ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
O Início da Comunicação
PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICO
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Vídeo Educar – Rubem Alves
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
O QUE SABER.
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Cursos vinculados ao Produto EFE Educação Infantil
Contextualizar Apreciar Práticar Clique nas palavras ou siga adiante.
A INFLUÊNCIA DO DESENHO INFANTIL NAS ARTES VISUAIS
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Simone Braz Ferreira Gontijo
Os níveis básicos da leitura
CENTRO MUNICIPAL DE ATIVIDADES EDUCACIONAIS - CEMAE II
ESTÉTICA Arte e realidade
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
CURSO: PEDAGOGIA ARTE E EDUCAÇÃO Profª Ms.: Solange Brito.
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abordagens Pedagógicas Libertária e Libertadora
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Entrevista com Dona Angélica da Conceição Martins Cardoso
Disciplina: Estágio Supervisionado I
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Paulo Freire Elaboração: Helena Oliveira Neves
ELIANE PEREIRA DE BRITO
‘‘Um Campus completo é aquele que se propõe a oferecer uma educação integral em um espaço para se fazer amigos que durem a vida toda’’ Viviane Brito,
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
OFICINA DE ARTES VISUAIS
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
Política Educacional Brasileira
ARTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA (P.52) CONHECIMENTO ESTÉTICO: O conhecimento teorizado sobre a arte, produzido pela arte e as ciências humanas, como a filosofia,
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
Cinco pontos importantes que definem um bom professor Educação
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
SITUAÇÕES.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL- SEDUC
Construindo a cultura educacional inclusiva
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Apresentação das conclusões dos Direitos de Aprendizagem de Arte
Crítica à concepção de currículo cristalizado
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
O superdotado é uma criança como qualquer outra, mas há algo que o distingue: o talento. Todo talento deve ser estimulado, regado como se fosse uma planta.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
O belo e a questão do gosto Arte e Técnica A função social da arte
A criança é um grande pesquisador Pedro Demo. “Se a criança é levada a buscar seu material, a fazer sua elaboração, a se expressar argumentando, a buscar.
ABORDAGEM TRIANGULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL REGESD
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA "A arte existe porque a vida só não basta” Ferreira Gullar Profª Ms.: Solange Brito

OBJETIVOS: Analisar as relações entre Arte, Educação e Culturas. • Caracterizar as funções da Arte como fator indispensável ao desenvolvimento harmonioso dos sujeitos. • Analisar a Arte como artefatos culturais produzidos culturalmente pelos homens.

EMENTA: A arte: significado e importância para a educação. A arte como experiência. Alfabetização Estética. O desenvolvimento expressivo da criança. As atividades expressivas (música, teatro, dança, plástica, jogos poéticos) e sua pedagogia. A arte e interdisciplinaridade. Propostas curriculares oficiais e alternativas para o ensino de Artes. Avaliação no ensino das artes. Construção de projetos e espaços voltados para atividades artísticas(oficinas). A prática cotidiana do arte-educador nas escolas na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Contribuições da arte-educação para a prática pedagógica nas séries iniciais da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

AVALIAÇÃO: A avaliação do desempenho do aluno, atividade integrante do processo ensino e aprendizagem, é feita por disciplina, de acordo com o aproveitamento obtido nas atividades realizadas, harmonizados os aspectos qualitativos e quantitativos. O processo de avaliação da aprendizagem ocorre em 3 (três ) etapas: Avaliação da Aprendizagem 1 - A1 - 07/05/2013 Avaliação da Aprendizagem 2 - A2 - 02/07/2013 Avaliação da Aprendizagem 3 - A3 - 16/07/2013

Para efeito de aprovação na disciplina o aluno deverá alcançar, no mínimo, 6(seis) pontos, obtidos a partir da média aritmética simples entre as verificações de aprendizagem A1 e A2. O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório para todos os graduandos como requisito para conclusão do curso no qual esse trabalho está previsto e consiste em pesquisa orientada, relatada sob a forma de monografia.

AUTOAVALIAÇÃO: Durante todo o curso o aluno é estimulado à autoavaliação, considerando-se que ele é o principal sujeito construtor do seu conhecimento.

“Sábios poetas dizem que a ARTE é uma resposta à vida. Logo, é força motriz da educação.” “FELIZ AQUELE QUE TRANSFERE O QUE SABE E APRENDE O QUE ENSINA” Cora Coralina

Professora Dr. Ana Mae Barbosa Cultura, Arte, Beleza e Educação Professora Dr. Ana Mae Barbosa A palavra “cultura“ pode ter um significado restrito e um significado amplo. Ela tem significado restrito quando dizemos: “Marta é uma pessoa culta.” No sentido amplo, cultura é toda e qualquer produção do ser humano. Arte é o coração do corpo cultural.

Quem ama o feio bonito lhe parece!

As reações do Nazismo, do Socialismo Soviético e do Regionalismo Americano contra as vanguardas artísticas buscaram reinstalar a grandiosidade da Arte. A vanguarda modernista dos anos 20 desempenhou o papel de crítica social do mesmo modo que o Pós-Modernismo pensou politicamente quando tentou instalar a antiestética, mas na realidade instalou uma radical abertura em que tudo é possível como Arte. Não se pergunta mais “isto é Arte?”, porém “quando isto é Arte?”. O contexto passou a ser mais definidor da Arte que a própria forma.

A chamada estética do cotidiano nos faz reconhecer Beleza No modo como são arranjadas frutas na barraca de feira, no modo como um vendedor de balas dá realce à sua banca pintando-a; como se vestem as pessoas do povo nas ruas, nas vitrines e nas roupas das passarelas da moda; como as pessoas arranjam suas casas; etc. Há uma tendência inelutável dos organismos sadios para se cercarem de Beleza e nos organismos doentes a clamar por Beleza em busca da saúde mental.

O dito popular “quem ama o feio bonito lhe parece” é muito acertado e volta a confundir o belo com o bom.

A Arte é Beleza?

É possível uma obra ser artisticamente boa, mas feia. A ideia de Arte como experiência afastou outra concepção cristalizada pelo Renascimento: a de que Arte é Beleza. É possível uma obra ser artisticamente boa, mas feia. “Minha filha, quando tinha 5 anos, passou por um daqueles prédios rococós e disse: – Olha, mãe, um prédio feio, bonito. Para ela era feio, pois não correspondia à estética de nosso tempo, mas era bonito pois representava o passado. Era significante.” Ana Mae

Arte se aprende?

A nossa vida é uma aprendizagem constante A nossa vida é uma aprendizagem constante. Tudo que somos foi e continua sendo aprendido. As predisposições genéticas existem, mas podem ser inibidas ou desenvolvidas pela vida que se vive e ainda podemos assimilar tudo que é humano. “Tenho dúvida acerca de nosso poder de ensinar, mas nenhuma sobre nosso poder de aprender.” Ana Mae Barbosa

Arte se ensina?

Professora Dr. Ana Mae Barbosa Arte se ensina? Professora Dr. Ana Mae Barbosa  ”Parodio Paulo Freire dizendo: ninguém ensina nada a ninguém, aprendemos uns com os outros, mediatizados pela experiência que o viver e o mundo nos oferecem. Podemos, sim, ensinar a aprender. Antes a Educação se concentrava em procurar ensinar a fazer Arte e aí esbarrava nos problemas de talento. Hoje a ambição de ensinar Arte se ampliou, e os que não têm especial talento podem desenvolver sua capacidade de ver Arte, de aprender vendo, interpretando, analisando – e assim podem tornar-se mais capazes de analisarem a si mesmos, os outros e o mundo ao redor.”

“A arte de viver é simplesmente a arte de conviver “A arte de viver é simplesmente a arte de conviver... Simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!” Mário Quintana