Fonte: Die Zeit, 1 de Agosto de 1997 Legenda: “Berlim, Agosto de 1914: ‘Rumo ao concurso de tiro em Paris !’ Tropas alemães à caminho para a linha de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Sociologia Matemática e Letras Prof. Dr. Vidal Mota Junior
Dois modos de ler a Bíblia.
CIÊNCIA POLITICA E TEORIA DO ESTADO RODRIGO RAMOS MOSTARDEIRO
Ciência Política e Teoria do Estado Dejalma Cremonese
A ESCOLA DE FRANKFURT Teoria Crítica.
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
O QUE É SOCIOLOGIA?.
Ideologia e Hegemonia Aciepe “Análise Crítica de Mídia.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
NRE- Itinerante Equipe Pedagógica Educação Especial
Teorias do Conhecimento
PERSPECTIVAS SOBRE AS ORGANIZAÇÕES
Prof. Everton da Silva Correa
Sociologia
HABERMAS Democracia e a Teoria do Agir Comunicativo
AS VANGUARDAS EUROPEIAS
Profª Karina Oliveira Bezerra
Conhecimento e Interesse – Habermas
As Organizações Vistas como Prisões Psíquicas
A teoria do conhecimento
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
Colégio Adventista da Cohab
Teorias do conhecimento
Em busca de uma compreensão
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Entre o Gris e a Irisação Limites da teoria e da práxis.
Ideologia um conceito complexo
FILOSOFIA. TURMA: 3206  PROF. JOSÉ LUÍZ LEÃO  ALUNOS: ANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUESANDRÉIA EMÍDIO RODRIGUES EDRIANE SILVA PEREIRAEDRIANE SILVA PEREIRA JULIANA.
Para uma visão marxista das relações internacionais
Professor Romildo Tavares – Filosofia/Sociologia
Trabalho, alienação e consumo
Profª. Taís Linassi Ruwer
Karl Marx Máxima: 1818 – 1883 d.C. “Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras, o que importa é transformá-lo”. Teses.
CEAP – 2012 Disc. Sociologia Geral e Jurídica Profº Luiz Alberto C. Guedes.
A INVERSÃO DA REALIDADE
ALEGORIA DA CAVERNA Profª Valéria Marcondes - Teorias da comunicação i
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Colégio Adventista de Diadema
Teoria Crítica – Escola de Frankfurt - Contextualização -
Os teóricos da Sociologia e suas obras
A Psicologia científica e suas implicações DOCENTE:Gisele Andrade
Crítica da Comunicação de Massa Profa. Carol Casali
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Disc. Sociologia Geral e Jurídica
Pedagogia do Oprimido, alfabetização e “empowerment” político Profa. Dra. Dóris Fiss.
Modos de Produção Em Karl Marx.
ESCOLA DE FRANKFURT.
Karl Marx e F. Engels Marx ( ) Engels ( )
CAP 20 – As teorias socialistas e o marxismo
Immanuel Kant
Professor: Suderlan Tozo Binda
ESCOLA DE FRANCOFORTE GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PROGRAMA DA ESCOLA DE FRANCOFORTE Ou Teoria Crítica da Sociedade.
Surgimento do pensamento filosófico
Ludwig Wittgenstein ( )
A IDEOLOGIA A IDEOLOGIA: APROXIMAÇÃO CONCEITUAL
A origem da Filosofia no Brasil I
O que é filosofia?.
MAURICE MERLEAU-PONTY ( ):
KARL JASPERS
EscolaDeFrankfurt Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
John Locke CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino médio. Ed. Ática, São Paulo Páginas:128,129 CHAUI, Marilena. Filosofia, Série novo ensino.
Aulas de Filosofia - 2º Ano a e C Immanuel Kant Prof. Ms
As bases do pensamento de Marx
Aula 8 - A teoria de Karl Marx Karl Marx ( ) As bases do pensamento de Marx Filosofia alemã Socialismo utópico francês Economia política clássica.
BC0101 AULA 9 CIÊNCIA E OBJETIVIDADE. A validade da Ciência depende da forma como se responde a questão que investiga a possibilidade do conhecimento.
Transcrição da apresentação:

Fonte: Die Zeit, 1 de Agosto de 1997 Legenda: “Berlim, Agosto de 1914: ‘Rumo ao concurso de tiro em Paris !’ Tropas alemães à caminho para a linha de frente. A catástrofe está em marcha.”

