Programa Juventude em Acção Projecto “Ser e Estar na Europa” 01-02-2008/30-06-2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relatório de Actividades,
Advertisements

PROJECTO A Ludicom - agência de comunicação e marketing criou o projecto Educativo “ A Europa Mora Aqui”, promovido pelo Centro de Informação Europeia.
PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal
O Projeto.
ESCOLA DE CIDADANIA JOVEM 2011
Aberta a participação pública Estudantes, pais, educadores...
Auditório Câmara Municipal da Amadora 13 de Outubro 2001
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
Saúde e Prevenção nas Escolas
Nome do Município data. Nome do Município data.
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
Lei de bases do sistema Educativo
Escola Secundária Dr. Jaime M. Lima Parlamento dos Jovens
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
XX Reunião Annual do Faubai
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
Albufeira, 11 de Novembro de 2006
Educação para a Cidadania. Áreas Temáticas InicialInicial > Áreas TemáticasÁreas Temáticas eas Temáticas.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Três + um (em acção).
Filipe Silva & Manuel Santos Escola Secundária da Gafanha da Nazaré O Europe – Shared Photo é um projecto dinamizado ao nível de várias escolas europeias.
Projecto Renascer Visita ao Parlamento Europeu Bruxelas, 11 de Novembro de 2011.
sEMINÁRIO A PARTICIPAÇÃO E A ATITUDE DO JOVEM NO MUNDO DO TRABALHO
PROGRAMA VAMOS CUIDAR DO BRASIL Promoção dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente. Parceria com os estados e o Distrito Federal.
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Objectivos A Agência Cascais Energia é uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais Objectivos: Promover o uso racional de energia Potenciar o aproveitamento.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
VOCÊ ABRIRIA MÃO DO DIREITO DE SER FELIZ?
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Qualidade e Sucesso Educativo pela auto-avaliação das escolas
Objectivos A I Semana Social estava prevista no plano de acção da Rede Social, tratava-se de um evento que pretendia envolver os vários parceiros sociais.
Rio Mulher.
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
O que é o Projecto Eco-Escolas?
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
A economia social em Portugal O desenvolvimento local
A Dessegregação Profissional no Combate à Pobreza.
Programa Comenius Bilateral
Seminário de Integração Profissional IV
Ano Europeu do Voluntariado 2011
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
ÁGUEDA – Cultura: diferentes públicos, diferentes palcos, uma oferta integrada IV Seminário para o Associativismo Às sextas na Cidade.
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Rio Verde - Goiás - Brasil
Locais e datas: 12 de Abril – Brasília 27 de Abril – Salvador 05 de Maio – Maceió 26 de Maio - São Paulo 30 de Junho – Maringá 28 de Julho – Rio de Janeiro.
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
Clube de Educação Ambiental da Faculdade de Educação (CEAFE) Copyright © 2010 CCAA Project 1.
1º Encontro Escolas Aprender e Inovar com TIC Escola Básica Integrada 1,2,3/JI Vasco da Gama.
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
A Câmara Municipal de Leiria reconhece, com a criação e implementação do Orçamento Participativo, o imperativo de partilhar com os cidadãos a definição.
IIº Encontro do Projecto “Potencialização do Uso de Sistemas de Informação Georreferenciados nos Projectos de Combate à Pobreza de Jovens da Periferia.
Casa da juventude O Protagonismo Juvenil e a Igualdade de Oportunidades TURIM - ITÁLIA – 2, 3 e 4 de Maio de 2007.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
As prioridades da Presidência Húngara. Dezembro 2010 As prioridades da Presidência Húngara A Presidência Húngara do Conselho da União Europeia irá decorrer.
Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria Programa Melhoria da Educação no Município
Paulo Santos I. Análise Estratégica Análise Externa (Geral; Específica) Análise Interna II. Implementação da Estratégia Eixos.
28 novembro IV ENPAR O que foi.
Educação e Sensibilização Ambiental Plano de Actividades LIPOR 2006/2007 Gabinete de Informação Lipor.
O ano de 2013 foi instituído pelo Parlamento Europeu como o “Ano Europeu dos Cidadãos” tendo como lema: “Tem a ver com a Europa, tem a ver consigo. Participe.
Transcrição da apresentação:

