Funcionalidades principais (continuação)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TECLADO 1 -Principais teclas de edição de texto Tecla Função
Advertisements

Unidade 4 – Processamento de Texto
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
Folha de Cálculo 2009/2010 Curso Profissional Técnico de Restauração
Aula de hoje Execução de Cálculos; Referências; Criando Gráficos;
Introdução ao MS-Excel
Prof. M.Sc. Fábio Francisco da Costa Fontes Outubro
Informática Aplicada.
Informática Aplicada.
Excel Profa. Cristina M. Nunes.
Excel.
Curso TST Prof. Márcio Primac
Estatística Básica Utilizando o Excel
15 Introdução à Manipulação de Planilhas Eletrônicas Planilhas Eletrônicas são tabelas usadas para comunicar informações de forma clara, precisa e sucinta.
Excel Básico.
Microsoft Excel noções iniciais
Aula 02 de Excel.
Folha de Cálculo TIC 10.
1 3. Ao fazer as alterações no slide master, estas irão ser aplicadas a todos os diapositivos "dependentes" dele.
Folha de Cálculo TIC 10.
1 TABULAÇÕES: Exemplo de utilização de Tabulações.
Na barra de mensagens, clique em Habilitar Edição,
Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Folha de cálculo Conceitos básicos Criação de uma folha de cálculo
Microsoft Office Excel
7 - Criação de Páginas Web DREAMWEAVER Pt.2
Folha de Cálculo Como Dar Nome a Uma ou mais Células?
Aula – Introdução ao Excel. Nesta aula serão apresentados os conceitos básicos sobre o Microsoft Excel.
VISÃO GERAL DO APLICATIVO.
FOLHA DE CÁLCULO.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Microsoft Excel Folha de cálculo
Ambiente de trabalho Barra de ferramentas padrão Barras de rolamentos
Microsoft Office Excel 2010
O que é uma folha de cálculo?
Microsoft Office Excel 2010
1 Limites e Preenchimentos da Tabela Limites e preenchimento {Borders and Shading}, do menu Tabela {Table}, na barra de Ferramentas Tabelas e limites.
UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico
Técnico/a de Informática Excel 2007 Óbidos
Microsoft Office Excel Fórmulas complexas  Se  Soma.Se  Contar.Se  Contar.Val  Contar.Vazio.
Tópico 3: Como Inserir Fórmulas Informática Básica.
Planilha Eletrônica - Excel
Escola Profissional Vasconcellos Lebre - Mealhada
Planilha Eletrônica - Excel
Criando uma formatação
Construindo tabelas NTE-ESTRELA.
Professor Julian Palavro Escolas e Faculdades QI Rio Grande do Sul
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
A17 – Primeiros passos na utilização das TIC
UNIDADE 4: Processamento de texto
Adobe Photoshop É um software usado para edição de imagens, at é considerado principalmente pelos fotógrafos um dos melhores editores de imagens. O.
Folha de Cálculo Professores: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
Escrita e Organização de Documentos em Computador Unidade 3 TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 2º Periodo.
Fundamentos de Excel.
Folha de cálculo – Microsoft Excel
Folha de Cálculo Professor: Pedro Lopes Ano Lectivo 2010/2011.
MANIPULAÇÃO DE CÉLULAS, LINHAS E COLUNAS
Informática Básica Jackson Eduardo da Silva Fórmulas É comum ouvirmos falar nas fórmulas do Excel. São ferramentas poderosas que podem ser usadas para.
FOLHA DE CÁLCULO.
Introdução às Tecnologias de Informação e Comunicação
Microsoft Excel.
Folha de Cálculo Excel.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO ELABORAÇÃO DE GRÁFICOS.
Sistemas de Gestão De Bases de Dados
Profª Dalila Borges Justino Lins
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO OPERAÇÕES ELEMENTARES NA FOLHA DE CÁLCULO.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO FOLHA DE CÁLCULO FÓRMULAS, REFERÊNCIAS E FUNÇÕES.
Microsoft Office Excel 2010/13. O que é uma folha de cálculo Uma folha de cálculo eletrónica é uma aplicação que disponibiliza uma área de trabalho, dividida.
Folha de cálculo - EXCEL. O que é a folha de cálculo Folha de cálculo integrada: – Funções de base de dados – Possibilidade de criação de gráficos – Ferramentas.
Transcrição da apresentação:

Funcionalidades principais (continuação) Microsoft Excel 2007 Funcionalidades principais (continuação)

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Preenchimento Automático de Células Ao digitar as primeiras letras, de uma introdução já realizada na mesma coluna, é feito o preenchimento automático da célula. Edição da célula Para alterar o conteúdo de uma célula, posicionar o cursor na célula e pressionar a tecla F2.