Primeiro Volume

Décimo Ano

Índice do Décimo Volume “O que valia como verdade superior e símbolo santificado desmoronou- se. Assistiu-se a uma hecatombe de palavras de ordem. Aconteceu um gigantesco desmascaramento da humanidade. Cada nação, cada partido foi pesado na balança e encontrado muito leve.” “Esconder e Revelar – A luta das ideologias na história”

Fonte: Institut für Sozialforschung and der Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main – Forschungsarbeiten , Francoforte, IfSF, 1990.

Índice do 15º volume (1930) “Um novo conceito de ideologia?” (Discussão crítica de Karl Mannheim, Ideologie und Utopie, 1929)

Max Horkheimer, “A situação actual da filosofia social e as tarefas de um Instituto de Investigação Social”, 1931 (discurso de tomada de posse) “(…) A maior parte do tempo, pegamos numa das teorias que apareceram ao longo da história, simplificando-a, e utilizamo-la para combater todas as outras, permanecendo dogmaticamente no plano das generalidades. Assim (…) acredita-se que a economia, enquanto constituinte do ser material é a única verdadeira realidade, que a psique humana, a personalidade, assim como o direito, a arte, a filosofia devem ser derivados da economia sem que sobre nada; que são puros reflexos da economia. Isto é uma versão abstratizada e portanto mal entendida de Marx. (…) Tudo passa-se de outra maneira quando a pergunta é formulada em termos mais precisos: que relações podem ser estabelecidas, quanto a determinado grupo social em determinada época e em determinado país, entre o seu papel no processo económico, as transformações das estruturas psíquicas dos seus membros e as ideias e instituições que actuam sobre esta estrutura psíquica tomada como um conjunto na totalidade social, e que são produzidas por esta. (…)” (citado a partir da tradução francesa publicada em Max Horkheimer, Théorie critique, Paris, Payot, pp )

Max Horkheimer, “A situação actual da filosofia social e as tarefas de um Instituto de Investigação Social”, 1931 (discurso de tomada de posse) “(…) A maior parte do tempo, pegamos numa das teorias que apareceram ao longo da história, simplificando-a, e utilizamo-la para combater todas as outras, permanecendo dogmaticamente no plano das generalidades. Assim (…) acredita-se que a economia, enquanto constituinte do ser material é a única verdadeira realidade, que a psique humana, a personalidade, assim como o direito, a arte, a filosofia devem ser derivados da economia sem que sobre nada; que são puros reflexos da economia. Isto é uma versão abstratizada e portanto mal entendida de Marx. (…) Tudo passa-se de outra maneira quando a pergunta é formulada em termos mais precisos: que relações podem ser estabelecidas, quanto a determinado grupo social em determinada época e em determinado país, entre o seu papel no processo económico, as transformações das estruturas psíquicas dos seus membros e as ideias e instituições que actuam sobre esta estrutura psíquica tomada como um conjunto na totalidade social, e que são produzidas por esta. (…)” (citado a partir da tradução francesa publicada em Max Horkheimer, Théorie critique, Paris, Payot, pp )

Max Horkheimer, “A situação actual da filosofia social e as tarefas de um Instituto de Investigação Social”, 1931 (discurso de tomada de posse) “(…) A maior parte do tempo, pegamos numa das teorias que apareceram ao longo da história, simplificando-a, e utilizamo-la para combater todas as outras, permanecendo dogmaticamente no plano das generalidades. Assim (…) acredita-se que a economia, enquanto constituinte do ser material é a única verdadeira realidade, que a psique humana, a personalidade, assim como o direito, a arte, a filosofia devem ser derivados da economia sem que sobre nada; que são puros reflexos da economia. Isto é uma versão abstratizada e portanto mal entendida de Marx. (…) Tudo passa-se de outra maneira quando a pergunta é formulada em termos mais precisos: que relações podem ser estabelecidas, quanto a determinado grupo social em determinada época e em determinado país, entre o seu papel no processo económico, as transformações das estruturas psíquicas dos seus membros e as ideias e instituições que actuam sobre esta estrutura psíquica tomada como um conjunto na totalidade social, e que são produzidas por esta. (…)” (citado a partir da tradução francesa publicada em Max Horkheimer, Théorie critique, Paris, Payot, pp )

Fonte: Institut für Sozialforschung and der Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main – Forschungsarbeiten , Francoforte, IfSF, 1990

Dialéctica da Razão (das Luzes) Primeira edição 1947

Fonte: Institut für Sozialforschung and der Johann Wolfgang Goethe Universität Frankfurt am Main – Forschungsarbeiten , Francoforte, IfSF, 1990