Programa Juventude em Acção Projecto “Ser e Estar na Europa” /

“Ser e Estar na Europa” Enquadramento Fajudis - Federação das Associações Juvenis do Distrito de Santarém Projecto “Ser e Estar na Europa” no âmbito do programa “Juventude em Acção” Acção 1 - Juventude na Europa Iniciativas Jovens Apoiado pela Comissão Europeia

“Ser e Estar na Europa” Objecto de Discussão  A Nossa Europa Objectivo Geral  Envolver instituições que possam ter um papel interventivo e participativo na definição e desenvolvimento de actividades  Desenvolver tema e metodologias adaptados à realidade do meio  Promover a cidadania activa dos jovens em geral e a sua cidadania europeia em particular  Fomentar valores fundamentais da União Europeia  Contribuir para uma educação não - formal

“Ser e Estar na Europa” Público-Alvo  Jovens no sistema de ensino (secundário, profissional e superior)  Agentes e organizações na área cultural (associações juvenis)  Comunidades locais (parcerias com os municípios)

“Ser e Estar na Europa” Objectivos  Promover os valores fundamentais da União Europeia junto dos jovens  Facilitar a participação de jovens com menos oportunidades  Envolver e estimular as comunidades escolares num plano amplo de debates e dinâmicas de informação sobre as questões europeias  Incentivar e apoiar as associações juvenis a dinamizar actividades

“Ser e Estar na Europa” Objectivos  Criar uma dinâmica e ampla parceria regional para a concretização do projecto  Apoiar e estimular o associativismo juvenil  Estudar, reflectir e alargar os conhecimentos sobre a comunidade europeia  Gerar opinião/ Envolver os jovens

“Ser e Estar na Europa” Plano Actividades  Debates  Conferências  Workshops  Exposições  Trabalhos de grupo

“Ser e Estar na Europa” Temas propostos  A cultura da Paz  Costumes, culturas e tradições europeias  A tolerância no espaço europeu  Mobilidade no espaço europeu  Direitos Humanos e Liberdades  A democracia no desenvolvimento europeu  Ser jovem na Europa

“Ser e Estar na Europa” Temas propostos  As Instituições Europeias  Diálogo inter-religioso  Processo de Bolonha  Os Tratados europeus  O papel da Europa na globalização  Desemprego e exclusão social

“Ser e Estar na Europa” Temas propostos  Promoção de atitudes e comportamentos participativos do cidadão europeu  Segurança e terrorismo no espaço europeu  Política europeia para as energias alternativas  A discriminação e os estereótipos do género  Ser solidário através do voluntariado

“Ser e Estar na Europa” Plano de Meios  Actividades promovidas e divulgadas através do site da Federação  Envio de notícias e notas à imprensa aos meios de comunicação social regionais, locais e nacionais  Envio de News letters  Spots publicitários  Revistas e sites das instituições parceiras

“Ser e Estar na Europa” Implementação do projecto  Processo de implementação  Definir de uma estratégia  Envolver as instituições  Criar parcerias  Realizar um trabalho de divulgação  Direccionar o projecto para as instituições  Envolver as comunidades locais e escolares

“Ser e Estar na Europa” Implementação do projecto  Divulgar o projecto às instituições ( /rappel telefónico)  Fazer uma divulgação directa – marcar reuniões  Feedback das instituições  Agendar actividades  Criar parcerias  Implementar o projecto  Dinamizar o projecto  Mobilizar os jovens/ sensibilizar para a participação

“Ser e Estar na Europa” Implementação do projecto  Direccionar as acções para as escolas  Criar parcerias com escolas do Distrito de Santarém

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  26 de Setembro de Debate “Igualdade de Género” Parcerias: Associação Cres.ser  18 de Outubro de Debate “Jovens no Voluntariado” Parcerias: AJAF

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  22 de Novembro de Debate “Jovens no Associativismo” Parcerias: Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista UCATN  12 de Dezembro de Conferência “Cidadania Europeia” Parcerias: H2O Escola Secundária de Rio Maior

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  18 de Janeiro de Debate “Ser e Estar na Europa” Parcerias: Rancho Folclórico e Etnográfico do Casal Sentista Sociedade Recreativa Pinhainhense  7 de Fevereiro de Debate “Prioridades da Europa em 2009” Parcerias: Associação Cultural e Ambiental Cov’Altas

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  18 de Fevereiro de Debate “Direitos Humanos e Liberdades” Exposição do CRIA “A Arte como Direito à Igualdade” Parcerias: Associação de Jovens de Benavente (AJB) Câmara Municipal de Benavente Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) Centro de Informação Europeia Europe Direct

