Aluno: Márcio Leal de Melo Dahia (Doutorado)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desafios em Implementar um Sistema Sensível ao Contexto (Challenges in Implementing a Context-Aware System) Autor: M. Satyanarayanan Alunos: Márcio de.
Advertisements

06/01/10.
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Aula 21/09/2011 Courouris, Dollimore, cap 10
Tecnologia Hipermídia e Multimídia
Trabalho 2 – Sistemas de Informação e Tecnologia Indústria Fonográfica
Regulamento. Como seria um banco simples pra você? Cada vez mais valorizamos a simplicidade: os celulares com acesso à internet nos dão mais mobilidade,
Regulamento. Como o financiamento coletivo pela internet pode potencializar sua ideia?! Muitas vezes, para realizar uma ideia falta grana. E nem sempre.
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
MULTIMÍDIA Mídia, Multimídia e Sistema Multimídia (Slide - 2)
A RADIODIFUSÃO: RÁDIO E TV DIGITAL
Gestão de TI com Software Livre em Instituições de Ensino Fórum Permanente de Conhecimento e Tecnologia da Informação 14 de abril de 2005 Rubens Queiroz.
Olhar para o público Pensar e trabalhar as transições
Formato de arquivo de Vídeo
Geórgia Vanize E Vanessa Cristina
Luciana de Cássia Gomes de Oliveira Paloma Fernandes Figueiredo
Lucas Augusto Scotta Merlo
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: OPC é um padrão industrial aberto para transmissão de dados em tempo real, esse padrão está sendo adotado pela maioria dos fabricantes.
Software Acessível Introdução O objetivo deste trabalho é fornecer noções básicas sobre os principais sistemas de acessibilidade de deficientes visuais.
Impacto das novas tecnologias
VÍDEOS NA WEB.
Aluno: Ivan César Seara Gomes Pub. e Propaganda - UNIEURO
Buenos Aires, de Setembro de 1999 Sociedad de la Información en el Mercosur y América Latina 1 Sociedade da Informação: Prioridades para Portugal.
Educação Corporativa Segmento – Material de Construção
Aquisição e reprodução de som
Unidade de Vídeo Escola Secundária Diogo de Macedo Curso Tecnológico de Informática Aplicações Informáticas A Prof.: Henrique Ribeiro Paulo Cruz 11ºD nº2.
Mídias Digitais Uma abordagem sobre as possibilidades de aplicar mídias em benefício do ensino.
POLO UAB/UNICENTRO – SÃO MATEUS DO SUL – PR
Acessibilidade na Web: pessoas com necessidades especiais e cidadãos da terceira idade GETIC – Setembro de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Escola de Ciência da Informação Curso de Biblioteconomia Acesso aberto e representação da informação em acervos especiais.
Critérios para Avaliação de Software Educacional
Aplicações dos Bancos de Filtros
È com alguma preocupação que verificamos que a realidade que atravessamos hoje em dia nos remonta para um facto bastante presente na nossa actualidade,
Caso: Será que a indústria fonográfica consegue mudar o ritmo?
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Aula Virtual Streaming multimídia Ciência de Contexto/Adaptabilidade.
Projeto de Novela Educacional
Pesquisa e Captação de Recursos Humanos nas áreas de Automação Industrial, Software para Dispositivos Móveis e TV Digital FOMENTO: SAMSUNG.
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Segurança de rede Exercício 3 Certificados digitais.
Colaboração e co-criação em redes sociais. Retomando Na última aula, vimos que o conteúdo em uma rede social deve: Ter conteúdo atrativo Ter conteúdo.
Desenvolvimento e uso de Sistemas de Informação
Co-orientador: Nome do Professor Co-Orientador, se houver
1 TV Link. 2 O que é TV Link TV Link / Miracast é uma rede ponto-a-ponto para enviar conteúdo do seu ALCATEL ONETOUCH de forma sem fio formada por conexões.
Renato Marcelino – rmo Taíse Dias – tds2
PRODUÇÃO SONORA Rafael Zaruvny Borges Universidade Federal do Paraná Curitiba, 26 de Junho de 2006 CI060 – SEMINÁRIOS DE INFORMÁTICA.
O FICINA III – J ORNALISMO D IGITAL As mídias sociais e o jornalismo Dalila Santos –
Campus Virtual de Saúde Pública Brasil ENCONTRO NACIONAL DE ESCOLAS DE GOVERNO EM SAÚDE ENSP/Fiocruz
Direitos de autor
TALLER CVSP Mexico Campus Virtual de Saúde Pública (CVSP) Constitui-se numa rede de pessoas e instituições que compartilham o propósito de facilitar.
Canto Livre – RFP 2 Márcio Dahia
Águas de São Pedro 1º Cidade 100% Digital e Inteligente
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
O que é multimídia.
MELHORANDO O PROCESSO DE DOWNLOAD DE ÁUDIO EM REDES DE COMPARTILHAMENTO DE ARQUIVOS Aluno: Márcio Leal de Melo Dahia Orientador: Geber Lisboa Ramalho.
Agenda  Apresentação  Objetivos  Motivação  Principais casos de uso  Arquitetura  Desenvolvimento  Tecnologias  Protótipo  Conclusão.
EduLogica Systems RadioDigiSat
Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Disciplina: INFORMÁTICA E SOCIEDADE – Docente: YURI BASTOS WANDERLEY Trabalho coletivo sobre organizações.
Canto Livre – RFP Márcio Dahia Necessidade Um sistema de distribuição arquivos... Peer-to-Peer Kazaa, E-donkey, Gnutella, FreeNet, SoulSeek.
LABORATÓRIO DE ACESSIBILIDADE
SiNaDiM Um sistema nacional de distribuição de músicas.
Uso, produção e compartilhamento de mídias e tecnologias educacionais livres Atividade complementar 06 Apresentação 05.
TV ESCOLA.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
2010 MIX 4º Semestre PP e RP TEMA GERAL: COMUNICAÇÃO POLÍTICA
S I S T E M A S M U L T I M Í D I A Prof. Welington Fraga Rizo.
MO622B: Fatores Humanos em Sistemas de Computação – 2º semestre 2007 Docente: M. Cecília C. Baranauskas Tarefa 4: Proponha uma solução de IU para cadastramento.
Brainstorm ( ) Prof.Dr. Emerson Maccari 18/11/2015 Licença Creative Commons Este obra está licenciado com uma Licença.
Contrato de cessão de direitos de uso de sistemas (Software) Ana Lúcia Domingues Cotrim Adriana de Souza Carine Batista Pinheiro Deise Rose Mariano Edilene.
Bases de Dados mantidas pela USP.. A USP produz e oferece acesso a diversos tipos de produção intelectual: científica, acadêmica, técnica ou artística.
Transcrição da apresentação:

