ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Energia Nuclear Usinas Nucleares.
Advertisements

FONTES DE ENERGIA NO BRASIL
Diretoria de Ensino de Votorantim Oficina Pedagógica
O que é energia elétrica? Onde a utilizamos? Como ela é produzida?
Questão nuclear no Brasil
Fontes e formas de energia
Energia Nuclear !.
Escola EBI/JI Padre Joaquim Flores
FONTES DE ENERGIA.
Aplicações da Radioatividade
ENERGIA NUCLEAR.
Histórico – Livro p.52 Ordem cronológica da p.52 a 59 Profª Silviane
Campina Grande, Dezembro de 2008
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Lembrando a todos,
O reator no. 4 da usina nuclear de Chernobyl explode,
A questão da energia Apesar de possuir rios favoráveis, apenas 4% da energia utilizada é decorrente das hidrelétricas. 83% da energia é gerada por termoelétricas.
Equipe: Leonardo Assis Maria Sueli
Física – 1º ano EM Eixo temático I: ENERGIA NA TERRA
IEMC – Turma 111 Hélio Aparecido Camarotto Filho
Usinas NUCLEARES JACÓ IZIDRO DE MOURA.
Energia Renovável e Não Renovável
ENERGIA A PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
RADIOATIVIDADE.
Energia Nuclear Trabalho realizado por: Andreia Santos Nº 4 Diogo Gonçalves Nº 10 David Rosa Nº 19.
Escola Adventor Divino de Almeida Professora: Sandra Cayres Alunas: Carla Aparecida,Jéssica Lima, Keyna Luany Série 2º ano “A”
Maria Carla Belchior Rodolfo Vescovi
(UFSCar/06) No dia 06 de agosto de 2005 foram lembrados os 60 anos de uma data triste na história da Humanidade. Nesse dia, em 1945, foi lançada uma bomba.
Fontes de Energia e Impacto Ambiental
Alterações e desastres ambientais Causas e consequências
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Colégio Militar de Brasília 3º ano PREVEST Geografia
ENERGIA TERMONUCLEAR Ana Cláudia e Jéssica 2M2.
Fontes de energia e impactos ambientais
Prof.: Raphael Carvalho
Trabalho de Química Alunos: Carlos Mendonça, Érica Santana, Gabriel Mussi e João Pedro Professora: Maria Fernanda Torres.
O USO DE ENERGIA NO MUNDO
ENERGIA ELÉTRICA.
Energia Nuclear.
Capítulo 21 – A produção mundial de energia
FONTES DE ENERGIA.
Escola: Coopen Nome: João Vitor, Ana Laura, Raquel Série: 4º ano B
Escola: COOPEN Alunos: Fábio M.C. Clara G. R. Serie: 4º ano A
Energia Solar.
Fontes de Energia.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
Alunos: João Pedro; Sávio
CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
JAPÃO Terremoto.
ASPECTOS GERAIS SOBRE A ENERGIA NUCLEAR E SEUS IMPACTOS: O CASO DOS RESÍDUOS (LIXO NUCLEAR) DOS ESTADOS UNIDOS E JAPÃO.   Larissa Regina Gomes Garcia Nathalia.
Lixo Nuclear.
Docente : Joelma Saravy
Central Nuclear Central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo.
Nomes: Carolina de Oliveira
ENERGIA NUCLEAR PROFª JULIANA AMARAL.
FONTES DE ENERGIA 3 ano EM.
Fusão.
PIBID Seminários de Física
Carvão Mineral Uso em siderúrgicas e termoelétricas
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
Consumo energético e meio ambiente
CAP. 6 – ENERGIA E MEIO AMBIENTE. Quanto mais energia, maior a capacidade de realizar trabalho. A invenção da máquina a vapor (revolução industrial) significou.
Fontes de Energia ALUNAS: Alice Jaciele n° 01 Bianca Letícia nº 04 Série: 8ªA.
Geração de Energia Elétrica - Hidrelétricas
RADIOATIVIDADE ENERGIA NUCLEAR PROF. KZAM. ENERGIA NUCLEAR OU ATÔMICA 01. CONCEITO É a energia liberada pela fissão nuclear do urânio enriquecido. 02.
Geração e distribuição de energia elétrica
Distribuição de energia Aula 19. Distribuindo energia É um índice que serve de comparação entre os países, com o objetivo de medir o grau de desenvolvimento.
Aula 16 – Sistemas de Energia Módulo VIII
PRODUÇÃO MUNDIAL DE ENERGIA
Fontes energéticas 8º ano Professor Gustavo Macieira.
Universidade Federal de Pernambuco Centro Acadêmico de Vitória Programa de Pós Graduação em Saúde Humana e Meio Ambiente Maria Luiza Marinho Julyanne Goes.
Transcrição da apresentação:

ENERGIA NUCLEAR Grandes Temas da Atualidade. Prof: Enrique Ortega. Aluno(a): Vânia Moura Bentes. RA: 137769. Curso: Ciências Econômicas – Integral Data:10/08/2013.

O que é energia nuclear? É a energia proveniente da fissão do núcleo de alguns átomos de elementos (geralmente urânio),que têm a capacidade de se transformar em outros elementos através de reações nucleares (como a fissão). Na fissão nuclear, o núcleo do átomo se subdivide em várias partículas. Esse processo implica uma grande liberação de energia na forma de calor. É uma energia não-renovável, porém considerada mais limpa do que a proveniente da queima de combustíveis fósseis pois não emite gases de efeito estufa.

