Pesquisa de Opinião – ANS – 2005 GGACI / DIGES
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES2 Objetivos Subsidiar a ANS no aprimoramento de sua função regulatória; Subsidiar as diferentes áreas da ANS na avaliação e redefinição de suas ações; Atender ao contrato de gestão 2005; Subsidiar ao Programa de Qualificação da Saúde Suplementar. Avaliar a imagem da ANS junto aos beneficiários, operadoras, prestadores de serviços, gestores do SUS, órgãos de defesa do consumidor; Avaliar o grau de satisfação dos beneficiários com o serviço prestado pelas operadoras; Avaliar o grau de satisfação dos atores quanto ao papel da ANS.
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES3 Histórico Desde a sua criação a ANS realizou quatro pesquisas de opinião: 2001 e beneficiários de planos de saúde beneficiários, operadoras e prestadores de serviços de saúde Na a presente versão do estudo foram incluídos mais dois públicos-alvo: Gestão do SUS - Secretários Municipais e Estaduais de Saúde e Conselheiros de Saúde. Órgãos de Defesa do Consumidor
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES4 Diretrizes Metodológicas Gerais Realizada por meio da aplicação de questionários, dirigidos para cada público-alvo; Os questionários foram aplicados na forma de: Entrevistas Domiciliares – Beneficiários Entrevistas Telefônicas – Demais Grupos estudados Foi abordado um conjunto de temas, explicitado por meio da Matriz da Pesquisa; Definição prévia das variáveis do estudo, visando a construção de uma amostra representativa dos grupos de interesse da pesquisa;
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES5 Quantitativo de Entrevistados GruposNº Entrevistas Beneficiários Operadoras 455 Prestadores Gestão do SUS 372 Defesa do Consumidor 166 Total 3.773
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES6 Matriz Temática TEMAS COMUNS A TODOS OS GRUPOS PESQUISADOS: Conhecimento da ANS Conhecimento da terminologia comumente utilizada Entendimento acerca da função regulatória Conhecimento e percepção acerca do Programa de Qualificação da ANS
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES7 Matriz Temática TEMAS DELIMITADOS A GRUPOS ESPECÍFICOS: Beneficiários: —Satisfação com os serviços prestados pelas operadoras e prestadores —Conhecimento sobre seus direitos —Formas de aquisição do plano de saúde —Conhecimento sobre o Programa de Adequação dos contratos —Mudança de Operadora Operadoras, Prestadores, Defesa do Consumidor: —Conhecimento sobre as regras do setor Operadoras e Prestadores: —Aferição da existência e dos modelos de contratualização realizados entre Operadoras e Prestadores Operadoras e Gestão SUS —Conhecimento sobre o sistema de ressarcimento ao SUS Gestão SUS —Utilização das informações do Setor de Saúde Suplementar como insumo para o planejamento das ações e serviços de saúde
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES8 Caracterização dos Grupos – Regiões - Brasil
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES9 Caracterização do Grupo - Prestadores
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES10 Caracterização do Grupo - Prestadores
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES11 Caracterização do Grupo - Prestadores
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES12 Caracterização do Grupo - Prestadores
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES13 Caracterização do Grupo - Prestadores
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES14 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES15 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES16 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES17 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES18 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde Situação atual dos Contratos
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES19 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde
Pesquisa de Opinão GGACI/DIGES20 Modelos de Contratualização entre Operadoras e Prestadores de Serviços de Saúde