Suporte Tecnológico à Distribuição de Conteúdo Midiático: Um Modelo de Qualidade Incremental Aluno: Márcio Leal de Melo Dahia (Doutorado) Orientador: Geber Lisboa Ramalho Co-orientador: Silvio Romero Lemos Meira

Roteiro O Trabalho Atividades Motivação Problema Estado da Arte Proposta Conclusão Atividades Cronograma Publicações

Motivação Distribuição de conteúdo Creative Commons (cc) Surgimento do MP3 e Napster RIAA processa 6k usuários de p2p por pirataria Crescimento do Software Livre Creative Commons (cc) Opção moderada 14 tipos de licença, entre de copyright e public- domain

Motivação Canto Livre Uma rede p2p de distribuição de conteúdo onde é possível Armazenar e divulgar a produção artística brasileira Distribuir música gratuitamente Licenças Creative Commons Evitar pirataria Estabelecer o conceito de “Comunidade Virtual” Promover “inclusão digital” Incentivar a re-utilização da cultura

Problemas 1) Como garantir que as licenças sejam obedecidas? 2) Como distribuir conteúdo que se adapte a necessidade de qualidade do usuário?

Problema 1: parcialmente resolvido

Níveis de qualidade Níveis de qualidade de objetos audiovisuais dependem principalmente de 3 fatores: Fisiológicos/Culturais/Psicológicos MP3 a 128kbps x MP3 a 192 kbps Fotos 300 kPixels x 5.1 MPixels Finalidade “Testar” uma música nova (try-before-buy), reconhecer um rosto Fazer um sampling, fazer uma “colagem” Dispositivo Tela do Cel. X HDTV

Problemas Que fatores influenciam a qualidade? Como decrementar a qualidade? Como incrementar a qualidade? Quais os formatos aceitos? Quais os tipos de mídia?