Exemplo da fissão nuclear de um átomo de Urânio:

A energia nuclear foi desenvolvida com objetivos militares A energia nuclear foi desenvolvida com objetivos militares. Hoje, além disso, é utilizada para produzir energia elétrica. Nas usinas nucleares, a reação ocorre de forma controlada dentro de reatores, para aproveitar o calor emitido na fissão nuclear para a esquentar água até ela tornar-se vapor pressurizado que movimenta um turbogerador que produz energia elétrica O reator nuclear que utiliza o urânio enriquecido (U235) aproveita apenas 1% de seu conteúdo energético.

Representação do funcionamento de uma usina nuclear:

Os EUA lideram a produção mundial de energia nuclear Os EUA lideram a produção mundial de energia nuclear. Entre os países mais dependentes estão a França (80% de sua energia elétrica), Suécia, Finlândia e Bélgica.

Aspectos positivos da energia nuclear: Possui maiores reservas do que os combustíveis fósseis; Requer menor área para sua produção; O país que a utiliza pode ter independência energética dos países exportadores de petróleo e gás; É uma energia limpa, ou seja, não contribui com o efeito estufa.

Aspectos negativos da energia nuclear: Altos custos de construção e de operação das usinas; Pode ser utilizada para construção de armas nucleares (ex. bomba atômica); Alto risco de acidentes com liberação de radioativos tóxicos (podem causar câncer); Lixo atômico e problemas de destinação deste; Meia-vida longa de alguns elementos utilizados como o Plutônio 239.

BOMBA ATÔMICA Resultantes de fissão nuclear descontroladas, causando explosão, liberam grande quantidade de energia e radioativos tóxicos. O primeiro teste nuclear foi Trinity test que ocorreu em 1945, no deserto de Alamo Gordo, no Novo México. O segundo e o terceiro ocorreram nas cidades de Hiroshima e de Nagasaki, no bombardeio dos EUA do Japão no final da Segunda Guerra Mundial.

Em Hiroshima e Nagasaki as bombas mataram 155 mil pessoas no momento da explosão. Com os efeitos radioativos, estima-se um total de 400 mil pessoas .

Acidentes históricos com energia nuclear: 1979: Three Miles Island, na Pensilvânia nos EUA; 1986: Chernobyl, na Ucrânia, na antiga URSS. Foi considerado o pior acidente da história por produzir uma nuvem de radiação por uma boa área da URSS. Hoje em dia é uma cidade fantasma, por ainda haver quantidade de radioativos em quantidade prejudicial por toda a cidade. Muitas pessoas foram evacuadas da cidade, mas um grande número foi atingido pela radiação, apresentando câncer posteriormente. 2011: Fukushima no Japão. Grandes áreas em torno da usina tiveram que ser abandonadas. Dezenas de milhares de pessoas ainda não puderam retornar para as suas casas.

Noticias recentes de Fukushima: Vazamento para o mar de 300 toneladas de água altamente radioativa

No Brasil: Começou a produzir energia nuclear na década de 60 com o Programa Nuclear Brasileiro. As principais usinas estão na central nuclear Almirante Álvaro Pinto que conta com as usinas Angra 1, 2 e 3, em Angra dos Reis-RJ. No momento Angra 2 está em funcionamento. O relevo brasileiro é favorável à utilização de hidrelétricas, sendo portanto a energia nuclear uma fonte alternativa.

Se o Brasil apenas se utilizasse de fontes alternativas de energia como a nuclear, haveria um grande risco de aumento de tarifas, provocando desarticulação da indústria e uma onda de desemprego, por conta da perda de competitividade industrial no mercado internacional. O consumo energético brasileiro vem aumentando ao longo dos anos, e a construção de hidrelétricas possui custos muito altos e grandes danos ambientais, levando à busca por novas alternativas. Caso haja esgotamento de energia hidráulica, o país deverá pensar em novas matrizes de energia. Uma delas é a nuclear, que por determos de fontes de urânio, usinas e tecnologia, vem se apresentando como uma opção aos combustíveis fósseis.

A energia proveniente de hidrelétricas é mais barata em sua produção do que a energia nuclear, e o grande risco de acidentes provocando problemas sérios à saúde da população é um fator que provoca grande oposição à utilização desse tipo de energia no Brasil.

Bibliografia http://www.brasilescola.com/geografia/energia-nuclear.htm http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAto8AC/energia-nuclear http://papofisico.tumblr.com/post/6002698259/energia-nuclear http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear http://www.estadao.com.br/fotos/usina_angra_Marcos_d_Paula.jpg http://newenergytimes.com/v2/news/2011/37/37img/WorldElectricityGeneration.gif http://phillyimc.org/files/Trinity%20Test%20nuclear-explosion.jpg http://pt.wikipedia.org/wiki/Acidente_nuclear_de_Chernobil http://www.pickchur.com/wp-content/uploads/2011/02/hiroshima_child.jpg http://www.questgarden.com/49/49/4/070407143021/images/HiroshimaHosp.jpg http://www.nucleardarkness.org/include/nucleardarkness//images/pictures/hiroshima/big /people_hiroshima_28.jpg http://www.brasil-economia-governo.org.br/2012/03/26/o-brasil-deve- desistir-da-energia-nuclear/