D ATA M ART É DEFINIDO COMO UM SUBCONJUNTO DO D ATA W AREHOUSE FOCADO EM UM ASSUNTO ESPECÍFICO, USA UM MODELO DE DADOS MULTIDIMENSIONAL, TAMBÉM CHAMADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UML Visões – Parte 2.
Advertisements

Profa. MS.Sandra Regina Costa Antico Setembro/2010
Data Warehouse / Data Marts / DataMining /OLAP
Siglas e Sistemas.
SAD - SISTEMA DE APOIO À DECISÃO Prof. Wagner Andrade
Centrado na arquitetura
Introdução aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados
Professor: Rogério Lopes Disciplina: Engenharia de Software II Fortium Sistemas da Informação Engenharia de Software II.
Aula 4 – Inteligência de Negócios (Business Intellingence)
Análise Estruturada O mais amplamente usado dos métodos de modelagem de requisitos Modelos que retratam fluxo e o conteúdo da informação (dados e controle)
Data Warehouse Um Data Warehouse é um armazém de dados, contendo dados extraídos do ambiente de produção da empresa. De acordo com INMON (1997), um.
BI – Business Intelligence
Alex Sandro Souza de Oliveira BOA TARDE 10/04/2010.
Business Intelligence
Conjunto de ferramentas e técnicas que objetivam dar suporte à
Business Intelligence – BI Análise de sistemas de informação
Como Desenvolver Sistemas de Informação
Título do Trabalho Nome Orientador Data.
ENTERPRISE RESOURSE PLANNING
Sistemas ERP: Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos Empresariais) Prof. Claudio Benossi.
Jornadas sobre derecho y tecnología & Séptimo encuentro iberolatinoamericano de gobierno electrónico e inclusión digital / Zaragoza Business Intelligence.
Easyone SAP /Business One
Configuração de manutenção
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Análise e Projeto de Sistemas
Metolodogia de Desenvolvimento de Data Warehouse
DATA MART: UM APOIO À TOMADA DE DECISÕES NO SETOR DE QUALIDADE DE UMA EMPRESA DE FUNDIÇÃO Orientador: Prof. Ms. Leopoldo Edgardo Messenger Parada INTRODUÇÃO.
Business Intelligence - BI
Sociedade da Informação: Ambiente de TI nas Organizações
O que é o Business Intelligence? A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de.
Prof. Kelly E. Medeiros Bacharel em Sistemas de Informação
Thales Alberto Priscila Tavares Kali Fauaze Igor Daniel William Martin.
Business Intelligence:
Tecnologia da informação
Análise e Projeto de Sistemas
BI - Conceito É o conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de acontecimentos (fatos) e sistemas baseados nos mesmos, apóia a tomada de decisões.
PSBD II Projeto de Sistemas de Banco de Dados II
CRM.
J OÃO C ARVALHO Data Warehouses. D EFINIÇÃO Um Data Warehouse é um sistema de computação utilizado para armazenar informações relativas às actividades.
O Processo de desenvolvimento de software
SISTEMAS OPERACIONAIS I
Especificação em Projeto de Sistemas
ASSUNTO Facilitando a Tomada de Decisão em um Ambiente Móvel Mohamed A. Sharaf Panos K. Chrysanthis Felipe Menezes Cardoso COPIN – UFCG Banco de Dados.
IBM Software Group © 2011 IBM Corporation IBM Confidential Business Analytics Carlos Tunes Março, 2013.
Documento de Visão do Data WareHouse
CENTRO UNVERSÁTARIO PADRE ANCHIETA AULA 9 CURSO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS (SIG) PROF: CÉSAR ANTONIO SOLDERA.
Data Warehouse Bruno Estevão Rosa Emerson Barbosa Gonçalves
Automação Comercial Faculdade Estácio Radial Prof. Paulo Alipio Alves de Oliveira 2010.
OLAP - On-Line Analytical Processing (Processamento Analítico On-Line)
Banco de Dados Representa o arquivo físico de dados, armazenado em dispositivos periféricos, para consulta e atualização pelo usuário. Possui uma série.
Tecnologia da informação Aula 13 – Business Intelligence (BI)
Projeto QuickList 51GoodIdea. Missão Fornecer aos clientes soluções inteligentes, intuitivas e práticas. Sempre priorizando funcionalidade e fornecimento.
B. I., DATAMINING e OLAP Henrique Liduario Joab Esequiel
Projeto de Banco de Dados
Disciplina: Inteligência Artificial
© 2005 AT&T, Todos os direitos reservados Junho/2005 Como gerir a complexidade das Redes WANs Globais Alex Costa e Silva Gerente Geral – Brasil.
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Janeiro/2013 Ceça Moraes Data Warehouse Janeiro/2013 Ceça Moraes
APSI II Análise e Projeto de Sistemas de Banco de Dados II.
1 Database Systems, 8 th Edition Sistemas de Banco de Dados: Projeto, Implementação e gestão Oitava Edição Capítulo 2 Modelo de Dados.
Banco de Dados. Banco de Dados: espaço reservado da memória para armazenar os dados/informações de maneira organizada. Alguns tipos de Banco de Dados:
A importância da Comunicação na Negociação Cap. III Pág Prof
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 9 - Modelagem de Data Warehouse.
INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL Aula 7 - Data Warehouse.
B.I. Business Inteligence PROFESSOR MARCELO CAMPINHOS.
Data Warehousing & Business Intelligence PPGIA/BSI – DEINFO – UFRPE Ceça Moraes
Síntese do Negócio ONTOWEB. Ontoweb – Nova Geração de Ferramenta de Busca Possui comportamento inteligente que auxilia o usuário a organizar e compartilhar.
Transcrição da apresentação:

