Estrutura, estratificação e desigualdades sociais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Advertisements

CLASSES SOCIAIS.
Engenheria de Produção
Classes e Estratificação Social
Trabalho de Sociologia
Estratificação social
Nomes:Ana Paula, Josiane,Simone, Paulo n°2,17,35,25
Castas, Estamentos E Classes Sociais.
Teorias Pós-críticas do Currículo
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Estratificar = dividir em camadas
KARL MARX Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883)
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
Estratificação Social
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
ESTRATIFICAÇÃO, CLASSES E MOBILIDADE SOCIAL
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
REVISÃO DOS TEMAS 7 a 13 DATA: AULA: 18
Relações de trabalho e capitalismo
Agrupamentos sociais.
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
DESIGUALDADE DE GÊNERO
AS FORMAS DE DESIGUALDADES Cada sociedade produz formas diferentes de expressão das desigualdades. Sociedades antigas – e a hindu – organização em.
Revisão para Avaliação I
CASTAS,ESTAMENTOS E CLASSES SOCIAIS
MATERIALÍSMO HISTÓRICO PROF: CRISTIANO ALMEIDA
A VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A MASCULINIDADE
PROCESSO DE FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Campanha Diversidade no Trabalho
EDUCAÇÃO E CULTURA Aula de 09/05/2012.
SIGNORELLI Meritocracia Professora: Daniella
Como definir você: homem, mulher ou outra orientação
ESTRATIFICAÇÃO E MOBILIDADE SOCIAL
GÊNERO.
Sistema Piaget de Ensino
Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.
Sociologia e sociologia e senso comum
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
Gênero: masculinidades
Transformar é possível....
A identidade cultural na pós modernidade
DESIGUALDADES SOCIAIS
ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E O DIREITO
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Como chegamos até a realidade que temos hoje?
A sociologia e a educação: alguns conceitos e teóricos básicos
REVISÃO SOCIOLOGIA Profª Carla Diéguez.
Karl Marx e as modos de produção social
Karl Marx e a Sociologia
MODOS DE PRODUÇÃO OLIVEIRA, Pérsio dos Santos. Introdução à Sociologia. São Paulo: Ática, Bibliografia.
IDENTIDADE.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
ESTRUTURA E ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL
A SOCIOLOGIA COMO UMA PERSPECTIVA: COMO OS SOCIÓLOGOS PENSAM
Status e papel.
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
A educação como processo social
Grupos sociais.
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
Socialização e integração social
Trabalho De Filosofia Alunos: Professora: Jheniffer Ester
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Padrões de controle.
Somos todos seres sociais
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Aula 5 – Max Weber e o conceito de Ação Social
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

Estrutura, estratificação e desigualdades sociais IFSC Joinville Sociologia Profª Danielli Vieira Livro base: Sociologia (Joel M. Charon)

Um dos padrões da organização social denomina-se estrutura social: os indivíduos, em suas ações recíprocas obedecem a um padrão no que concerne a sua posição na estrutura. As pessoas atuam umas em relação as outras a partir dessas posições. A sociedade, os grupos de que fazemos parte vão nos designando tais posições. Quando interagimos, enfocamos nossas percepções, ações e expectativas na posição que os outros ocupam em relação a nós: posição de status.

As expectativas concentram-se nos atores conforme suas posições e cada posição possui um conjunto de expectativas a ela vinculado, tal conjunto é denominado de papel social (“Coloque-se no seu devido lugar”!) Quando desempenhamos nossos papeis sociais estamos atuando de acordo com as expectativas dos outros, nesse sentido é que se fala que som os atores sociais...

Mas é importante lembrar que há conflitos de papeis pois há conjuntos de expectativas conflitantes: nem sempre o ator se ajusta a seu papel, algumas pessoas tem expectativas sobre alguém e outras têm um conjunto contraditório... Nossas identidades são também construídas a partir dos papeis que desempenhamos, de nossas posições na estrutura.

As posições são desiguais A desigualdade aparece em quase todas as estruturas sociais (uma exceção podem ser as relações de amizade) Há 3 aspectos que emergem de posições causadoras de desigualdades: poder, prestígio e privilégio. Esses aspectos demarcam hierarquias na estrutura. O importante é sabermos que todas as estruturas são construções sociais, não nascem conosco...mesmo se quando nascemos já estão postas!

Os principais marcadores de estrutura: A estratificação social é uma das principais posições sociais. Ela tem a ver com a maneira como indivíduos/grupos são classificados em estratos/camadas sociais com base na relações de produção. Ao longo da história e de sociedade para sociedade a estratificação se dá de diferentes formas: castas (Índia, hierarquização baseada em religião, etnia, cor, hereditariedade e ocupação); estamentos (sociedade feudal: 3 Estados com base em tradição, linhagem, vassalagem); e a forma que encontramos nas sociedades capitalistas: classes. As classes sociais se diferenciam a partir, principalmente, da posse ou não dos meios de produção (burguesia e proletariado...). Elas expressam a forma como as desigualdades se estruturam nas sociedades capitalistas.

2) Raça/etnia: mesmo se raça não existe em termos biológicos/genéticos ela existe como uma categoria social que também define posições de desigualdade na estrutura (desigualdade com base na cor, no grupo étnico). 3) Uma última forma de estrutura muito importante é o sexo/gênero (desigualdades entre homens e mulheres/ entre heterossexualidade e homossexualidade, etc)

Essas estruturas sociais são nos alocadas desde o nosso nascimento (por ex: alguém nasce mulher, negra, numa família de trabalhadores...ou homem, branco, numa família de empresários...); vão sendo perpetuadas pelas famílias; a posição nessas três estruturas geralmente vai determinar a colocação na maioria das outras; a posição em geral é fixa (dura toda a vida...); várias instituições da sociedade cooperam para proteger e perpetuar tais estruturas (o status quo); estão imersas em uma longa história... MAS...

mesmo sendo como pedras elas podem ser transformadas ....mesmo sendo como pedras elas podem ser transformadas....como disse anteriormente NÃO são dados naturais, são construções humanas/sociais e sendo assim são passíveis de MUDANÇA!