Maria: Modelo original dos homens

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia Aula 3.
Advertisements

A visão do vale de ossos secos. Ezequiel 37: 1-4.
C ATEQUESE 27 CREIO.
Evangelho de João José Adelson de Noronha.
Maria, mãe de Deus. Maria era uma moça como as outras: pertencia a uma família simples da cidade de Nazaré, na Palestina (a seus pais, a tradição deu o.
Maria, mãe de Deus, Mãe do Povo.
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
Nossa Senhora das Neves
“Creio na igreja una, Santa, católica e apostólica”
Maria Visita sua prima Isabel
Imaculada Conceição.
Mãe Amável.
A Presença Real de Jesus
Virgem Maria.
Vaso Espiritual.
Virgem Poderosa.
Rainha dos Apóstolos.
Vaso Insigne de Devoção
Mãe do Salvador.
Theotókos – Mãe de Deus.
A nossa oração é pública e universal
Caríssimos A Sagrada Escritura não conhece outro Deus, a não ser o Deus da Aliança, que criou o mundo para incutir o seu amor em todas as criaturas.
Os fiéis ainda têm de trabalhar para vencer o pecado e crescer na santidade, por isso levantam os olhos para Maria (LG 65). Realmente, há séculos o.
A Estrela da nova evangelização
A característica da espiritualidade de Maria
Maria a Bem-Aventurada
Maria – A Serva do Senhor
“Ide, pois, aprender o que significa:
Maria e o Ano Da Fé Este ano será uma ocasião propícia a fim de que todos os fiéis compreendam mais profundamente que o fundamento da fé cristã é "o.
Fé: principal virtude de Maria
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CATOLICIDADE
Anunciação do Anjo à Virgem Maria
Maria - Um modelo de fé.
A eucaristia Começar.
E o Verbo se fez Carne e Habitou entre Nós
A Palavra de Deus e o Espírito Santo
Espiritualidade do Catequista
Maria Mãe da Eucaristia
Amai-Vos! + Sergio da Rocha Arcebispo de Brasília.
CONCEITOS TEOLÓGICOS E ECLESIOLÓGICOS Para uma conversão pastoral da paróquia.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
A festividade do nascimento da Mãe de Deus
O Espírito capacita a Igreja
Reza o dogma católico que a Bem-aventurada Virgem Maria, desde o primeiro instante de sua conceição, foi preservada da nódoa do pecado original, por.
Maria da Assunção.
Nossa Senhora das Graças
SEITAS E HERESIAS À Luz da Bíblia.
Cristo, por suas palavras e ações, revelou que era verdadeiro Deus e Senhor do universo. Ao subir para Jerusalém com seus discípulos, dizia-lhes: Eis.
TOD A AUTORIDADE FOI DADA A MIM NO CÉU E SOB A TERRA.
Fé e o sim de Maria ao Chamado de Deus 
Rainha dos Confessores
Maria, Mãe de Deus.
Mês de Maio, Mês de Maria, Mês das Mães
Assunção de Maria.
Maria, a Mãe da Evangelização
Mãe do Criador.
São Maximiliano Maria Kolbe é um santo dos tempos atuais profundamente imbuído da vivência do Plano Salvifíco do Senhor para toda a humanidade. Desde.
Maria, plasmada pelo Espírito Santo Compete-nos exortar a todos, principalmente aos pastores e teólogos, a procurarem aprofundar a reflexão sobre a obra.
TEXTOS BÍBLICOS I - LEITURA - At 1,1-11 SALMO 46 (47) II -LEITURA - Ef 1,17-23 EVANGELHO - MC 16,15-20.
Na Escola de Maria Maria é quem está nos trazendo aqui para nos apresentar seu Filho. Jesus está com Maria, Maria está com Jesus e onde está Jesus, nós.
Virgem Maria no projeto de Salvação
A nona das doze invocações de Maria como “Rainha” saúda a Mãe de Deus como “Rainha concebida sem pecado original”, em latim Regina Sine Labe Originali.
DEUS CRISTO HOMEM IGREJA CULTO
do Sagrado Coração de Jesus para a santificação do mundo.
ESPÍRITO SANTO, CONCEBERIA
Os cristãos têm um amor muito grande à Maria por justas razões. Nenhum cristão vê em Maria uma deusa nem a põe em pé de igualdade com Deus. Quem pensa.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Respondeu Jesus: “ ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’ .
A Liturgia de hoje ilumina uma situação concreta que aflige o homem de todos os tempos: O SOFRIMENTO. - Porque é que há no mundo tantas pessoas a sofrer?
Transcrição da apresentação:

Maria: Modelo original dos homens

sido feito à família de Maria. Embora o milagre em Caná (Jo 2, 1-11) focalize a pessoa de Jesus, a de Maria tem também sua relevância. À primeira vista, sua presença, nas bodas, tem apenas a função de explicar porque Jesus e seus discípulos estavam ali presentes, como se o convite tivesse sido feito à família de Maria.

Uma leitura mais atenta, porém, revela a importância de sua atuação, no desenrolar do milagre. Maria é quem percebe a situação constrangedora dos noivos, diante da iminência de faltar vinho.  

Maria: modelo original dos homens Maria é figura eminente do Evangelho. É apresentada como aquela que ouviu de maneira exemplar a palavra de Deus, como a serva do Senhor que diz “sim” à sua palavra, como a cheia de graça que de si mesma nada é, mas que é tudo por bondade de Deus.

a realização da existência cristã. Assim, ela é o modelo original dos homens que se abrem a Deus e se deixam enriquecer por ele, o modelo original da comunidade que crê. A piedade cristã genuína sempre mostra algum traço mariano. Maria constitui um modelo essencial para a realização da existência cristã.

O significado e a importância da devoção Mariana residem em sua capacidade de estabelecer a relação com Deus. A piedade Mariana só é existencial e pastoralmente válida se estiver orientada para Cristo. A verdadeira espiritualidade Mariana não consiste tanto em rezar a Maria, mas em rezar como Maria. A história da piedade e da teologia confirma isso.

A reflexão sobre a Virgem Mãe do Senhor começa já com o Novo Testamento e se desenvolve rapidamente na patrística. Pode-se ver isso desde o começo: não é possível delinear a imagem de Cristo sem inserir ali também sua Mãe. Por isso, os primeiros dogmas marianos estão completamente situados num contexto cristológico.

Neste período percebeu-se também com muita rapidez a função eclesiológica de Maria: qual seja o significado da Igreja e qual seja sua relação com Cristo, pode-se ler em Maria. A eclesialidade e a atitude Mariana são uma única e mesma coisa. Realmente, a Igreja se realiza de maneira exemplar em Maria. Tal afirmação faz parte do patrimônio doutrinal da Igreja desde os tempos de Santo Ambrósio, bispo de Milão, isto é, desde o século IV.

Portanto, o primeiro motivo para falar de Maria é a sua relação com Cristo, que é normativa e vinculante para todos os cristãos. Não somente por razões históricas, mas também por razões objetivas e teológicas. A salvação do homem consiste na comunhão com o Deus trino, comunhão que lhe é concedida através do encontro existencial com Jesus Cristo: quem o vê, vê também o Pai (Jo 14,9). Por isso, a salvação é sempre a salvação em Cristo;

Ela tem lugar quando alguém se insere nele, cabeça do corpo, videira para os sarmentos. A salvação consiste neste “estar em”. A Mãe do Senhor constitui importante ponto de referência neste empreendimento. Esteve unida a ele de maneira única não só no plano biológico, mas também – e sobretudo – no plano espiritual, religioso e existencial.

Aquele que em seu espírito, em sua espiritualidade e conduta prática se aproxima o mais possível de Maria, também se encontra numa estreita relação com Cristo e se coloca realmente na sua sequela, que conduz ao Deus uno e trino, nossa vida. Maria não é a meta da existência cristã, mas seu modelo e, neste sentido é insubstituível.

Imagem – Google – Formatação – Altair Castro Fonte: Católicos a Caminho. Dalila e Xisto – Música – Ave Maria - Carreiras Imagem – Google – Formatação – Altair Castro 21/04/2012