O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Advertisements

POLUIÇÃO, AQUECIMENTO BLOBAL, E EFEITO ESTUFA
Importância de poupar energia
JANAINA DUARTE MATOSO IZAMARA DUARTE MATOSO JESSICA DIAS RODRIGUES
Fontes e formas de energia
“Pela primeira vez na história da humanidade estamos a alterar o clima terrestre através da emissão dos chamados gases de efeito de estufa. A principal.
“O ambiente, enquanto conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos interligados, constitui todo um conjunto de recursos indispensáveis à vida.”
O AR Alexandre nº 1 Luís nº 13 Arhangel nº 3 Tatiana nº 19
O ambiente é de todos Não o vamos destruir.
Recursos Energéticos Escola EB 2/3 Manuel de Figueiredo
AMBIENTE Nós somos amigos do Ambiente e do nosso planeta. Sabemos que já sabes reciclar, etc. mas existem outras coisas importantes por exemplo: Sabes.
Escola Padre Vítor Melícias
Ciclo do carbono O carbono existente na atmosfera na forma de CO2 , entra na composição das moléculas orgânicas dos seres vivos a partir da fotossíntese,
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Escola Básica Integrada da Quinta do Conde
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Lucilio Monteiro Turma G9 Nº 5.
vamos usar bem a energia
FÍSICA – MÓDULO INICIAL - DAS FONTES DE ENERGIA AO UTILIZADOR
Energia Renovável e Não Renovável
AQUECIMENTO GLOBAL.
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
Dissertação do MIEEC/Energia
2004/2005 MEEC - Gestão de Energia em Edifícios e na Indústria 1 Certificação energética de edifícios Álvaro Gomes.
Eficiência Energética
RECURSOS VEGETAIS Renováveis
O que pode fazer para as combater? EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Como ajudar o ambiente a partir das nossas casas
“Pegada Carbónica” da Escola Secundária de Lagoa
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Energia em sua casa Bruno Alves 12ºC.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
ENERGIA.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Tiago Costa Nº20 8ºC  Isolamento térmico  Organização dos espaços  Iluminação  Equipamento eléctricos  Aquecimento\Refrigeração.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
Recursos Naturais Mónica Costa Nº5621 9ºD.
Constituição do planeta Terra:
Energia solar.
Petróleo e Gas Natural.
Este Diaporama destina-se exclusivamente a fins educativos.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Adriana Faísca, Ana Costa, Carolina Neto, Márcio Cortes, João Sanches
Energia.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
Aumento do efeito estufa
2 Energia Tudo o que acontece é produzido pela energia. É tudo o que produz ou pode produzir acção. É um recurso imprescindível para a existência de.
Pequenos passos para um jovem, grandes passos para a Terra.
Pegada Ecológica.
A quem se dirige este projecto?
Escola Secundaria Manuel de Arriaga Cidadania Feito por : Joana Silva nº 9 Petra Ferreira nº14 Rosana Cunha nº16.
Educação Comparada 2009/2010 ECO EUROPA Suécia.
O Ambiente é de Todos Vamos Usar Bem a Energia. A Eficiência Energética.
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
TIPOS E FONTES ALTERNATIVAS
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
A Utilização Racional de Energia (URE) consiste num conjunto de acções e medidas, que têm como objectivo a melhor utilização da energia. A URE é cada.
1. ENERGIA – DO SOL PARA A TERRA
Energias não renováveis Energias Renováveis
Usinas Termelétricas Trabalho de Física Turma: 2003.
A poluição atmosférica
Economia de Energia PET Elétrica - UFJF. O que é energia? Tudo que existe no universo é uma forma de energia!
De onde vem a energia Sabem de onde vem a energia A energia permite-nos mudar qualquer coisa à nossa volta: transformar escuridão em luz, aquecer uma.
Trabalho realizado por: Jessica Monteiro nº15 9ºb.
PERTURBAÇÕES NO EQUILÍBRIO DOS ECOSSISTEMAS
29 de maio DIA DA ENERGIA. UTILIZAMOS ENERGIA QUANDO … … acendemos uma luz. … cozinhamos. … vemos TV ou ouvimos musica. … estamos no computador. … secamos.
Transcrição da apresentação:

O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia

A eficiência energética Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia. A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja electricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia. A utilização abusiva das fontes de energia de origem de combustíveis fósseis, como o petróleo (que representa 37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera trazendo consequências desastrosas para o nosso Planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

