. Pesquisas no Brasil.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Educação Financeira e Consumo Consciente do Crédito
Advertisements

Jovem X RISCO EMOÇÃO Dr. Jairo Bouer Março de 2004.
Boas práticas para o consumo sustentável
RELATÓRIOS PARA PLANEJAMENTO RETIRADOS DO SGI
CONSUMO CONSCIENTE.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MARÇO/2010 BRASÍLIA, ABRIL DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS 2010 Brasília, janeiro de 2011 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS Novembro/2010 Brasília, dezembro de 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS MAIO/2010 BRASÍLIA, JUNHO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
1 RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS setembro/2010 BRASÍLIA, OUTUBRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
A Herbalife oferece 2 maneiras
Sumário, aula 9 Elasticidade Elasticidade arco Elasticidade no ponto
OS DEZ MANDAMENTOS DO CONSUMO SUSTENTÁVEL
Estratégicos de Líderes Educação FEBRABAN Quatro Escolas Financeira
Curso de ADMINISTRAÇÃO
CF 2011 Propostas para o AGIR. DIES DOMINI Dia do Senhor Dia do Senhor Metáfora do barro Metáfora do barro Dia de descanso Dia de descanso Dia de solidariedade.
Lixo O lixo é uma das maiores fontes de poluição da Terra, e prejudica o meio ambiente, e esta pondo em risco a sobrevivência no planeta. Felipe nº5 Fernando.
RECURSOS NATURAIS Homem usa 20% a mais do que a Terra pode repôr
Conscientização é o melhor remédio
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Gestão de Resíduos Sólidos e o Comércio Varejista:
Indicadores do Mercado
Incluir significa... Para Maria Teresa Eglér Mantoan (2005) “É a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver.
Renda até 2 SM.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento
SUPORTE PARA RESPOSTA. Tema 1: Mirela de Carvalho.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
Condomínio Ecológico A R.A. Park Way encontra-se inserida na Área de Proteção Ambiental das bacias do Gama e Cabeça de Veado e, portanto, com o intuito.
LEONARDO GEMMA, LUCA DI PILLA,FELIPPE FRANCESCONI
Centro de Ciências Humanas Letras e Artes
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
OLIMPÍADA DO MEIO AMBIENTE - OMA-
IBOPE MAI - JUL 2010.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
Longevidade.
Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Setembro de 2006.
Indicadores do Mercado
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Junho de 2006.
1 Indicadores do Mercado de Meios Eletrônicos de Pagamento Dezembro de 2006.
O que pode fazer para as combater? EUROPEAN COMMISSION FEBRUARY 2009 Alterações climáticas.
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Educação para a Sustentabilidade
PERFIL DOS BENEFICIÁRIOS E NÃO-BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA EM TERMOS DE MERCADO DE TRABALHO: CONSIDERAÇÕES METODOLÓGICAS E SUBSTANTIVAS Alessandra.
Tributação da Exportação nas Empresas optantes pelo Simples Nacional
Educação Financeira.
A percepção dos consumidores em relação às empresas sustentáveis
IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA
[...] desenvolvimento sustentável é um processo de transformação no qual a exploração dos recursos, a direção dos investimentos, a orientação do desenvolvimento.
Estudo - Gestores de PMEs em Portugal
VOCÊ É RESPONSÁVEL PELO LIXO QUE PRODUZ
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
O ambiente é de todos – vamos usar bem a energia
André Calábria Fernanda Chagas Gabriela Veras Isabela Andrade Janielle Cunhas Sofia Ramos.
Gestão de Recursos Humanos Socialmente Responsável
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
RESULTADO DO REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL – RGPS EM 2009 BRASÍLIA, JANEIRO DE 2010 SPS – Secretaria de Políticas de Previdência Social Ministério.
Responsabilidade Social Everton Enrico RA.: º SINA 07 Eduardo Rodrigues RA.: Janaina Camargo RA.: Paulo Augusto Administração de Negócios.
Lixo Brasileiro.
Pegada Ecológica.
Sobre o IPO Histórico / Qualificação Tecnologias utilizadas Estrutura.
AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR FITA E SELOS DE AÇO. SISTEMA DE AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DE FORNECEDOR FITAS E SELOS DE AÇO (Pontualidade) Cumprimento do Prazo de.
COLETA SELETIVA. Responsabilidade de todos A ameaça de exaustão dos recursos naturais não renováveis aumenta a necessidade de reaproveitamento dos materiais.
Audiência Pública - Logística Reversa COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS 55ª Legislatura - 1ª Sessão Legislativa.
Transcrição da apresentação:

. Pesquisas no Brasil

Pesquisas em parceria (RSE) 2

1 2 3 4 Economia Planejamento Compras Reciclagem Sustentáveis Comportamentos Nas pesquisas os respondentes informam sobre 13 comportamentos de consumo, divididos em 4 grupos temáticos Economia Não deixa lâmpadas acessas Fecha torneira para escovar dentes Desliga aparelhos eletrônicos Espera alimentos esfriarem 1 Planejamento Lê rótulo das embalagens Planeja compra de alimentos Pede nota fiscal Planeja compra de roupas 2 Compras Sustentáveis Compra material reciclado Compra de produtos orgânicos Compartilha informações sobre empresas e produtos 3 Reutiliza folhas de papel Família separa lixo para reciclagem Reciclagem 4 Comportamentos e eixos de atuação Os tipos de comportamento? – conscientes: de 43 para 33 (a queda deve ter acontecido por questões contextuais, desemprego, restrição consumo pela mídia e inflação, apagão em 2003 para 2006 com um quadro maior de maior renda, economia favorável etc) - a pergunta: quando o contexto muda, o que fica de realidade no comportamento consciente? 3

Segmentação 2. Fecha a torneira enquanto escova os dentes 1. Evita deixar lâmpadas acesas Os 13 comportamentos são utilizados para segumentar a população em quatro grupos: 4. Planeja compra de alimentos 3. Desliga os aparelhos eletrônicos 5. Pede nota fiscal 6. Planeja compra de roupas Indiferentes: adotam no máximo 2 comportamentos 7. Reutiliza folhas de papel 8. Lê o rótulo de embalagens Iniciantes: adotam de 3 a 7 comportamentos 9. A família separa lixo para reciclagem 10. Espera alimento esfriar antes de colocar na geladeira Engajados: adotam de 8 a 10 comportamentos 11. Compra produtos reciclados 12.Compra produtos orgânicos Conscientes: adotam de 11 a 13 comportamentos Conforme os conceitos vão sendo lançados na mídia e vão incorporando, reeditando. O quanto do conceito é levado de maneira fiel? Resultados comparativos entre pesquisas 2003 para 2006 sobre OS COMPORTAMENTOS DE SEGMENTAÇAO 13. Compartilha informações sobre empresas e produtos 8 4

Comportamentos

Comparação Manutenção da quantidade de consumidores conscientes – 5%. Aumento da quantidade de consumidores indiferentes de 25 para 37%. Diminuição na quantidade de engajados e iniciantes, de 28 para 23% e de 42 para 35%.

Perfil por segmentos

Tendências Nos últimos anos houve um grande crescimento da população pertencente à classe C, atingindo 50,5% da população em 2009. Isso representa um contingente de cerca de 29 milhões de pessoas que passaram a fazer parte deste grupo, entre 2003 e 2009. Esta chamada “nova classe média brasileira” tem um perfil mais jovem, de maioria afrodescendente e com mais famílias chefiadas por mulheres. .

Conclusão 1 O estudo mostra resultados positivos, como a manutenção do percentual de consumidores conscientes em 5% o que, considerando-se o aumento populacional, significa um crescimento de cerca de 500 mil consumidores aderindo a valores e comportamentos mais sustentáveis. Mas, ao mesmo tempo, constatou-se um grande crescimento (de 25% para 37% do total) do segmento de consumidores mais distante destes valores e comportamentos, o grupo chamado de indiferente. Estes fatos trazem dois desafios: 1 - Contexto “desfavorável” à adoção de práticas conscientes de consumo. 2 - As ações desenvolvidas pelos agentes que buscam uma sociedade sustentável não conseguiram alçar o grupo de consumidores conscientes para além de um nicho do total de brasileiros.E necessário entender melhor as razões e rever, ajustar, priorizar as ações atuais, de maneira criativa e pensar novas formas de diálogo e sensibilização dos consumidores. .

. Pesquisa 2012

Criterios para Compras Critérios para compras Individuais Governo Variação Que a empresa esteja comprometida com a redução do consumo de energia 89 88,00 = Que o produto tenha selo de proteção ambiental 88 87,00 Que durante a produção animais não tenham sido maltratados 86 89,00 Que o produto tenha selo de garantia de boas condições de trabalho para os empregados 86,00 Que a empresa tenha boa relação com a comunidade na qual está inserida (não provoque poluição, barulho, pague impostos etc) 85 A marca mais sustentável 78 nd   Que a marca do produto seja reconhecida 75 76,00 Que o produto seja brasileiro 73 82,00 9 A mais tradicional 71 Marca mais utilizada pelas pessoas que você conhece 68 Que o produto seja orgânico 67 74,00 7 É uma marca de prestigio 66 A marca que faz mais propaganda 50 Que a empresa seja pequena 39 52,00 13

Conclusão 2 Os fatores ambientais continuam como os mais importantes para as compras governamentais, porem há aspectos que ganham maior importância. Os consumidores acreditam que os governos deveriam considerar aspectos que eles próprios consideram menos relevantes em suas compras.