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  28 de Fevereiro de Workshop “Informação Europeia” Parcerias: Rancho Folclórico de Chãos Centro de Informação Europeia Jacques Dellors  14 de Março de Workshop “Políticas da Juventude na Europa” Parcerias: Rancho Folclórico de Chãos Instituto Português da Juventude (IPJ)

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  18 de Março de Debate “Políticas de Emigração e Mobilidade Jovem ” Parcerias: Associação de Jovens de Benavente (AJB) Câmara Municipal de Benavente Instituto Português da Juventude (IPJ)  24 de Março de Workshop “Informação Europeia” Parcerias: Escola Profissional Gustave Eiffel Centro de Informação Europeia Jacques Dellors

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  8 de Abril de Workshop “Os Países da União Europeia” Parcerias: Câmara Municipal de Constância  15 de Abril de Debate “Processo de Bolonha” Parcerias: Escola Secundária Jácome Ratton - Tomar Instituto Politécnico de Tomar

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  17 de Abril de Workshop “Ser Solidário como Voluntário” Parcerias: Câmara Municipal de Mação Escola Básica 2,3 c/ Secundária de Mação Associação Juvenil do Concelho de Mação – Happycentro  27 de Abril de Debate “Direitos Humanos e Liberdades” Parcerias: Escola Profissional Gustave Eiffel Amnistia Internacional

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  8 de Maio de Debate “Processo de Bolonha” Parcerias: Escola Básica e Secundária de Ourém Centro de Informação Europe Direct de Santarém  9 de Maio de Debate “Informação Europeia” Parcerias: Câmara Municipal de Abrantes Centro de Informação Europeia Jacques Dellors

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  15 de Maio de Debate “Processo de Bolonha” Parcerias: Escola Profissional Gustave Eiffel Instituto Politécnico de Tomar  23 de Maio de Debate “Cultura, Juventude e Associativismo ” MANIFesta ‘09 – VII Assembleia, Feira e Festa do Desenvolvimento Local Parcerias: Animar – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local Câmara Municipal de Peniche

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  30 de Maio de Debate “O Associativismo e o Desenvolvimento Local ” Parcerias: Associação Remoinhos d’Água - Rio de Moinhos Câmara Municipal de Abrantes  15 de Junho de Debate “Comunicação e Informação para uma Europa Participativa” Parcerias: Escola Básica e Secundária Luís de Camões – Constância Associação de Jovens de Arrouquelas (H2o)

“Ser e Estar na Europa” Acções Realizadas  20 de Junho de Debate “Ser e Estar na Europa” Parcerias: Associação Cultural e Ambiental – Cov’Altas Centro de Informação Europeia Jacques Dellors

Organização: Apoio: Programa do Debate 10,30 horas In í cio da Sessão Orador convidado e posterior debate : Dr. Baeta Neves (Professor do Ensino Superior, Director da Á rea Interdepartamental de Direito da Escola Superior de Gestão) 12, 30 horas Conclusão da Sessão Escola secund á ria J á come Ratton - Tomar DEBATE Quarta - feira, 15 de Abril de 2009 Escola Secundária Jácome Ratton - Tomar -

“Ser e Estar na Europa” Resultados do projecto Processo de aprendizagem Trabalho no “terreno” – Definição de estratégias – Percepção das necessidades Feedback positivo Necessidade criada nos parceiros – desenvolvimento do projecto Informação a públicos q não têm acesso a esta Contribuiu para o processo educativo dos jovens com poucas oportunidades Proporcionou uma melhoria global no interesse e no conhecimento dos temas e questões relativas à União Europeia e às suas políticas e projectos

“Ser e Estar na Europa” Resultados do projecto Desenvolveu actividades que envolveram a comunidade escolar, através de parcerias com as escolas Promoveu actividades que envolveram a comunidade local, através de parcerias com os municípios e associações juvenis Criou uma proximidade dos jovens às questões europeias

“Ser e Estar na Europa” Resultados do projecto Efeito multiplicador Criação de uma rede de parcerias estratégicas para projectos futuros Dar continuidade a este projecto Criação de protocolos de colaboração para o desenvolvimento de novos projectos, nomeadamente com o Centro de Europe Direct de Santarém

“Ser e Estar na Europa” Site: Telf/Fax. : Telm.: