Júlio César de Matos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Introdução à Astrofotografia.
Advertisements

Fotografia digital iniciação F. Castelo - Ago 2013 – V.8.3.
Conjugando Imagens em Espelhos Esféricos
SOBRE QUESTÕES DE FORMATO E SENSIBILIDADE
REFRAÇÃO DA LUZ.
Fotografia – Princípios Básicos
LENTES ESFÉRICAS. PERFIS DE LENTE COMPORTAMENTO ÓPTICO.
Câmeras Digitais.
Planejamento-Mestre da Produção
Espelhos Esféricos.
Eng 639 – Processamento de Imagens Digitais
Introdução a Fotografia
Sensor Fotográfico.
Senac Bagé Bruna Gomes de Almeida
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
Revisão - Aula 01 Óptica Espelhos Esféricos
Olho humano O olho humano é um sistema óptico complexo, formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes.
Instrumentos ópticos e olho humano
Fotografia Digital Básica
Pós-Graduação e Extensão.
Leis da Reflexão.
Fotografia Aula 2 Prof. Fabio Aguiar.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
ESPELHOS ESFÉRICOS (Aulas 13 e 14) Física B
REFRAÇÃO (Capítulo 04) Física Revisão 02 – Refração
Fotografia e Imagem de Síntese
ESPELHOS ESFÉRICOS Prof. Odair Mateus Prof. Odair Mateus.
ABERTURA DO DIAFRAGMA E VELOCIDADE DO OBTURADOR
APLICAÇÕES DA LÓGICA FUZZY
CONHECENDO A LUZ FOTOGRAFIA.
Escola Secundária Morgado de Mateus Ano Lectivo: 2010/2011
Elementos essenciais da Câmera Fotográfica
ESPELHOS ESFÉRICOS.
FOTOGRAFIA AULA 3.
Fotografia Prof. Fabio Aguiar
Defeitos da visão Prof. Rodrigo Lins.
Os Elementos da máquina Fotográfica
Aula 6 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
Curso Básico de CFTV.
LENTES ESFÉRICAS.
FÍSICA PROFESSOR JAIRO GOMES.
Fotojornalismo 4º encontro. “Se suas fotos não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente” Robert Capa.
Fotografia Publicitária I
FLASH DEDICADO EM FOTOJORNALISMO
Partes da câmera fotográfica
Óptica: Segmento da Física que estuda os fenômenos luminosos.
Fotografia Aula 1 Prof. Fabio Aguiar.
Fotômetro, lentes, visor e ampliador:
Equipamentos de captura
Lentes esféricas Giovanni Ávila Física.
1 Prof°. Antônio Oliveira de Souza 18 / 10 / 2013 Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr Faculdade de Engenharia e Inovação Técnico Profissional.
Lentes e Aberturas Lentes de vidro – comprimento focal fixo
INTRODUCAO A FOTOGRAFIA FTC – Faculdade de Tecnologia e Ciências PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS CLAUDIO DAVID Agosto de 2011.
Objectiva grande angolar
VOCÊ SABE COMO SURGIU A FOTOGRAFIA? E SUAS FOTOS, DE ONDE SURGEM?
Fotografia Publicitária
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
ÓPTICA.
Espelhos Esféricos: Estudo Geométrico e Analítico
Ministrante JORGE LUIZ DE ARAÚJO. A boa foto depende muito mais do conhecimento e da CRIATIVIDADE do fotógrafo do que da câmera em si.
 O que é ? A exposição de uma foto é a quantidade de luz recebida pelo o sensor da sua câmera para esta foto. Se o sensor receber muita luz, a foto ficará.
1º A ORIGEM DA FOTOGRAFIA; 2º PRINCIPAIS NOMES DO DESENVOLVIMENTO DA FOTOGRAFIA ; 3º A SUA EVOLUÇAO ATE AOS DIAS DE HOJE ; 4º PROCESSOS FOTOGRAFICOS;
Apresentação e Aplicações de Óptica Geométrica (ENEM/UERJ)
Aprender a fotografar Erica marques. O que é e como controlar a exposição de uma fotografia. O Ao primeiro contato com uma DSLR ficamos confusos com a.
Sobre a fotografia Breve História da Fotografia O “Olhar” Fotográfico A Linguagem Fotográfica Imagem Fotográfica x Realidade Documento e Memória Comunicação.
CÂMARAS FOTOGRÁFICAS DIGITAIS SORAIA MARQUES Nº19 10ºPM1.
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago.
Objectivas normais:  Também conhecida como 50mm ou média angular, este tipo de lente tem o ângulo de visão semelhante ao olho humano, ou seja, não afasta,
Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina: D.C.A Escola Secundária José Saramago Trabalho realizado por: Rute Duarte Nº 23 PM1 Disciplina:
Transcrição da apresentação:

Júlio César de Matos

Uma imagem vale por mil palavras diversas

Montagens

Originais Montagem Tratadas

Kit Canon Sugestão Lente Autofoco Macro Compacta 50mm f2.5 Canon Lente Macro Autofoco USM f2.8 de 100mm Canon Flash MR-14EX TTL Macro Ring Lite

Aponte e Dispare

A luz é o principal elemento de todos os processos fotográficos Photo = luz Graphos = escrita

É a luz utilizada na fotografia diretamente emitida da fonte. Fontes de Luz: São considerados como fontes de luz natural: o sol, as estrelas e os relâmpagos; estes dois últimos utilizados apenas em casos especiais. Todas as outras fontes de luz são chamadas artificiais. Luz incidente: É a luz utilizada na fotografia diretamente emitida da fonte. Luz refletida: É a luz refletida sobre um corpo opaco. Os corpos opacos refletem a luz que incide sobre sua superfície e os transparentes deixam que a luz passe através deles (água, vidro). Os corpos opacos refletores, quando possuem superfície polida, chamam-se espelhos.

Flash Luz artificial Flash Nikon de Montagem em Sapata SB-900 AF Speedlight i-TTL Canon Flash MR-14EX TTL Macro Ring Lite Nikon R1C1 Sistema Speedlight sem fio para Close-Up com Commander Canon Flash com Montagem de Sapata TTL 430EX II

A NECESSIDADE DA LENTE Ao incidir sobre um objeto, a luz normalmente é refletida em todas as direções. Não se forma imagem alguma em virtude da superposição dos raios: por esse motivo, necessita-se uma lente para controlá-los

A ESTRUTURA ÓTICA da câmera Para aumentar a nitidez da imagem fotografada, foi adaptada às câmaras uma objetiva, ou seja, um conjunto de lentes, o que obriga o fotógrafo, em alguns modelos, a regular o foco a cada nova cena que pretende fotografar.

TIPOS DE OBJETIVAS (Lentes )

Teleobjetiva fixa EF Autofoco 200mm f2.8L II USM TIPOS DE OBJETIVAS (Lentes ) Grande angular 14mm Teleobjetiva fixa EF Autofoco 200mm f2.8L II USM 50mm normal

Normal O nome de normal foi atribuído a estas objetivas em virtude do ângulo de visão coberto por elas, que se aproxima muito ao ângulo de visão humana, cerca de 45 graus. Além disso, o tamanho relativo dos objetos e até a área de nitidez efetiva se assemelham muito à nossa visão. Portanto são considerada normais as que têm distância focal entre 40 e 58 mm. lente 50mm normal

Angular Todas a objetivas com distância focal inferior à da normal são consideradas ângulares Grande angular 14mm

Teleobjetiva São objetivas com distância focal superior a das normais. Produzem imagens maiores e abrangem ângulos menores, de acordo com sua distância focal.

TIPOS DE OBJETIVAS (lentes teleobjetivas composta) 18-135mm 28-300mm

Objetivas Zoom As zoom são objetivas com distância focal variável, que compreendem todas as distâncias focais existentes entre dois extremos. Existe uma grande variedade delas, algumas são, ao mesmo tempo, angulares e teles, como uma 28 – 135 mm, ou 28 – 300 mm. Lente composta 28-300mm

TIPOS DE OBJETIVAS (Lentes Macro) Lente macro composta Lente Macro USM 100mm f2.8 Lente Macro Compacta 50mm f2.5

Objetivas Macro As objetivas macro são utilizadas para fotografar objetos a uma pequena distância. Sua utilização é muito específica. Lente Macro Compacta 50mm f2.5 Lente Macro USM 100mm f2.8

A distância focal pode ser: angular, normal e tele. 70mm 50mm A distância focal é uma média óptica que determina o grau de ampliação da imagem. 28mm Quanto maior a distância focal, maior a ampliação da imagem e menor a porção de cena coberta. A distância focal pode ser: angular, normal e tele.

VALORES DA DISTÂNCIA FOCAL EM RELAÇÃO AO ÂNGULO DE VISÃO 7.5 mm 1800 28 mm 750 50 mm 450 105 mm 230 135 mm 180 300 mm 80 500 mm 50 1.000 mm 20

O DIAFRAGMA Pode aumentar ou diminuir a abertura, deixando passar, respectivamente, maior ou menor quantidade de luz. O tamanho da abertura do diafragma é dado por um número que se convencionou chamar de f. Assim, f 2 significa diafragma número 2. F1.2 f32 É preciso cuidado para não se enganar, o f32 é a menor abertura e o f1.2 é a maior.

O OBTURADOR É o dispositivo que possibilita estabelecer o tempo que permanecerá aberto durante a exposição. Isso faz com que ele controle a quantidade de luz Esse tempo durante o qual o obturador permite a passagem de luz é conhecido como velocidade de obturação, e pode variar de segundos a frações de segundo. 1/125s 1/30s

RELAÇÃO OBTURADOR E DIAFRAGMA

INVERSAMENTE PROPORCIONAL

SENSIBILIDADE ISO Existe uma medida universal de sensibilidade para os filmes fotográficos hoje CMOS. A medida de sensibilidade também tem uma característica idêntica as do obturador e diafragma, ou seja, o número seguinte corresponde ao dobro do anterior, ( ISO 100, 200, 400, 800, 1600, 3200 etc). Assim temos que a sensibilidade de ISO 100 precisará do dobro da luz exigida por um ISO 200.

O FOTÔMETRO E A EXPOSIÇÃO

RELAÇÃO OBTURADOR , DIAFRAGMA E O ISO

APLICAÇÕES DA VELOCIDADE Digital Analógico

APLICAÇÕES DA VELOCIDADE Baixa velocidade

APLICAÇÕES DA VELOCIDADE Alta velocidade

A PROFUNDIDADE DE CAMPO A extensão da zona nítida disponível quando se tira uma fotografia está subordinada à distância de focalização, ao tamanho da abertura e à distância focal da objetiva utilizada.

A profundidade de campo e o telêmetro

Exposição através da lente O FLASH ETTL Exposição através da lente

Obrigado