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Redimensionar as colunas e linhas Quando verificas que a informação ultrapassa a largura da coluna é necessário alterar o seu tamanho. Ajuda: Posiciona o cursor entre as colunas A e B e arraste os limites da coluna. Outra opção para formatar a altura da linha/largura das colunas é aceder ao separador Base – opção Formatar.

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Inserir colunas Para inserir uma coluna posicione o cursor na coluna da esquerda da qual pretende inserir. Inserir linhas Para inserir uma linha posicione o cursor na linha acima da qual pretende inserir.

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Apagar colunas e linhas Seleccionar a(s) coluna(s) ou linha(s) que se pretende apagar e escolher a opção Eliminar do separador Base. Apagar conteúdo de uma célula Uma vez seleccionadas as células basta premir Delete. Pode também utilizar a opção Limpar Conteúdo presente na opção Limpar (separador Base)

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Preenchimento automático Posicionar o apontador do rato (+) no canto inferior direito das células seleccionadas. Arrastar até abranger toda a área para onde se pretende copiar. Ao deixar de arrastar surge um botão no canto inferior direito que lhe permite alterar as definições de cópia.

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Unir e centrar Seleccionar as células a unir e escolher a opção do separador Base – Unir e Centrar. Orientação do texto O Excel permite fazer a rotação do texto dentro das células no ângulo que quiser.

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Formatação numérica Depois de inserir os valores nas células pode utilizar-se a formatação numérica para dar a apresentação pretendida. Separador base – Grupo Número

Parte 1 – Edição e formatação de dados Microsoft Excel Limites Os limites colocados em relação a uma célula ou a um conjunto de células podem ser aplicados como indicado na imagem.

Parte 2 – Ordenar e filtrar dados Microsoft Excel Ordenar O Excel permite a execução de ordenações de forma ascendente ou descendente, sendo considerados em primeiro lugar os valores e depois as letras. Filtrar dados Um filtro de dados permite visualizar apenas linhas de dados que satisfazem um determinado critério e oculta as linhas que não satisfazem o critério definido.

Parte 3 – Fórmulas e Funções Microsoft Excel Fórmulas As fórmulas no Excel têm como objectivo efectuar um (ou vários) conjuntos(s) de cálculos sobre os dados. Esses cálculos, que podem ser simples (como uma adição) ou complexos (como equações matemáticas) são inseridos numa célula, sendo visualizado apenas o seu resultado. As fórmulas são iniciadas pelo sinal de “=” e os elementos mais usuais numa fórmula são operadores, endereços e valores constantes: = B5 * 11% Endereço Constante Início de fórmula Operador

Microsoft Excel Operadores aritméticos Operador aritmético Significado + Adição (3+3) – Subtracção (3–1) Negação (–1) * Multiplicação (3*3) / Divisão (3/3) % Percentagem (20%) ^ Exponencial (3^2)

Microsoft Excel Operadores de comparação Operador de comparação Significado = (sinal de igual) Igual a (A1=B1) > (sinal de maior que) Maior que (A1>B1) < (sinal de menor que) Menor que (A1<B1) >= (sinal de maior ou igual a) Maior ou igual a (A1>=B1) <= (sinal de menor ou igual a) Menor ou igual a (A1<=B1) <> (sinal de diferente de) Diferente de (A1<>B1)

Microsoft Excel Operadores de referência Operador de referência Significado : (dois-pontos) Operador de intervalo, que produz uma referência para todas as células entre duas referências, incluindo as duas referências (B5:B15) , (vírgula) Operador de união, que combina diversas referências numa referência (SOMA(B5:B15,D5:D15))