Comentários Sobre as Linhas de Financiamento à Inovação Sem a pretensão de esgotar o tema, a análise dos editais e linhas de financiamento com o objetivo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral Propostas e parcerias Renata Monteiro Rodrigues Outubro/2012 IX Seminário Nacional.
Advertisements

Sugestões do setor de TI para os editais de fomento da FINEP 18 de janeiro de 2008 Associação das Empresas Brasileiras de TI.
Divisão de Inovação e Tecnologia - DIT
MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro Consolidação do Programa MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro ( ) Projeto.
Financiadora de Estudos e Projetos
VIAJANDO PELAS REGIÕES BRASILEIRAS
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
FINEP Financiadora de Estudos e Projetos
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
Projeto Inovação Sistêmica para a Área de Saúde em Londrina
Finalidade e Objetivos: Destina-se a apoiar o desenvolvimento de pesquisas inovadoras sobre problemas importantes em ciência e tecnologia, a serem executadas.
Plano de Negócio Elber Sales.
Plano Brasil Maior 2011/2014 Inovar para competir
Programa de Apoio ao Setor Sucroalcooleiro - PASS
PARCERIA MÚTUA-RS E CAIXA
Por uma Agenda Conjunta com os Estados Glauco Arbix
12ª Reunião Ordinária 5 de outubro de Lei nº , de 15 de dezembro de 2010.
Política de Desenvolvimento Produtivo Estímulos ao investimento, inovação, exportações e MPEs 29/06/2009.
Comitê Temático Investimento e Financiamento
I Seminário de Linhas de Fomento 2009 Rio de Janeiro – 24 de novembro de 2009 FINEP Agência Brasileira da Inovação Ministério da Ciência e Tecnologia.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
11ª Reunião Ordinária Do Comitê de Tecnologia e Inovação
Teoria da Produção Em cada momento no tempo existe um conjunto de técnicas produtivas, ou tecnologias, que permite produzir determinado produto, a partir.
Subsecretaria de Indústria, Comércio e Serviços Superintendência da Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES N º 18/2012 propostas para apoio financeiro a projetos que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico.
VLT Parangaba - Mucuripe
A Segunda Revolução Industrial
10º FÓRUM DE DEBATES BRASILIANAS.ORG Inovação em Micro e Pequenas Empresas Uma política para as MPEs MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO.
Medidas de Incentivo à Competitividade Min. Guido Mantega 05 de Maio de 2010.
5a. Reunião do Comitê Temático Tecnologia e Inovação Brasília – 09 de junho de 2010.
11ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 10 de Agosto de 2011.
12ª Reunião Ordinária Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília, 05 de Outubro de 2011.
20ª. Plenária do Fórum Permanente REDE DE DISSEMINAÇÃO, INFORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO 07 de dezembro de 2011.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
12ª. Reunião Ordinária Comitê Comércio Exterior 06 de outubro de 2011.
Abertura e Informes GeraisCoordenadores e Secretaria Técnica Aprovação da Memória da 12ª Reunião Ordinária. Posicionamento do andamento das ações do CT.
POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO – PDP Realizações e renovação
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Aula 9 – Conceitos de Matemática Financeira
SANTA CATARINA COMO PORTA DE ENTRADA PARA OS PRODUTOS ARGENTINOS AGOSTO DE 2012.
Maio Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas A Lei Complementar 123/06 assegura tratamento favorecido e diferenciado para micro e pequenas empresas.
10a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 09 de junho de 2011.
05/03/2007Prateleira de projetos - Saneamento Básico 1 Prateleira de projetos – saneamento básico Proposições do.
8a. Reunião Ordinária do Comitê de Comércio Exterior Brasília – 10 de fevereiro de 2011.
RELACIONAMENTO ENTRE BANCOS E MPES: PONTOS MAPEADOS Ambiente de Negócios com Micro e Pequenas Empresas Abril
Painel: Programa de Aceleração do Crescimento - PAC
Apresentação A INVESTE RIO é uma sociedade anônima de economia mista vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria.
A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa.
ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL MÓDULO III ETAPAS DE ELABORAÇÃO DE PROJETO CULTURAL.
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
CÂMARA DOS DEPUTADOS COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES INVESTIMENTOS PRIVADOS NA MODERNIZAÇÃO DOS PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos.
Secretário Adjunto de Política Econômica Fernando de Holanda B. Filho Crescimento e Inovação.
SENADO FEDERAL COMISSÃO DE INFRAESTRUTURA PROGRAMA DE CONCESSÃO EM PORTOS Edinho Araújo Ministro-chefe da Secretaria de Portos 1.
Política econômica: ajuste fiscal e a agenda do crescimento
AS REGIÕES DO BRASIL.
WORKSHOP DO PROGRAMA DE INVESTIMENTO SPCINE/BRASIL DE TODAS AS TELAS.
Escritório de Projetos
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Marco Antônio Martins Almeida
ÍNDICE DE CONFIANÇA DOS PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL (ICPN) Fevereiro/2013 (dados até Janeiro)
Indústria brasileira de ferramentas, abrasivos e usinagem
Subvenção A atividade inovadora e o financiamento da inovação.
Introdução à Metodologia de Projetos Não -Reembolsáveis.
Exercício de análise dos impactos das novas regras do Programa Seguro Desemprego segundo a MP 665 março de Versão preliminar sem revisão Não divulgar.
Audiência Pública Câmara dos Deputados Comissão de Relações Exteriores & Defesa Sergio B. Varella Gomes Brasília, 14 mar 2006 Audiência Pública Câmara.
Financiamento à Inovação em Rio Grande do Sul Abril/2013.
REDE INTERAGENCIAL DE INFORMAÇÕES PARA A SAÚDE RIPSA INICIATIVA “RIPSA NO ESTADO”
APRESENTAÇÃO PESQUISA UNIJR Santa Cruz Novos Rumos em parceria com Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul e Prefeitura Municipal.
Importância da inovação na MPE A inovação tecnológica na MPE é uma alternativa sustentável para que a empresa se mantenha competitiva no mercado uma vez.
Transcrição da apresentação:

Comentários Sobre as Linhas de Financiamento à Inovação Sem a pretensão de esgotar o tema, a análise dos editais e linhas de financiamento com o objetivo de fomento à inovação foi retomada. Considerando que as discussões se levadas adiante serão feitas de forma isolada, apresenta-se a primeira versão de modo a subsidiar uma possível conversa com a FINEP. Os aspectos levantados, são os que seguem, divididos segundo os programas da FINEP:

1. - Subvenção econômica – Edital 01/2010 Condições diferenciadas, favorecidas e simplificadas Sugere-se: AMudança da limitação dos valores dos projetos, em especial na sua vinculação ao capital social das empresas proponentes. As MPEs, em geral, têm capital social limitado o que dificulta o acesso aos recursos oferecidos no Edital 01/2010, uma vez que o valor mínimo a solicitar é de R$ 500 mil. BReserva de um montante de pelo menos 30% do valor disponível para atendimento às solicitações das MPEs. CImunidade a eventuais contingenciamentos de recursos de modo a que a parcela dedicada às MPEs não sofra redução em valores absolutos.

Ciclo de análise e concessão O ciclo de análise e concessão parece excessivamente demorado. O último ciclo iniciado em agosto de 2010, tem seu término previsto para outubro de Não há informação para o início de um novo ciclo. Sugere-se: D.Um esforço no sentido de reduzir drasticamente estes prazos, de modo a se ter a contratação no prazo máximo de seis meses. E.A criação de rodadas trimestrais ou quadrimestrais de modo a que não seja necessário esperar um ano ou mais para a submissão de uma proposta nova. Tal demora não apenas desestimula como inviabiliza ideias. F.A possibilidade de que outros setores – ainda que com uma parcela reduzida de recursos – possam ser contemplados Subvenção econômica – Edital 01/2010

Associações empresariais Embora o edital permita a participação de grupos de empresas, elas devem ser representadas por uma delas. Sugere-se: G.A participação de associações empresariais como forma de se viabilizar a participação de grupos de empresas Subvenção econômica – Edital 01/2010

2.PAPPE Integração Sugere-se: A expansão do programa às regiões Sul e Sudeste. Sem esta expansão muitas das iniciativas de MPEs podem ser frustradas, sobretudo em função do valor mínimo dos projetos. Ocorre que projetos com valor inferior a R$500mil não podem ser contemplados pelo Edital 01/2010 e, nas regiões Sul e Sudeste, não têm alternativa para a obtenção de subvenção econômica.

3.Juro Zero Sugere-se: A.A realização de ações no sentido de ampliar a abrangência, hoje limitada aos estados de Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. B.A divulgação de edital a cada ano, contemplando a realização de rodadas trimestrais. C.Que a concessão não seja feita por meio de editais, uma vez que não é subvenção

4.PRIME Sugere-se: A. realização de ações no sentido de ampliar a abrangência, hoje limitada a 9 unidades da federação; B.A divulgação de edital a cada ano, contemplando a realização de rodadas trimestrais.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria E Comércio Exterior