Objetivo Compressão de objetos audiovisuais com perda (MP3, DIVX) Características Psicoacústicas e Psicovisuais Retira dados menos relevantes compressão  1/qualidade Objetivo Permitir o incremento (decremento) de qualidade dos objetos adicionando (removendo) apenas os dados ausentes (em excesso) Sem a necessidade de re-codificação do objeto

Estado da Arte Trabalhos sobre Adaptação de Conteúdo Todos relacionados com Streaming Utilização apenas o decremento de qualidade Alguns formatos possuem facilidades para adaptação

Splitter (Específico do formato) Proposta Um objeto audio visual (OAV), codificado em um formato específico em qualidade máxima (DMAX), pode ser representado como a soma de um “objeto base” de qualidade mínima (D0) com incrementos de qualidade (I) OAV (DMAX) Regras: Di = Di-1+ Ii-1,i Dj – Di = Ij,i Ii,j + Ik,l = Ii,l {i,j,k,l  N | i<j, k<l, k<=j, j<l} Splitter (Específico do formato) I0,3 I1,3 I0,2 D0 I0,1 I1,2 I2,3 ... IMAX-1,MAX D1 D2 DMAX

Proposta Para cada formato é necessário Descritor Splitter Merger Estabelecer características específicas do formato (e.g., quantidade de incrementos) Splitter Distinguir a base e os incrementos de um determinado arquivo Merger Concatenar os diversos incrementos

Proposta Benefício Aumento na eficácia da distribuição e armazenamento de conteúdo Transferência da qualidade necessária para cada usuário Um objeto (de qualidade máxima) serve para clientes com exigências de definição diferentes Passo em direção ao fim da “era dos formatos” Conteúdo mais importante que o formato

Canto Livre na prática

Conclusões Contribuição Uma proposta original para a distribuição de conteúdo na Web Preservação das licenças Creative Commons Nova geração das redes P2P de distribuição de arquivos Download orientado a definição e em várias fontes

Cronograma (parte 1) Abril a Julho de 2005 Agosto a Novembro de 2005 Desenvolvimento de um middleware peer-to-peer adaptativo para substituir a API de comunicação usada no sistema TUPAN. Estudo de algumas técnicas de recuperação de informação musical para serem usadas na identificação de fonograma. Agosto a Novembro de 2005 Modelagem do Sistema de identificação de conteúdo Estudo do das principais formatos de arquivos de mídia Estudo sobre as Digital Signal Processing e as técnicas compressão com perdas associadas. Dezembro de 2005 a Março de 2006 Continuação dos estudos de DSP e compressão Estudo de Mpeg-7 e Mpeg-21 como estado da arte na descrição de objetos multimídia.

Cronograma (parte 2) Abril-Ago 2006 Set-Dez 2006 Jan-Abr 2007 Escrita de artigo para Webmidia 2006 (28/07) Inicio da escrita da proposta de tese Estagio Docência da disciplina Computação Musical e Processamento de Sons Defesa de proposta de tese (junto com a qualificação) Set-Dez 2006 Definição da linguagem de manipulação dos objetos de mídia migração das técnicas de bit rate scaling para o sistema de distribuição p2p. Jan-Abr 2007 finalização da migração das técnicas Testes no funcionamento do sistema Ajustes e analise dos resultados Escrita de artigo pra revista Inicio da escrita da tese

Publicações 2005 Trajano, E., S. T. Madsen, M. Dahia, G. Widmer e G. L. Ramalho (2005). Extracting Patterns from Guitar Accompaniment Data: Some Experimental Results. Proc. of the X Brazilian Symposium on Computer Music (SBCM’05), 154–163, Belo Horizonte. 2006 Trajano, E., S. T. Madsen, M. Dahia, G. Widmer e G. L. Ramalho (2006). Using AI to Extract Patterns from Brazilian Guitar Accompaniment. Submetido ao ECAI 2006 Webmedia 2006 2007 Revista (IEEE Multimedia)