D ATA M ART É DEFINIDO COMO UM SUBCONJUNTO DO D ATA W AREHOUSE FOCADO EM UM ASSUNTO ESPECÍFICO, USA UM MODELO DE DADOS MULTIDIMENSIONAL, TAMBÉM CHAMADO DE CUBO, QUE POSSUI ALGUMAS DIFERENÇAS EM COMPARAÇÃO COM O MODELO RELACIONAL TRADICIONAL. A MODELAGEM MULTIDIMENSIONAL É UMA TÉCNICA DE CONCEPÇÃO E VISUALIZAÇÃO DE UM MODELO DE DADOS DE UM CONJUNTO DE MEDIDAS QUE DESCREVEM ASPECTOS COMUNS DE NEGÓCIO. O QUE É D ATA M ART ?

C OMO S URGIU ? A Inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para aceder a dados e explorar informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart), analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que lhes permite incrementar e tornar mais pautada em informações a tomada de decisão.Gartner GroupData WarehouseData Mart

P ARA QUE S ERVE ? Sua utilização ajuda na sumarização e reestruturação dos dados e apresenta visões que suportam a análise dos valores destes dados. São construídos para responder prováveis perguntas de um tipo específico de usuário como financeiro ou da diretoria

C OMO FUNCIONA ?

O Data Mart é carregado através de processos de ETL, que fornecem informações adequadas para cada um deles. Em muitos casos, o Data Mart são aplicadas na ausência de um Data Warehouse, pois eles têm as mesmas características, mas com a particularidade deque estão focados em um tópico específico. Depois que eles são criados e carregados todos os MS, procederá à sua integração com o depósito. A vantagem deste modelo traz consigo é que cada MS é criado e operado em um curto período de tempo e pode ter uma pequena solução a um custo não tão alto. Depois de todos os marcos são lançadas, você pode decidir se deve ou não construir o Warehouse. O maior inconveniente é ter de sincronizar dados os fatos no momento de consolidação no tanque.

A arquitetura dos modelos de negócio da VIVO, atualmente é composta por seis Data Warehouses regionais. São eles: São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Centro-Oeste e Norte - CO/N e Rio Grande do Sul. Além disso, a empresa também possui um Data Mart para a regional São Paulo, denominado CLM (Customer Lifecycle Management). Quem usa?

Vantagens Eles são simples de implementar. Custo Baixo. Pouco envolvem a construção e comissionamento. Permitem que você gerencie as informações confidenciais. Reduzir a procura de data warehouse.

D ESVANTAGENS Não é um produto e não pode ser comprado com um software de banco de dados, e é similar ao desenvolvimento de análises; Não pode ser aprendido ou codificado como uma linguagem, por motivo do alto número de componentes e de etapas no sistema.

O BRIGADO ! Equipe 07 Diógenes do Amaral Rodrigo Henrique Erilton Santos da Silva Diogo Torres Ariane Pereira Amanda Araújo Ítalo Rony