Libras: a primeira língua dos surdos brasileiros

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Leis e Decretos SurdEZ.
Advertisements

Libras Língua Brasileira de Sinais.
Língua Brasileira de Sinais LIBRAS
Surdez A Educação dos Surdos.
Libras Língua brasileira de sinais(deixou de ser sigla);
1 Desenvolvimento de Software para Enriquecimento de Vocabulário nas Línguas Portuguesa e Libras Djalma G. Silva Jr Esta apresentação irá envolver algum.
Deficiente Auditivo e Surdo.
Curso de Correspondência Oficial
ANÁLISE SINTÁTICA Um falante, ao se comunicar, escolhe as palavras e, combinando-as de acordo com as regras do idioma, cria os enunciados por meio dos.
SURDOS-MUDOS E MÁQUINAS DE TRADUÇÃO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Informações Sobre a Comunidade Surda
Silvana Badin DEFICIÊNCIA AUDITIVA Silvana Badin
PPD - PESSOA PORTADORA DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA
Lucia Kubiak Leitura aos Portadores de Necessidades Especiais Auditiva
CBS Confederação Brasileira de Surdos
LINGUAGEM E LÍNGUA “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS Libras
COMUNICAÇÃO.
ASPECTOS COGNITIVOS DOS SURDOS E O ENSINO DA LIBRAS E DO PORTUGUÊS L2
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
Linguagem: Formas e usos – Língua Portuguesa I
2ª Jornada de Educação de Guaíra-SP
ORAÇÃO: FALAR COM AS MÃOS
OUTDOOR UMA FONTE DE INFORMAÇÃO
LIBROL: Software Tradutor de Português para LIBRAS
O Aluno com Deficiência Auditiva
Omar Barbosa Azevedo Nilton Damasceno Marcílio Vasconcelos
SINAIS QUE FALAM Cleusa Santos Haetinger
Bianca Martins Mestranda: Bianca Martins Orientador: Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi Co-Orientadora: Profª. Dra. Tatiana Aires Tavares Bolsista.
THE VISION OF THE DEAF FROM IPIAU (BA, BRAZIL)
DEFICIÊNCIA AUDITIVA O QUE É? Jean Buss Bruno Glória Marcelo Azevedo
DEFICIÊNCIA AUDITIVA/ SURDEZ
MiniCurso Básico de Libras
​ Teaching and Learning SignWriting in an online course: the experience of the teacher and the Students.
Contexto atual - Aumento de produções acadêmicas
BILINGUISMO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL PARA ALUNOS SURDOS
Tópicos em Libras: Surdez e Inclusão
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS Prof. Hélio Fonseca de Araújo
Nomenclatura na área da Surdez
LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
Filosofias Educacionais para Surdos
Introdução à Gramática de LIBRAS
LINGUAGEM, LÍNGUA, ESCRITA E ORALIDADE
Libras ii Profº. Bernardo Luís Torres Klimsa Profª. Severina Batista de Farias Klimsa Professores autores Profª. Marina Beatriz F. Valim Alunas: Ana Carolina.
Convívio com Igualdad es Alunas: Maria do Carmo Fagundes de Souza Valdinéia de Souza Anacleto Zilar Bolzon.
MANUAL DE LÍNGUAS BRAILLE & LIBRAS
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Acessibilidade e Inclusão
"Ouvir com os olhos e falar com as mãos
Dicas de integração com Pessoas Especiais.
Educação Especial: Surdez
O ALUNO SURDO SEED/DEE 07 a 11/03/2005.
Você sabia? Braille e libras.
MITO 1: A língua de sinais é uma mistura de gesticulação e pantomima e não é capaz de expressar idéias e conceitos abstratos Na verdade os sinais são como.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
Émerson E. Santos Luciane W. Pristch Micheli A. Rosa Rita C. F. Messa
Libras e Braille: conheça mais.
ABORDAGENS EDUCACIONAIS
Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que permitem a comunicação e a interação entre as pessoas.    -Linguagem verbal: é aquela.
Equipe responsável pela produção
Educação Especial: Libras e Braile
Professora: Mércia Soares
Mª João Rodrigues Linguagem e Comunicação. Mª João Rodrigues LÍNGUA E FALANTE Linguagem – é a capacidade humana de usar símbolos para representar o mundo.
Deficiência Auditiva.
PROJETO “LIBRAS E CULTURA SURDA”
LIBRAS é a sigla da Língua Brasileira de Sinais
A Inclusão das Pessoas com Deficiência e a Responsabilidade Social Empresarial Buscar trazer a diferença para dentro da empresa, combatendo o preconceito.
LÍNGUAS DE SINAIS As línguas de sinais são línguas naturais, pois surgiram do convívio entre as pessoas. As línguas de sinais podem ser comparadas no que.
BILINGUISMO O termo aplicado ao indivíduo, pode significar simplesmente a capacidade de expressar-se em duas línguas. BILINGUISMO.
Transcrição da apresentação:

