafios no Comércio Exterior de Serviços Utilização e Desafios no Comércio Exterior de Serviços Unioeste Cascavel/PR, 20 de outubro de 2015.
Panorama do Comércio Internacional de Serviços. BALANÇA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS* BRAZILIAN FOREIGN TRADE IN SERVICES BALANCE* Janeiro/Dezembro.
A APEX-BRASIL A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos é um Serviço Social Autônomo vinculado ao Ministério de Desenvolvimento,
CONDECINE Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional 1º de outubro de 2015.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC A Política Industrial para o Setor Automotivo Brasília – 23 de novembro de 2011.
03/08/2009 Esta informação é para uso exclusivo da ABRAZPE. Nenhuma parte da mesma pode ser enviada ou copiada sem a devida autorização. HELSON BRAGA –
Transcrição da apresentação:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços Instrumentos de Apoio à Exportação de Serviços de Construção, Engenharia e Arquitetura São Paulo, 25 de novembro de 2010

Secretaria de Comércio e Serviços Agenda Secretaria de Comércio e Serviços Estatísticas SISCOSERV NBS e NEBS PROEX - Programa de Financiamento às Exportações Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior – SISPROM Comissões Bilaterais de Comércio

BALANÇA BRASILEIRA DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS US$ bilhões ANOTAÇÕES: *Acumulado até Setembro/2010 Os dados acima referem-se às Receitas e Despesas da Conta de Serviços do Balanço de Pagamentos, excetuados os Serviços Governamentais. Ver nota explicativa (1)/ Fonte: Banco Central do Brasil / Elaboração: DECOS/ SCS Source: Central Bank of Brazil / Elaboration : DECOS/ SCS

Perfil Empresas de Engenharia, Construção e Arquitetura EXPORTAÇÕES DOS SETORES DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO POR CLASSIFICAÇÃO CNAE E POR PORTE DE EMPRESA 2009 Porte Valor Total (USD milhões) Valor Total (Prt. %) N° de empresas Grande 691 71 476 Média 168 17 350 Micro e Pequena 120 12 1.889 Total 979 100 2.715 Fonte: BACEN Elaboração: DECOS/SCS Setores CNAE: 41 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 42 OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA 43 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUÇÃO 71 SERVIÇOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA; TESTES E ANÁLISES TÉCNICAS Total de pessoas jurídicas : 30.499

Perfil Empresas de Engenharia, Construção e Arquitetura IMPORTAÇÕES DOS SETORES DE ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO POR CLASSIFICAÇÃO CNAE E POR PORTE DE EMPRESA 2009 Porte Valor Total (USD milhões) Valor Total (Prt. %) N° de empresas Grande 441 84 720 Média 47 9 225 Micro e Pequena 36 7 713 Total 524 100 1.658 Fonte: BACEN Elaboração: DECOS/SCS Setores CNAE: 41 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS 42 OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA 43 SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUÇÃO 71 SERVIÇOS DE ARQUITETURA E ENGENHARIA; TESTES E ANÁLISES TÉCNICAS Total de pessoas jurídicas: 21.874

Secretaria de Comércio e Serviços Agenda Secretaria de Comércio e Serviços Estatísticas SISCOSERV NBS e NEBS PROEX - Programa de Financiamento às Exportações Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior - SISPROM Comissões Bilaterais de Comércio

SISTEMA INTEGRADO DE COMÉRCIO EXTERIOR DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO Sistema que viabilizará a medição informatizada do comércio exterior de serviços e a geração de estatísticas que auxiliarão na formulação e consecução de políticas públicas para o setor. Iniciativa do Governo Brasileiro para fortalecer a participação do País no comércio internacional de serviços.

Registro (RVS) : Dados do Adquirente (Módulo Venda – Submódulo Comercial) Dados do Adquirente Nome, Endereço, País do Adquirente; Dados do Negócio Código NBS, País de Destino, Moeda, Modo de Prestação, Data de Início e Conclusão, Valor, e Enquadramento. Vinculação a exportação de bens Informações Complementares

Enquadramento Relaciona mecanismos de apoio à exportação de serviços Tabela construída em consulta aos órgãos gestores dos mecanismos de apoio Mecanismos Indicados Crédito, Financiamento e Garantias Promoção Comercial Desoneração Tributária Mecanismos Municipais 9