Edifícios energeticamente eficientes, processos industriais e de transporte poderiam reduzir as necessidades energéticas do mundo em 2050 por um terço, e será essencial no controlo das emissões globais de gases com efeito de estufa, de acordo com a Agência Internacional de Energia. A adopção de soluções ou medidas eficientemente energéticas em edifícios pode passar como por exemplo, por colocar um isolamento térmico de modo a se consumir menos energia para aquecimento e arrefecimento mantendo a mesma temperatura, instalar lâmpadas económicas, em vez de lâmpadas incandescentes para atingir o mesmo nível de iluminação. Redes de sensores sem fio são muitas vezes utilizados para visualizar o uso de energia em cada ponto para melhorar a eficiência, como no exemplo do Japão. A utilização das energias renováveis como fonte de energia para consumo das necessidades energéticas, quer de climatização como de aquecimento de águas quentes sanitárias e de piscinas é uma das formas mais eficientes de reduzir o consumo de energias de combustíveis fósseis.

A instalação de painéis solares térmicos na cobertura dos edifícios pode representar uma redução de 60% no consumo de energia para aquecimento de águas sanitárias. A eficiência energética e as energias renováveis são os "dois pilares" da política energética sustentável.

Etiqueta energética Ao escolher equipamentos energeticamente mais eficientes, está a poupar energia e também o ambiente. No mercado, podemos encontrar variadíssimas opções de equipamentos. Para fazer a escolha mais acertada, consulte a respectiva etiqueta energética e opte por aqueles que apresentam menores consumos energéticos.

A etiqueta energética permite comparar fácil e rapidamente a eficiência energética e o consumo dos electrodomésticos da mesma categoria, sendo obrigatória para os seguintes aparelhos eléctricos: * máquinas de lavar e/ou secar roupa * máquinas de lavar loiça * frigoríficos e combinados * fornos eléctricos * aparelhos de ar condicionado * iluminação Iluminação LED 

A etiqueta energética fornece informação sobre a eficiência energética dos equipamentos, os consumos de energia, os rendimentos, a capacidade, o ruído, entre outras. A etiqueta energética é uma ferramenta útil que permite comparar equipamentos semelhantes, auxiliando o consumidor na selecção dos equipamentos mais eficientes. Existem 7 classes de eficiência sendo a mais eficiente a classe A e a menos eficiente a classe G. No caso das etiquetas para os equipamentos de frio, existem ainda duas classes suplementares (A++ e A+), correspondendo a um nível de eficiência energética mais elevado. Nos equipamentos de frio a venda de equipamentos de classes inferiores a D encontra-se proibida.

A União Europeia tem vindo a publicar Directivas sobre rotulagem energética de electrodomésticos que obrigam a essa atribuição nos diferentes Estado-membro, de forma progressiva e com o objectivo de informar os consumidores das performances dos equipamentos e orientar para as melhores escolhas. Consulte aqui a informação sobre as Directivas Comunitárias. Os dados existentes na etiqueta são da responsabilidade dos fabricantes. No ponto de venda é obrigatório que a etiqueta esteja em local visível e aplicada nos equipamentos. Os equipamentos eficientes nem sempre são mais caros. O custo de aquisição dos equipamentos não é directamente proporcional à sua classe de eficiência energética, existindo outras variáveis que influenciam o preço de venda do equipamento como a marca, as funcionalidades, a estética, entre outras.

Poderá encontrar no mercado equipamentos de classe B de custo superior a um equipamento semelhante de classe A. A poupança no custo de utilização de um equipamento mais eficiente depende do tipo de equipamentos e da utilização que fizer dos mesmos. É da competência do IGAE (Inspecção Geral das Actividades Económicas) a fiscalização e verificação da conformidade da aplicação das etiquetas energéticas.

10 medidas para melhor utilizares a energia em casa Apaga as luzes que não são precisas. Opta por lâmpadas de baixo consumo. Escolhe electrodomésticos energeticamente mais eficientes (classe A). Desliga os equipamentos no botão (e não apenas no comando). Usa fontes de energia renováveis, como por exemplo o sol. Evita abrir o frigorífico a toda a hora. Coloca as embalagens usadas no ecoponto. Prefere duches a banhos de imersão. Poupas água e energia. Defende as florestas e os oceanos, assim podes ter um planeta em equilíbrio. Anda mais a pé, de bicicleta e de transportes colectivos.