Libras: a primeira língua dos surdos brasileiros Osmar Roberto Pereira Verificar observação em alguns slides. Libras: a primeira língua dos surdos brasileiros

Língua de Sinais Língua Brasileira de Sinais Enquanto o Português é uma língua oral-auditiva, a Libras utiliza a visão e os gestos (sinais) para ser construída A pessoa com surdez profunda tem, como língua materna, a língua de sinais. Cada país tem sua própria língua de sinais. Todavia, os sinais fazem parte da interação humana.

Pessoas com surdez Surdez pré-linguística Surdez pós-linguística Foto: Cláudio Ramalho / Telelibras Há cerca de 5 milhões de surdos no Brasil. Porém este número não se refere apenas as pessoas usuárias da Libras e sim a qualquer individuo que tenha algum grau de perda auditiva

Graus de perda auditiva Audição Normal + de 25 dB Nenhum dificuldade para ouvir Perda leve Entre 26 e 40 dB Dificuldade de ouvir vozes baixas Perda moderada Entre 41 e 55 dB Dificuldades de entender a fala Perda Moderada a Severa Entre 56 e 70 dB Dificuldade em conversar em grupo Perda Severa Entre 71 e 90 dB A fala não é audível Perda Profunda Mais de 91 dB Não se entende a fala Fontes: http://www.phonak.com/br/b2c/pt/hearing/understanding_hearingloss/types_of_hearing_loss.html ; http://hearing.siemens.com/br/05-about-hearing/02-understanding-hearing-impairment/01-hearing-loss/04-degree-of-hearing-loss/degree-of-hearing-loss.jsp

Graus de perda auditiva Imagem: http://hearing.siemens.com/br/05-about-hearing/02-understanding-hearing-impairment/01-hearing-loss/04-degree-of-hearing-loss/degree-of-hearing-loss.jsp

Língua Brasileira de Sinais Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras, a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. (Lei 10436/2002)

Estrutura da Língua de Sinais Parâmetros da Libras Configuração de mão (CM) Ponto de Articulação (PA) Movimento (M) Parâmetros secundários Expressão Facial e Movimento do corpo Unidades constitutivas dos sinais

Português e Libras: comparações Enquanto a base do português é sujeito-predicado, a LIBRAS é uma língua tópico-comentário. Ex.: O gato matou o rato. O rato, o gato matou sujeito predicado tópico comentário

Libras: Categorias Gramaticais Verbos direcionais e não direcionais Classificadores Advérbios e Adjetivos Comparativos (igualdade, superioridade e inferioridade Pronomes Numerais

Regionalismos Feitura de palavras/sinais em diferentes regiões. Português: Mandioca, aipim e macaxeira Libras: Líder / Senhor / Dono (RJ – SP capital) Líder (SP litoral) Imagem: http://www.acessobrasil.org.br/libras/

O Alfabeto Manual

Os Números

Composição de nomes, endereços,conceitos, etc. A Datilologia Imagem 4 Composição de nomes, endereços,conceitos, etc.

A língua em uso Abecedário da Xuxa Instrutora Elaine Borges de França Pereira (surda)

Dicas de Leitura BRASIL. Lei 10436/2002. Disponível em: http://www.nppd.ms.gov.br/legislacao.asp?lei_id=60. BRASIL. Decreto de Libras. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm CAPOVILLA, Fernando César & RAPHAEL, Walquiria Duarte. Dicionário Enciclopédico Ilustrado da Língua de Sinais Brasileira. SACKS, Oliver. Vendo vozes.

Referências Alfabeto Manual: Números: Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/alfabeto-libras/alfabeto libras.php Números: Fonte: http://www.libras.org.br/Thumbnails/FrameSet.htm.