A economia Global.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Capitalismo e Globalização
Advertisements

AS REVOLUÇÕES TECNOLÓGICAS
Globalização e as novas fronteiras do mercado e dos conflitos.
Aula Semelhanças: desemprego, violência, marginalidade.
A Divisão Internacional do Trabalho (D.I.T.)
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Material didático UNIVERSIDADE TECNÓLIGICA FEDERAL DO PARANÁ
A INDUSTRIALIZAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃO
PROCESSOS E FORMAS ESPACIAIS
GLOBALIZAÇÃO Profa. Zélia Halicki.
Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62
GLOBALIZAÇÃO: uma nova identidade
Geografia Politica.
Geografia Geral Prof. JORGE.
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
A NOVA ORDEM MUNDIAL E A GLOBALIZAÇÃO
GLOBALIZAÇÃO – FENÓMENO COMPLEXO
O Domínio da Tecnologia
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960 (2ª Parte)
GLOBALIZAÇÃO: Interligação Interdependência - Atual
Economia Européia.
GLOBALIZAÇÃO 13/05/2013.
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
A globalização econômica nos anos 1950 e 1960
A globalização econômica nos anos 1990
A Circulação da Mercadoria
O Poder das Corporações Globais
Globalização O capitalismo é cada vez mais informacional e global.
MANIFESTAÇÕES da ECONOMIA GLOBALIZADA.
Globalização.
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Globalização: Boa ou ruim?.
O SISTEMA CAPITALISTA E O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO
Globalização.
A Nova Ordem Mundial Ordem ou Desordem?.
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
Globalização O processo de Globalização pode ser entendido como o conjunto de transformações no planeta que levaram a uma maior interdependência política,
GLOBALIZAÇÃO Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a Segunda Guerra e na Revolução Técnico-científica ou Informacional,
MANIFESTAÇÕESda ECONOMIA ECONOMIAGLOBALIZADA. Fase atual do Capitalismo é denominada de MONOPOLISTA – FINANCEIRO pois a posse e a geração de riqueza estão.
GLOBALIZAÇÃO E REGIONALIZAÇÃO
Capítulo 16 – Processo de desenvolvimento do capitalismo
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
A GLOBALIZAÇÃO.
O COMÉRCIO MUNDIAL É através do comércio que se realizam as trocas de bens entre pessoas, regiões e países. Torna possível a complementaridade entre diferentes.
Módulo 05 – Capítulo 1 O processo de industrialização
Blocos Econômicos Década de 40 – pós – guerra .
Glauco Martorano Vieira Filho. Condição atual do mundo, processo impulsionado pelo Capitalismo moderno. *Padronizações culturais. *Integração entre mercados.
Aspectos positivos Aspectos Negativos
A Evolução do Capitalismo
Origens e bases do mundo global.
INTERDEPENDÊNCIA DE ESPAÇOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE DESENVOLVIMENTO
O processo de desenvolvimento do capitalismo
A Globalização Economia Global.
Oficina – Cine Geo / redes de capitalismo
O mundo dividido na era da Globalização
Escola Estadual Zumbi dos Palmares Furnas dos Dionísio, 21 de Outubro de 2015 Alunas: Joiceane e Lauriane 3° Ano do Ensino Médio Diretor: Marcos Disciplina:
Globalização e Gestão com Pessoas
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
O ESPAÇO DA PRODUÇÃO E DO CONSUMO
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
O MUNDO EM QUE VIVEMOS.  Século V – invasões bárbaras – queda do Império Romano  Até século XV – Europa vive no feudalismo  Colonização – Continente.
UNIDADE TEMÁTICA 8 INTERNACIONALIZAÇÃO DA ECONOMIA, DO CONHECIMENTO E DA INFORMAÇÃO.
 É um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo.
População mundial: cidades e consumo
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
RECUPERAÇÃO ANUAL A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA 2º BIMESTRE Desenvolvimento dos meios de comunicação e transporte. Uma das consequências Aumento dos FLUXOS.
Novas dinâmicas espaciais A Recomposição da paisagem internacional A Política de blocos durou até 1989, ano em que se dá a queda do Muro de Berlim, dos.
A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Séculos XVIII – XIX 6/7/2016www.nilson.pro.br1.
Transcrição da apresentação:

A economia Global

A Economia Global Características da Economia Global A partir da segunda metade do século XX, as empresas industriais, comerciais e de prestação de serviços (bancos, hotéis, redes de restaurantes, companhias de telecomunicações etc.) começaram a instalar filiais em vários países do mundo, num processo que ficou conhecido como mundialização ou internacionalização do capital e da produção.

O processo de expansão do capitalismo constituiu a chamada economia global, que influenciou diversos países e se caracteriza pelos fatores seguintes: Crescimento do comércio Internacional: o fluxo de mercadorias entre os países foi multiplicado por seis entre 1975 e 1995; Mundialização da produção: Grande parte da produção e do comércio mundiais é controlada por empresas que têm sedes nos países desenvolvidos. Essas empresas tem filiais em vários países dos cinco continentes e se benefiaciam.

Produção Descentralizada: a busca por maiores lucros leva as empresas multinacionais a produzir componentes de um produto no país ou na região onde as condições lhe sejam mais favoráveis Crescente importância da tecnologia: o desenvolvimento tecnológico nas áreas de informática e telecomunicações permite a troca de informações em tempo real em quase todos os lugares do planeta. Rápida expansão dos fluxos financeiros: Bilhões de dólares são movimentados pelo mundo todos os dias, como investimentos em bolsas de valores ou pagamentos por mercadorias ou serviços.

Inter-relação dos países: Uma decisão política ou econômica tomada em qualquer parte do planeta pode provocar reações em todo mundo.

As Transformações no Espaço Geográfico A sociedade Global: a grande circulação de informações, mercadorias e pessoas fez surgir uma sociedade em que determinados valores globais. Há uma padronização das formas de trabalho, da produção e do consumo; As novas relações de trabalho: na economia global, as atividades desenvolvidas pelos mais variados tipos de trabalhadores exigem cada vez mais criatividade e qualificação. As jornadas de trabalho e os salários estão mais flexíveis.

Os centros de poder da economia global: trata-se de um grupo formado por cinco países, chamados de G5 (EUA, Japão Alemanha, França e Reino Unido), o que mais se beneficia com o processo de globalização