CORRRELATOS: Da criatividade do mercado ao papel da ANS e de outros órgãos reguladores em prol de uma política pública para o setor saúde suplementar Wiliam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Residência Farmacêutica Visão Humanista
Advertisements

Oficina Técnica de Registro de Produtos: Inovações da Instrução Normativa nº 15 Rede Assistencial 2008.
“A DEFESA DO CONSUMIDOR NA SAÚDE SUPLEMENTAR” Polyanna Carlos da Silva
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
Operadoras & Prestadores:
Questões sobre Avaliação e Incorporação de Tecnologias em Saúde
NOB SUS 01/96 Inovações: Implantação de valor per capita para financiamento das ações de atenção básica (PAB): reversão da lógica de alocação de recursos,
GTPT - Prospecção Tecnológica – Coordenador: Brittes (CPFL)
REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ESTADO DO TOCANTINS
Março 2007 Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Situação Diagnóstica da Regulação da Assistência no Estado Secretaria da Saúde do.
Observatório da Saúde Suplementar São Paulo, outubro de 2009.
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Auditoria Médica e sua importância nos Planos de Saúde.
FUNÇÕES DENTRO DA EQUIPE DE SAÚDE DA FAMÍLIA
SafePet - Seguro de Saúde para Animais de Companhia
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
Política Nacional de Humanização
Parto Normal está no meu Plano Movimento ANS em favor do Parto Normal
Responsabilidade dos gestores públicos de serviços de saúde
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
CÂMARA DE SAÚDE.
O PASSADO Lei do Mercado restrições de cobertura seletividade de usuários ruptura unilateral do contrato falta de garantias de atendimento na vigência.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR ATENÇÃO À SAÚDE NO SETOR E O DIREITO À SAÚDE SAMIR DAHAS BITTAR - AMB.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR Abrangência da regulação FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Fundação de Proteção e Defesa.
Normalização na área de Explosões
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
REGULAÇÃO EM SAÚDE SUPLEMENTAR E OS MODELOS DE ATENÇÃO À SAÚDE
Alfredo Scaff Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
Entidades de Direito Público que operam planos de saúde
Saúde Suplementar e Modelos Assistenciais
Carlos Pereira Pesquisador Adjunto, ENSP/Fiocruz,
ATUAÇÃO DOS CORRETORES Horacio L.N. Cata Preta Professor convidado da Fundação Getulio Vargas – Rio de Janeiro nos MBAs em Gerência de Saúde e Regulação.
Programas de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças na Saúde Suplementar Monitoramento das operadoras aprovadas - RN 94 Dezembro2007.
Qualificação Assistencial no Setor Suplementar de Saúde
PRESTADORES DE SERVIÇOS NO SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
Revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde 2013 – 2014 Consulta Pública Maio de 2013.
POLÍTICAS SANITÁRIAS e ÉTICA Paulo Antonio Fortes VIII Congresso Brasileiro de Bioética 25 de Setembro 2009.
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Projeto: “Home Care”para centros de reprodução humana assistida.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
SOCIEDADE BRASILEIRA DE ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA Pesquisa nacional com membros Dezembro de 2006.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
CONJUNTO HOSPITALAR DO MANDAQUI (C.H.M.)
ASSISTÊNCIA A SAÚDE SUPLEMENTAR Portaria n , de 5 dezembro de 2006.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
Seminário Instituição de Longa Permanência para Idosos: do que estamos falando? Políticas de Saúde e as Instituições de Longa Permanência: protegendo dentre.
- Câmara Técnica - Reavaliação dos critérios de mecanismos de regulação estabelecidos pela Resolução CONSU nº 8 - Eixo 2: Garantia de Acesso e Qualidade.
Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12 Câmara Técnica de Mecanismos de Regulação Reunião ANS - 24/10/12.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
O QUE SÃO E PARA QUE SERVEM OS SISTEMAS DE SAÚDE ?
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Curso de Primeiros Socorros
Sistema de Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL INFANTO – JUVENIL CAPSi
5º CONGRESSO ESTADUAL DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE SAÚDE DA BAHIA Ministério da Saúde - MS Secretaria de Atenção à Saúde - SAS Departamento de Regulação,
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
PWR M ÉDICOS P ESQUISA WISDOM DE R EMUNERAÇÃO WISDOM G ESTÃO O RGANIZACIONAL.
Atendimento Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24horas)
PROJETO MULTISSETORIAL PARA DESENVOLVIMENTO DO PARANÁ/SAÚDE TREINAMENTO MACRORREGIONAL DE SERVIDORES DE PREFEITURAS MUNICIPAIS E DA SESA QUANTO À OBSERVÂNCIA.
Programa Saúde da Família
Desembargador Renato Dresch 4ª Câmara Cível do TJMG Mestre em Direito Público Especialista em Direito Processual Civil Especialista em Direito.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
CRIAÇÃO DO NASF.
Apresentação Yuri Bastos Jorge Presidente. voltaravançar Situação existente em Janeiro de 2002 (inicio da gestão Blairo Maggi) Instituto de Previdência.
Transcrição da apresentação:

CORRRELATOS: Da criatividade do mercado ao papel da ANS e de outros órgãos reguladores em prol de uma política pública para o setor saúde suplementar Wiliam César Alves Machado Pesquisador do CNPq, Professor Adjunto do Departamento de Enfermagem Fundamental da EEAP – UNIRIO

1- Define o que vem a ser o Forum de Saíde Suplementar 2- Discute o papel do burocrata e da tecnoburocracia estatal 3- Faz um apanhado histórico do processo de regulação desenvolvido pela Ans 4- Utiliza alguns dados do setor de saúde suplementar divulgados pela ANS 5- Disserta em apoio ao ressarcimento 6- Defende a prioridade dos programas de promoção e prevenção 7- Questiona a ANS pela estruturação das Câmaras de Contratualização e Assuntos médicos por não incluir enfermeiros e outros profissionais de saúde nas discussões Apresentação

9- Critica a atuação dos profissionais médicos e elogia a dos enfermeiros 10- Define o que são operadoras e as classifica 11- Define o que é correlato 12- Remete para o Forum a discussão sobre correlatos Apresentação

Define-se como correlato “um tipo de serviço/produto comercializado e/ou disponibilizado no mercado, que pode vir a ser agregado a um plano de saúde já existente e sob a égide da lei ou comercializado diretamente ao consumidor, em separado de qualquer outro plano de saúde, através de uma operadora com credenciais específicas para atuar com este tipo de serviço.” Exposição

Cita uma série de produtos que estão aguardando regulamentação na ANS e que considera como “esperteza de mercado”. Exemplos de produtos citados pelo autor que careceriam de regulamentação pela ANS Transporte aeromédico; convênio com escolas para atendimento urgência/emergência no período letivo ou para colônia de férias; atendimentos de urgências/emergências em mega shows musicais, eventos esportivos e/ou recreativos; atendimentos de urgência e emergência só para idosos, só para crianças, só ortopedia; descontos em tabelas para associados em determinada clínica, clube ou empresa; cartão de desconto em suas várias modalidades; financiamento ou poupança para determinados eventos, como parto, cirurgia plástica, ou procedimentos vinculados à conceitos assistenciais; e seguro que garante o pagamento de quantia pré-fixada para cobertura de determinado evento, tipo cirurgia cardíaca, cirurgia plástica ou parto. Exposição

Discorre a respeito das modalidades de atenção prestadas por enfermeiros: MODALIDADES DE ATENÇÃO Gerenciamento de casos Cuidados domiciliares ao RN de risco Alta hospitalar assistida Orientação Domiciliar Atendimento domiciliar Propõe que a ANS regulamente essas atividades. Sugere que a ANS trabalhe junto com a ANVISA e os órgãos de defesa do consumidor para garantir que “ os clientes não sejam usados como peças ou objetos de pouco valor nas mãos de empresários do setor de saúde suplementar”. Exposição

Sendo assim, os produtos correlatos carecem de mais amadurecimento através de estudos sobre as possibilidades de se tornarem regulamentados sem causar prejuízos e/ou riscos aos consumidores, cabendo, portanto, aos membros participantes do Fórum de Debates a tarefa de avaliar os impactos que eles trouxeram e ainda trazem para o mercado, bem como dos pontos estratégicos que lhes viabilize a integração com o Sistema Único de Saúde, com vistas na integral abrangência de todos os segmentos da sociedade brasileira. Conclusões/Propostas

FIM DA APRESENTAÇÃO