Faturamento (RVS) : Cada RVS deverá ser posteriormente faturado (Módulo Venda – Submódulo Faturamento) Cada RVS deverá ser posteriormente faturado Itens da Fatura Número da Fatura (número da empresa) Data da Fatura Valor Faturado Valor Mantido no Exterior Vinculação a exportação de bens (Sim ou Não?) Em caso positivo – Número da DI

Presença Comercial : Nome da Empresa no País da Presença Comercial (Módulo Venda – Submódulo Presença Comercial) Nome da Empresa no País da Presença Comercial Principal código NBS comercializado País da Presença Comercial Moeda Data de Encerramento do Balanço Anual Receita Operacional Total Informações Complementares

Secretaria de Comércio e Serviços Agenda Secretaria de Comércio e Serviços Estatísticas SISCOSERV NBS e NEBS PROEX - Programa de Financiamento às Exportações Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior – SISPROM Comissões Bilaterais de Comércio

NBS - NOMENCLATURA BRASILEIRA DE SERVIÇOS, INTANGÍVEIS E OUTRAS OPERAÇÕES QUE PRODUZAM VARIAÇÕES NO PATRIMÔNIO http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2374

NEBS – NOTAS EXPLICATIVAS DA NBS 1.0101 Serviços de construção de edificações residenciais 1.0101.10 Serviços de construção de edificações residenciais de um e dois pavimentos Nota Explicativa Aqui se classificam os serviços de novas construções e reparo, alteração e restauração em edifícios de um ou dois pavimentos. Estão excluídos desta subposição: 1 - Serviços de construção de edificações não residenciais, que se classificam na posição 1.0102; e 2 - Serviços relacionados com a construção de estruturas especiais de concreto para edifícios, que se classificam nos serviços de concretagem na posição 1.0121. http://www.mdic.gov.br/sitio/interna/interna.php?area=4&menu=2375

Secretaria de Comércio e Serviços Agenda Secretaria de Comércio e Serviços Estatísticas SISCOSERV NBS e NEBS PROEX - Programa de Financiamento às Exportações Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior – SISPROM Comissões Bilaterais de Comércio

Programa de Financiamento às Exportações PROEX Programa de Financiamento às Exportações PORTARIA Nº 208, DE 20 DE OUTUBRO DE 2010 INSERÇÃO DA LISTA DE SERVIÇOS ELEGÍVEIS

Serviços Elegíveis ao PROEX

Serviços Elegíveis ao PROEX

Secretaria de Comércio e Serviços Agenda Secretaria de Comércio e Serviços Estatísticas SISCOSERV NBS e NEBS PROEX - Programa de Financiamento às Exportações Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior - SISPROM Comissões Bilaterais de Comércio

Informações de Promoção Sistema de Registro de Informações de Promoção Redução a zero da alíquota do Imposto de Renda para pagamento de despesas relativas à promoção no exterior de serviços brasileiros (Lei 9.481/1997 e Decreto 6.761/2009). O exportador brasileiro pode participar de feiras e eventos de promoção no exterior, além de realizar pesquisas de mercado, e efetuar as remessas ao exterior sem que incida o imposto sobre a renda. A concessão do benefício é feita por meio do SISPROM, Sistema de Registros de Informações de Promoção, desde 04 de janeiro de 2010 (Portaria MDIC 163/2010).

SISPROM – SERVIÇOS ELEGÍVEIS

SISPROM – SERVIÇOS ELEGÍVEIS

Secretaria de Comércio e Serviços Agenda Secretaria de Comércio e Serviços Estatísticas SISCOSERV NBS e NEBS PROEX - Programa de Financiamento às Exportações Promoção de Serviços Brasileiros no Exterior – SISPROM Comissões Bilaterais de Comércio

Comissões Bilaterais de Comércio Mecanismos constituídos entre o MDIC e sua contraparte em terceiros países para analisar e fomentar o comércio bilateral. A SCS/MDIC vem propondo a constituição de grupo técnico para discussão de temas relacionados a serviços. Estados Unidos (Oportunidades de Negócio: Engenharia e Construção, Green Building, Reconhecimento Mútuo); Chile (Oportunidades de Negócio: Engenharia e Construção e Reconhecimento Mútuo) ; Colômbia (Oportunidades de Negócio: Engenharia e Construção e Reconhecimento Mútuo);e Outros.

MUITO OBRIGADO! Maurício do Val Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Secretaria de Comércio e Serviços Departamento de Políticas de Comércio e Serviços decos.scs@mdic.gov.br