A importância do ato de Ler

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNOPAR. UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ. UNIDADE DE XAXIM
Advertisements

ABRIR O CORAÇÃO A DEUS CONHECER-ME EM DEUS
HISTÓRIA DA LITERATURA
Dois modos de ler a Bíblia.
Presta atenção ao que te rodeia e descobre um mundo cheio de sons!
Como a literatura nos ajuda a entender melhor a nós mesmos?
Um vocabulário para a interpretação
Fraternidade.
Vem brincar comigo! Turno da tarde.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Elisabeth Scaramussa Correia
Edna Maria Barbosa Arrebola
PROJETO: VITÓRIA ANTIGA E ATUAL E O BAIRRO ITARARÉ
DISCIPLINA: LLE 9332 – LITERATURA OCIDENTAL I
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor?
Textos narrativos ficcionais e textos poéticos. Michele Picolo
Origem e desenvolvimento da crônica
Visita a APAE Novo Horizonte – SP
A NATUREZA E A CULTURA ENQUANTO DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
Anos de formação Myles: “E outra coisa que gostaria de deixar claro que minhas idéias mudaram e mudam constantemente e devem mudar [...]” (2009, p.42).
A língua original da bíblia.
DIA DA POESIA.
Encontro Formativo dos Professores Orientadores de Sala de Leitura DRE IQ 20/08/2013 “Leituras que inspiram descobertas”
Profª. Ermelinda Nóbrega de Magalhães Melo
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Os quatro estágios de aprendizagem de leitura
você tem uma vida nova em Cristo
POETA E POESIA POR SOCORRO CAPIBERIBE.
No mês de Setembro comemoramos o
A Literatura Sul-Mato-Grossense
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
Geração de 45 Prosa I – Clarice Lispector (p. 30)
O princípio da interação: “Fé-Vida”
ELIANE PEREIRA DE BRITO
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
Alguns autores da editora Projeto respondem à pergunta: “Qual a importância da leitura em nosso cotidiano?” :
O fazer literário Prosa e poesia.
Relatório de Proposta de Projeto
LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
O objecto da Ciência da Literatura. O que quer dizer «Literatura» De acordo com o significado da palavra, abrange toda a linguagem fixada pela escrita.
O QUE É FILOSOFIA ?.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Formação do leitor literário.
REDAÇÃO CIENTÍFICA Professora Angelica Rocha de Freitas
Ponto de partida Capítulo 3
Produção literária no Brasil-colônia
A imaginação segundo Gaston Bachelard
Sentimento do mundo.
Eu sou um poeta.
MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
Crônica.
Seminário de Análise e Produção Textual III
Leitura O que é leitura? O que é texto? O que é leitor? Qual o papel do bibliotecário na formação do leitor?
O TEXTO POÉTICO.
METAPOESIA É a poesia em sua essência, o conhecimento do fazer poético e de suas intrincadas engrenagens, a poesia que fala da poesia, a poesia que descreve.
Conversas sobre terapia UNIPFEP Novembro de 2011.
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Por que alfabetização tecnológica do professor?
CURSO PRÁTICO DE CONSOLIDAÇÃO 12 LIÇÕES
Contar com o coração Cléo Busatto. Por que contar histórias? Desenvolve o interesse pelos livros; Conscientiza sobre a variedade de livros; Possibilita.
CHICO XAVIER - LUZ DO SÉCULO - Chico Xavier no dia 08 de Julho de 1927 aos 17 anos recebia a sua primeira mensagem psicografada do mundo espiritual.
A função da literatura Disciplina: Fundamentos da literatura Professor: Marcel Matias.
Professora Flaviana Eufrásio Disciplina: Literatura Brasileira.
TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA Foto: AVN - Boiullon - Bélgica Um texto de minha autoria.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Transcrição da apresentação:

A importância do ato de Ler Prof. MSc Carlos Alberto dos Santos Dutra

Tolstoi escreveu em seu diário: “Escrever não é difícil, o difícil é não escrever”.

“Escrever é manter relação de alma, corpo e mão com a escrita, no objetivo de transformar a essência humana em acordes de frases e períodos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

“As palavras são alimento, espaço de sobrevivência em sociedades anestesiadas pelos produtos eletrônicos”. (Maria da Glória Sá Rosa)

Literatura – precioso veículo para descoberta de valores profundos da realidade humana. Sem ela, o espírito crítico, motor das mudanças históricas e do senso de liberdade desaparece.

A Leitura é o grande estímulo A Leitura é o grande estímulo. Inspirou os grandes mestres na composição de suas obras.

Aristóteles, em Poética, escreve:   “Com efeito, não diferem o historiador e o poeta por escreverem verso ou prosa (...) – diferem, sim, em que diz um as coisas que sucederam, e outro as que poderiam suceder (...).

Para que Literatura? A Literatura com sua linguagem carregada de significado... Nos põem em contato com obras antigas E que ainda despertam interesse hoje. (Você sabia que As Crônicas de Nárnia foi escrita no tempo da nossa avó, há mais de 60 anos?)

A Literatura... Propicia uma forma de conhecimento do mundo e do ser humano; permite ao leitor entrar em contato com realidades culturais diferentes no tempo e no espaço, contribuindo também para que o leitor se conheça melhor.

A Literatura nos proporciona prazer, entretenimento e formação porque tem como objeto a condição humana. 

Quando questionamos nossa condição nos inquietamos Isso acontece após a leitura de um bom romance ou poema. Inquietação é por que (depois da leitura) não somos mais a mesma pessoa de antes.

A Literatura ajuda a enriquecer nosso vocabulário, ajuda a escrever melhor, a encontrar novas formas de nos expressar através de palavras e formas de organizá-las diferentes.

As diferentes escolas literárias ajudam a compreender cada forma de pensar e escrever, uma preocupada com a realidade, outra com a fantasia; uma preocupada com o sentimento, outra com a perfeição, cada uma nos traz uma riqueza de pensamentos diferente...

Que tal dar uma olhada na literatura internacional?

Que tal dar uma olhada na literatura nacional e sul-mato-grossense?

“A menina que odiava Livros” “O poder da leitura” Vamos assistir agora 4 vídeos rápidos: “A menina que odiava Livros” “O poder da leitura” “Ler devia ser proibido” “Uma experiência de leitura” http://dutracarlito.com Agosto de 2012