BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
C, T & I PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO PRINCIPAIS AÇÕES DA SECRETARIA SEESP – 11/12/2008.
1.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Encontro de Líderes dos PEQPC
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Eventos Portugal a Crescer Junho Enquadramento Geral (I) 2 A crise económica e financeira do País tem causado significativos danos no tecido empresarial,
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
SESSÃO DE APRESENTAÇÃO 7 NOVEMBRO MISSÃO Estudar e promover o espírito empreendedor a inovação sistemática e o auto-emprego sustentável Intervir.
Joana Queiroz Ribeiro | Portugal Criativo | 17 Julho 2011
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Seminário Empreendedorismo e Criação de Empresas 22 de Fevereiro de 2006 Auditório Millennium BCP, TagusPark Os Apoios ao Empreendedorismo no IAPMEI Jaime.
O IAPMEI e a Dinamização do Empreendedorismo Jaime Andrez Presidente do Conselho Directivo 9 de Maio de 2006 ISEG, Auditório 2 ConferênciaEmpreendedorismo,
O que é a Associação de BICS Portugueses?
COMPETE Apoios ao Empreendedorismo Franquelim Alves Gestor do COMPETE 14 de Maio de 2012.
Sistemas de Accountability
Apresentação do Projeto
Responsabilidade Social
Financiadora de Estudos e Projetos
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Financiadora de Estudos e Projetos Ministério da Ciência e Tecnologia - MCT.
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
Projeto Transparência Oficina de Mobilização 22 e 23/04/2009 Apoios:
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico do PGQP
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
Movimento Brasil Competitivo
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
GFEC Sector de Inserção Profissional Apresentado por Marta Craveiro
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Delegação da União Europeia em Cabo Verde Manual de Comunicação e Visibilidade da UE Sessão de Informação Convite Ref. EuropeAid/133043/L/ACT/CV.
Agência Operacional Descentralizada do Programa TECNOVA no Paraná TECNOVA PARANÁ.
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLENÁRIA FINAL.
Ministério da Cultura.
Gestão Estratégica FINEP
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
dos Objectivos à Concretização
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
SECRETARIA DA ECONOMIA CRIATIVA – SEC
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
A POIO AO E MPREENDEDORISMO Marília Soares 6 de Julho de 2012.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
Planejamento e Responsabilidade Social
URBACT Infoday Portugal| Direção-Geral doTerritório | Lisboa, 21 de Janeiro de 2105 Direção-Geral do Território Rua Artilharia 1, 107 ¤ Lisboa,
IEFF Incubadora de Empresas da Figueira da Foz Associação para o Desenvolvimento Empresarial.
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
INCUBAÇÃO: PRÁTICAS, TENDÊNCIAS E NOVOS DESAFIOS - INCUBADORAS EM REDE IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro III ENI – Encontro Nacional de.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
ESTADO DO ACRE SECRETARIA DE ESTADO DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SECIAS “Missão Institucional” “Garantir a promoção e defesa dos direitos e a assistência.
Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos Sustentáveis de Reabilitação Urbana Nuno Vitorino 16 Nov 2010 Iniciativa JESSICA – Financiamento de Projectos.
Cenário Interno Foco na Visão de futuro Compromisso com qualidade Apropriação de competências Crescimento da instituição Diversidade de temas e eixos.
Vantagens Competitivas Sustentadas na Economia Global Rui Vinhas da Silva Presidente da Comissão Diretiva Europarque Santa Maria da Feira | 31 março 2016.
Chyara Sales Pereira Dezembro de 2013 ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS.
Relato Integrado: A Nova Era da Transparência na Divulgação das Empresas Novembro de 2013.
Transcrição da apresentação:

BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas Apresentação Institucional

Novo Modelo da Economia Social GOVERNANÇA FINANÇAS ATIVOS CREATIVIDADE NEGÓCIOS SOCIAIS

Natureza do BIS O BIS - Banco de Inovação Social é a primeira rede e plataforma colaborativa de apoio á inovação social no país. Agrega ativos de vária índole de 27 instituições públicas e privadas, que são investidos de acordo com as seguintes finalidades:

Eco-sistema e dinâmica de inovação social BIS Centro de Experimentação e Inovação Social Programa de Apoio a Empresas Sociais Redes internacionais de Inovação Social Cultura, Educação e Cidadania Fundo de Investimento Social Programa de Experimentação e Inovação Social Plataformas Operacionais do BIS no território Comunidade Empresarial BIS

Missão do BIS Promover a inovação de impacto social Promover a criação de empresas sociais Promover a experimentação social de base científica e aplicação prática Promover uma cultura de inovação social Criar mecanismos financeiros para assegurar a sustentabilidade de projetos de impacto e valor social Participar nos programas e redes de inovação social da União Europeia e internacionais Criar uma dinâmica na sociedade civil com apelo ao envolvimento nas suas iniciativas, por intermédio, designadamente, do voluntariado de competências.

Iniciativas e Programas do BIS Programa de Cultura, Educação e Cidadania para a Inovação Social Programa de Experimentação e Inovação Social Programa de Empreendedorismo e Empresas Sociais Centro de Experimentação e Inovação Social Fundo de Investimento Social – Fundo BIS Plataformas Operacionais do BIS no território

Os Membros do BIS

Orgânica Fundo de Investimento Social Fundo BIS Banco de Inovação Social BIS Estratégico Conselho Geral Conselho Executivo MEMBROS Conselho Estratégico Conselho Operacional MEMBROS Conselho Assessor Executivo 5 Empresários inovadores Design/Arquitetura, Indústria, TIC, Capital Risco, Universidade/ Centro de Investigação

Participação nas Redes de Inovação Social Modelo de réplica: As Plataformas Operacionais do BIS D UK Participação nas Redes europeias, da EU e internacionais de Inovação Social F UE ES

A gestão do BIS Quem gere a Plataforma do BIS? Quem é a Equipa BIS? A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa é a fiel depositária dos ativos do BIS e a gestora da Plataforma. À Equipa BIS compete gerir e acompanhar as ações e instrumentos assegurando que todos os ativos sejam alocados de forma adequada e efetiva à missão do BIS Quem é a Equipa BIS? A Equipa BIS está formada pela equipa do Departamento de Empreendedorismo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa: é uma equipa multidisciplinar integrada por profissionais das áreas da Economia, Gestão de Empresas, da Educação, do Direito, Psicologia, Marketing e Comunicação, Jornalismo e Relações Internacionais. Ver www.bancodeinovacaosocial.pt

A Equipa BIS – O DEES

Comunicação e transparência www.bancodeinovacaosocial.pt - www.facebook.com/bancodeinovacaosocial.pt Website e Facebook BIS Através do website e do Facebook, o BIS pretende não apenas informar o público sobre as suas iniciativas mas também construir uma Comunidade no âmbito da Inovação Social e do Empreendedorismo social. No futuro pretende-se que esta plataforma permita desenvolver instrumentos de formação e colaboração e desenvolvimento de projetos em rede. Transparência e informação sobre resultados Está a ser desenvolvido um Manual de Procedimentos e boas práticas de Reporting. Um inquérito de satisfação na web permite às pessoas avaliar a qualidade dos serviços. O Conselho Operacional publica anualmente o seu Relatório de Atividades.

O BIS no território As Plataformas Operacionais

Missão As Plataformas Operacionais do BIS no território têm como objetivo o reforço da operacionalidade, do impacto e da visibilidade das ações do BIS a nível local e o desenvolvimento de iniciativas que promovam a participação e colaboração da sociedade local – Instituições e Cidadania – em projetos de valor e impacto social.

+ = PO Estrutura Instituições locais do BIS lideradas por um membro local do BIS + Instituições públicas e privadas locais = PO Presidente do Conselho Operacional do BIS

Ação Apoio na divulgação e desenvolvimento dos Programas Apoio e participação nas ações do BIS Participação em Programas da UE e ações do QREN Promoção da rede de inovação social do BIS a nível local Desenvolvimento de uma iniciativa de experimentação social de grande impacto e valor social para a Comunidade Iniciativas próprias Desenvolvimento de ações de Cidadania

A Plataforma Operacional do BIS no Porto Liderada pela Santa Casa da Misericórdia do Porto Câmaras Municipais do Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Matosinhos Universidade do Porto, Instituto Politécnico do Porto e Universidade Católica AEP, ANJE, Fund. da Juventude, Fund. Serralves, Fund. Manuel da Mota, Grupo RAR

BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas

Objetivos Suporte a Programas e Negócios Sociais Redes Internacionais de Inovação Social BIS - Comunidade de Empresas Sociais Plataformas Operacionais do BIS em Portugal Experimentação Social e Inovação Social Fundo de Investimento Social Experimentação Social e Programa de Inovação Cultura, Educação e Cidadania

Objetivos Redes Internacionais de Inovação Social Plataforma Operacional do BIS Porto – Alentejo Experimentação Social e Programa de Inovação Terminar o projeto UAW Cultura, Educação e Cidadania 1.000 Cidadãos Comunidade Empresarial BIS 60 negócios sociais Fundo de Investimento Social 1 MEuro

Governança Parceiros Parceiros Locais Empreendedores Investidores Tutores Cidadania

BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas www BIS - Banco de Inovação Social Inovação por Boas Causas www.bancodeinocacaosocial.pt www.facebook.com/bancodeinovacaosocial.pt